Desentupir vaso sanitário costuma ser uma tarefa desagradável. Mas ela pode ser mais simples se você usar as nossas dicas. Acompanhe o texto e descubra!

Ter o vaso entupido pode gerar uma série de problemas. Começando pelo mau cheiro do que se acumulou na privada. Depois, vem o comprometimento da higiene de todo o banheiro, já que o acumulado vai favorecer a proliferação de bactérias.

Ao mesmo tempo, podem ocorrer “transbordamentos”. Já pensou se esquecer de que o vaso está entupido e dar uma nova descarga? As chances de a água transbordar e sujar todo o banheiro com o conteúdo do vaso é imensa. Imagine só limpar tudo isso?!

Dependendo da gravidade do problema, é indicado contratar uma empresa especializada em desentupimento. Especialmente se o problema estiver sendo frequente.

Se for este o caso, pode ser sinal de que há mais do que uma dificuldade do cano em mandar o conteúdo embora.

Agora, em situações pouco frequentes e urgentes, algumas técnicas podem dar conta do problema. Basta seguir o passo a passo de cada uma com cuidado.

Vale dizer também que você não deve usar as técnicas frequentemente. De novo, se o problema se repetir, pode ser sinal de que algo está realmente errado com a eliminação dos resíduos. Então, você vai precisar contar com um profissional para o serviço.

Alertas feitos, é hora de darmos algumas dicas para desentupir o vaso sanitário. Acompanhe abaixo!

11 formas de desentupir vaso sanitário

Como citado, existem várias técnicas que podem te ajudar a desentupir o vaso sanitário. Algumas delas trabalham com produtos químicos, como a soda cáustica.

Se sua escolha for pelo uso desse tipo de material, o cuidado deverá ser redobrado. De qualquer forma, porém, sempre utilize luvas para realizar o desentupimento.

As luvas vão impedir o contato direto dos produtos com a sua pele. Algo essencial, já que alguns deles podem causar queimaduras.

Além disso, o uso de proteção vai evitar que o conteúdo acumulado na privada respingue em você. Com certeza isso seria desagradável, não é mesmo?

Se desejar, você também pode utilizar óculos de proteção, para evitar qualquer problema em seus olhos.

1. Batidas na privada

Entupimentos menores podem precisar apenas de algumas batidas no vaso. Mas cuidado: essas batidas devem ser fortes, mas não de forma exagerada, ou a cerâmica corre o risco de quebrar.

Para isso, pegue um sapato sem salto. Bata seu solado na parte de trás da privada, com uma leve força. Tente dar descarga novamente.

Não exagere nas batidas. Se mesmo assim a descarga não funcionar, você vai precisar escolher outra forma de desentupir o vaso.

2. Usando um desentupidor

desentupidor para desentupir vaso sanitário

É sempre útil ter um desentupidor em casa. Afinal, pequenos entupimentos são comuns, e a ferramenta pode dar conta do recado.

A função do desentupidor é causar uma pressão maior na água, por meio do vácuo que ele cria ao ser pressionado no vaso. Então, a água será empurrada com maior força em direção ao esgoto, o que deve desentupir a privada.

Na hora de usar o desentupidor, é preciso segurar seu cabo e pressionar o objeto dentro da água, com força. Após dois ou três movimentos desse, dê descarga no vaso. Esse passo a passo deverá eliminar o que está acumulado.

3. Usando água fervente

Usar a água fervente pode dar resultados, mas você não deve exagerar. O calor do líquido pode causar danos aos canos, se usado frequentemente.

Por isso, despeje, no máximo, dois baldes de água quente na privada. Se isso não funcionar, passe para outra forma de desentupimento.

A dica é despejar a água no vaso rapidamente, quando ela já começar a apresentar fervura no fogão. Depois, feche a tampa da privada e aguarde cinco minutos. Nesse tempo, a água quente deverá diluir o conteúdo que está obstruindo a passagem da água.

Para finalizar, dê uma forte descarga, para que o conteúdo acumulado seja lançado em direção ao esgoto.

4. Água sanitária

Se preferir usar a água sanitária, jogue cerca de 200 ml do líquido na água. Depois, feche a tampa da privada e aguarde três horas. Dê descarga, e ela deverá empurrar o conteúdo entupido para o esgoto.

