Para muitos artesões e marceneiros, a goma laca surge como o melhor acabamento, pois sua aplicação é fácil e é um material muito versátil. O resultado da aplicação é de qualidade e pode ser considerada um dos melhores seladores disponíveis no mercado.

Sua secagem é rápida e ela pode ser aplicada com pincel, boneca ou pistola. Se você quer saber mais sobre a utilidade desse material, o texto de hoje é para você. Selecionamos dicas, instruções e inspirações. Confira:

O que é Goma Laca

A goma laca é um produto feito pela dissolução de resina seca com álcool desnaturado. Foi muito popular no século XIX e início do século XX para realizar o acabamento de mobílias de madeira e continua sendo muito requisitada nos dias atuais, principalmente para revitalizar móveis.

Sua origem é natural, sua aplicação é fácil e ela quase não tem odor. É um material muito seguro e já foi comprovado que não é tóxico, permitindo que você faça uso desse produto em casa, no melhor estilo DIY!

Ela pode ser usada para impermeabilizar superfícies de MDF, gesso, cerâmica, madeira, parafina, isopor, papel, couro, cortiça, entre outros.

É um produto excelente para ser passado antes da pintura desses materiais, já que eles “sugam” a tinta. E também pode ser usado como acabamento após a pintura.

O básico sobre a Goma Laca

O produto é diluído em álcool e quando evapora deixa um filme de resina sobre a madeira. A demão de goma “derrete” a aplicação anterior formando uma camada única e resistente de verniz na madeira. É possível comprar a goma laca pronta para uso ou em escamas, o que já vem pronto é mais fácil de usar.

O corte

Corte é o nome que se dá a proporção de resina e álcool encontrada na goma laca e que pode variar conforme o trabalho que será realizado. Então, 120g de resina para cada litro de álcool corresponde a um corte de 1 libra; basta dobrar a proporção de resina para se obter um corte de 2 libras.

Os cortes mais fáceis de aplicar são de 2 libras, o de 1 libra exige mais demãos para formar um filme espesso e o de 3 libras fica grudento impossibilitando que fique uniforme.

Tipos de aplicações

A goma laca é muito versátil e permite que sejam realizados os três principais tipos de aplicações: pincel, boneca e pistola de pintura. Selecionamos as características de cada um deles a seguir. Confira:

Aplicação com pincel

Esse é o tipo mais comum de aplicação. A dica principal em superfícies horizontais é trabalhar de forma rápida e não passar o pincel várias vezes no mesmo lugar, assim, ela se espalha de maneira uniforme e cobre a superfície total da madeira. Faça pinceladas longas acompanhando os veios da madeira.

A importância de não passar o pincel novamente em uma parte que já foi coberta é que ela seca rápido e você vai acabar arrastando resina seca deixando o acabamento manchado e grosseiro.

Em superfícies verticais, você precisa cuidar para que a goma não escorra. Por isso, aplique uma camada bem fina para cobrir a madeira e depois passe o pincel em cima mais uma ou duas vezes. Assim, você conseguirá verificar se a resina escorreu e consertar de forma rápida.

Após a primeira demão, espere entre 30 minutos e 1 hora, lixe levemente a superfície. Se o pó do lixamento for branco é porque a goma laca está completamente seca. Limpe o pó e repita o processo para passar a segunda demão. O número de demãos depende do visual que você deseja.

Aplicação com boneca

A aplicação com boneca é quando você dobra um pano ou algodão formando uma boneca. Com essa técnica, será possível trabalhar de forma mais rápida e com maior controle sobre a espessura do filme de acabamento.

Utilize qualquer pano que seja macio, esteja limpo e seco. Dobre-o até que ele fique do tamanho da palma da sua mão e com uma base redonda e uniforme. É importante que esse seja o tamanho porque o pano absorve a resina e precisa ter o suficiente para deslizar na madeira sem pular partes.

É ótimo para superfícies planas. Primeiro, molhe a almofada com goma laca, depois esfregue de um lado para o outro da peça seguindo os veios da madeira. Ao chegar no final, levante o pano para completar a pincelada.

