Os paletes são realmente um material que dá pra você fazer muita coisa com ele, são praticamente disputados para a confecção dos mais diversos móveis e decorações. Mas você sabia que pode até mesmo fazer uma casinha de paletes? Aposto que não…

Pois aqui neste artigo nós iremos te ensinar o passo a passo pra você construir uma casinha de paletes, lembrando que se trata realmente de uma casinha, ou seja, talvez as crianças sejam as que mais aproveitem deste pequeno projeto. Ou talvez não, eu particularmente não sairia de dentro de minha casinha de paletes por nada…

Preparado para começar este projeto? Pois então vamos lá!

Montando uma casinha de paletes

É bom que eu comece dizendo que na verdade montar uma casinha de paletes não é tão simples assim, mas seguindo o passo a passo abaixo você deve conseguir sem maiores problemas. E se você já tiver algumas habilidades de marceneiro, então tudo será ainda mais fácil!

Em nossa pesquisa para lhe apresentarmos este passo a passo, nós nos deparamos com uma carência de artigos em português que ensinassem a isso. Ou seja, abaixo nós iremos trazer o passo a passo para um modelo específico de uma casinha de paletes, sendo que nós usamos como referência um artigo americanos para isto.

Com isto dito, vamos começar então?

Passo a Passo de uma casinha de paletes

Passo 1 – Comece desenhando o projeto

E você achando que todos aqueles jogando The Sims e montando sua casinha seriam em vão, não é mesmo?

Todo projeto nasce de uma ideia, ou seja, comece fazendo o desenho de seu projeto, de como será sua casinha de paletes. O SketchUp é uma ferramenta que poderá lhe ajudar muito aqui.

Casinha de paletes - Passo 1
Este é o modelo que será montado aqui neste nosso passo a passo

Passo 2 – Separando os paletes

O próximo passo a fazer é separar os paletes que você irá utilizar, e quando eu falo em separar eu quero dizer em remover parafusos, pregos, grampos e tudo o que puder lhe machucar/atrapalhar durante a montagem de sua casinha.

Uma chave de fendas e um martelo irão lhe ajudar bastante aqui nesta etapa.

Passo 3 – Criando a base

Para este projeto foram usadas tábuas de 260 cm para criar a base quadrada. No meio foram usadas as mesmas tábuas com cerca de 4 cm de corte e 2 cm de cada lado para um encaixe entre as tábuas externas. Por fim foram utilizados parafusos de 8 cm para aparafusar tudo.

Casinha de paletes - Passo 2

Feito isso, é hora de encaixar o piso de sua casinha de paletes. Para esta casinha do passo a passo foi necessário encaixar o piso em 2 partes, uma vez que as tábuas utilizadas possuíam apenas 130 cm.

Casinha de paletes - Passo 3
Neste exemplo o piso teve de ser feito em partes, pois o comprimento das tábuas não alcançava toda a extensão

Passo 4 – Levantando as paredes

Na imagem abaixo você observar como a moldura da parede é criada. Bem no centro é a abertura para a janela, com 50 cm x 50 cm. Já as dimensões da moldura da parede são de 130 cm x 130 cm. Para tal foram utilizadas as vigas dos paletes onde as pranchas estavam presas.

Casinha de paletes - Passo 4

Esse mesmo esqueleto de parede deve ser criada duas vezes, para que você possa colocá-la em ambos os lados de sua casinha de paletes. Prenda-os na base com parafusos de 8 cm, uma média de 7 parafusos na parte inferior para cada quadro.

Casinha de paletes - Passo 5

Passo 5: A parede frontal

É necessário que você faça a parede frontal com 2 tábuas inteiras na parte superior, do contrário a estrutura não ficará estável o suficiente. Assim como no passo anterior, o lado direito e o esquerdo devem ser novamente espelhados, com cada lado contendo um espaço para a janela de 50 cm x 50 cm, sendo que estes espaços para janelas estão localizados mais altos do que os das paredes laterais. Já o espaço para a porta possui 60 cm de largura e 115 cm de altura. E claro, tudo é novamente parafusado na base.