5. Com vinagre e bicarbonato de sódio

A receita aqui é simples. Misture ½ copo de bicarbonato de sódio com ½ copo de vinagre. Depois, despeje essa mistura dentro do vaso sanitário. Deixe agir por três minutos e dê descarga.

6. Com detergente

Sabe a dica de jogar água fervente no vaso? Você pode misturar um pouco de detergente nela, para aumentar o potencial da técnica.

Para utilizar esse método, misture uma colher de sopa de detergente em um balde de água fervente. Despeje essa mistura na privada e, então, dê descarga.

Você pode repetir esse processo até duas vezes seguidas. Mais que isso há o perigo de a água danificar o cano. Se a opção não der certo, opte por outra forma de desentupir o vaso sanitário.

7. Com Coca-Cola

Sabia que o refrigerante Coca-Cola pode ser um ótimo desentupidor? Você já deve ter visto vídeos na internet mostrando este processo.

Impressionante, não é mesmo? Para esse método, despeje 2 litros de Coca-Cola dentro do vaso de uma só vez. Em seguida, dê descarga. O refrigerante deve dissolver o que está acumulado na privada e vai ajudar a desobstruí-la.

8. Vedando a entrada de ar

plastico para vedar e desentupir

Outra forma eficiente de desentupir o vaso pode ser vedar a entrada de ar da privada. Para isso, use um saco de lixo ou papel filme.

Você vai precisar abrir a tampa do vaso e colocar o plástico sobre o buraco. Cole-o com fita adesiva, para facilitar a vedação. Depois, feche a tampa, garantindo que a entrada de ar vai estar vedada.

Sente na tampa e, fazendo pressão para baixo, dê descarga por 30 segundos. Só não exagere na pressão ao sentar, para evitar acidentes.

Essa técnica vai aumentar o vácuo dentro da privada e desobstruí-la. Após os 30 segundos, espere a água descer e aperte a descarga por mais 30 segundos. Isso deverá desobstruir definitivamente o vaso sanitário.

9. Com um cabide de arame

Essa alternativa será um pouco mais trabalhosa, mas pode ser necessária. Abra um cabide de arame até que ele fique no formato da letra “V”.

Em seguida, insira uma das extremidades do arame dentro do buraco de saída do vaso. Faça movimentos circulares até conseguir fixar o objeto preso na privada e puxá-lo de lá.

Jogue o retirado no lixo. Não se esqueça de usar luvas para se proteger. Depois, dê descarga para ter certeza de que o vaso foi desentupido.

10. Pano de chão

Sem dúvida, essa é uma das alternativas mais desagradáveis para desentupir o vaso. Por isso, só a utilize se todas as outras opções que citamos até aqui falharem. Assim, você vai evitar essa tarefa nojenta.

Basicamente, para desentupir a privada com um pano de chão, você vai precisar colocar a mão no vaso.

Com luvas nas mãos, enrole o pano de chão até formar uma bola. Então, empurre-o pelo buraco de saída da privada com força.

Segure forte o pano, para que ele não escape, e dê descarga. Enquanto a descarga acontece, puxe e empurre o pano, para que ele tente desobstruir o encanamento. Não deixe o pano escapar, ou ele poderá bloquear ainda mais a passagem e causar mais problemas.

11. Soda cáustica

agua descendo descarga

A soda cáustica é um produto extremamente abrasivo e perigoso. Por isso, para utilizá-la, use luvas, calças e blusa de manga comprida. Isso vai prevenir qualquer contato do produto com a pele. Utilize também óculos de proteção e mantenha o pote de soda bem longe do rosto.

Para desentupir o vaso, misture 2 colheres de sopa de soda cáustica e 2 colheres de sopa de sal em um balde cheio de água. Em seguida, jogue o conteúdo dentro do vaso entupido. Dê descarga.

É importante evitar repetir este método. Do contrário, a soda poderá danificar o vaso e o seu encanamento.

Como citamos ao longo do texto, se nenhum destes métodos funcionar, será hora de chamar um profissional ou empresa especializada.

O sugerido é utilizar, no máximo, três das técnicas que contamos para tentar desentupir o vaso. Após isso, será sinal de que os problemas são bem maiores do que o imaginado.

Contratando uma empresa para desentupir o vaso sanitário, você prevenirá danos à privada e ao encanamento, e resolverá o problema mais rapidamente.

Escreva um Comentário