Quer colocar uma telha de cerâmica em sua casa mas não tem ideia de qual a inclinação correta? Pois em problemas, nós te ajudamos nisso!

Saber qual a inclinação correta de uma telha, seja ela de cerâmica ou outro tipo. é muito importante, e acredite, isso pode lhe poupar uma grande dor de cabeça!

Então, se você quer aprender um pouquinho mais sobre como calcular a inclinação ideal, é só vir com a gente que nós te ensinamos tudo o que você precisa saber. Preparado? Pois então vamos lá!

“É importante mesmo que eu saiba a inclinação de minha telha?”

Sim, saber a correta inclinação que seu telhado deve possuir é extremamente importante, e não importa se você irá usar telha de cerâmica ou qualquer outra!

Imagine por exemplo um telhado que deixe acumular água da chuva, o que irá acabar ocasionando em mofo e em goteira em sua casa. Ou então fortes tempestades que simplesmente irão varrer todas as telhas para bem longe, ocasionando até mesmo em acidentes. Não se trata apenas de uma questão estética, mas é também visando sua própria segurança.

Calculando a inclinação de uma telha cerâmica

Nós já mostramos em outro artigo como você pode calcular a inclinação de uma telha de fibrocimento, e também de uma telha sanduíche, e é por isso que aqui neste artigo nós iremos focar exclusivamente na inclinação de uma telha cerâmica. Ou seja, tudo depende exclusivamente do tipo de telha que você estiver usando!

Por que a telha cerâmica? Pois trata-se da telha mais utilizada atualmente, é quase certo que ao menos uma casa em sua rua se utilize deste tipo de telha, por isso iremos focar exclusivamente nela aqui!

Uma vez que você tenha entendido que a inclinação depende do tipo de telha a ser usada, é bom ter em mente que o tamanho da telha também tem influência aqui. Isso pois, quanto maior uma telha, menor será a inclinação do telhado que se utilize desta telha.

E claro, sempre esteja atento também para a unidade de medida que for utilizar em seu cálculo. Acredite, não é raro confusões envolvendo unidades de medida diferentes, então é sempre bom ficar atente a isso também. Vamos focar agora exclusivamente na inclinação da telha cerâmica.

Antes de mais nada, quando falamos de “telha cerâmica” nós automaticamente estamos englobando várias telhas de uma só vez, tais como:

  • Americana;
  • Colonial;
  • Italiana;
  • Romana;
  • Portuguesa;
  • Francesa.

Então, se você está planejando utilizar uma destas telhas, fique ligado. Isso pois, tirando a telha francesa, a telha cerâmica possui uma inclinação mínima de 30%.

“Como assim uma inclinação mínima de 30%?”

Talvez só ao citarmos uma inclinação de 30% não seja muito claro, então vamos lhe ajudar a elucidar melhor. Com isso nós queremos dizer que a cada 1 metro que sua telha estiver na horizontal, você terá de incliná-la em 30 cm na vertical, isso pois 30% de 1 metro = 30 centímetros.

Sem nenhum tipo de segredo aqui, não é mesmo? Mas só por via das dúvidas, confira abaixo uma ilustração esquemática:

Inclinação telha cerâmica
Esquema de uma telha cerâmica com inclinação de 30%

“Então a inclinação mínima de uma telha cerâmica é 30%, e a máxima?”

Inclinações em uma telha cerâmica devem estar sempre entre 30% a 36%, inclinações maiores do que esta podem acarretar em problemas tais como goteiras. E isso quem diz não somos nós, mas sim a própria Norma:

NBR 8039 – Projeto e execução de telhados com telhas cerâmicas tipo francesa – Procedimento

Conclusão

Agora você já tem uma boa noção de qual a inclinação correta para uma telha cerâmica, não é mesmo? Lembrando que é sempre importante estar atento ao tipo de telha que for utilizar para quando for calcular a inclinação, sendo que cada tipo requer uma porcentagem de inclinação diferente. E não, isso não é “cisma”, “exagero” ou “implicância”, é apenas sua segurança, conforto e bem estar sendo colocados a risca aqui!

Ainda sobraram dúvidas quanto a inclinação de uma telha cerâmica? Pois então não se acanhe, basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos pra lhe responder! Agora, caso tenha achado este artigo instrutivo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no caminho!

Escreva um Comentário