Se você trabalha com artesanato então com certeza já ouviu falar antes sobre a termolina leitosa, não é mesmo? Espera, não faz ideia do que ela seja? Vixi… Mas sem problemas, nós te ajudamos!

Se você não faz ideia do que é a termolina leitosa e nem para que ela serve, então veio ao lugar certo, pois aqui nós iremos te explicar direitinho do que se trata! E se você já a conhece, então não pode deixar de conferir como fazer termolina leitosa. Ou seja, de qualquer jeito você só sai no lucro depois de ler este nosso artigo.

Preparado para aprender? Pois então vamos lá!

A termolina leitosa

A termolina leitosa é uma das sete maravilhas do mundo do artesanato… pois tem baixo custo e muita utilidade. Sua aplicação varia e pode ser feita em diferentes superfícies.

A termolina é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel.  Ela serve como auxiliar para evitar o desfiamento de bordados, para endurecer o crochê… Na área da decoupagem, ela pode ser aplicada para a colagem e como impermeabilizante. Possui um cheiro forte e deve ser usada em local ventilado, em contra partida, é solúvel em água e portanto, fácil de remover dos pincéis e da bancada de trabalho.

Ela também pode ser utilizada para proteger tecidos em trabalhos tais como patchwork, costura, customização, tricôs, crochês, bordados, ou qualquer tipo de trabalho envolvendo tecidos. Ela apresenta um acabamento incolor quando seca.

“Tá, mas para que serve a termolina leitosa?”

Basicamente, nós podemos dizer que a termolina leitosa trata-se de um verniz para o tecido. Seu papel é endurecer o tecido para que, quando você for cortá-lo, não solte “fiapos”. Ou seja, se você trabalha com tecidos, este definitivamente é um produto que não pode faltar, já que o acabamento oferecido pela termolina é realmente impecável.

Como fazer a termolina leitosa

Certo, uma vez que você já esteja familiarizado com a termolina e sua aplicação, agora vamos em como você pode fazê-la.

Antes de mais nada é bom citarmos que você sempre terá a opção de comprá-la, já que não trata-se de um produto exclusivo. Você pode a adquirir por cerca de R$ 5,00 a R$ 20,00 dependendo de marca, local e quantidade que você planeja comprá-la.

Mas, se você não quer comprar e sim fazer uma você mesmo, sem problemas, é só seguir o nosso passo a passo abaixo e ficará tudo bem.

A primeira coisa que você deverá fazer é preparar todo o material de que precisará, então anote tudo abaixo:

  • 2 medidas da colas branca carcorez
  • 1 medida de água;
  • meia medida de álcool líquido, mas lembrando de que aqui não pode ser o álcool em gel;
  • Uma colher;
  • Um recipiente onde você possa misturar os ingredientes.

E para fazer é fácil, basta colocar tudo dentro do recipiente e com a colher é só misturar bem, prontinho! Viu só? Não tem absolutamente nenhum mistério aqui!

É importante que antes de começar a aplicar a turmalina leitosa você utilize um plástico ou algo do tipo para forrar a superfície de trabalho, e com um pincel ou então um rolo você aplicar a turmalina na peça em que você deseja impermeabilizar. Utilize porções generosas aqui, é importante ter em mente que usar pouca turmalina pode manchar o tecido, diferente do que podemos pensar a um primeiro momento. E é claro, nem precisamos falar que é necessário aguardar a secagem completa antes de mexer novamente com o tecido, não é mesmo?

No vídeo que separamos abaixo você poderá conferir em primeira mão a termolina leitosa sendo utilizada em tecido, acompanhe:

Respondendo a algumas perguntas sobre a termolina leitosa

Nesta seção vamos tirar algumas dúvidas que você possa vir a ter sobre a termolina leitosa, então confere só:

Posso guardar a termolina para usar depois?

Não, você não pode!

Tenha em mente também que você não poderá guardar a termolina leitosa para usar depois, é necessário utilizá-la no momento em que você a produzir, e nem mesmo deixá-la em um recipiente fechado fará diferença aqui.

Posso lavar o tecido após usar a termolina?

A termolina leitosa caseira não resiste muito bem a lavagens, assim sendo é sempre recomendado uma nova aplicação sempre que sua peça voltar a ficar maleável, assim você a mantém rígida o tempo necessário para finalizar o serviço.

Já com relação a termolina leitosa industrial, você poderá verificar em seu próprio rótulo que ela é solúvel em água e que ela não resiste a suscetíveis lavagens, ou seja, o melhor é não lavar o tecido enquanto estiver utilizando a termolina.

Como eu posso engomar meu tecido com a termolina?

Não é muito difícil.

Comece colocando sua termolina em um copo com água, misturando bem até que ela se dissolva totalmente. Após isso, mergulhe um pincel nesta solução que você acabou de fazer e passe sobre o seu tecido, espalhando bem, lembre-se aqui de que é necessário utilizar MUITA termolina. Agora é só deixar secar e depois passar um ferro no tecido na temperatura adequada para ele, o cobrindo em seguida com um pano limpo. Lembre-se de levar o pincel depois de utilizá-lo.

Como fazer uma decoupagem básica com a termolina?

Você pode sim utilizar a termolina leitosa aqui para uma decoupagem básica, colando e impermeabilizando um papel. Para a aplicação a primeira coisa que você deve fazer é posicionar o papel seco sobre o objeto que deseja colar, e com um pincel macio aplicar a termolina do centro até as pontas do papel. Ir do centro até as pontas é importante pois assim você consegue evitar que rugas e bolhas se formem, e não tem problema caso você saia para fora da imagem, uma vez que o produto ficará transparente.

É importante que você não encharque o pincel, o melhor aqui é realizar essa decoupagem aos poucos, pois no caso de um guardanapo por exemplo, ele é muito delicado, e a umidade da termolina leitosa poderá rasgá-lo facilmente. Ou seja, nada de pressa aqui, faça um trabalho devagar e caprichado para que você não corra o risco.

Conclusão

Agora você já consegue ter uma boa noção do que é a termolina leitosa, para que serve e como você pode fazê-la, não é mesmo? E se você trabalha com artesanato então definitivamente trata-se de um produto que poderá lhe ajudar e muito. Se você nunca a utilizou antes então com certeza vale a pena dar uma chance!

Sobraram dúvidas sobre a termolina leitosa? Pois então não se acanhe, basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! E se você já a utiliza e tem boas experiências com ela, conte-nos o que acha, vamos adorar te ouvir!

1 Comentários

  1. Olá, boa noite.
    A cola branca de que falam é a cola para madeira ou é outra?
    Numa talagarça de 2 metros quanta termalina terei de aplicar para que não se desmanche ?
    E após terminar o trabalho para que ele não desmanche qual a quantidade aconselhada?
    Obrigado
    Cumprimentos

    Angela

Escreva um Comentário