Você sabia que, assim como para limpar colchão, existe também mistura para limpar sofá? O sofá é uma das peças de mobiliário mais importantes e usadas em qualquer residência.

Depois da cama, talvez seja o segundo móvel em que passamos a maior parte do nosso tempo quando estamos em casa, seja para assistir à TV, ler um livro ou até tirar aquela soneca. Para quem não tem espaço sobrando em casa, muitas vezes serve até de cama para os hóspedes.

Assim, por ser muito utilizado, é comum que ele tenha que ser higienizado e limpo uma vez ou outra. Isso porque além das eventuais sujeiras do dia a dia, como poeira, o próprio suor e até pelos de animais de estimação, ninguém está livre de acontecer pequenos acidentes, como derramar líquidos ou restos de comida.

Para manter a sua limpeza em dia, uma mistura para limpar sofá, mesmo que caseira, pode ajudar já que são mais naturais e não apresentam maiores riscos de contaminação à saúde em comparação com os produtos químicos industriais disponíveis no mercado. Além disso, essas receitas costumam ser simples e práticas, além de utilizar ingredientes baratos e de fácil acesso.

Quer aprender como fazer mistura para limpar sofá em casa, com técnicas de limpeza simples e práticas, porém muito eficientes em vários tipos de tecido? Então, confira abaixo!

Por que limpar o sofá?

A mistura para limpar sofa pode ajudar a evitar doenças e manter a sua casa agradável.
A mistura para limpar sofa pode ajudar a evitar doenças e manter a sua casa agradável.

Todo mundo saber que manter a casa sempre limpa é fundamental para o bem estar e o conforto de todos que vivem no lar. E a limpeza inclui todos os móveis, mesmo que eles não aparentem estar sujos.

O tecido do sofá, por exemplo, pode estar escondendo microrganismos nocivos à saúde, capazes de provocar doenças e alergias, principalmente respiratórias. Por isso, criar uma rotina de higienização para que os cômodos fiquem livres de poeira, fungos, bactérias, resíduos e até pelos de animais é essencial para garantir um ambiente agradável e seguro.

Para isso, bastam alguns truques e receitinhas de mistura para limpar sofá e você terá a casa e os móveis sempre limpos. Listamos abaixo 5 motivos para higienizar a sua casa e manter todos os ambientes livres de sujeiras.

Evitar problemas respiratórios

O acúmulo de poeira e outros resíduos contribui para o desencadeamento de problemas respiratórios, como a bronquite e a asma. Embora a doença tenha fatores genéticos, o contato com elementos alergênicos pode agravar o quadro e provocar crises.

Evitar doenças alérgicas

Outro problema que pode ser evitado com a limpeza do sofá é a rinite alérgica, que causa irritação nos olhos, boca, nariz e garganta, coriza, espirros, coceiras, olhos lacrimejantes, obstrução nasal, rouquidão, tosse, olhos inchados e até dor de garganta.

Alguns desses sintomas se apresentam imediatamente após o contato com a poeira e outros elementos alergênicos ou podem demorar mais tempo e persistir por horas ou até dias. Os principais causadores de rinite alérgica são: pólen das plantas; bactérias; pelos de animais; poeira; fumaça de cigarro; spray de cosméticos, como desodorantes e fixadores; ácaros; e fungos. Sendo que todos eles podem ficar impregnados nos tecidos dos móveis ou pela casa.

Evitar o acúmulo de ácaros

A limpeza é determinante para impedir o desenvolvimento de ácaros, que se desenvolvem em locais úmidos, como o colchão e o sofá. Eles se alimentam de restos de células mortas da pele humana e de animais.

Eles também são responsáveis por uma série de doenças: a rinite alérgica, asma; escabiose (sarna); a dermatite atópica e conjuntivite, entre outras coisas.

Prolongar a vida útil dos móveis

Além de proteger a família e os moradores da residência de bactérias, fungos e doenças, uma boa mistura para limpar sofá é capaz de prolongar a vida útil dos móveis. Isso porque um estofado sempre limpo e bem cuidado vai durar e manter a aparência de novo por mais tempo.

