Casa Colonial: Veja Diversas Fotos e Ideias!

Advertisements

A casa colonial é um modelo de arquitetura que marcou a história em várias épocas diferentes. Até os dias de hoje, esse modelo arquitetônico de casa ainda é utilizado em diversas construções residenciais. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse modelo de casa é muito observado. Já aqui no Brasil o modelo de casa colonial foi mais utilizado durante a época dos escravos.

Por ser característica de outras épocas, a casa colonial lembra todo o processo de colonização, principalmente aqui no Brasil. Por isso, a maioria desse modelo de construção brasileira é mantida como patrimônio histórico, abrigando museus e diversos pontos turísticos que formam a identidade do processo de colonização do país.

Os casarões de fazendas, assim como diversos locais de praia, cidades do interior e centros históricos, abrigam muitas casas coloniais riquíssimas em história e cultura. O aspecto rústico e memorável são as características mais marcantes desse estilo de arquitetura que transborda soberania e muita elegância.

Se você está curioso em saber mais sobre esse modelo de arquitetura, confira este guia completo sobre o assunto. Aqui você poderá encontrar dicas de como construir uma casa colonial, quais são os tipos de decorações que mais combinam com esse estilo de arquitetura, entre outras informações. Confira tudo isso a seguir e muitas fotos lindas para se inspirar:

 

Características da casa colonial

Ao observar uma casa colonial, quase sempre sabemos que ela foi construída nesse estilo. Isso porque esse modelo arquitetônico possui características muito marcantes que são inconfundíveis. Dentre essas características podemos destacar os seguintes pontos:

 

Muitas janelas

Uma casa colonial é quase sempre cercada por uma grande variedade de janelas. Isso porque a construção de casas coloniais era quase sempre realizada com o máximo do aproveitamento de luz natural. Esse aproveitamento extremo exigia a instalação de diversas janelas em vários ambientes da casa. Sendo assim, uma única sala pode ter duas, três, quatro ou mais janelas em uma única parede.

Já o modelo de janela mais utilizado nesse tipo de construção são as venezianas com acabamento em madeira. Além disso, o vidro ganha um grande destaque para permitir a luz natural dentro dos ambientes internos.

 

Fachada e estrutura com madeira maciça

Outra característica muito particular desse tipo de construção é o uso de fachada e estrutura em madeira maciça. Além disso, essas duas partes da casa colonial quase sempre apresenta aspectos como o concreto aparente, ou ainda tijolos e até mesmo blocos. Já a madeira maciça entra como aliada nessa mistura interessante, proporcionando um toque rústico e ao mesmo tempo mais robusto ao acabamento da estrutura e da fachada da casa.

 

Telhado colonial com telhas aparentes

O uso de telhas coloniais vêm desde a construção desse modelo de casa. Atualmente, esse modelo de telha ainda é muito utilizado aqui no Brasil e no mundo para cobrir casas, comércios, entre outras estruturas. Uma das características mais marcantes da casa colonial é justamente esse modelo de telha bastante aparente.

O desenho formado pelas telhas coloniais, assim como o volume, a inclinação e todos os aspectos proporcionados pela cerâmica, marcam a arquitetura da casa colonial. Cada uma dessas características do telhado colonial são ainda pensadas para proporcionar a correta saída da água da chuva e ao mesmo tempo para proteger o interior da casa.

 

Uso de colunas na área externa

A área externa da casa colonial tem um grande destaque com o uso de várias colunas. A fachada da casa, por exemplo, quase sempre é feita com colunas altas que proporcionam uma certa moldura para a entrada da casa. Esse aspecto da casa colonial se assemelha muito ao estilo de casa clássica, mas com um diferencial que é a moldura característica das casas coloniais.

 

Porta de entrada expressiva

A porta principal da casa colonial, ou porta de entrada, possui design poderoso, sendo um dos pontos que mais chamam a atenção na fachada da casa. Quase sempre, essa porta é acompanhada por lindas molduras e com coberturas que proporcionam proteção contra chuva e ao mesmo tempo muita beleza para a fachada da casa.

Na porta, os detalhes são pensados para chamar a atenção de quem olhar para a fachada da casa. Isso porque as portas são confeccionadas em madeiras maciças, com acabamentos rústicos e traços bem desenhados.

 

Dicas para usar o estilo colonial

Para construir a sua casa colonial, você não precisa se prender unicamente a esse estilo. Isso porque o estilo colonial se adapta facilmente a diversos outros estilos, como o rústico, clássico e até mesmo o moderno. Atualmente, é comum a mescla do estilo colonial com o moderno. Essa combinação bastante peculiar garante um resultado muito sofisticado e delicado ao mesmo tempo.

