Alguma vez você já olhou para a inclinação do telhado e pensou: “Como será que isto é calculado?”? Já reparou alguma vez que alguns telhados possuem uma inclinação maior (ou menor) do que outros? Não? Pois após ler este texto temos certeza de que isso não vai sair da sua cabeça!

Então, para já matar de vez qualquer dúvida que possa surgir sobre inclinação do telhado, que tal acompanhar este artigo até o final e aprender de uma vez por todas como isso funciona?

Pois então vamos lá!

Por que a inclinação do telhado é importante?

Antes de passarmos para a parte do cálculo, vamos entender o porquê da inclinação do telhado ser algo importante.

Ninguém gosta de um telhado com goteiras, vazamentos, umidade, etc, e tudo isso são problemas causados por uma má inclinação do telhado. E pior, problemas mais graves como curto-circuitos e acidentes mais sérios ocasionados por fortes tempestades, tudo isto está sujeito a acontecer se você não se atentar para a correta inclinação.

O que é importante estar atento na hora de calcular a inclinação

Certo, então talvez a pergunta que venha em sua mente é: “O que define a correta inclinação do telhado?”. E é claro que iremos te ajudar nisso também. Confira abaixo o que você deve levar em consideração na hora de calcular a correta inclinação para seu telhado.

Antes de mais nada o tipo de telha a ser utilizada faz toda a diferença. Uma telha cerâmica e uma de fibrocimento, por exemplo, são diferentes tipos de material que devem ser levado em conta na hora da realização do cálculo.

O tamanho da telha também é algo que deve ser levado em conta. É bom sempre se lembrar dessa dica de ouro: quanto maior for a telha, menor será a inclinação do telhado, e vice-versa.

Ok, essa última dica não vai ser novidade para ninguém (principalmente para os calculistas) mas é sempre bom lembrarmos da importância de ficar atento a unidade de medida. Se está trabalhando com as telhas em centímetros ou em metros (ou em polegadas se você for masoquista), continue assim por todo o cálculo.

Como calcular a inclinação do telhado

Certo, eis que chega a hora de falarmos sério e apresentar realmente o que você quer ver, como o cálculo de inclinação para o telhado é feito!

Antes de mais nada, lembra que nós dissemos que o cálculo depende de alguns fatores, tais como o tipo de telha que você está usando no projeto? Claro que lembra, isto está literalmente escrito alguns parágrafos acima.

Pois então, seguindo esta base, vamos te apresentar o cálculo em duas situações distintas, para a telha cerâmica e a telha de fibrocimento.

Calculando a inclinação para uma telha de cerâmica

A telha cerâmica é a mais utilizada Brasil a fora, então provavelmente é esta que você vai querer prestar uma maior atenção. Para começar, com exceção da telha francesa, todas as demais possuem uma inclinação de 30%.

Certo, e o que isso significa? Isso significa que, para cada 1 metro na horizontal, seu telhado deverá subir 30 centímetros na vertical.

Bem simples, né? Para te ajudar a enxergar isso melhor, dá uma olhadinha no exemplo abaixo:

Telhado com inclinação de 30%

Mais simples do que você imaginou que seria!

Calculando a inclinação para uma telha de fibrocimento

Certo, com a telha cerâmica já explicada e entendida, vamos passar agora para a telha de fibrocimento.

A inclinação para esta telha é menor do que a cerâmica por um simples motivo, o qual já falamos acima, esta telha é maior do que a cerâmica (lembra-se da “dica de ouro” que demos acima?).

A inclinação miníma para este tipo de telha é de 10% (por conta de sua absorção de água, você definitivamente não quer que elas estraguem), ou seja, seguindo a mesma lógica da telha de cerâmica, para cada 1 metro na horizontal seu telhado deverá subir 10 centímetros na vertical.

Telhado com inclinação de 10%

Calculando a inclinação para um telhado já feito

Certo, você agora já tem uma boa noção de como calcular a inclinação para telhas cerâmicas e de fibrocimento, mas e caso o telhado já esteja pronto? Como saber qual sua inclinação?

