Quer aprender a como passar textura na parede da maneira correta? Pois então você veio ao lugar certo!

Aqui neste artigo nós iremos lhe apresentar um passo a passo detalhado de como passar textura na parede, você mesmo poderá fazer isso sem nem sair de casa (desculpem pela piadinha).

Então, se você está ansioso para aprender, é só continuar a leitura! Vamos lá?

Tipos de textura

Antes de te ensinarmos o passo a passo de como passar textura, você sabia que existem diversos tipos de textura? Não né? Pois sem problemas, abaixo nós te apresentamos os principais tipos de textura que existem.

Grafiato

Trata-se da textura de parede mais utilizada e conhecida, sendo indicado para revestimentos em grânulos de quartzo e também em cristais minerais. Sua aparência é semelhante a ranhuras em paredes e, uma vez que a massa estiver seca, então é só pintar da cor de sua preferência. Usar tinta não irá danificar a textura de sua parede.

Chapiscado

Nós já falamos sobre como chapiscar uma parede em outro artigo aqui no site, vale a pena dar uma conferida para entender melhor este tipo de textura.

Ranhura

Aqui você pode passar textura no formato de listras, ondas, ou o que você desejar, só necessitando de uma espátula de plástico dentada para lhe ajudar.

Espatulado

Você pode conseguir o efeito de espatulado ao utilizar uma desempenadeira de aço com abas. Este tipo de textura é mais indicada para paredes lisas ou granuladas, sendo necessário que você realize movimentos harmônicos para conseguir uma aparência boa.

Riscado

Essa textura é bem comum, e para passar ela em sua parede você irá precisar de uma escova ou então uma vassoura, e realizar movimentos verticais (fortes, porém devagar) na parede enquanto a massa ainda estiver fresca.

Como passar textura na parede – Passo a Passo

como passar textura

Chegamos então ao ponto principal deste artigo, onde nós lhe ajudaremos a passar textura na parede. Comece então anotando todos os materiais que você precisará para tal:

  • Uma desempenadeira;
  • Um mexedor;
  • Uma espátula;
  • Vários Jornais;
  • Rolos de Pintura;
  • Produtos para Texturização.

Tudo em mãos? Pois então vamos ao passo a passo!

1. Preparando o ambiente

O primeiro passo para passar textura é preparar todo o ambiente. Você pode fazer isso tirando do local todos os móveis e objetos que puder, para que eles não acabem se sujando no processo.

Retire também tapetes e forre todo o chão com jornal, pois nós também não queremos que o chão se suje aqui, não é mesmo? Para móveis/objetos grandes que você não consiga retirar do local, cubra-os com jornal, para que assim eles também estejam protegidos.

Mas não se engane, o melhor mesmo é retirar tudo o que você puder do local, não ache que só cobrir tudo com jornais já basta, os jornais são apenas um “Plano B” para caso a coisas deem errado. Então mãos a obra e nada de preguiça aqui!

2. Preparar a parede

Agora que você já preparou o ambiente, é hora de prepararmos a parede para podermos passar a textura!

Para isto é fácil, basta que você lixe bem a parede, reparando nas partes que possuam irregularidades ou onde a massa esteja se soltando. Terminou de lixar e de nivelar a parede? Certo, agora então é a hora de limpá-la, use um pano úmido para lhe ajudar com isso.

Após a parede estar devidamente limpa você já poderá dar seguimento a próxima etapa.

3. Passar a textura

A próxima etapa, com a ajuda da desempenadeira, é aplicar a massa de textura na parede, de modo que você deixe toda a superfície uniforme. Uma boa dica aqui é utilizar a desempenadeira de aço para esta etapa.

Agora é a hora da diversão, a hora em que você irá aplicar a técnica que você escolheu!

Lembra lá em cima quando te apresentamos a diversos tipos de textura? Pois é agora que você irá começar a aplicar na sua parede o tipo de textura que você escolheu. Espátulas ou itens específicos para o tipo de textura escolhida serão necessários aqui.

A dica de ouro aqui é uma só: paciência! Você não precisa fazer tudo certinho e 100% perfeito, mas é legal que você consiga deixar tudo harmônico, isso dará um ar melhor a todo o ambiente. Ah, e se começou a aplicar a textura em uma parede vá até o fim, marcas de remenda não ficam muito bacanas aqui, mas caso precise dar acabamento em alguma textura que esteja começando a sexar você sempre pode borrifar um pouquinho de água nela para que consiga realizar o acabamento sem maiores complicações.

Tudo finalizado? Pois agora é só esperar que tudo seque, o que deve levar cerca de 24 horas, até que você volte com todos os móveis para o local. Pronto, você acabou de passar textura em sua parede, nada muito difícil, não é mesmo?

Não se esqueça de focar na segurança

Nada de relevar sua segurança na hora que for passar textura em uma parede, o ideal aqui é que você utilize sempre os itens de segurança necessários, tais como o óculos de segurança, luvas e roupas velhas.

Ah, e caso você precise alcançar alturas elevadas nada de improvisar uma cadeira ou subir em latas de tinta, vamos fazer as coisas aqui. Escadas, andaimes e plataformas são indispensáveis e podem te salvar de um acidente sério.

Normas Técnicas Relacionadas

E se você achou que não haveria nenhuma NBR aqui para te dizer que você está fazendo tudo errado, então é bom olhar de novo! Abaixo nós listamos as principais NBR’s que você deve ficar de olho:

NBR 13245 – Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície

NBR 12554 – Tintas para edificações não industriais — Terminologia

NBR 15348 – Tintas para construção civil – Massa niveladora monocomponentes à base de dispersão aquosa para alvenaria- Requisitos

Conclusão

Neste artigo nós te ajudamos a como passar textura, te falamos dos cuidados necessários, os tipos de textura e até mesmo algumas NBR’s por trás de tudo, esperamos que com isso você saia daqui sabendo exatamente o que e como fazer!

Mas ainda sobraram dúvidas sobre o assunto? Sem problemas, basta perguntar nos comentários abaixo e nós iremos te ajudar! Agora, se achou este artigo instrutivo, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no percurso!

 

Escreva um Comentário