Você conhece o verniz marítimo? Sabe para que ele serve e como você pode utilizá-lo? Não? Pois sem problemas, não precisa se preocupar!

Aqui neste artigo nós iremos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o verniz marítimo, então chega de dúvidas e mãos a massa, ou melhor, no verniz!

Porque usar o verniz marítimo

Verniz marítimo

O verniz marítimo, também conhecido como verniz naval, é indicado para a aplicação em madeiras que ficam muito expostas ao tempo. A sua aplicação é importante pois protege a madeira não só da exposição ao tempo como também de possíveis fungos que possam surgir, além de enobrecer e deixá-la mais bonita.

Os móveis de jardim e varanda que são de madeiras devem receber aplicação de verniz antes de ficarem expostos. Quando você usa verniz marítimo a madeira absorve o produto e cria uma proteção que quando a mesma é exposta à chuva, a madeira repele a água.

É importante também destacarmos que você pode aplicar o verniz marítimo em diversos tipos de madeira, e graças a sua variedade de acabamentos e cores você ainda pode dar o toque perfeito para os mais variados estilos de decoração e aos mais diferentes ambientes.

E nós chegamos a dizer que o verniz marítimo é também bastante resistente a atritos? Ou seja, você pode aplicá-lo tanto em madeiras internas quanto externas ao ambiente. Além do que, sua aplicação costuma ser bastante fácil, e sua secagem bastante rápida.

Antes de mais nada, se atente a isto:

Aqui vão algumas dicas/curiosidades que você deve se atentar quanto ao verniz marítimo:

  • Não há nenhum problema em aplicar o verniz sobre uma madeira nova, sendo que ele também serve para uma repintura;
  • O verniz é geralmente vendido já pronto para ser utilizado, podendo em algumas situações ser necessário apenas que você dilua um pouco de aguarrás nele, cerca de 10%;
  • O ideal para o verniz são três demãos, sendo que entre cada uma delas deve haver um intervalo de 12 horas;
  • Já o tempo para secagem depende bastante, podemos citar uma média de 4 a 6 horas, porém por completo mesmo só depois de 24 horas;
  • Você pode utilizar o verniz marítimo para realçar e enobrecer todos os tipos de madeira;
  • E lembrando que ele pode ser usado em uma madeira que fique na área interna ou externa.

Aplicando o verniz marítimo

Antes de mais nada se atente ao fato de que, quando falamos em verniz naval, também estamos falando sobre verniz marítimo, ou seja, é tudo a mesma coisa aqui. A aplicação do verniz não irá deixar sua madeira apenas mais bonita, mas também garantirá sua proteção por muito mais tempo, além é claro de protegê-la contra fungos.

Confere só o fácil passo a passo para a aplicação deste verniz:

A primeira coisa que você deve fazer é conseguir uma lixa específica para madeira. Uma vez que você tenha esta lixa em mãos, comece lixando a peça de madeira para que você possa retirar toda a tinta e verniz ali existentes. Isso é necessário para que o verniz que você for aplicar possa penetrar melhor na madeira.

Feito? Então agora retire todo o pó de cima da madeira, deixa a superfície sem nada em cima.

Agora dilua o verniz marítimo que você comprou em aguarrás (solvente para diluir esmalte e tinta) na proporção desejada.

E por último basta só aplicar este verniz diretamente na madeira, e você pode utilizar um rolo, pistola ou então um pincel para fazer isso, você escolhe. Prontinho, você acabou de aplicar o seu verniz marítimo na madeira, nada difícil não é mesmo?

E quanto custa o verniz marítimo?

Depende, depende bastante da marca e de onde você está comprando este verniz. Mas, em média, podemos dizer que o preço do verniz marítimo é algo entre R$ 20,00 a R$ 90,00 para 3,6 litros. Bastante variado, não é mesmo? O melhor mesmo é você dar uma pesquisada na marca de sua preferência, e principalmente por um lugar que venda em sua região.

“Tá, mas e quanto isso rende?”

Para você 3,6 litros é pouco ou muito? Para se ter uma noção, um galão de verniz de 3,6 litros é o suficiente para pintar entre 30 m² a 40 m² de parede, bastante coisa, não é mesmo? Mais ainda se você considerar que irá utilizar este verniz apenas para peças de madeira. Ou seja, é um investimento que vale muito a pena!

Alguns outros vernizes

Mas é claro que o verniz marítimo não é o único que existe, abaixo você pode dar uma conferida em 3 outros tipos de vernizes bastante utilizados, e talvez algum deles seja exatamente aquele de que você necessita, acompanhe.

Verniz Copal

Verniz Copal

O verniz copal é utilizada para superfícies internas de madeira, de modo que você realce as características naturais deste material.

Sua aplicação também é bastante simples de ser feita, possui uma boa aderência e alastramento, acabamento excelente, boa homogeneidade e seca com certa rapidez.

Verniz Tingidor

Verniz Tingidor

Só pelo nome já dá pra ter uma noção de para que ele serve, para tingir. Entretanto é bom ter noção de que somente nos padrões de madeira mogno e imbuia. Principalmente se tratando de uma madeira nova, o verniz tingidor realça os seus veios naturais.

Este verniz é bom tanto para áreas externas quanto internas, excelente para você que busca garantir uma durabilidade maior para o seu móvel, pelo menos no quesito visual. Porém tenha cuidado a nunca utilizá-lo com os solventes thinner, gasolina e benzina.

Verniz Premium

Verniz Premium

Excelente para prevenir materiais de trincas e rachaduras, além de ser ótimo para manter a madeira longe do mofo, fungos e algas.

O verniz premium pode ser aplicado tanto em madeira interna quanto externa, porém é bom ficar atento pois há diferença entre ambos com relação a demão e a porcentagem do produto que deverá ser diluído com aguarrás.

Conclusão

Agora você já tem uma boa noção de para que serve o verniz marítimo, não é mesmo? Cabe a você analisar se ele é ou não o ideal para envernizar suas peças de madeira. Ah, e qualquer dúvida basta perguntar nos comentários abaixo!

Escreva um Comentário