Quando falamos em pintar uma casa, talvez a primeira imagem que venha a sua cabeça seja a de alguém literalmente pintando todo o contorno de uma casa (ou de um desenho de uma casa em uma folha de papel), mas não é bem assim que a coisa funciona.

Quando falamos em pintar uma casa, na verdade estamos nos referindo ao ato de pintar as paredes desta casa, sejam elas externas ou internas. Ou seja, é exatamente nisto que iremos focar aqui, o passo a passo (e algumas dicas) para que você consiga pintar sua casa sem maiores problemas.

Preparado? Pois então vamos lá!

Vamos então pintar a casa!

Certo, agora que você já tem em mente que pintar uma casa é na verdade pintar as paredes dessa casa, vamos começar esse tutorial com uma listinha de tudo o que você irá precisar:

  • Um rolo de lã de 23 cm;
  • Um garfo para este rolo;
  • Um cabo ou prolongador para rolo de tinta;
  • Uma bandeja de aplicação para a tinta;
  • Um pincel médio;
  • Uma lixa massa média e fina;
  • Pano;
  • Espátula;
  • Lona ou então jornais para poder cobrir o piso durante a pintura;
  • Uma desempenadeira de aço;
  • Selador Acrílico;
  • Massa corrida;
  • Tinta acrílica na cor de sua escolha.

Certo, uma vez que você tenha todas as ferramenta de que precisa em mãos, quem é que vai pintar a casa? É você meso? Pois então se ligue em algumas coisinhas que você deve fazer para se preparar antes de começar a pintar.

Comece organizando todo o material que você irá utilizar. Não tem muito sentido você ter de se deslocar muito sempre que precisar de algum material, então deixe todos sempre perto de você.

Uma vez que todo o material está organizado, agora é hora de você se preparar para a pintura. É bom que você vista apenas roupas velhas para este serviço, já que com certeza você irá acabar se sujando, tênis velho, luvas (visando que você irá mexer com produtos químicos) e óculos de proteção também são itens indispensáveis.

Agora é a hora de preparar o ambiente que você deseja pintar. Comece tirando todos os móveis do ambiente, você não vai querer que eles se sujem, não é mesmo? E cubra também todo o chão com jornais. Móveis muito pesados e que não tenham como ser retirados do local devem também serem cobertos com jornais e fita adesiva. Acredite, este é um esforço que vale super a pena você ter!

O próximo passo nessa nossa preparação é lixar toda a parede que você pretende pintar. Para paredes mais finas a lixa 220/240 é a mais aconselhável, já para áreas mais grosseiras, então a lixa 80/100 é a melhor. Depois de lixar tudo, use uma vassoura ou um aspirador de pó para tirar todo o resíduo que caiu sobre o chão.

E por último é só preparar a tinta que você irá utilizar para pintar a casa. Coloque toda a tinta na bandeja e vá a misturando enquanto adiciona água, o melhor é sempre seguir as instruções da embalagem que você comprou e tudo dará certo.

Material pronto, preparação pronta. Vamos agora para o passo a passo de como pintar uma casa!

Como pintar uma casa – Passo a Passo!

Vamos agora focar no passo a passo mais aguardado deste artigo: sobre como pintar uma casa.

passo a passo para pintar uma casa

Passo 1: O selador

A primeira coisa que você deverá fazer é aplicar o selador. O ideal é mexer a lata bem para que ele fique uniforme (verifique também nela qual a recomendação sobre a diluição), e então, com o rolo de lã de 23 cm de largura, você o aplica em todas as paredes que serão pintadas. Ah, e é bom lembrar que os movimentos na parede devem ser de subida e descida

Passo 2: A massa corrida

Com a desempenadeira, vamos agora aplicar a massa corrida. Você não deve diluir a massa corrida, e lembre-se sempre de aplicá-la também no cantos, uma espátula lhe ajudará aqui. Deixe ela secar por cerca de 3 horas, e então regularize a parede com uma lixa de modo que ela fique sempre lisa, e por último aplique o selador sobre a massa corrida.

Passo 3: A primeira demão

Agora é a hora da primeira demão de tinta. Comece sempre lendo as instruções do fabricante, pois dependendo da tinta que você tiver comprado ela pode requerer um procedimento específico, siga sempre as instruções do fabricante.

