Você quer aprender mais sobre como colocar o piso laminado, mas não sabe como?

Está perdido igual barata tonta e não faz ideia por onde começar?

Pois não se preocupe, esse texto é totalmente feito só para você!

Aqui nós lhe ensinaremos orientações e dicas importantes de como colocar o piso laminado de um jeito eficiente e fácil!

E mais! Os benefícios do piso laminado são enormes, indo desde um preço barato até sua alta resistência, valendo muito a pena o investimento.

Não acredita?

Então, continue sem precaução!

O que é o piso laminado?

Antes de aprendermos a como colocar o piso laminado, vamos conhecer um pouco melhor sobre ele.

Esse piso é um piso flutuante composto por lâminas de madeira em larguras variadas, além de possuir diversos comprimentos de acabamentos e cores diferentes. Ele é dito como “flutuante” porque não é pregado ou colado em um contrapiso, é instalado sobre uma manta.

O piso laminado tem vários benefícios, tais como:

  • Fácil manutenção – Limpeza super fácil sendo necessário só um pano úmido;
  • Instalação fácil – Os encaixes do piso laminado são do tipo macho-fêmea, fator que dispensa pregos ou parafusos;
  • Barato para o bolso – O piso laminado sai muito mais barato que outros tipos de piso de madeira;
  • Durabilidade alta – são produzidos com componentes que afastam insetos e outros problemas;
  • Garantia alta – Muitas fábricas oferecem garantia de pelo menos 10 anos;
  • Produto de madeira natural e de reflorestamento – A madeira usada para fazer o piso laminado vem de árvores de reflorestamento;
  • Baixa porosidade – A qual aumenta a sua resistência a umidade, contudo, o piso laminado não é totalmente impermeável.

A lâmina do piso laminado é feita por 4 camadas, sendo estas:

  • Balanço;
  • Laminado decorativo – Como o nome diz, é a parte decorativa que confere a cor e textura ao piso, é feita de celulose;
  • Substrato – parte mais importante do piso laminado, geralmente feita de madeira compensada de alta densidade, resistente a impactos e também é o local onde os encaixes estão presentes;
  • Overlay – Uma película aplicada no laminado decorativo que proporciona proteção considerável contra riscos ou arranhões.

Além disso, existem outros tipos de piso laminado. Os quais veremos a seguir.

Diferentes tipos de piso laminado

Nenhuma casa é feita da mesma maneira, portanto, também existem diferentes tipos de piso laminado para cada caso específico. Esses tipos são:

Piso laminado de alto tráfego

Como podemos percebe pelo nome, esse piso é para locais com bastante movimento de pessoas, como em lojas, academias e quadras. Por conta disso, esse piso é fabricado para que seja mais resistente em comparação a outros tipos de piso laminado para assim aguentar o impacto rotineiro.

Piso laminado de madeira

Esse é o mais comum para ser usado em moradias, porém menos resistente que os laminados de alto tráfego. O seu tamanho é variado, tendo lâminas de 7 mm até 9 mm em espessura, 21 cm de largura média e comprimento de cerca de 1,36 m. No entanto, essas medidas podem ser diferentes dependendo do fabricante.

Finalmente, como colocar o piso laminado, por etapas

como colocar piso laminado

Etapa #1 – Materiais e instrumentos

Aqui listaremos os materiais e instrumentos que podem ser requisitados para colocar o piso laminado.

  1. Compre as réguas de piso laminado. Contudo, cuidado: eles são vendidos por metro quadrado, portanto sempre faça um calculo da área do cômodo para saber a quantidade exata de pisos;
  2. Adquira a manta conforme sua necessidade:
    • Manta lisa para contrapiso cimentados.
    • Manta ventilada para os pisos térreos.
    • Manta acústica para pisos não térreos;
  3. Espaçadores de 15 mm;
  4. Rodapés;
  5. Bloco batente;
  6. Barra de tração para piso laminado;
  7. Cola para rodapés e piso laminado;
  8. Trena e esquadro;
  9. Fita adesiva;
  10. Estilete;
  11. Serra circular;
  12. Martelo de borracha;
  13. Pregos sem cabeça;
  14. Lápis de carpinteiro.

Etapa #2 – Limpeza e verificação do contrapiso

Primeiramente, o contrapiso deve ficar totalmente limpo e lisinho, sem nenhuma irregularidade, e seco.

Para fazer a limpeza, nada de água! Uma vassoura já é o bastante para tirar os resíduos de sujeira e outros inconvenientes sobre o piso. Mas por que a limpeza é importante? Simples, os resíduos podem produzir ruídos ao caminhar sobre o piso.

Para verificar quaisquer irregularidades, use uma régua. Caso saliências que sejam maiores de 3 mm sejam descobertas, as remova. Agora, se descobrir buracos que sejam maiores de 3 mm, os repare com argamassa.

Agora precisamos verificar se existe umidade no contrapiso. Como fazer isso?

Cole um plástico transparente usando fita adesiva sobre o contrapiso, espere por 24 horas. Assim que o tempo de espera for terminado, se o plástico apresentar gotas de água ou escurecimento na superfície do contrapiso, então ele está com problemas de umidade. Para resolver isso, será necessário contratar um profissional especializado para impermeabilizar o contrapiso.