Casinha de paletes - Passo 6

Passo 6: A parede traseira

É possível que a imagem a seguir seja um pouco difícil de ser vista devido a posição em que a foto foi tirada, porém você ainda assim consegue ter uma boa noção da coisa.

Você pode, por exemplo, notar a utilização de vigas verticais (pilares) por toda a extensão, para criar suporte o suficiente. Parafuse tudo na base e nas paredes laterais.

Casinha de paletes - Passo 7
Repare ao fundo como os “pilares” de palete estão sendo utilizados

Passo 7: As pranchas laterais

Agora é a hora de colocarmos as pranchas laterais e efetivamente fecharmos as paredes.

Cada lado da parede possui 13 pranchas, as quais estão presas de baixo para cima. Comece sempre debaixo para cima, assim é mais fácil caso você precise recortar alguma tábua. Parafuse todas as tábuas, com parafusos de 4 cm, nas vigas, lembrando é claro de cortar as tábuas para os espaços das janelas e da porta.

Casinha de paletes - Passo 8 Casinha de paletes - Passo 9

O bom é que na parte traseira você não precisará se preocupar com portas e janelas, podendo usar 2 colunas de 13 pranchas para o serviço.

Passo 8: A varandinha

Até então não havíamos nem mesmo colocado o piso da varandinha, mas vamos agora focar na varanda de sua casinha de paletes.

Foram colocadas duas vigas de suporte de teto dentro da estrutura da base, e em seguida elas foram parafusadas diagonalmente com diversos parafusos. Depois disso o piso da frente da casinha foi coberto com mais 26 tábuas de paletes.

Para o telhado foram usados 8 vigas, sendo 2 delas colocadas horizontalmente em cima dos quadros da parede. Em seguida duas vigas são conectadas entre si, de modo a formarem 2 triângulos de madeira que você deve cortar para que atendam ao ângulo de sua escolha. Conecte 2 triângulos nos dois lados das vigas com vários parafusos para prendê-los no lugar. Neste modelo isso foi feito três vezes, como você pode observar.

Casinha de paletes - Passo 10
A cerquinha lateral é também bastante fácil de ser feita

Casinha de paletes - Passo 11

Passo 9: O telhado

Vamos agora focar em fechar o telhado de nossa casinha e paletes.

Para o telhado você tem a opção de utilizar pranchas para cobrir toda sua extensão, as parafusando em cada lado, ou então poderá se utilizar de compensados, como é o caso deste projeto em específico. Não importa qual você decidir utilizar, o resultado final será o mesmo.

Casinha de paletes - Passo 12
Repare que aqui é utilizado tanto as pranchas de madeira quanto o compensado, ou seja, você pode utilizar qualquer um deles ou ambos em conjunto

Passo 10: Proteção para a madeira

Após chegar até essa etapa, sua casinha de paletes estará praticamente pronta, sendo que agora o melhor a se fazer é dar uma proteção a toda a madeira.

Comece lixando toda a madeira (e acredite, este é um trabalho realmente duro de ser feito, mas que ao mesmo tempo não pode ser ignorado), para então vir com um verniz por toda a extensão de sua casinha.

Casinha de paletes - Passo 13
Repare que neste passo você também já pode começar a criar os caixilhos para as janelas

Passo 11: Pintura e janelas

O próximo passo agora é focar nas janelas e na pintura.

Com relação as janelas, você pode até mesmo deixá-las abertas caso queira, sendo que as janelas deste modelo foram criadas tábuas de paletes, plexiglas e fechaduras de janelas baratas.

Já a pintura fica totalmente a sua escolha, podendo copiar a utilizada neste exemplo ou criar você mesmo o seu padrão.

Casinha de paletes - Passo 14
Repare bem nas janelas, aqui o ideal é botar a imaginação para trabalhar e fazer no seu estilo
Casinha de paletes - Passo 15
E o mesmo vale para a pintura, faça algo que transmita o seu estilo para sua casinha de paletes

Passo 12: O acabamento no telhado

Agora é a hora de dar o acabamento em seu telhado, sendo que há inúmeras opções de telhas que você pode utilizar. Neste modelo do passo a passo foram utilizadas telhas cinza escura, as quais foram pregadas nos painéis do telhado.

