Procurando maneiras novas de como organizar o armário de cozinha no Google? Se sente perdido com o mar de informações que a internet oferece? Não tema, você acaba de chegar no lugar ideal para resolver esse seu problema!

Saiba que uma cozinha precisa ser prática e rápida para o preparo da comida. Principalmente quando você tem um monte de crianças famintas esperando na mesa.

E aí, tudo pronto?

Então continue sem precaução!

Como organizar o armário de cozinha, por etapas

como organizar o armário de cozinha

Primeiramente, saiba que um dos móveis mais utilizados dentro da casa, principalmente para aqueles que mexem na cozinha todo dia, é o armário de cozinha; nele se guarda muuuuuitos itens de variados tipos e tamanho. Por isso, a organização pode pedir um tempo considerável, então reserve um dia de folga do seu trabalho ou um dia especifico para fazer a tarefa.

Com isso fora do caminho, vamos para as etapas.

Etapa #1 – Tire tudo e separe por grupos

Uma maneira rápida de começar a organizar o armário da cozinha é começando a esvaziar as gavetas e armários.

Durante o processo de retirada dos itens, aproveite para separar os utensílios em grupos, como grupo de talheres de cozinha, pratos, panelas, copos pequenos, copos grandes, xícaras, etc. Assim fica mais fácil de achar um par de talheres iguais na hora de arrumar a mesa , e ainda facilita na hora de guardar tudo de volta.

Assim que acabar de esvaziar o armário, aproveite o espaço vazio para limpá-lo usando um pano úmido misturado com pouco de vinagre – assim evitando fungos –, em seguida, deixe todo o armário aberto para que ele seque sozinho. No entanto, em armários do tipo compensado, preste atenção para não molhar as arestas da peça, isso pode danifica-la.

Aproveite também para jogar fora os produtos vencidos, copos quebrados, panelas enferrujadas, talheres toros, pacotes vazios, e até mesmo doar utensílios de que não precisa mais. Dependendo do seu armário, isso pode abrir um espaço considerável nele.

Etapa #2 – Selecione os mais usados

Retirado tudo, analise quais os itens que você mais usa na sua rotina e guarde-os em locais de fácil e rápido acesso. Muitos restaurantes penduram talheres, como conchas de cozinha, em ganchos e até mesmo varais improvisados, por exemplo.

Etapa #3 – organizando as gavetas

Lembrou-se de organizar os utensílios em grupos? Isso vai lhe ajudar bastante nessa etapa.

Na primeira gaveta, guarde os talheres de mesa como garfos, facas, colheres ou itens mais utilizados. Assim facilitando e agilizando o processo de preparar a mesa de refeição.

Na segunda gaveta, separe os itens de preparar alimentos como facas de corte, conchas, colheres de pau, etc. Fazendo isso, facilitará a preparar a comida com agilidade e sem muito estresse.

Agora sobre os panos de pratos, jogos americanos e roupas de mesa, todos estes precisam ser separados em gavetas diferentes para ajudar a economizar espaço.

Etapa #4 – organizando os armários

Os utensílios de plásticos como bacias, potes e pequenas travessas ou aqueles com tampa e sem tampa, devem ter um espaço próprio no armário. Se tiver os gavetões embaixo da pia, eles são ótimos para guardar os potes plásticos.

Já na parte de cima do armário pode ser colocado os jogos de chá e café e até mesmo pilhas de pratinhos e tigelinhas.

Em outro armário de cozinha, organize e empilhe a louça. Os copos podem ser colocados acima dos pratos dentro do mesmo armário.

O que? Mais dicas de como organizar o armário!?

Pois é, além das etapas de como organizar o armário de cozinha que acabamos de te fornecer acima, por que não algumas dicas para melhorar a sua experiência? Confira essas dicas agora mesmo!

  • Separe a louça de chá e café para facilitar a hora dos lanches;
  • Empilhes as travessas de louça de acordo com seu tamanho;
  • Escolha um espaço do armário só para guardar toda louça;
  • Separe os pratos rasos dos fundos;
  • Deixe um espaço especial para os pratos de servir sobremesa;
  • Forre as gavetas e armários com tecido emborrachado para evitar que os utensílios de cozinha arranhem o móvel.

Guardando mantimentos corretamente

Os mantimentos podem ser guardados no armário de cozinha dentro da própria embalagem do produto, mas é necessário prestar atenção em certos cuidados para não ocorrer desperdícios.

Como por exemplo, separar os utensílios de cozinha dos mantimentos, já que os talheres podem danificar a embalagem do produto com facilidade, permitindo que insetos e microorganismos infestem o alimento. Por isso, sempre deixe um espaço separado somente para guardar comida.

Outra alternativa é comprar um jogo de porta mantimentos para guardar grãos, farinha, café, açúcar ou sal. Eles são bastante convenientes e ajudam imensamente na cozinha, além de evitar que a embalagem se rompa.

E é claro que não podemos nos esquecer dos potes de vidros transparentes. Você pode guardar uma gama de variedades neles, como tempero, massas, grãos, farinhas e vários outros. Só não se esqueça de nomear os potes com etiquetas, escrever a validade do produto e a data de fabricação nele.

Organizando panelas com estilo

organizando panelas com estilo

Existem várias maneiras de organizar e guardar suas panelas de cozinha. Indo desde pendurá-las em suportes próprios para isso – deixando sua cozinha com cara de gourmet –, até o clássico gavetão.

Ah, e se por acaso você quiser saber como tirar aquele queimado do fundo da panela, é só clicar aqui.

Para pendurar as panelas, no mercado atual existem porta janela que podem ser fixadas no teto. Com isso, as panelas se tornam de fácil e rápido acesso na hora de preparar seus pratos favoritos.

No quesito gavetões, também existem modelos exclusivos para guardar panelas, possuindo subdivisões de prateleiras nas tampas. Você também pode investir em armários de divisões internas ou que tenha suporte com ganchos e trilhos de correr.

Encerrando

Viu só como organizar o seu armário de cozinha não é um bicho de sete cabeças? Mas você se pergunta, isso é realmente necessário?

Saiba que a organização do armário facilita bastante na hora de preparar receitas, e ainda agiliza o trabalho de limpeza dos utensílios de cozinha. Achar talheres, guardar copos facilmente, preservar mantimentos, entre outros, são as inúmeras vantagens que um armário organizado proporciona na cozinha.

Por isso, se você não quer panelas caindo na sua cara ao abrir o armário, temperos voando, embalagens furadas, desperdício de comida, e outros problemas que costumam acontecer na sua cozinha, então organize bem seu armário!

E aí? Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais ou comente o que achou!

Escreva um Comentário