Etapa #3 – Instalando a manta em cima do contrapiso

A manta é um material importante na instalação do piso laminado, ele serve como uma proteção a mais contra eventuais umidades.

A manta deve ser instalada no sentido contrário da colocação do piso laminado, devendo ficar 1 cm atrás dos rodapés ou nos cantos da parede. É recomendável usar a fita adesiva para unir as peças.

Etapa #4 – Como colocar piso laminado

Antes de começar a colocar o piso laminado, verifique se as paredes são retas. Se a sua parede for torta, desenhe o contorno dela na primeira fileira de réguas e as corte na linha marcada com a serra circular.

Na hora da instalação do piso laminado a cola deve ser colocada no lado fêmea do encaixe, faça isso de uma forma que sobre um pouco de cola após o encaixe. A razão disso é para que a cola faça uma espécie de vedação no piso, assim prevenindo infiltrações de líquidos que tem capacidade de danificar o piso laminado, no entanto, tire o excesso de cola usando um pano úmido antes da cola secar.

A primeira régua deve estar paralelamente à parede com maior largura dentro do cômodo. Lembre-se que o encaixe macho da lâmina sempre deve estar virado para a parede. Após isso, vá colocando lâmina por lâmina e sempre fique atento se o desenho da madeira está em sequência. No entanto, não se esqueça de colocar os espaçadores ao longo da parede para que a dilatação ocorra sem problemas.

Agora para fazer a segunda fileira, pegue uma régua cortada pela metade e a posicione num ângulo de 30 graus na outra régua e desça-a para encaixá-la.  Siga dessa forma até o final da instalação.

Um aviso: toda vez que terminar uma fileira, verifique se será necessário ajustar o comprimento da lâmina final. Corte a lâmina com o lado decorativo para baixo e deixe a parte cortada voltada para a parede.

Com o martelo de borracha, faça golpes suaves nas pontas e vá fechando os encaixes. Lembre-se de não usar o martelo diretamente sobre a lâmina. Para que tudo saia sem problemas se aproveite de um bloco batente e uma barra de tração para piso laminado na hora que as réguas estiverem próximas da parede – cujos espaços pequenos impossibilitam o uso do bloco batente –, essas ferramentas ajudam a criar a ilusão de que as réguas estão completamente unidas.

Por fim, tire os espaçadores, cole os rodapés na parede usando cola e pregos sem cabeça. Vá encaixando os perfis adequados para cada canto da parede.

Dicas de como colocar piso laminado

Aqui vão algumas dicas importantes para lhe ajudar a como colocar piso laminado:

  1. Tenha um ajudante para que ele possa verificar como está a montagem e ver se existe algum defeito. Quando trabalhamos muito tempo em algo, ficamos com a “vista viciada” e não percebemos certos deslizes, então sempre é bom ter uma segunda opinião;
  2. Utilize equipamentos de proteção, como luvas e óculos, na hora de usar as serras e estiletes;
  3. Nunca instale pisos laminados em áreas que apresentem muita umidade, como no banheiro, cozinhas e lavanderias. O piso laminado não é muito resistente ao excesso de umidade;
  4. Para proteger o seu piso contra o peso dos móveis pesados e prevenir que eles risquem ou causem algum dano ao material, coloque protetores de feltro embaixo deles;
  5. A limpeza é bem simples: utilize uma vassoura macia para tirar a poeira. Já a limpeza mais profunda pode ser feita com um pano molhado com pouca água, usando um produto de limpeza que não seja abrasivo;
  6. Priorize o piso laminado por último na construção. Por exemplo, as paredes devem ser pintadas antes da instalação do piso laminado.

Instalando um piso laminado

Cuidados na hora da instalação

Na hora que você for instalar o piso laminado é bom ter cuidado com algumas coisas, tal como não se esquecer óculos e luvas para quando for utilizar as ferramentas. Não instale o seu piso laminado em locais muito úmidos tal como saunas, banheiros, cozinhas ou lavanderias, o excesso de umidade não faz bem para ele. Se você puder contar com um par de mãos extras durante a instalação, não recuse!

Colocar protetores de feltro debaixo de móveis pesados pode ajudar a evitar que eles risquem seu piso. Na hora da limpeza, um aspirador de pó ou uma vassoura macia irão lhe ajudar aqui. E é claro que também há Normas que te auxiliam sobre como instalar o piso laminado, confira-as abaixo:

NBR 14833-1 – Revestimento de pisos laminados melamínicos de alta resistência
Parte 1: Requisitos, características, classificações e métodos de ensaio

NBR 14833-2 – Revestimentos de pisos laminados melamínicos de alta resistência
Parte 2: Procedimentos para aplicação e manutenção

Encerrando

Viu como colocar piso laminado não é uma tarefa difícil? Saiba que esse tipo de piso é uns dos mais fáceis, rápidos e baratos de serem montado.

Além disso, o piso laminado pode ser usado em ginásios, quadras de esportes, academias, lojas ou qualquer lugar com alto tráfego. Sendo um material ideal para vários lugares, contanto que não seja um local com muita umidade.

Por isso não perca tempo e bote a mão nesse piso!

E aí? Gostou do texto? Então compartilhe as suas redes sociais ou comente o que achou!

Escreva um Comentário