Não é possível que exista quem goste de realizar tarefas domésticas, mas a verdade é que de um jeito ou de outro, todo mundo tem que fazer em algum momento da vida. Mesmo que você não tolere ou costuma enrolar, uma ou outra tarefa é necessária no andamento do lar. Mas o segredo do sucesso com as tarefas domésticas é fazer o planejamento adequado para economizar tempo e efetuar tudo com eficiência.

De acordo com um estudo realizado por professores da Universidade Federal Fluminense, as mulheres costumam gastar em média 26 horas e 20 minutos semanais para realizar suas tarefas domésticas e colocar tudo em ordem em casa.

Além disso, as recentes mudanças nas leis de contratação de empregados domésticos nos mostram que a tendência é estes afazeres ocuparem ainda mais tempo na rotina diária dos brasileiros.

No entanto, mesmo com a falta de tempo no dia a dia e ainda trabalhando fora, isso não significa que a sua casa estará sujeita à bagunça. Muito pelo contrário, pois é possível manter tudo em ordem apenas com um pouco de planejamento.

Na verdade, para que a casa se mantenha organizada e seja bem administrada, a criação de uma rotina de limpeza é essencial. Para isso, é preciso estabelecer uma ordem para saber quais tarefas, quando e como elas devem ser feitas. Afinal, todo ambiente precisa ser limpo e organizado com regularidade.

Então, saiba abaixo como planejar uma rotina de limpeza e organização da casa, criando um cronograma de tarefas domésticas, dividindo tudo o que precisa ser feito no dia e no tempo certo, e entre todas as pessoas da casa. Por que todo mundo tem que colaborar!

Confira!

Afinal, por onde começar?

tarefas dome'sticas: mulher com pilha de roupa para passar
para organizar as tarefas domésticas comece com uma lista de tudo que deve ser feito.

A primeira atitude a tomar para organizar uma rotina de limpeza na sua casa é elaborar uma lista com tudo o que precisa ser feito e estimar o tempo que você irá gastar em cada uma das tarefas.

Com essas informações fica mais fácil montar um cronograma distribuindo todas as tarefas nos dias da semana e do mês. Depois, basta colocar tudo em prática!

Na verdade, a distribuição de tarefas organizada dessa forma é bem mais eficiente que se matar para fazer uma faxina completa em um único dia.

Quando estabelecemos as rotinas tudo fica mais organizado e você não se sente atribulada. A ideia vem de um sistema americano criado para ajudar na limpeza da casa chamado “Fly Lady”, que tem como um dos seus princípios básicos a criação deste tipo de roteiro. Ele se mostrou tão eficiente que tem sido seguido por mulheres do mundo todo.

No entanto, ao elaborar o cronograma, você precisa considerar também a periodicidade de cada uma das tarefas domésticas listadas. Ou seja, se elas precisam ser feitas todos os dias, por semana ou por mês, por exemplo. Além disso, vá fazendo todas as modificações necessárias no cronograma, conforme o tamanho e as necessidades da sua família.

Quais as tarefas necessárias e suas periodicidades?

Dependendo da rotina de quem mora na sua casa, algumas tarefas domésticas deverão ser ser realizadas todos os dias – como cozinhar, lavar a louça e arrumar a cama. Mas se você conseguir incluir outras menos periódicas na rotina diária, como tirar o lixo e limpar o vaso sanitário, por exemplo, isso vai te ajudar a poupar tempo a longo prazo.

Isso porque alguns afazeres simples vão acabar tomando cada vez menos tempo se forem feitos com regularidade. O resto das tarefas domésticas mais complexas podem ser distribuídas ao longo da semana, de acordo com o tempo que elas levam para ser feitas e do seu tempo disponível naquele dia.

Na rotina semanal, as tarefas podem ser reordenadas conforme a necessidade, sendo que o roteiro serve até para orientar diaristas e empregadas domésticas sobre o que precisa ser feito naquela semana.

Todos na casa devem colaborar!

criança ajudando mãe na tarefa doméstica
Todos em casa podem ajudar nas tarefas domésticas.

À não ser que você more sozinho, todos que vivem na casa devem colaborar para manter a casa organizada, limpa e arrumada. Não importa se você mora com amigos ou a sua família, todos devem realizar alguma tarefa e evitar fazer bagunça.

Em 2017, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), demonstrou que as mulheres costumam gastar 20,9 horas por semana com tarefas domésticas e cuidados com outras pessoas da casa, como crianças e idosos. Enquanto os homens, apenas 10,8 horas por semana.

A mesma pesquisa revelou que enquanto 91,7% das mulheres realizam tarefas domésticas, essa taxa entre os homens é de apenas 76,4%. No entanto, essas mesmas mulheres tem ganhado maior espaço no mercado de trabalho e também não dispõe de muito tempo para realizar todas essas tarefas sozinhas.

