Pensando em colocar uma telha sanduíche em seu telhado mas não sabe nada sobre ela e nem mesmo sua inclinação ideal? Calma, não precisa se preocupar, estamos aqui justamente para lhe ajudar com isso!

Aqui neste artigo nós te mostraremos o que é uma telha sanduíche, suas especificações e mais importante ainda, qual a inclinação ideal para esta telha. Esperamos que com isso você saia daqui decidido a usar ou não esta telha.

E então, pronto para conhecer de uma vez por todas sobre a telha sanduíche? Pois então vamos lá!

A telha sanduíche

A telha sanduíche é composta por duas chapas de um material metálico e no meio delas há um isolante, daí o nome de “sanduíche”. E se você estiver procurando por uma telha que seja termoacústica, saiba que a telha sanduíche é a ideal para você, desde que você respeite suas especificações e inclinação.

Este isolante que se encontra como “recheio” da telha deve possuir uma espessura de, no mínimo, 30 mm, o qual pode variar dependendo do do nível de isolamento acústico que você deseja alcançar. Basicamente nós podemos dividir a telha sanduíche em dois tipos:

  • Simples: Trata-se da opção mais barata, onde a parte inferior é feita com uma folha de alumínio e a superior com uma chapa metálica;
  • Dupla: Este é o tipo mais utilizado atualmente, onde tanto a parte inferior quanto a superior são feitas de uma chapa metálica.

Antes de passarmos para a correta inclinação de uma telha sanduíche, que tal analisarmos suas vantagens e desvantagens? Assim você consegue se decidir melhor sobre utilizar ou não este tipo de telha!

Vantagens

As vantagens de uma telha sanduíche são várias, sendo que podemos começar pelo mais obvio, que diz respeito ao seu desempenho acústico e térmico. Essa telha também apresenta uma certa economia de energia para você, uma vez que você estará economizando com ventilador e ar condicionado.

Por não absorver água sua redução da umidade deve ser levada em conta, bem como a diminuição do alastramento de chamas em caso de incêndios. Ela também dispensa a utilização de forro e possui uma manutenção fácil. Ah, o fato dela ser feita sob medida também é um ponto positivo com relação a sua personalização!

Desvantagens

As desvantagens desta telha se dão ao fato de seu custo ser um tanto quanto elevado quando em comparação a demais telhas, que pode variar entre R$ 44,00 a R$ 72,00 o metro quadrado, dependendo de sua região. Além também do fato de sua instalação necessitar de mão de obra especializada.

Agora que você já possui uma boa noção do que é a telha sanduíche, que tal focarmos em sua inclinação?

Calculando a inclinação da telha sanduíche

Para calcular a inclinação de uma telha, a primeira coisa que você deve ter em mente é qual o tipo de telha você irá utilizar. Nós já falamos aqui no Total Construção sobre a inclinação da telha cerâmica e da telha de fibrocimento, e neste artigo de agora focaremos na inclinação da telha sanduíche. Além de se atentar para o tipo de telha, é também importante ficar atento com relação ao seu comprimento, isso pois, quanto maior el for, menor será sua inclinação.

É bom também ficar atento a unidade de medida que você for utilizar na hora de realizar os cálculos. Por mais que isso pareça besteira, um erro assim pode lhe custar caro, além de uma boa dor de cabeça.

A inclinação de uma telha sanduíche deve ser de, no mínimo, 5%, porém o ideal mesmo é que você entre em contato com o fabricante do modelo que você comprou, ele saberá lhe indicar qual a correta inclinação que você deverá utilizar. Para que você tenha uma noção aproximada, no caso de telhas sanduíche trapezoidais a inclinação mínima é de 5%, já para telhas onduladas fica endo de 15%, enquanto o modelo trapezoidal aberto fica com 3%. Por isso é tão importante entrar em contato com a fabricante das telhas que você adquiriu.

Agora vamos lhe ajudar a ter uma noção melhor e mais concreta quando falamos em uma inclinação mínima de 5% para a telha sanduíche. Vamos supor que você compre uma telha sanduíche com 1 metro de comprimento, qual será então a inclinação mínima desta telha?

1,00 m * 5% = 0,05 m = 5 cm

Então, para uma telha sanduíche com 1 metro de comprimento você irá necessitar de uma inclinação de 5 centímetros. Nada muito complicado de se entender, não é mesmo? E talvez fique ainda mais fácil se você der uma olhadinha na ilustração abaixo:

Inclinação telha sanduíche
Esquema de uma telha sanduíche com uma inclinação de 5%

Então, recapitulando:

  • Para telhas trapezoidais, cuja inclinação mínima é de 5%, você terá de subir 5 centímetros em seu telhado para cada metro de largura;
  • Já para telhas onduladas, cuja inclinação mínima é de 15%, você terá de subir 15 centímetros em seu telhado para cada metro de largura;
  • E se formos considerar o modelo trapezoidal aberto, cuja inclinação mínima é de 3%, então você terá de subir 3 centímetros em seu telhado para cada metro de largura.

E se você achou que não lhe passaríamos as Normas que regem a utilização da telha sanduíche, então é bom conferir de novo, pois você pode dar uma olhadinha em todas as Normas que você precisa ter debaixo do braço bem aqui:

NBR 14513 – Telhas de aço revestido de seção ondulada – Requisitos

NBR 14514 – Telhas de aço revestido de seção trapezoidal – Requisitos

Conclusão

Neste artigo nós te mostramos muito mais do que apenas a correta inclinação da telha sanduíche, como também o que ela é e suas vantagens e desvantagens. Se atente principalmente ao fato de que a instalação desta telha deve ser feita por um profissional devidamente capacitado, e acredite, isso é bem importante para que não ajam nenhum tipo de erro aqui. Não tente economizar agora para acabar sofrendo mais a frente!

Ainda restaram dúvidas sobre a telha sanduíche? Pois basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe ajudar! Mas, caso tenha conseguido retirar suas dúvidas com este artigo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no caminho!

Escreva um Comentário