Já nas laterais, para conseguir este efeito tão legal, foram aparafusadas tábuas de paletes onduladas, cortadas com uma serra.

Casinha de paletes - Passo 16

Passo 13: A porta

A última coisa que falta para nossa casinha de paletes é a porta, a qual você pode começar projetando no SketchUp.

Para a porta deste projeto em específico, ela foi feita com 3 painéis. As partes externas contêm apenas a moldura da porta, usando tábuas de paletes cortadas nas dimensões corretas, sendo a parte do meio feita também com tábuas de paletes. Já a florzinha decorativa foi feita cortando um círculo, com as folhas usando uma serra e as colando na porta.

Casinha de paletes - Passo 17

Talvez uma leitura em nosso artigo sobre como colocar uma porta de madeira possa te ajudar aqui, tanto na parte da fechadura quanto das travas em sua casinha.

Passo 14: O resultado final

Abaixo você pode conferir como ficou a casinha de paletes, agora já devidamente finalizada, pintada e enfeitada.

Casinha de paletes - Passo 18

Ah, e todo este tutorial nós retiramos diretamente do site Instructables Workshop, caso você queira conferir na íntegra (e em inglês), é só clicar no link.

Alguns modelos de casinha de paletes

Acima nós te ensinamos o passo a passo para montar a sua própria casinha de paletes, entretanto, este é apenas um dos diversos modelos que existem e que você pode recorrer. Por questões óbvias nós não podemos trazer um passo a passo nesse artigo para todos os modelos que existem, assim sendo, esperamos que a leitura do modelo acima possa lhe ajudar a entender o funcionamento geral, para que assim você consiga empregar o que aprendeu em outros modelos.

Seguindo essa linha de raciocínio, abaixo nós iremos te apresentar diversos outros modelos de casinhas de paletes que existem, assim você consegue se inspirar para escolher um e botar a mão na massa, ou melhor, no palete.

1 – A casinha de palete abaixo é bastante similar a do nosso passo a passo, com algumas pequenas diferenças

casinha de palete

2 – E se você quiser um modelo mais despojado, dá só uma olhada em quão linda é a casinha de paletes abaixo

casa triangular

3 – E é claro que as casinhas não são só para humanos, os doguinhos também podem se aproveitar delas aqui

casa de palete para cachorro

4 – O modelo abaixo deixa evidente do que a casinha é feita, não é mesmo?

casa com palete

5 – E se você quiser um lugarzinho só para tirar aquele cochilo ou ler um livro sossegado, aqui vai uma dica

cantinho do sossego

6 – Esse modelo abaixo conta até com um fogãozinho para sua filha cozinhar as mais deliciosas refeições

casinha de palete

7 – E que tal um forte de piratas para atiçar a imaginação da criançada?

Forte de piratas feito de palete

8 – O modelo abaixo é mais simples, sendo até a portinha feita com palete, só o telhado que recebeu um reforço aqui

casinha de palete com telhado reforçado

9 – E que tal uma lojinha para a criançada assumir e te preparar as mais diversas refeições?

Lojinha de palete

10 – E seguindo a mesma ideia da lojinha acima, dá só uma olhada em como ficaria um mercadinho feito de palete

Mercadinho de palete

11 – Repara bem nas janelas dessa casinha de paletes abaixo, repare em como elas foram construídas e a forma que elas se abrem, talvez dê pra aproveitar esta ideia das janelas em outros projetos

casa de palete

Conclusão

Neste artigo acima nós te mostramos um passo a passo para você montar a sua própria casinha de paletes, e nós sabemos que de início pode parecer complicado. Mas nada que com um pouco de calma, planejamento e persistência você não consiga fazer! Ah, e lembrando que os modelos acima são para te inspirar, sendo que você pode tanto copiar um para montar como criar o seu próprio, o importante é botar a mão na massa!

E então, qual dos modelos acima você gostou mais? Qual deles você já tá doido pra botar em prática? Conta pra gente nos comentários abaixo, vamos adorar te ouvir!

Escreva um Comentário