 

Cores e combinações

A casa colonial quase sempre leva mistura de cores, com destaque para o branco. A maioria dessas construções são feitas com paredes brancas e molduras que se destacam em tons mais fortes como o azul escuro, verde, cinza, vermelho, entre outras cores. Se você quer imitar a clássica arquitetura colonial, aposte nessa mistura marcante de tons claros com tons fortes. Deixe os tons fortes para as molduras das janelas, portas, telhado, e piso. Já os tons claros ficam lindos nas paredes e colunas da casa.

 

Estilo colonial e rústico

Se você é fã do estilo rústico, aposte em elementos deste estilo para compor a sua casa colonial. Além de mais bonita, o rústico poderá proporcionar um aspecto mais aconchegante para esse modelo de casa. Nesse caso, o rústico é bem-vindo em diversos aspectos da casa, como o piso, as colunas, as molduras das portas e janelas, e o próprio design da porta principal.

No interior, é possível incluir muitos outros itens de aspecto rústico. Uma boa dica nesse caso é utilizar muitas plantas para compor a decoração da casa. Isso porque o rústico fica perfeito com o toque mais sutil das plantas.

 

Casa moderna e colonial

Mas se você quer ousar em sua construção colonial, aposte em aspectos modernos para essa construção. Na verdade, isso nem mesmo pode ser considerado uma ousadia. Isso porque o colonial e o moderno ficam lindos quando estão em contato. Na fachada da casa, por exemplo, a casa colonial pode receber uma cobertura mais reta e uniforme, deixando de lado o telhado colonial.

Além disso, as colunas podem ser confeccionadas em linhas mais retas e simétricas. Aliás, para ter o máximo dos dois estilos em sua casa, aposte em simetria e linhas retas. Para não deixar de lado o estilo colonial, coloque pequenos pontos com molduras, por exemplo, na porta principal da casa. Dessa forma você terá uma união perfeita do moderno com o colonial.

 

Modelos de casa colonial

Embora o modelo mais comum de casa colonial seja o térreo, esse estilo de arquitetura também é visto em prédios e em apartamentos. Isso ocorre porque o estilo colonial é muito requisitado para a construção de residências. Nesse caso, o estilo colonial apresenta diversas características. Confira a seguir os modelos de casa colonial de acordo com cada categoria:

 

Casa térrea

Como já mencionamos, a casa térrea é o modelo de construção colonial mais observada. Nesse modelo podemos incluir as casas grandes de fazendas, casas coloniais pequenas de centros urbanos, casas históricas e as casas mais modernas com estilos coloniais em segundo plano. A variedade de opções para esse modelo de casa colonial é infinita.

 

Prédios coloniais

Os prédios coloniais existem há bastante tempo. Eles são observados principalmente em centros históricos ou cidades que carregam patrimônio cultural. Nesses prédios é possível encontrar museus, escolas, igrejas, entre muitos outros estabelecimentos que utilizam o estilo colonial como um atrativo.

 

Apartamentos

Para quem gosta deste estilo, mas mora em grandes centros urbanos, é possível transformar um apartamento em um ambiente cercado por elementos coloniais. Esse acabamento é possível através de colunas, molduras, mistura de elementos como pedra, concreto, madeira maciça, entre outros aspectos que marcam o colonial. O importante em todos os casos é deixar a imaginação livre e se permitir viver o estilo que quiser.

 

Materiais mais utilizados em casas coloniais

A casa colonial tem como grande destaque o aspecto histórico. No entanto, esse não é o único atrativo desse estilo de arquitetura. A mistura de materiais e elementos também é um aspecto muito importante das casas coloniais. Nesse caso, podemos destacar o uso de vidro, madeira, pedras, cerâmica, ladrilhos hidráulicos, azulejos, tijolos, blocos de concreto, entre outros materiais.

O mais interessante é a combinação de materiais. Por exemplo, a fachada com parede lisa e uma pequena moldura em pedra, ganha um grande destaque que remete ao aspecto rústico. Quando combinado com elementos como o ferro e o vidro, esse estilo ganha ainda mais riqueza e sofisticação. Mas se a intenção é um aspecto mais moderno, uma boa ideia é mesclar vidro com molduras em madeiras mais lisas com paredes em tons únicos.

As paredes com madeiras e estruturas desse tipo lembram as casas de veraneio. Se você deseja uma casa colonial na praia, aposte nesses aspectos para a construção. Além disso, utilize cores claras, como o branco, azul claro, marrom, entre outros tons que ficam lindos em casas de praia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.