Sempre quis ter uma porta de madeira mas não faz ideia de como colocar ela? Pois você veio ao lugar certo!

Isso pois aqui neste artigo nós iremos te ensinar todo o passo a passo de como colocar uma porta de madeira, para que você saia daqui se sentindo um verdadeiro marceneiro!

Então, se você deseja aprender de uma vez por todas para dar aquele “up” no seu ambiente com uma belíssima porta de madeira, é só continuar com a gente até o final! Vamos lá?

“Tá, mas por que uma porta de madeira?”

Talvez você esteja perguntando o porquê de ser uma porta de madeira e não uma outra porta qualquer, e o motivo é um só: design! Você com certeza já sabe a beleza que os móveis de madeira trazem para o ambiente, isto não é nenhum segredo, então por quê não ao invés de móveis investir logo em uma porta de madeira?

Aqui no site nós já te demos diversas dicas do uso da madeira na construção civil, mas ainda não tínhamos focado especificamente na porta, o que é o objetivo central deste artigo, te ensinar a como colocar uma porta de madeira de modo que seu ambiente fique ainda mais belo!

Então, se você estiver se perguntando se uma porta de madeira vai ou não ficar bem em determinado cômodo, talvez a única maneira de saber é indo lá e colocando a porta você mesmo!

Certo, então antes de irmos correndo para colocar a porta de madeira, vamos focar em ter todo o material necessário para este serviço em mãos.

Ferramentas para colocar a porta de madeira

Antes de começarmos, vá separando tudo de que você precisará:

1 – Chave de fenda

Para parafusar todas as dobradiças da porta e também no batente.

2 – Formão

Talvez você não esteja muito familiarizado com o formão, que trata-se de uma ferramenta utilizada exclusivamente para talhar a madeira, é com ele que você irá projetar o lugar ideal para as dobradiças que ficarão na porta e também no batente. E, mesmo que você esteja conhecendo o formão pela primeira vez, você o encontra em qualquer loja de materiais de construção, porém é sempre bom prestar atenção com relação a qualidade da lâmina do formão, para que você não tenha quaisquer problemas quando estiver realizando o trabalho.

3 – Martelo

Ferramenta presente em praticamente todo tipo de serviço, e para colocar uma porta de madeira não seria diferente. Praticamente sua maior utilização aqui será para criar cavidades nas dobradiças da porta, você entenderá melhor mais abaixo.

4 – Parafusos

Onde há martelo, há prego/parafuso! O ideal aqui é que seus parafusos sejam todos compatíveis com seu kit de dobradiças, sendo que o normal é você contar com 3 parafusos por dobradiça.

5 – Kit de dobradiças

Já que o citamos acima, vamos focar melhor no kit de dobradiças, uma das peças mais importantes na hora de colocar uma porta de madeira. A função principal das dobradiças é fazer com que sua porta se abra e se feche, além de também agregarem bastante para a qualidade final de seu produto.

Entretanto, é bom ter anotado as medidas de sua porta (espessura e de altura) na hora de ir comprar as suas dobradiças. O mais comum em uma porta são 3 dobradiças, uma em baixo, ma no meio e em cima, entretanto, se sua porta não for muito alta talvez apenas duas dobradiças já deem contra do recado.

Já com relação a espessura da porta, o modelo da dobradiça que você for comprar deverá estar de acordo com a espessura de sua porta, do contrário o encaixe não ficará perfeito e a porta não será instalada corretamente.

6 – Furadeira

A furadeira vai te ajudar na instalação do item abaixo, a sua fechadura!

7 – Fechadura

A sua última aquisição aqui, porém não deixa de ser importante. O modelo de fechadura fica totalmente por sua conta, aquele que você julgar ser o mais bonito e que combina mais com sua porta é o que você deve escolher.

Com tudo em mãos, vamos agora ao passo a passo de como colocar a sua porta de madeira!

Passo a Passo de como colocar uma porta de madeira

Sem mais delongas vamos agora focar no objetivo central deste artigo, colocar uma porta de madeira!

Conferindo medidas

A primeira coisa que você deve fazer é conferir as medidas, provavelmente elas estarão corretas mas não custa nada conferir novamente. A medida da porta que você comprou está de acordo com as medidas do local que você irá instalar, ou pelo menos deve estar de acordo.

