texto o que e laca parede pintada ilustrativa

O que é Laca? Conheça o acabamento e quando usar nos móveis

Quer saber o que é laca e se ele é mesmo o acabamento que você procura? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!

Talvez você já tenha ouvido falar que a laca é uma ótima opção para mudar os móveis da casa. Mas afinal, o que é laca?

A laca é um tipo de resina que dá um aspecto brilhante às superfícies em que é aplicada. Ela surgiu na China há mais de quinze séculos, e seu aspecto é tão atraente que vem sendo utilizado até hoje.

Nos tempos “mais artísticos” do mundo, como no século XVII, a laca foi muito utilizada no acabamento de esculturas. Mas hoje seu principal uso está relacionado ao visual dos móveis e paredes, que podem ganhar um ar mais elegante quando a pintura laca é aplicada.

O resultado não é apenas bonito e brilhante, mas também mais liso. Assim, a decoração do espaço recebe um componente a mais para se manter em harmonia e visualmente chamativa.

Normalmente, a laca é muito utilizada em móveis de madeira. Mas ela também pode ser aplicada em materiais como o vidro, MDF, metais e compensado.

O passo a passo de aplicação mudará brevemente de acordo com o material, mas sempre garantindo maior proteção e durabilidade a eles. Acompanhe mais sobre o produto abaixo.

Quais os tipos de laca?

São dois os tipos de laca disponíveis no mercado: a do tipo PU e a Nitro. Elas são diferentes em relação ao tempo de permanência no móvel e no acabamento dado à superfície.

Anúncios

A laca PU, por exemplo, tem resistência maior ao tempo e a impactos. Por isso, ela tem também maior durabilidade, sendo indicada para móveis muito utilizados no dia a dia, e que também pretendem ser utilizados por um longo período.

Esse tipo da resina pode ter quatro acabamentos diferentes: o liso, incolor, metalizado e texturizado. O que merece maior atenção é o Texturizado, já que, com ele, a superfície fica porosa. Por isso, não será indicado aplicar qualquer finalizador, nem lixar a superfície após passar a tinta.

Enquanto isso, a laca do tipo Nitro tem resistência menor, apesar de ainda ser resistente. Assim, ela é ideal para móveis com uso pouco frequente e por um tempo menor, como um berço para bebê.

Seus acabamentos também podem ser do tipo citado, mas ainda incluem outros. O principal deles é o do tipo Gofrato, em que o resultado é uma camada mais grossa de tinta.

O visual brilhante da laca também pode variar de intensidade, seja ela PU ou Nitro. A laca Fosca, por exemplo, possui 20% menos brilho do que a laca Brilhante. Já a Acetinada tem 40% de brilho em sua superfície.

Vantagens de laquear os móveis

mesa pintada laca

São diversas as vantagens de laquear os móveis, de casa ou do trabalho. Na hora de optar por esse acabamento, vale a pena analisar se os benefícios serão mesmo interessantes ao seu caso, para que você possa aproveitar o máximo deles. Veja abaixo.

Belo visual

Sem dúvida, uma das vantagens que mais chama a atenção no uso da laca é o seu belo visual. Com a aplicação da tinta, os móveis ganham certo brilho e uma aparência elegante e atraente.

É possível combinar esse visual com as mais diversas decorações. Basta escolher a cor da tinta e a quantidade de brilho que ela terá. O resultado será sempre um up a mais para a decoração.

Variedade de cores

Aliás, a variedade de cores é outro atrativo deste material. Afinal de contas, é possível encontrar a resina em tons mais claros, para uma decoração clean; mais escuros, como em preto ou marrom; e mesmo a intensamente coloridas, em cores como o vermelho e o amarelo.

Resistência do produto

Quando recebe uma camada de laca, o móvel se torna mais resistente ao tempo, impactos, umidade e arranhões. Isso porque, a superfície ganha uma nova camada, com espessura maior. A durabilidade dos móveis só aumenta!

Possibilidades de aplicação

A diversidade na aplicação da laca é outro dos seus atrativos. Como vários materiais recebem bem a resina, é possível decorar o espaço com o máximo de tinta que você desejar! Seja pintando móveis de madeira, um painel na parede, superfícies de metal, vidro ou mais.

A dica é apenas não exagerar, ou a presença de laca em todo o lugar poderá criar um ambiente visualmente cansativo. Normalmente, ter pontos de cor em laca é o que dá resultado mais atraente aos espaços.

Onde usar móveis laqueados?

Você pode aplicar a laca em qualquer cômodo que desejar. Basta ter o cuidado de combinar o produto com o restante da decoração, e de não exagerar nas aplicações. Um espaço brilhante demais, com laca demais, pode incomodar depois de certo tempo.

Antes de tudo, só é preciso destacar que você não precisa reformar um móvel para aplicar a laca. Ou seja, o produto não é ideal apenas para superfícies já desgastadas. Se seu móvel ainda está novo, mas você deseja dar um novo visual a ele, a laca será bastante útil!

Anúncios

A seguir, listamos algumas superfícies que você pode laquear para garantir um incrível visual. Acompanhe!

Na sala de estar

Na sala, é comum que a aplicação da laca seja feita no painel detrás da TV. Com essa decoração, o espaço se torna mais clean, especialmente se a cor utilizada for branca ou bege.

Neste espaço, você também pode aplicar a tintura no aparador ou no rack. Com o cuidado de combinar o ambiente, o resultado será bastante bonito.