Portanto, é fundamental ajudar para que essas estatísticas mudem, equilibrando de forma mais justa entre todos na casa a realização das atividades domésticas.

Como listar as tarefas domésticas

tarefas domésticas: pai e filhos lavando louça
As responsabilidades de cada tarefa doméstica devem ser distribuídas entre todos na casa.

Para começar a montar o cronograma é preciso fazer a lista com todas as atividades domésticas que precisam ser feitas, desde as tarefas diárias, como também varrer os cômodos, limpar o quintal ou a garagem, assim como limpeza de janelas, tapetes e cortinas.

A cada tarefa doméstica, descreva tudo o que for necessário para a sua execução e a maneira como elas devem ser feitas, preenchendo também o dia da semana de cada uma.

Esse planejamento será importante para estabelecer a rotina na manutenção da casa, evitar a repetição das tarefas ou deixar que alguma coisa seja esquecida. Veja como listar as tarefas domésticas abaixo:

  • Organize a limpeza por cômodo ou tipo de limpeza;
  • Se você possui um faxineiro(a), organize a lista de forma que a pessoa se concentre na limpeza e não na arrumação da sua bagunça;
  • Faça um cronograma estratégico, como por exemplo, trocar a roupa de cama no dia da lavagem; organizar e limpar os armários e geladeira antes de ir ao supermercado, etc;
  • Crie um cronograma separado de áreas e itens da casa que costumam ser limpos com menos frequência, como os lustres, ventiladores, armários, guarda-roupas, janelas, filtros e caixa d’água.

Não se esqueça também de outros fatores de manutenção importantes, mas de menor periodicidade. Dessa forma, você manterá um período específico para que tudo seja feito no prazo e mantido da forma correta. Como por exemplo:

  • Limpeza e higienização de carpetes e estofados;
  • Limpeza profissional do ar condicionado;
  • Dedetização;
  • Limpeza das calhas e telhado;
  • Manutenção de torneiras e descargas;
  • Hidratação de móveis em couro e impermeabilização de estofados.

Divida as responsabilidades entre todos

Agora que você já tem a lista de tarefas domésticas toda planejada com cada atividade, divida as responsabilidades entre todos os moradores. Isso porque todos devem entender que a participação na arrumação é fundamental para não espalhar a bagunça.

No caso das crianças, pequenas ou maiores, tente estabelecer pequenas regras que facilitem o seu dia a dia, como as seguintes, por exemplo:

  • Quando abrir, feche (gavetas, armários, portas, etc);
  • Quando tirar algo do lugar, coloque de volta;
  • Quando trocar de roupa, coloque as peças sujas no cesto e as limpas no armário/gavetas, dobradas;
  • Se sujar a louça, lave para não acumular na pia;
  • Depois do banho, estique as toalhas para secar;
  • Tirou os sapatos, coloque-os no canto e leve para o quarto na hora de dormir;
  • Casacos sempre pendurados;
  • Quando acordar, estique a cama.

Quando as tarefas domésticas são divididas entre todos e cada um tem a sua responsabilidade dentro da casa, fica mais fácil manter tudo organizado. Além disso, todo mundo pode contribuir de acordo com as suas habilidades e ninguém fica sobrecarregado.

Tarefas domésticas por idade

criança ajudando mãe nas tarefas domésticas
Os pequenos podem ajudar nas tarefas domésticas de acordo com suas habilidades.

Procure dividir as responsabilidades das crianças de acordo com a idade deles e cada fase de desenvolvimento deles, para já criar um senso de responsabilidade. As crianças a partir dos 5 anos já podem ajudar em casa. Assim, eles já vão aprendendo a manter bons hábitos de organização e entender a noção de coletividade e boa convivência com as pessoas.

Entre as tarefas domésticas mais comuns que as crianças já podem fazer estão:

2 e 3 anos

  • Organizar seus próprios brinquedos;
  • Tirar a roupa suja e colocar no cesto;
  • Limpar as migalhas que deixar cair no chão ou sobre a mesa, quando estiver comendo.

4 e 5 anos

  • Ajudar a arrumar a cama;
  • Ajudar a colocar e retirar a mesa;
  • Ajudar a tirar o pó (uma meia velha nas mãos, em vez do pano fica divertido).

6 a 8 anos

  • Regar as plantas;
  • Organizar e dobrar as próprias roupas;
  • Varrer o quarto e organizar os brinquedos.

9 a 12 anos

  • Arrumar a cama;
  • Colocar comida para os animais de estimação;
  • Recolher o lixo e colocar para fora.

Defina os prazos para as tarefas domésticas

Quando definimos os prazos para as tarefas domésticas, você consegue otimizar o seu dia e ganha tempo para fazer outras coisas e ainda investir em você. Por isso, é fundamental organizar o tempo, definindo prazos para que as atividades sejam concluídas. É fácil fazer isso depois que você definir o que é prioridade e o que deve ser feito primeiro.

