Sempre sonhou em term um piso laminado? Então que tal aprender a como instalar o piso laminado para que você mesmo o coloque?

Se gostou da ideia é só vir com a gente, pois aqui neste artigo nós iremos te ensinar todo o passo a passo para você mesmo instalar seu próprio piso laminado!

Então, se você quer aprender de uma vez por todos, é só continuar aqui com a gente até o final deste artigo! Vamos começar?

O piso laminado

Antes de aprendermos a como instalar o piso laminado, você sabe dizer o que é um piso laminado? Trata-se simplesmente de um piso flutuante feito de lâminas de madeira com comprimento e largura variados e acabamentos em tudo quanto é cor! Nós chamamos de piso flutuante devido ao fato dele não ser colado e nem pregado no contrapiso, mas sim sobre uma manta.

Este ipo de piso trata-se de uma madeira natural que é revestida com um filme de resina e possui uma resistência elevada, além de uma porosidade baixa que evita a absorção de líquidos, possui uma durabilidade alta e também é bastante fácil de ser limpado.

Agora que você já tem uma boa noção do que se trata o piso laminado, antes de irmos diretamente para como o instalar, é necessário lhe apresentarmos todos os tipos que existem, só assim você conseguirá decidir pelo qual usar.

Principais tipos de piso laminado

Confira abaixo os dois principais tipos de piso laminado que existem.

De madeira

Tem um apartamento ou uma casa? Então o piso laminado de madeira é o que você irá querer instalar!

As lâminas deste piso costumam variar de 7 a até 9 mm de espessura, com uma largura de 21 cm e um comprimento de 1,36 m. Claro, estas dimensões não constituem em um padrão, sendo que cada fabricante pode apresentar estes pisos em diferentes formatos.

De alto tráfego

Agora, se você deseja instalar o piso laminado em um local com uma circulação elevada de pessoas, o de alto tráfego é o ideal para você. Isso pois ele possui uma resistência mais elevada, bem como sua relação ao desgaste. Sua instalação é semelhante ao laminado de madeira.

Como instalar um piso laminado

Certo, vamos agora então focar no principal deste artigo, o passo a passo para instalar um piso laminado! Comecemos com todos os materiais que você precisará ter em mãos, então vá anotando tudo:

  • Piso laminado o suficiente para cobrir  área do piso onde você deseja instalá-lo, para tal basta que você meça a área total e compre o piso pelo metro quadrado;
  • No caso de pisos de apartamento que não sejam térreos ou em contrapisos cimentados você irá precisar de uma Manta Lisa. Para pisos térreos de madeira, cerâmica, vinil ou pedra, você precisará de uma Manta Ventilada. Já para apartamentos onde você necessita de uma redução acústica e para pisos não térreos, a Manta Acústica deve ser a escolhida.;
  • Perfil T que serão instalados em todos os vãos de portas e também a cada 8 m²;
  • Perfil piso-parede para ser utilizado como alternativa ao rodapé;
  • Cantoneiras que serão instaladas junto a móveis de alvenaria ou de armários embutidos;
  • Espaçadores com 1,5 cm – Caso queira economizar aqui, você mesmo pode criar seus próprios espaçadores;
  • Rodapés;
  • Cola para rodapés;
  • Esquadro;
  • Trena;
  • Estilete;
  • Fita adesiva.
  • Martelo de borracha;
  • Serra circular;
  • Lápis
  • Pregos sem cabeça.

Tudo isto em mãos? Pois então vamos agora instalar um piso laminado!

Mas antes…

Antes de já começar a instalar seu piso laminado, preferencialmente um dia antes, deixe o piso a temperatura ambiente, sempre na posição horizontal e sobre ma superfície plana. O contrapiso deve sempre estar nivelado e limpo.

Feito isso, agora sim nós podemos começar.

O passo a passo

Instalando um piso laminado

Comece instalando a manta adequada para o seu tipo de contrapiso, conforme falamos sobre isto acima. É importante que você sempre coloque a manta no sentido oposto ao das lâminas, deixando cerca de 1 cm de sobra nos cantos das paredes ou atrás dos rodapés. Utilize a fita adesiva para unir pedaços da manta.

Ao longo da parede, vá colocando os espaçadores, faça isso de modo a deixar um espaço suficiente para a dilatação que o piso sofrerá. Comece instalando as lâminas paralelamente à parede que possui a maior largura do cômodo. É importante que a primeira lâmina fique com o lado de encaixe macho virado sempre para a parede.

Agora vá encaixando lâmina por lâmina aos poucos, mas sempre se atente para que o desenho da madeira fique em sequência. Terminou a fileira? Verifique então se não há a necessidade de ajustar o comprimento da última lâmina. Caso necessário, corte-a com a parte decorativa para baixa, sendo que a parte cortada deverá estar voltada para a parede.

Na hora de começar a segunda fileira, use uma lâmina que esteja cortada pela metade. É necessário que você a coloque em um ângulo de 30º e desça para encaixá-la, vá fazendo desta maneira até o final da instalação.

Agora é hora de usar o martelo de borracha para dar marteladas suaves nas lâminas, de modo que você feche os encaixes. Mas muito cuidado aqui, é necessário que você utilize um bloco batente, e não o martelo diretamente sobre as lâminas.

Terminou de instalar a última fileira? Então pode ser que você precise ajustar a largura da fileira inteira. Caso isso seja realmente necessário, meça e corte cada uma das lâminas com uma serra.

Por último, retire todos os espaçadores e fixe os rodapés nas paredes com a ajuda de cola e de pregos sem cabeça. Vá encaixando cada um dos perfis adequados para cada canto da parede. Agora pronto, você aprendeu a instalar seu piso laminado!

Alguns cuidados na hora da instalação

Na hora que você for instalar o piso laminado é bom ter cuidado com algumas coisas, tal como não se esquecer óculos e luvas para quando for utilizar as ferramentas. Não instale o seu piso laminado em locais muito úmidos tal como saunas, banheiros, cozinhas ou lavanderias, o excesso de umidade não faz bem para ele. Se você puder contar com um par de mãos extras durante a instalação, não recuse!

Colocar protetores de feltro debaixo de móveis pesados pode ajudar a evitar que eles risquem seu piso. Na hora da limpeza, um aspirador de pó ou uma vassoura macia irão lhe ajudar aqui. E é claro que também há Normas que te auxiliam sobre como instalar o piso laminado, confira-as abaixo:

NBR 14833-1 – Revestimento de pisos laminados melamínicos de alta resistência
Parte 1: Requisitos, características, classificações e métodos de ensaio

NBR 14833-2 – Revestimentos de pisos laminados melamínicos de alta resistência
Parte 2: Procedimentos para aplicação e manutenção

Conclusão

Após terminar de ler este artigo agora você já tem uma boa ideia de como instalar um piso laminado, bem como os principais tipos e algumas coisas que você deve se atentar na hora de sua instalação. Esperamos que após esta leitura não tenham sobrado mais dúvidas, mas, caso ainda tenha qualquer dúvida, basta nos perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!

Caso tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando!

Escreva um Comentário