O controle da pressão exercida sobre a almofada é que vai determinar a espessura da demão. Quanto maior a pressão, mais goma laca será aplicada. Cubra toda a superfície e espere secar para aplicar a segunda demão.

Para superfícies verticais, a almofada é mais indicada porque evita que a resina escorra. Em superfícies trabalhadas, é preciso ter mais atenção.

O resultado final só é atingido após a aplicação da segunda demão!

Aplicar goma laca com pistola de pintura

Essa técnica é para quem dispõe de uma pistola e uma área ventilada. O trabalho será muito menor, mais rápido e com um resultado excelente. Com ela, será possível cobrir grandes áreas com uma velocidade maior. Usando a técnica adequada, o acabamento ficará liso e uniforme como um vidro.

Aplique demãos finas e com um corte diluído de 1 libra. A secagem começa a acontecer logo após deixar a pistola.

A aplicação deve começar pelas áreas difíceis, seguidas de bordas e por último as áreas planas. Para evitar manchas, a pistola deve estar em constante movimento.

Tipos de Goma Laca

Existem 4 tipos de goma laca disponíveis no mercado e cada uma delas conta com um resultado diferente. Selecionamos as principais características de cada uma para te ajudar a decidir qual a melhor para o seu projeto. Confira:

Goma Laca Incolor

goma laca incolor

Esse tipo é usado como impermeabilizante de matérias absorventes e porosos. Muito usado em papel, madeira, cerâmica e gesso antes da aplicação da pintura. O acabamento de verniz é a principal característica e sua base incolor mantém a cor do material.

Goma Laca Indiana

goma laca indiana

Esta também cumpre a função de impermeabilizante em materiais porosos e absorventes. No entanto, ainda é usado como proteção de pinturas com baixa resistência à abrasão. O acabamento é mais amarelado e traz um aspecto rústico às peças.

Goma Laca Purificada

goma laca purificada

Ela conta com a mesma função das anteriores, no entanto, também pode ser usada como verniz de acabamento em peças decorativas e para a fixação de purpurina e glitter. Seu acabamento é mais claro que o da goma laca indiana.

Goma Laca Chinesa

goma laca chinesa

O acabamento da goma laca chinesa é brilhoso e adere muito bem a materiais de madeira, gesso, MDF, vidro, cerâmica e concreto. É extremamente durável e totalmente incolor!

50 fotos de goma laca para te inspirar a aplicar em materiais de madeira, vidro, entre outros

Agora que você já sabe para que serve a goma laca, selecionamos projetos que vão te inspirar a revitalizar e decorar seus móveis com esse produto. Confira:

1- A Goma Laca deixa o acabamento das peças de madeira mais brilhoso e elegante

goma laca

2- Também pode ser usado para artesanato craquelado com vidro

goma laca

3- Esse acabamento é muito usado em instrumentos musicais feitos de madeira como violões

goma laca

4- É uma alternativa para revitalizar móveis antigos e transformar o visual em uma peça nova

goma laca

5- Olha como a madeira fica linda e lustrosa

goma laca

6- Mais um exemplo de uso de Goma Laca em instrumentos musicais

goma laca

7- O acabamento também é usado em móveis de madeira coloridos dando um resultado mais profissional

goma laca

8- Um móvel acabado com esse material leva um toque de elegância para qualquer espaço

goma laca

9- Existem diversos tons de Goma Laca que darão o efeito que você desejar no seu móvel ou instrumento

goma laca

10- Sabe aquela cadeira antiga? Ela pode ficar com cara de nova após usar a Goma Laca na madeira

goma laca

11- É uma ótima ideia para quem é adepto do estilo vintage e deseja inserir móveis antigos na decoração da sua casa

goma laca

12- Olha como o resultado fica lindo e esconde as imperfeições da madeira antiga

goma laca

13- É uma forma de consumo consciente já que você reutiliza um item que iria para o lixo

