Você já viu uma parede rebocada sem pintura? Não fica parecendo que a obra foi simplesmente abandonada e está caindo aos pedaços? Mas é aí que entra outra questão… Como pintar uma parede rebocada?

Será que antes de pintar uma parede rebocada é necessário algum cuidado especial ou já podemos passar a tinta por cima, sem medo? Ou simplesmente deixamos a parede quieta, apenas com o reboco?

Existem muitas dúvidas sobre a questão, mas uma coisa é certa: você está no lugar certo para respondê-las!

Não acredita? Então continue sem precaução!

Saber como pintar uma parede rebocada é importante?

pintar uma parede rebocada é importante
Pintar uma parede rebocada é importante para evitar o aspecto de abandono

Uma parede rebocada, além de proporcionar um visual de abandono para sua residência, também pode lhe trazer problemas inconvenientes e desconfortáveis para você e para as pessoas que residem na moradia.

Por exemplo, uma parede rebocada tem tendência a soltar vários “pozinhos” que se acumulam no chão e nos móveis, que dificultam a limpeza da casa.

Além disso, a parede sem pintura favorece o aparecimento de mofo e infiltrações. Essas duas coisas podem causar diversas calamidades, podendo até causar a síndrome do edifício doente e a irritante rinite alérgica.

Como podemos perceber, deixar a parede apenas com reboco com certeza não é uma opção saudável em longo termo, tornando a pintura algo essencial para qualquer parede.

Com tudo isto dito, vamos aprender a como pintar uma parede rebocada.

Como pintar uma parede rebocada, por etapas

Antes de passar a tinta, necessitamos preparar a parede rebocada para receber a pintura. Não se preocupe, iremos lhe mostrar, em etapas, como pintar uma parede rebocada.

Etapa #1 – Tenha os materiais em mãos!

Antes de mais nada, precisamos verificar os materiais necessários. Abaixo passamos uma rápida lista dos materiais que você irá precisar na hora da pintura.

  • Lixa de gramatura 60, 80 ou até mesmo 120;
  • Selador acrílico;
  • Massa acrílica;
  • Rolo de lã 23 cm e um pincel pequeno;
  • Lona plástica (para cobrir os móveis);
  • Papelões ou jornais para cobrir o chão;
  • Compressor de tinta;
  • Prolongamento de cabo para usar o rolo de tinta no teto;
  • Tinta acrílica da cor que você quer;
  • Garfo para o rolo.

Todos os itens presentes? Então vamos finalmente ao que interessa!

Etapa #2 – Lixar

Uma das primeiras coisas a se fazer antes de pintar uma parede rebocada é passar a lixa. Assim tirando o excesso de areia e substâncias coladas na parede. As melhores lixas são de gramatura 60 a 80 (120 se caso precisar), se quiser, faça uso de um suporte de folha de lixa para lhe ajudar no processo.

Nessa etapa, cuidado para não colocar muita força na mão na hora que estiver passando a lixa, isso pode causar defeitos na parede e outras inconveniências. Então, seja suave igual uma folha!

Etapa #3 – Escolhendo entre selador e massa corrida

Assim quer terminar de lixar o reboco, está na hora de passar o selador ou a massa corrida. Mas aí que entra a questão… Qual dos dois usar?

A escolha dependerá mais de onde a parede está. Ela é uma parede interna ou externa?

Para a parede interna, a escolha certa é a massa corrida. Essa massa proporciona uma superfície uniformizada na parede, deixando um lindo aspecto liso no reboco e pronta para receber pintura.

Já na externa é o selador, podendo ser usada até mesmo em um muro! Esse produto ajuda a preservar a pintura, principalmente contra intempéries.

Etapa #4 – Primeira demão de tinta

Antes de passar a primeira demão de tinta, leia as instruções do fabricante presentes no latão de tinta. Depois pegue uma bandeja de aplicação limpa e totalmente seca, abra a lata e faça a diluição que foi ensinada nas instruções e jogue a tinta na bandeja.

A seguir, pegue um rolo de lã limpo e o envolva na tinta, tire o excesso para não deixa-lo encharcado.

Finalmente, para realizar a primeira demão, basta fazer movimentos de vai e vem em toda a parede. Faça isso até que toda a superfície tenha cor uniforme.

Antes de prosseguir para a próxima etapa, quando a primeira demão estiver completamente seca, passe a lixa.

Etapa #5 – Segunda demão de tinta

É necessário esperar pelo menos 4 horas para a primeira demão secar. Terminado a secagem, como dito anteriormente, olhe as instruções da lata e siga-as. A parede deve ser pintada da mesma forma que foi feita a primeira demão.

Para finalizar, espere novamente o tempo de secagem e lixe a parede pela última vez.

Devo pintar em um reboco novo?

Pintar sobre um reboco novo não é nada recomendado. Se você quiser realmente pintar o reboco novo, espere por pelo menos um mês para a parede secar completamente e o cimento terminar seu tempo de cura. Além disso, se tiver alguma imperfeição na parede quando você for fazer a pintura, a massa corrida já a corrige na hora.

Fique longe das tintas baratas

Tinta parada é o mesmo que queimar dinheiro; só prejuízo!

As tintas baratas podem proporcionar manchas que são difíceis de serem retiradas, causando a inconveniência de gastar dinheiro com profissionais e mais camadas de tinta na parede. Por isso, aposte em uma tinta de ótima qualidade e uma marca reconhecida, para assim o barato não sair caro.

Mais dicas de como pintar uma parede rebocada

  1. Comece a pintar pelo teto;
  2. Proteja o piso com jornal ou lona;
  3. Não pinte em dias muito quentes, acima de 30ºC;
  4. Em lugares apertados, use pinceis pequenos para pintá-los;
  5. Utilize um longo cabo para pintar o teto, evite subir em escadas ou em bancos;
  6. Proteja os olhos da tinta usando óculos de proteção;
  7. Cubra os móveis com plásticos ou retire-os do local de pintura.

 Encerrando

Olha, a pintura pode parecer simples, mas uma coisa que posso dizer é: com certeza não é um bicho de sete cabeças. No entanto, não custa nada fazer um “mini-treinamento” em alguma parede ou muro.

Claro, não podemos esquecer que a tinta não deve ser uma barata, ela vai dificultar horrores a aplicação. Além disso, também tome cuidado com cores fortes, já que deixa nítido qualquer tipo de falha.

E aí? Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário dizendo o que achou!

Escreva um Comentário