Pensando em colocar uma telha de fibrocimento em sua casa mas não faz ideia de qual a melhor inclinação para ela? Pois sem problemas, você veio ao lugar certo!

Aqui neste artigo nós iremos te ajudar a entender a importância de sempre respeitar a inclinação, e qual é a inclinação correta para se utilizar em uma telha de fibrocimento.

É um tema que te interessa? Pois então é só continuar a leitura até o final deste artigo e aproveitar o máximo possível! Vamos lá?

Porque você deve sempre respeitar a inclinação correta

Respeitar a inclinação adequada de uma telha, seja ela de fibrocimento ou qualquer outro material, é de extrema importância, e vai muito além apenas do aspecto estético de sua residência.

Um telhado com uma inclinação incorreta além de acumular água, causar mofo e goteiras em sua casa, também corre o risco de que as telhas acabem “voando ao vento”, o que além de toda a dor de cabeça que irá lhe ocasionar também pode acabar trazendo acidentes graves. A questão aqui vai muito além do design, mas sim de sua própria segurança e a de todos os demais moradores de sua residência.

A telha de fibrocimento

Nós já mostramos em um outro artigo a como calcular a inclinação de uma telha de cerâmica e também a como calcular a inclinação de uma telha sanduíche e por isto neste artigo aqui nós iremos focar na telhas de fibrocimento!

As telhas de fibrocimento perdem apenas para as de cerâmica, do contrário elas estariam facilmente por todos os telhados do país a fora. São telhas feitas com cimento e fibras de amianto, sendo possível encontrá-las em diversos modelos, tamanhos e espessuras.

Uma das principais qualidades de uma telha de fibrocimento é que com ela você tem a chance de vencer vãos sem que para isso necessite de apoios intermediários, o que as torna muito mais versáteis. Com isso você consegue até mesmo um maior espaço interno, além da reduzir custos na estrutura para suporte de seu telhado.

Trata-se de uma telha que é leve, resistente e também esteticamente moderna. Você pode até mesmo encontrá-la na cor cerâmica, caso queira experimentar uma variação de cores em sua residência.

Certo, uma vez que você já esteja familiarizado com a telha de fibrocimento, vamos agora focar em sua correta inclinação.

Calculando a inclinação de uma telha de fibrocimento

A inclinação de uma telha é sempre de acordo com o tipo de telha que você está a utilizar, neste caso, a telha de fibrocimento. Uma regra de ouro aqui, e que pode ser usada para qualquer tipo de telha, é ficar atento com relação ao tamanho da telha. Ou seja, quanto maior for a telha que você está utilizando, então menor será a inclinação necessária para esta telha em específico.

Ah, e claro, é sempre bom lhe lembrarmos a utilizar a unidade de medida correta. Pode parecer besteira, mas um simples erro na unidade de medida trabalhada pode lhe custar uma grana extra, além de uma boa dor de cabeça…

Enquanto a telha cerâmica possui uma inclinação mínima de 30%, a telha de fibrocimento fica com um mínimo de 10%. Isso em partes tem a ver com a regra de ouro que falamos acima, as telhas de fibrocimento costumam ser maiores, por isso sua inclinação é melhor. Entretanto, sua inclinação mínima de 10% diz mais devido a absorção de água que essa telha fornece.

E se estiver com dificuldades de enxergar quanto seria uma inclinação de 10%, pois sabemos que falar de números pode ser um tanto quanto abstrato, então confere só este exemplo que poderá lhe ajudar a entender melhor:

Supondo que você tenha comprado uma telha de fibrocimento com um comprimento de 1,00 m.  Qual será a inclinação desta telha? É só fazer a continha:

10% * 1,00 m = 0,10 m

Então a inclinação desta sua telha de fibrocimento deverá ser de 0,10 metros, ou melhor dizendo, de 10 centímetros. Fácil né? E pra ficar ainda mais fácil, confere só a imagem abaixo:

inclinação telha fibrocimento
Esquema de uma telha de fibrocimento com uma inclinação de 10%

E você pode conferir isso no catálogo da brasilit, a inclinação mínima necessária para telhas de fibrocimento de acordo com suas medidas. E se você está se perguntando qual é a Norma que rege a utilização do telhado de fibrocimento, você pode conferi-lá abaixo:

NBR 7581 – Telha ondulada de fibrocimento

Conclusão

Acredito que agora você já tenha uma boa noção de qual é a inclinação necessária para uma telha de fibrocimento, não é mesmo? Lembrando que você deve sempre estar muito atento ao comprimento da telha, bem como ao tipo de telha que você estiver utilizando. Lembre-se, não é nenhuma implicação, é simplesmente sua segurança e bem estar!

Ainda sobraram dúvidas quanto a inclinação correta da telha de fibrocimento? Pois sem problemas, basta perguntar nos comentários abaixo e estaremos prontos para lhe responder! Mas, se você conseguiu tirar suas dúvidas com este artigo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no percurso!

Escreva um Comentário