É mais fácil do que você pensa, e pode ser feito com uma análise simples. Basta que você divida a altura do telhado por seu comprimento (lembrando-se sempre da dica de não misturar a unidade de medidas). Quer um exemplo? Ok.

Vamos supor que seu telhado tenha um comprimento de 8 metros, e uma altura de 93 centímetros, qual a inclinação deste telhado? Vamos calcular:

Comprimento = 8 m

Altura = 93 cm = 0,93 m

0,93/8 = 0,116 = 11,6%

Ou seja, a inclinação deste telhado é de 11,6%

Calculando a altura da cumeeira

Certo, agora nesse caso vamos supor que tenhamos todos os dados, mas queremos saber qual será a altura da cumeeira. Também é bem fácil de calcular, mas vamos te ajudar com a continha.

Vamos lá, para esse exemplo nós estaremos considerando um comprimento de 8 metros para todo o telhado, e isso já levando em conta as duas águas. A inclinação aqui será de 30%, sendo que esta inclinação foi previamente indicada pelo próprio fabricante das telhas que adquirimos, ou seja, temos de segui-lá.

Uma dica aqui é que, quando dizemos que o comprimento total será de 8 metros já considerando as duas águas, cada água terá 4 metros, pois a cumeeira sempre se encontra exatamente no meio. Analise a figura abaixo.

Nesta foto é fácil entendermos o porque da cumeeira valer 120 cm. Pois, se a cada 1 metro nossa inclinação sobre 30 cm, então em 4 metros nós iremos subir um total de 4 x 30 cm = 120 cm.

Bem simples também, não é mesmo?

Não quer ficar fazendo cálculos? Sem problemas!

Os cálculos de inclinação de telhado são bastante simples de se executar, mas nem todo mundo é fã de ficar fazendo este tipo de conta, e talvez você se encaixe nessa categoria. Então, pensando justamente em você, aqui vão duas coisinhas que poderão te ajudar bastante com este cálculo sem que para isso você precise pegar papel e caneta:

1 – Tabela de inclinação de telhas

Abaixo você pode conferir uma tabelinha que dita a inclinação das principais telhas existentes no mercado:

Tabela de inclinação de telhas

Mas atenção, esses são apenas valores aproximados. O ideal aqui é que você consulte sempre a especificação do fabricante na hora do cálculo.

2 – Calculadora online para altura e inclinação mínima do telhado

E aqui, para te ajudar mais ainda, nós te apresentamos uma calculadora online que irá realizar par você o cálculo de atura do telhado e definir qual deverá ser sua inclinação mínima. Acima você pôde ver como a inclinação é feita, então agora você consegue calcular a correta altura que seu telhado deve possuir, bem como a sua inclinação mínima.

Para tal basta você entrar com dados como: o comprimento do telhado, o tipo de telha que você irá utilizar e a inclinação que você escolheu por utilizar. Após entrar com os dados a calculadora irá lhe retornar a altura ideal para seu telhado, bem como a inclinação mínima que você poderá utilizar, bastante atenção aqui para não acabar escolhendo uma inclinação abaixo da mínima requerida, pois isso pode lhe dar problemas futuros.

Não tenha medo de usar e abusar da calculadora e testá-la para as mais variadas situações!

Inclinação de Telhados

Informações da inclinação

Verifique se o fabricante das telhas, indicam a inclinação mínima
Inclinação mínima de (%)
0
A altura do telhado será de (metros)
0

Conclusão

Certo, agora você já sabe como a inclinação do telhado é feita, e aposto que é mais fácil do que você imaginava.

Esteja sempre atento para a especificação do fabricante (algo de extrema importância), para o comprimento das telhas e, é claro, para a unidade de medida. Não há nada pior do que realizar todo o cálculo para só no final notar que você misturou as unidades de medida.

Escreva um Comentário