goma laca

14- Olha a diferença entre uma cadeira sem a aplicação da goma laca e com a aplicação da goma laca

goma laca

15- Esse móvel ficou elegante e charmoso, perfeito para combinar com vários estilos de decoração

goma laca

16- O acabamento brilhoso com cara de novo que lembra o sinteco que passamos no chão de taco

goma laca

17- Seu jogo de jantar pode ficar com visual de novo depois da aplicação da Goma Laca

goma laca

18- Uma amostra de como usar a Goma Laca em pianos

goma laca

19- Dá para fazer quadrinhos com desenhos em madeira e finalizá-los com goma laca para ter um acabamento profissional

goma laca

20- Aquele jogo imponente fica mais atual quando revitalizado

goma laca

21- Madeiras mais claras também podem receber esse acabamento para terem um visual mais elegante

goma laca

22- A aplicação da goma laca é simples e você pode fazer em casa sozinha com pouco esforço

goma laca

23- A secagem também é rápida e permite a aplicação da segunda demão após meia hora

goma laca

24- Olha essa seleção de violinos com tonalidades diferentes e todos acabados com goma laca

goma laca

25- O resultado fica fantástico, não é mesmo?

goma laca

26- Mais uma ideia de como revitalizar um móvel vintage e transformá-lo na peça chave da decoração de um ambiente

goma laca

27- Se você quiser um resultado mais rústico use a goma laca indiana

goma laca

28- Pequenos objetos decorativos ficam mais bonitos quando estão bem acabados e elegantes

goma laca

29- A madeira em tom cru pede por um acabamento que vá preservar o seu visual e sua qualidade

goma laca

30- Olha que incrível essa prateleira de canto para decorar sua casa com elegância

goma laca

31- Nada substitui um móvel antigo todo trabalhado, então, não jogue fora, revitalize e reutilize

goma laca

32- Em mesas de cabeceiras, a goma laca pode ser aplicada na parte superior para protegê-la do uso diário

goma laca

33- Olha que incrível essa mesa feita com um tabuleiro de xadrez embutido

goma laca

34- Transforme aquela mesa de costura antiga em um lindo aparador para a sua casa

goma laca

35- Um móvel vintage para deixar sua casa mais elegante e charmosa

goma laca

36- Móveis de madeira maciça marcam presença e merecem um cuidado especial

goma laca

37- Também vale a pena aplicar o acabamento em pequenos objetos decorativos

goma laca

38- Uma mesa simples, mas bem acabada chama atenção em qualquer cômodo

goma laca

39- Até o porta-retratos ganhou um toque especial após a aplicação do acabamento

goma laca

40- Mais um exemplo de violino com acabamento com Goma Laca

goma laca

41- O chão de sinteco combina com o a aplicação da Gama Laca no banquinho de madeira e na raque

goma laca

42- A mesa colorida ficou elegante e brilhosa graças à Goma Laca

goma laca

43- Escrivaninhas antigas são muito charmosas e ficam ainda mais bonitas após a aplicação do acabamento certo

goma laca

44- Móveis revitalizados são únicos e ecológicos

goma laca

45- Ninguém mais terá uma mesinha lateral como essa se você souber reaproveitá-la e revitalizá-la com Goma Laca

goma laca

46- Cadeiras vintage são maravilhosas e após o acabamento adequado ficam incríveis na sua sala de jantar

goma laca

47- Olha que interessante a diferença de cores que você consegue ter com a aplicação da Goma Laca

goma laca

48- A Goma Laca pode ser aplicada em qualquer item de madeira, seja pequeno ou grande

goma laca

49- O charme é garantido com móveis vintage revitalizados

goma laca

50- Um antes e depois para ninguém colocar defeito

goma laca

A goma laca é muito versátil e pode ser usada em diferentes tipos de material, sendo a madeira a mais popular. Escolha o método de aplicação mais seguro para você e faça artesanatos, revitalizações e deixe sua criatividade fluir com esse produto tão simples e que traz um resultado maravilhoso!

Escreva um Comentário