Na hora de da instalação da porta de madeira, o melhor é deixá-la de pé encostada na parede, isso já lhe economiza um bom trabalho.

Instalando as dobradiças

como colocar dobradiças na porta de madeira

Com a porta de pé, instale as dobradiças nela. Aqui vamos considerar que sua porta conte com 3 dobradiças (em baixo, no meio e em cima), pois trata-se do modelo mais comum de uma porta de madeira.

O melhor a se fazer para instalar as dobradiças é dividir a lateral de sua porta em 3 partes iguais. Na parte de cima, separe um espaço de 10 cm para que você possa instalar a dobradiça, a dobradiça debaixo você pode se utilizar do mesmo espaço de 10 cm, e por fim centralize bem a lateral da porta, é lá onde você irá instalar a sua última dobradiça.

O formão irá lhe ajudar aqui para preparar bem o local em que as dobradiças serão instaladas, sendo que você também poderá se utilizar de uma caneta para conseguir fazer esta marcação.

Marcação feita? Pois agora é só se utilizar do formão para poder talhar um rebaixo (vão pequeno) no espaço em que você for parafusar as dobradiças. O intuito deste rebaixo é que não se crie uma fresta muito espessa entre a parede e a porta. É importante também que a profundidade deste vão esteja por igual com a espessura da dobradiça, pois assim quando a dobradiça for colocada ela irá ficar rente com a porta.

Rebaixos devidamente feitos? Pois vamos então parafusar estas dobradiças com a ajudinha da chave de fenda!

Marcações no batente

Uma vez que você já tenha instalado as dobradiças na porta, é hora de realizar suas marcações no batente da porta. É importante que a porta já esteja na altura certa em que ela será instalada quando você realizar estas marcações.

Utilize-se de um sarrafo de madeira para poder apoiar a porta e deixá-la na posição exata para que você possa demarcar as dobradiças no batente. Aqui será basicamente uma repetição do processo acima, onde você irá utilizar uma caneta para identificar as dobradiças no batente para então rebaixar com o formão.

Agora é só parafusar

parafusando a porta na parede

Uma vez que todos os rebaixos estiverem finalizados no batente de sua porta, agora é a hora de parafusar todas as dobradiças neles. Comece sempre pela dobradiça no alto da porta, assim você consegue firmá-la melhor. Depois siga para a dobradiça na parte de baixo, onde será criada uma estabilidade. Por último parafuse a dobradiça centra e pronto, você acaba de aprender a como colocar uma porta de madeira!

“Ué, mas e para colocar a fechadura da minha porta de madeira?”

Claro, não vamos nos esquecer de colocar a fechadura na porta de madeira, é só seguir as instruções abaixo:

Normalmente, ao comprar uma porta de madeira, você irá notar que ela já vem com um espaço designado para a fechadura. É ali onde você irá posicionar sua fechadura e realizar sua marcação com uma caneta. Após marcar sua posição, pegue agora o formão para que você possa fazer um buraco em sua porta até que a fechadura entre toda.

Agora é a hora de fazer furos, com uma furadeira de broca própria para isto, para a maçaneta e também para a chave. É importante lembrar que estes furos devem ser feitos em ambos os lados da porta, afinal de contas, você precisa conseguir abrir e fechar a porta dos dois lados.

Agora é só encaixar a fechadura no local que você já deixou preparado para ela e então parafusá-la. Após a fechadura é hora da maçaneta e da chave e pronto, você acaba de colocar uma fechadura em sua porta de madeira!

Conclusão

Neste artigo nós te ensinamos a como colocar uma porta de madeira, e você pôde ver que na realidade é muito mais simples do que parecia de inicio, não é mesmo? Mas claro, há sempre a possibilidade de você contratar profissionais devidamente capacitados para realizar este serviço no seu lugar, sendo que o que importa mesmo é que sua porta seja instalada e seu espaço fique mais bonito!

Sobraram dúvidas? Pois então não se acanhe, basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha gostado e achado este artigo instrutivo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no caminho!

Escreva um Comentário