Caminho de Mesa de Crochê

Advertisements

A decoração de uma mesa começa pelo caminho de mesa. Dentre as infinitas possibilidades que existem para decorar uma linda mesa está o caminho de mesa de crochê, que é uma opção barata, fácil de fazer e muito charmosa.

Confeccionado com barbante, lã ou em desenhos gráficos, o caminho de mesa de crochê é um item que auxilia na decoração da mesa proporcionando charme e muito aconchego para a sala de jantar. Esse item fica lindo em diversos tipos de decoração, desde as mais simples até as mais luxuosas. Ele pode ser incluído em mesas de café da manhã, almoço e até mesmo jantares chiques e requintados.

O que importa na hora de escolher esse item é o tipo de material e os desenhos que o caminho de mesa proporciona. Esses aspectos são importantes para manter a decoração da mesa de acordo com os elementos presentes em todo o ambiente. Além disso, o caminho de mesa deve atender ao formato da mesa e aos elementos que serão empregados na mesa para proporcionar beleza e funcionalidade.

Pensando em todos esse detalhes importantes, nós preparamos um ótimo guia para você escolher o caminho de mesa de crochê perfeito para a decoração da sua mesa. Aqui você encontrará tipos de caminhos de mesa simples de fazer, modelos lindos para diferentes decorações e passo a passo muito fácil para você aprender. Confira tudo isso a seguir e muitas fotos para você se inspirar:

 

Tipos de caminho de mesa de crochê

Há diversos tipos de caminho de mesa, considerando as possibilidades com o crochê, é possível obter vários modelos para decorar e enfeitar não apenas a mesa do jantar, mas também a cômoda do quarto, a mesinha de centro, entre outros móveis da casa. Mas em se tratando da mesa, há diversas possibilidades que você pode fazer ou mesmo comprar de alguém que faça esse tipo de artesanato. Confira a seguir alguns modelos desse item decorativo:

 

Caminho de mesa de crochê de barbante

O modelo de caminho de mesa feito de crochê com barbante está entre os mais simples. O mais comum é a utilização de barbante cru, o que confere um acabamento muito simples para o item e, consequentemente, uma adaptação mais fácil para as decorações de mesa. Com esse tipo de material, é possível fazer caminhos de mesa longos, retangulares, redondos, pequenos, com pontos abertos ou fechados, entre outras características.

A cor branca está entre as mais fáceis de ser combinada com outros elementos da decoração. No entanto, é possível utilizar barbantes coloridos com diversas cores para ter um acabamento diferenciado, alegre e até mesmo sofisticado. As cores neutras são ótimas para eventos mais formais, como um jantar especial. Já as cores alegres são ideais para o café da manhã, almoço ou até mesmo jantar mais descontraído.

 

Caminho de mesa de crochê simples com gráfico

Todos os tipos de crochês são feitos com gráficos, inclusive as peças de caminhos de mesa. Essa modalidade de artesanato nada mais é do que a fórmula para desenhar e executar a técnica do crochê. O chamado gráfico dentro do crochê é a forma como a peça foi configurada. Apenas “lendo” essa fórmula, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento da técnica pode fazer uma nova peça.

Considerando esse fato, os gráficos são divididos em duas formas: lineares e circulares. O modo linear é o tipo de crochê que possui idas e voltas para a formação de desenhos e bordados. Já no caso do circular, o crochê deve ser lido no sentido anti-horário, formando círculos.

Independente do tipo de crochê, todos eles podem ter os seguintes pontos: correntinha, ponto alto, ponto alto duplo, setas, ponto baixo e ponto baixíssimo.

 

Caminho de mesa de crochê fácil

Atualmente há uma gama imensa de vídeos e posts na internet que ensinam como fazer crochê. Todos esses materiais disponíveis a qualquer pessoa ensinam a realizar os pontos, escolher o material certo, manusear as agulhas, entre todos as características. Por isso, é imprescindível que você conheça um pouco da técnica para fazer os diversos tipos de crochês que existem.

Os modelos mais fáceis de caminho de mesa de crochê são aqueles que são simétricos e apresentam um único tipo de ponto durante todo o bordado. No geral, o tipo de gráfico circular é o mais indicado para os iniciantes, pois ele é feito de forma contínua com um único tipo de ponto.

 

Como fazer caminho de mesa

Ter um lindo caminho de mesa pode lhe custar muita pesquisa no mercado ou tempo para fazer esse item. Há quem prefira comprar de pessoas experientes, enquanto há outras pessoas que preferem despender de tempo e muita dedicação para fazerem suas próprias peças de crochê.