Após ter misturado a tinta, coloque uma boa quantia dela na bandeja de aplicação (que deve estar totalmente limpa e livre de resíduos), pois é dali que você irá utilizá-la para pintar a casa. Agora, utilizando o rolo, é hora de começar a pintar, mas certifique-se de que o rolo não fique encharcado de tinta.

Cubra toda a superfície com movimentos de via e vei (talvez seja necessário contar com uma escada para pintar na parte mais alta das paredes), faça isso até que você tenha pintado toda a parede e avalei bem o resultado final desta parede antes de passar para as demais. Assim você consegue avaliar se aquela é a tinta que você realmente quer, antes de só perceber isso após pintar a casa toda. Ah, e para a pintura nos cantos utilize um pincel pequeno para lhe ajudar nisso.

Passo 4: A segunda demão

Primeira demão aplicada, então agora é a hora da segunda demão de tinta. Assim que a primeira demão secar é hora da segunda, e não há segredo aqui, é só você seguir o mesmo procedimento da primeira demão e dará tudo certo.

Passo 5: A limpeza

Após isso vem a parte final, a parte da limpeza. Comece limpando todo o material que você utilizou para pintar a casa, seque bem todas as suas ferramentas antes de guardá-las. Espere por cerca de 4 horas até que a parede seque completamente, e só então retire todos os jornais para realizar a limpeza do chão. O último passo agora é voltar com todos os móveis para seus lugares, bem como retirar jornais e fitas dos móveis que ainda estavam no cômodo.

Feito tudo isso, agora é hora de passarmos para o próximo cômodo e repetirmos todo o processo acima!

Erros comuns que você deve evitar

Na hora de pintar uma casa não é incomum que ocorram erros, e exatamente por isso nós te ajudaremos a evitá-los. Confira os principais erros abaixo e o que você pode fazer para evitá-los.

Um erro muito comum tem relação a quantidade de tinta, principalmente se for a primeira vez que você for pintar a casa. O melhor a se fazer aqui é tirar a medida de todas as paredes que você for pintar, uma vez que você tenha essas medidas então é só ir atrás de uma calculadora de tinta para lhe ajudar a definir a quantidade necessária e pronto.

Outro erro bastante comum é na hora de escolher a cor da tinta. Pintar a casa inteira da mesma cor pode ser um tanto quanto cansativo, sendo que o aconselhável é variar os tons em cada ambiente, mas muito cuidado pra não acabar variando demais e usar cores totalmente distintas entre um cômodo e outro, isso poderá até dar dor de cabeça sempre que você sair de um cômodo e entrar em outro. Equilíbrio é a palavra-chave aqui!

Lá em cima dizemos para que você não afunde o rolo na tinta para que ele não fique encharcado, nós estávamos falando sério! Ao fazer isso você estará apenas desperdiçando tinta, já que estará levando mais do que o necessário na parede.

Nada de pressa! Acredite, este é um erro clássico. O que acontece aqui é que na ânsia de terminar o serviço a maioria acaba não esperando que a parede seque devidamente, então o melhor é ter paciência e nada de pressa. Ah, e se você quiser acelerar um pouquinho o processo pode deixar a janela do cômodo aberta para entrar um ventinho, mas claro, isso é inviável no caso de chuvas, o que nós leva ao próximo erro comum abaixo.

Tenha em mente a condição climática de quando você desejar pintar sua casa. Isso pois, em épocas de chuva você terá de esperar ainda mais para que as paredes sequem, ou seja, o melhor mesmo é aproveitar aquele solzão para realizar este tipo de serviço.

Ah, e cuidado também para não esquecer do teto, o que é bem comum de acontecer. Nós damos tanto enfoque nas paredes que acabamos por esquecer o que está acima de nós, o teto. O ideal mesmo é pintá-lo antes de mais nada, assim você evita que a tinta escorra pela parede e acabe atrapalhando tudo.

Leitura complementar: Como Pintar Uma Parede Rebocada; Materiais E Etapas!

Conclusão

Com todas estas dicas você já está preparado para pintar sua casa, não é mesmo? Bom, ao menos nós esperamos que sim, mas caso tenham sobrado dúvidas é só perguntar nos comentários abaixo que nós estaremos prontos para lhe responder! Mas caso tenha achado estas dica boas, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, vai que eles também precisam de uma ajudinha para pintar a casa!

Escreva um Comentário