Manter o ambiente mais agradável

Todo mundo concorda que uma casa limpa proporciona uma sensação de conforto e bem estar muito maior. O cheirinho de limpeza já remete ao cérebro sentimentos de aconchego e relaxamento, que vão trazer felicidade ao passar o tempo em casa.

Assim, a limpeza como manutenção da casa quando feita da forma adequada, usando os produtos corretos, mesmo que uma mistura para limpar sofá simples, vai proporcionar um ambiente bem mais acolhedor e agradável a todos no lar.

Tipos de sofás

Existe uma mistura para impar sofá para cada tipo de revestimento.
Existe uma mistura para impar sofá para cada tipo de revestimento.

Para que a mistura para limpar sofá seja eficiente e proporcione uma limpeza mais adequada, sem danificar a mobília, é preciso identificar o material de revestimento do sofá, para evitar correr o risco estragar ou manchar. Dentre os principais tipos de tecido para revestimento de sofá temos:

  • Suede;
  • Chanille;
  • Linho;
  • Veludo;
  • Microfibra;
  • Vinil;
  • Couro;
  • Carmurça, entre outros.

Para identificar exatamente qual é o tipo de tecido que reveste o seu sofá, basta conferir na etiqueta da peça para ter certeza de qual material ele é feito. Agora é só preparar a sua mistura para limpar sofá ideal, de acordo com o material de sua fabricação.

Leia mais: Como limpar sofá: camurça, suede, veludo, etc

Tipos de limpeza e formas para limpar sofá

Para cada tipo de limpeza há uma msitura de limpar sofá mais adequada.
Para cada tipo de limpeza há uma msitura de limpar sofá mais adequada.

A etiqueta também pode trazer informações sobre como realizar a limpeza e quais os materiais que você vai poder usar. Dentre os principais tipos de limpeza utilizados em sofás temos podemos citar a limpeza ou lavagem à seco normal, tradicional úmida ou à seco profissional.

Além disso, a etiqueta vai poder dizer se o tecido pode ou não lavar com água quente, morna ou fria, além dos ingredientes que poderão ser usados. Como por exemplo, apenas sabão neutro, detergente, etc.

Dentre os ingredientes mais utilizados para criar mistura para lavar sofá temos: vinagre com água morna, excelente para remover manchas; água e detergente neutro; bicarbonato e amaciante e álcool.

Leia mais: Como Limpar Sofá de Tecido? Conheça 04 Segredos!

Mistura para limpar sofá com vinagre e água morna

A mistura para limpar sofá com vinagre e água morna é ótima para sofás de linho, veludo e de outros tecidos em geral. Basta misturar um litro de água morna com ¼ de vinagre branco ou de maçã e passar sobre o tecido.

Além de remover as sujeiras comuns do dia a dia, essa mistura também remove manchas, basta utilizar uma esponja macia para ajudar nas manchas mais difíceis.

Mistura para limpar sofá com vinagre e bicarbonato

Se o sofá estiver muito encardido, o bicarbonato misturado ao vinagre de maçã ou branco também é bastante eficiente. Basta misturar em uma vasilha ½ copo de vinagre branco ou de maçã com 1 litro de água e 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio.

O bicarbonato vai reagir e borbulhar, mas não se preocupe que é assim mesmo. Depois transfira a mistura para para limpar sofá para um borrifador e aplique a solução sobre a sujeira, esfregando com uma escova de cerdas macias.

Depois, retire o excesso com um pano limpo e utilize outro pano seco para remover toda a umidade restante. Por fim, deixe secar completamente antes de voltar a usar. Essa solução pode ser guardada por até 2 meses.

Mistura para limpar o sofá com bicarbonato e amaciante

Se o intuito for remover também o mau cheiro do sofá, a mistura de bicarbonato com amaciante de roupas, álcool e vinagre. Ela é excelente para remover o cheiro de animais de estimação, bebida ou alimentos.