Administre esses prazos de forma que a limpeza de um cômodo, por exemplo, não interfira nos outros ambientes já arrumados. Depois, estabeleça um período para realizar essas tarefas. Se for preciso, vá ajustando e adaptando esses prazos de acordo com as necessidades das tarefas.

Cronograma semanal

casal dividindo as tarefas domésticas
O cronograma semanal deve conter as tarefas domésticas de maior periodicidade.

Como existem tarefas domésticas que devem ser feitas diariamente, há também aquelas que podem ser realizadas semanalmente, para que voc6e possa dividir melhor o seu tempo e não sobrecarregar um único dia com muitas tarefas. Veja um exemplo abaixo de cronograma semanal:

Segunda-feira

  • Trocar roupas de cama
  • Trocar toalhas de rosto dos banheiros
  • Colocar as roupas para lavar
  • Tirar o lixo para fora
  • Separar as contas semanais para pagar

Terça-feira

  • Limpar as salas (varrer, aspirar, tirar pó)
  • Limpar os banheiros
  • Tirar o pó dos móveis
  • Limpar eletrodomésticos (forno e o interior do micro-ondas)

Quarta-feira

  • Limpar os quartos (varrer, aspirar, tirar pó)
  • Lavar/limpar a cozinha (chão, azulejos, fogão, pia)
  • Limpar vidros e janelas
  • Trocar as toalhas de banho
  • Colocar roupa para lavar
  • Cuidar de plantas internas e/ou jardim

Quinta-feira

  • Sacudir os tapetes e bater os capachos
  • Organizar os armários da cozinha
  • Limpar o interior da geladeira
  • Tirar o lixo para fora

Sexta-feira

  • Lavar azulejos e box do banheiro
  • Limpar espelhos
  • Tirar o pó dos móveis e aspirar a casa
  • Ir ao supermercado

Sábado

  • Varrer os cômodos que precisarem
  • Colocar roupa para lavar
  • Tirar o lixo para fora

Domingo

  • Definir cardápio semanal
  • Fazer lista de compras
  • Organizar a cozinha

Atenção: O cronograma semanal pode ser alterado conforme a necessidade de cada um, só fique atento no caso da limpeza de geladeira e armários, que devem ser feitos um dia antes da ida ao supermercado. Da mesma forma, o cardápio da semana deve ser concluído antes de ir às compras.

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Cronograma mensal

mulher encerando o piso
O cronograma mensal pode conter tarefas domésticas menos frequentes.

Como também há outras tarefas que não são tão corriqueiras, mas que precisam ser realizadas de tempos em tempos, para que tudo tenha uma boa manutenção, você pode incluí-las em um cronograma mensal e até semestral, como o exemplo abaixo:

Tarefas domésticas a cada mês:

  • Esvazie e limpe os armários da cozinha, principalmente a gaveta de talheres
  • Esvazie e lave os potes de mantimentos
  • Lave as velas do filtro d’água
  • Vire os colchões das camas
  • Lave as cortinas e tapetes leves
  • Organize armários de roupas e gavetas
  • Limpe interruptores, lustres, paredes e teto

Tarefas domésticas a cada 6 meses:

  • Lave as cortinas e tapetes mais pesados
  • Lave ou troque o filtro do ar condicionado e exaustor
  • Aplique vaselina, silicone ou cera de abelha nos móveis de couro natural
  • Passe removedor de cera no piso de madeira
  • Limpe e higienize os ralos e sifões das pias

Tarefas domésticas a cada 1 ano:

  • Dedetize a casa
  • Regule ou troque as válvulas de descarga e torneiras
  • Limpe as calhas do telhado e coloque telhas no lugar
  • Agende a limpeza da caixa d’água.

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Pronto! Com um planejamento bem feito e uma rotina estabelecida vai ficar mais fácil manter a casa limpa e sempre organizada, sem se sentir sobrecarregada. Lógico que toda mudança de hábito leva um tempo até que todos se acostumem definitivamente com o cronograma de limpeza estabelecido.

Normalmente, as pessoas costumam levar em média 21 dias para se acostumar com qualquer tipo de mudança, principalmente em uma rotina. Mas o planejamento eficiente dos afazeres domésticos otimiza a realização das atividades, exigindo menos do seu tempo e ainda permite delegar tarefas, à não ser que você more sozinha.

Economizando tempo e energia com as tarefas domésticas, todos terão mais disposição para desempenhar outras atividades que realmente gostem e dão prazer.

Essas foram apenas algumas sugestões, fique a vontade para fazer os ajustes que precisar, de acordo com as necessidades da sua casa e habilidade de todos. Boa sorte!

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