No entanto, para fazer um lindo caminho de mesa de crochê é preciso ter um conhecimento prévio sobre a técnica de crochê. Isso inclui saber manusear corretamente as agulhas, escolher os produtos certos para desempenhar a técnica e conhecer os pontos necessários para fazer os desenhos e formatos.

Com esses conhecimentos simples, você pode executar qualquer técnica partindo de um pouco de paciência e atenção. Muitas pessoas conseguem reproduzir novas peças de crochê apenas observando uma peça já pronta. Isso se chama ler os pontos de crochê.

Se você não conhece o básico do crochê, o primeiro passo é aprender como funcionam os pontos e como uma peça é confeccionada. Para isso, você poderá acompanhar esse vídeo explicativo que ensina os primeiros passos desse artesanato.

 

Materiais importantes para confecção de crochê

Para executar qualquer técnica de crochê, é importante ter os materiais necessários para a confecção. Isso porque cada técnica exige uma espessura de barbante diferente, assim como um número de agulha específico. No vídeo anterior, por exemplo, a agulha utilizada era a de nº 2,5 mm, enquanto o barbante era o nº 4.

Sendo assim, vamos falar um pouco sobre cada um desses dois materiais importantes para a confecção de peças em crochê. Confira a seguir como escolher esses dois itens:

 

Agulha de crochê

A agulha de crochê é dividida em diversas categorias, sendo elas: material, numeração, fabricante, entre outros. Neste post falaremos sobre as numerações e os materiais mais encontrados no mercado. Lembrando que as numerações e os materiais apresentados aqui são apenas algumas das opções, sendo que o mercado se inova a todo momento.

 

Numeração

Quanto menor a numeração da agulha, menor é o ponto do crochê. Seguindo este conceito temos as seguintes numerações: 2 mm, 2,5 mm, 3 mm, 3,5 mm, 4 mm, 4,5 mm, 5 mm, 5,5 mm, 6 mm e 7 mm. Essas são as numerações mais comuns, mas não são as únicas. Você poderá encontrar uma numeração diferente caso pesquise muito ou encomende de algum especialista.

 

Material

Os materiais utilizados para a fabricação de agulhas de crochê variam bastante. Mas no geral, as agulhas são constituídas dos seguintes materiais: aço niquelado, alumínio colorido, plástico, bambu e alumínio com cabo emborrachado.

 

Barbante de crochê

Já a escolha do barbante correto depende de uma série de fatores, sendo eles: fibra, metragem, peso e textura. Considerando todos esses itens, você ainda deverá optar pela numeração correta para a confecção da peça pretendida. Lembrando que o número do barbante influencia diretamente na numeração da agulha.

    • Fibra: a linha de crochê deverá ser classificada entre os diferentes tipos de fibras que existem. Lembrando que ao confeccionar uma peça com mais de uma cor de fibra, é importante que as fibras sejam padronizadas.
    • Peso: o peso final da peça também conta na escolha da linha ou barbante de crochê. Cada barbante possui um limite de pontos seguidos e linhas por centímetros que deve ser seguido.
    • Metragem: escolher o novelo com o tamanho ideal para o seu projeto é fundamental para não ter que acrescentar mais de um novelo na peça de crochê.
    • Textura: ao escolher um novelo de linha de crochê se atenha a textura desse item para que no final o seu projeto fique como esperado. Isso porque há diferentes texturas no mercado, cada uma com um acabamento bem diferente da outra.

 

Caminho de mesa para iniciantes

Se você quer começar a produzir suas próprias peças de crochê não tem porque não fazer um lindo caminho de mesa. Além de simples, essa peça ficará linda na sua decoração e reforçará seu conhecimento sobre esse artesanato incrível. Para os iniciantes que já passaram pela aula básica de crochê, o próximo passo é fazer uma peça totalmente sua com uma técnica muito simples.

Pensando nisso, nós garimpamos um ótimo material para você começar a crochetar o seu caminho de mesa de crochê. Confira a seguir no vídeo como fazer um caminho de mesa lindo de crochê de uma forma bem simples e fácil:

 

Passo a passo de caminho de mesa com gráfico

Para quem é apaixonado por gráficos, é importante conhecer algumas modalidades de pontos e desenhos que podem ser confeccionados. Se você quer conhecer um pouco mais sobre as diversas técnicas de pontos e gráficos que existem, confira esses vídeos com os pontos mais utilizados no crochê:

Ponto baixo

Ponto baixíssimo

Meio ponto alto

Ponto correntinha

Ponto alto duplo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.