Sala de jantar

Que tal aplicar a laca no tampo de vidro da mesa? Ou no tampo de madeira ou metal? Quem sabe, até, nas pernas do móvel, para um visual ainda mais “ousado”?

Aparadores e bufês, principalmente se coloridos com laca, também darão um visual mais moderno ao espaço.

Cozinha

Na cozinha, há mais móveis que ganham muito ao receber uma camada de laca. Como o armário de louças, seja ele superior ou debaixo da pia. As bancadas, da pia ou central no cômodo, também podem contar com a pintura, ganhando um aspecto mais liso e brilhante.

Outra opção é aplicar a laca em um painel na parede ou na base que sustenta o cooktop. A dica é optar por cores mais claras se você desejar manter o visual clean.

Mas se o objetivo for algo diferente, use a laca como um ponto de cor. O resultado será muito atraente!

Banheiro

No banheiro, é comum que a decoração seja mais clara. Porém, este não é um padrão, e você pode aplicar no ambiente lacas claras ou coloridas. Vale a pena aplicá-la no armário ou na bancada da pia, de acordo com o seu projeto visual.

Quartos

Um painel na parede, guarda-roupa ou criado-mudo podem receber o laca. Para a pintura, apenas tenha o cuidado de proteger todas as superfícies do espaço — inclusive suas roupas! Você não vai querer manchas de tinta pelo espaço ou nos seus objetos.

Escritório

Anúncios

Por fim, há o escritório, de casa ou no trabalho. Muitas vezes, a laca é aplicada na mesa do ambiente, ou até em suas cadeiras. Pintar um painel decorativo com a tinta também terá um belo efeito.

Dependendo da sua atividade profissional, só tenha cuidado com as cores escolhidas. Isso, claro, se você fizer o uso profissional do espaço. Prefira uma decoração clean ou tons escuros, em vez dos coloridos, para passar a sensação de seriedade.

Passo a passo para laquear móveis

criado-mudo em laca

1. Limpe a superfície que será pintada, utilizando um pano úmido. Se houver sujidades grudadas, use uma bucha macia e detergente neutro, retirando seus resíduos depois com o pano limpo.

2. Escolha a cor e o tipo da tinta laca que você vai utilizar. A laca à base de água será mais fácil de utilizar, mas a tinta de esmalte sintético poderá dar um visual mais profissional ao móvel pintado.

3. Proteja o ambiente em que o móvel está, para que não ocorram manchas de tinta. Você pode utilizar jornais ou plástico, e fita crepe para prendê-los às superfícies. Lembre-se de cobrir o chão, parede próxima e objetos.

4. Aplique massa corrida ou pasta de madeira nos buracos ou rachaduras do móvel. Isso vai evitar que a tinta se acumule nos espaços, garantindo um resultado mais satisfatório.

5. Lixe o móvel para retirar irregularidades da superfície. Prefira utilizar uma lixa 120 (extrafina) ou 80 (fina).

6. Aplique um selador ou primer para evitar que o móvel absorva mais do que o necessário de tinta.

7. Aplique a tinta laca escolhida utilizando um pincel, rolo ou compressor.

Anúncios

8. Deixe a primeira demão secar antes de continuar o processo. Aguarde o tempo indicado pelo fabricante da tinta.

9. Antes da nova demão, lixe a superfície levemente. Você deverá tirar as imperfeições da superfície, tomando o cuidado para não retirar a tinta.

10. Ao fim do processo, aplique uma cera incolor no móvel e deixe secar. Só utilize a superfície após ela secar completamente.

Neste artigo nós fizemos um passo a passo bem simples. Caso queria se aprofundar no tema de como laquear móveis, sugerimos ler este artigo.

Cuidados importantes com móveis laqueados

Após laquear um móvel, é essencial tomar uma série de cuidados com as superfícies. Esses cuidados vão evitar que a tinta seja danificada, garantindo sua durabilidade e beleza. Listamos abaixo as principais dicas que você precisa seguir.

1. Só limpe a superfície laqueada com um pano úmido, ou então utilizando um pano úmido e detergente neutro. Não utilize materiais abrasivos, produtos químicos ou buchas. Esses produtos podem danificar a pintura.

2. Se objetos forem posicionados sobre a laca, como em um aparador, é indicado protegê-lo. Para isso, utilize um tampo de vidro sobre o móvel. Esse cuidado vai evitar que a tinta sofra riscos e arranhões.

3. Para dar brilho à superfície, utilize um produto lustra-móveis à base de silicone incolor. Não use lustra-móveis coloridos, pois eles podem manchar.

4. Para tirar a poeira das dobradiças dos móveis, use um pincel de cerdas macias. Isso vai evitar que você provoque riscos na superfície por acidente.

5. Não exponha os móveis laqueados ao sol. A luz e o calor podem desgastar a superfície.

6. Se houver manchas de sujeira sobre o móvel, use um pano umedecido em álcool. Depois, limpe com um pano úmido em água limpa, para retirar qualquer resíduo do álcool.

7. Não use produtos à base de amônia na superfície laqueada, pois ela pode causar manchas.

Com todos estes cuidados, será mais fácil manter a beleza do seu móvel laqueado por muito mais tempo.

Agora você já sabe o que é laca, como fazer e onde utilizar. Não se esqueça de combinar a aplicação com o restante da decoração. Assim, você terá um ambiente mais bonito e harmonioso!