Além disso, ela pode ser até mesmo em móveis que pedem lavagem a seco, devido a rápida evaporação do álcool. O vinagre vai manter as cores do tecido mais vivas, enquanto o bicarbonato age contra a sujeira e o amaciante deixa o estofado cheiroso e macio.

Para a mistura para limpar sofá, basta colocar em um borrifador 1 litro de água, ¼ de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante de sua preferência.

Em seguida, espirre poucas quantidades de uma distância maior do sofá e esfregue levemente com um pano limpo e aguarde secar completamente.

Leia mais: Como Tirar Cheiro de Xixi do Sofá (cachorro, gato e humano)

Mistura para limpar sofá com álcool

A mistura para limpar sofá apenas com álcool também pode ajudar na limpeza, principalmente se etiqueta do móvel disser que ele deve ser limpo seco. Para limpar, coloque o álcool em um borrifador e dê leves borrifadas no móvel, sempre a uma distância maior do tecido e esfregue rapidamente com um pano.

Mistura para limpar sofá com água e detergente

A mistura para limpar sofá com água (em temperatura normal) e detergente neutro é indicada para sofás de couro ou courino e até mesmo de napa. Mas cuidado para não abusar da quantidade no pano para não umedecer demais o tecido.

Neste caso, não utilize esponjas e escovas. Além disso, procure aplicar produtos que ajudam o couro a se manter firme e sem rachaduras, sempre que fizer uma limpeza mais pesada nele.

Limpeza do sofá com aspirador de pó

Além da mistura para limpar sofá, o aspirador de pó também costuma ser um grande aliado na limpeza de qualquer tecido, mas principalmente os que exigem uma lavagem a seco. Ele ajuda a remover a poeira e as sujeiras do dia a dia e pode ser passado várias vezes por semana, a fim de evitar o acúmulo de sujeira.

Leia mais: Como limpar o sofá a seco?

Dicas para manter seu sofá sempre limpo

Além de usar a mistura para limpar sofá, tome cuidado para não deixar a mancha ali por muito tempo.
Além de usar a mistura para limpar sofá, tome cuidado para não deixar a mancha ali por muito tempo.

Além das receitas de mistura para limpar sofá, para mantê-lo sempre com cara de novo é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, nunca deixe que as manchas permaneçam ali por muito tempo.

Assim que sujar ou derrubar alguma coisa, remova a sujeira ou seque o líquido imediatamente com a ajuda de um papel toalha, sem esfregar. Tente deixar que o papel toalha absorva toda o conteúdo e em seguida, passe álcool ou uma das misturas acima. A mais comum é de detergente líquido incolor com água.

Já para se livrar dos pelos de animais que ficam grudados no tecido, utilize o aspirador de pó ou um pano levemente umedecido. E caso o seu sofá precise de limpeza a seco, invista em um higienizador a vapor para uma limpeza mais profunda.

Outras dicas importantes para manter o sofá sempre limpo é ter o bom senso e educação de evitar comer e beber enquanto estiver sentado nele, não colocar os pés e calçados sujos em cima dele, usar capas protetoras e ensinar seus animais de estimação a não subirem no sofá.

Quer aprender como fazer? Veja alguns vídeos abaixo na prática:


Vantagens de uma limpeza profissional

Além de usar a mistura para limpar sofá no seu dia dia, de vez em quando, ou até mesmo uma vez ao ano é bacana contratar uma empresa profissional de limpeza para garantir uma higienização mais adequada.

Isso porque essas empresas especializadas contam com profissionais treinados para fazer esse tipo de serviço, garantindo uma limpeza completa, até nos cantinhos mais difíceis.

Além disso, o profissional também utiliza os produtos adequados para cada tecido, te livrando dos riscos de usar algo errado, danificar o móvel ou a sua saúde.

Bem, agora você já sabe como usar a mistura para limpar sofá de acordo com o seu tecido, vai poder manter uma rotina de limpeza mais eficiente e adequada, garantindo o bem estar de todos emc asa. Experimente!

Escreva um Comentário