Com o passar do tempo, os móveis da casa, principalmente os estofados, como o sofá e os colchões, acabam acumulando sujeira e adquirindo um mau cheiro, seja pelo uso constante ou por “pequenos acidentes”, como derramamento de bebidas, suor e até xixi, caso você tenha animais de estimação em casa ou criança pequena. Mas você sabia que é possível aprender como tirar cheiro de xixi do sofá e colchões facilmente, além de eliminar outros odores?

O mau cheiro nos estofados pode causar vários incômodos, principalmente se você costuma receber visitas ou hóspedes em casa. Mas, não é só isso. Dependendo das causas desse mau cheiro, isso pode representar até problemas de saúde no futuro.

Resto de bebidas ou alimentos derramados e urina de animais de estimação, ou até de crianças e idosos costumam ficar impregnados nos tecidos, dificultando a limpeza mais profunda. Com isso, fungos e bactérias podem se proliferar no ambiente e causar uma série de doenças de pele, alergias ou até problemas respiratórios, em casos mais graves ou pessoas mais sensíveis.

Portanto, saber como tirar cheiro de xixi do sofá, colchão ou outros estofados, assim como outros mau cheiros pela casa, é fundamental para manter a sua saúde em dia e a devida limpeza do local onde você mora.

Preparamos então, um guia abaixo com dicas e receitas de como tirar cheiro de xixi do sofá e colchões, para que você consiga manter os seus móveis sempre limpinhos e cheirosos. Confira!

Principais causas do mau cheiro em estofados

É possivel aprender como tirar cheiro de xixi do sofá e de outros locais com receitas caseiras simples e rápidas.
É possivel aprender como tirar cheiro de xixi do sofá e de outros locais com receitas caseiras simples e rápidas.

É muito comum que o estofados, seja do sofá, poltronas, cadeiras e até do colchão, acumule sujeiras e adquira um odor desagradável característico pelo uso frequente. O mesmo acontece com o carpete e tapetes da casa. Isso porque, os tecidos e as fibras que revestem os estofados, carpetes e tapetes absorvem resíduos e umidade, imprimindo o mau cheiro no ar, para o resto da casa.

No entanto, isso acaba se tornando uma situação bastante desconfortável, já que a sala e o quarto são locais aconchegantes, onde ficamos para relaxar, descansar e receber visitas ou hóspedes. Apesar de ser possível eliminar esse problema e prolongar a vida útil desses estofados, é preciso primeiro identificar as causas do mau cheiro.

Na maioria dos casos, o mau cheiro pode ser resultado de:

  • Acúmulo de sujeira e resíduos (suor);
  • Umidade relativa do ar;
  • Restos de alimentos e bebidas derramados;
  • Urina de animais de estimação, crianças pequenas ou idosos;
  • Pelos de animais ou apenas o contato deles com o móvel.

Ao identificar as causas do mau cheiro dos estofados, é possível eliminá-lo com mais facilidade com receitas de limpeza específicas. Se o problema for urina de pet ou humana, saiba como tirar cheiro de xixi do sofá e colchões nos próximos tópicos abaixo e se livrar desse mau cheiro para que ele não volte mais a incomodar.

Como tirar cheiro de xixi do sofá e colchão

Dá pra aprender como tirar cheiro de xixi do sofá e do colchão de forma fácil.
Dá pra aprender como tirar cheiro de xixi do sofá e do colchão de forma fácil.

No caso de cheiro de urina, seja humana ou de animais de estimação, como gato ou cachorro. Limpar o estofado o quanto antes, enquanto ainda está molhado, é fundamental para que o excesso não atinja as camadas mais profundas do móvel.

No caso dos animais, é ainda essencial para que ele não identifique o local para voltar a fazer xixi nele, já que o cheiro costuma atraí-lo. Quanto mais tempo você demorar para limpar, mais impregnado e mais forte ficará o mau cheiro, podendo até manchar.

Portanto, a dica é limpar enquanto a mancha não está seca, seguindo os seguintes passos abaixo:

  • Com um papel toalha ou pano limpo, retire o excesso de urina do local, tomando cuidado para não apertar muito e empurrar ainda mais o líquido para dentro do estofado. Deixe que a toalha absorva a urina.
  • Caso a urina já estiver seca, derrame um pouco de água fria no local e repita o mesmo processo para absorver a água.
  • Utilize misturas caseiras que levam álcool, vinagre de maçã branco, água oxigenada e bicarbonato de sódio.
  • Outra opção é utilizar produtos que eliminam odores de tecidos, vendidos em mercados e lojas de produtos de limpeza. No entanto, a maioria deixa apenas um odor mais agradável, e não removem a sujeira e manchas, apenas mascaram o mau cheiro, como solução temporária.
  • Produtos de limpeza, como os removedores de odor enzimáticos, quebram as moléculas da urina e do odor, além de conter agentes as bactérias e fungos. As melhores opções removem urina de animais de estimação, mas também servem para eliminar urina humana.
  • Uma última opção é chamar uma empresa que faça limpeza e higienização profissional.

Como tirar cheiro de urina de cachorro do sofá

É normal que os animais de estimação sejam considerados membros da família, e assim, compartilharem os mesmos espaços que nós da casa. Às vezes, muitos são permitidos subir no sofá e até nas camas.

O problema é que o cheiro e os pelos do animal também ficam impregnados nos móveis, carpetes e tapetes. Embora o cachorro seja limpo e tome banhos frequentes, ele é um animal que possui seu cheiro característico, diferente de nós humanos.

Além disso, acidentes também podem ocorrer, pois eles nem sempre se comportam de forma apropriada. Como por exemplo, urinar no sofá, nas camas, carpetes e tapetes da casa, deixando que o mau cheiro se instale. Para resolver o problema, utilize a seguinte receita que ensina como tirar cheiro de xixi do sofá. Ela serve tanto para urina de cachorro, como de gato ou humanos.

Para a receita, misture 1 colher de bicarbonato de sódio com ½ copo de vinagre de maçã em 1 litro de água. Em seguida, coloque em um borrifador ou umedeça um pano limpo e macio, sem encharcar, passando sobre o local. Repita o processo pelo menos duas vezes, deixando que o local respire e seque livremente.

Asista ao vídeo abaixo:

Como tirar mancha de urina de cachorro do tapete

É possível tirar mancha de urina de cachorro do tapete e o cheiro de xixi do sofá com uma solução caseira e natural com essência de laranja. Para a receita, basta misturar em um borrifador, 150 ml de água oxigenada, 1 colher de chá de vinagre, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/2 colher de chá de detergente líquido com cheiro de laranja ou 3 gotas de óleo essencial de laranja.

Antes de aplicar no local, agite o frasco para misturar bem os ingredientes e, em seguida, borrife a solução na área afetada até umedecer bastante, depois deixando secar totalmente.

Depois de secar, a solução vira pó, sendo possível aspirar com o aspirador de pó para retirá-la. Caso o odor persistir, repita o processo até que ele desapareça por completo.

Como tirar urina de gato do colchão

É fácil aprender como tirar cheiro de xixi do sofá e do colchão.
É fácil aprender como tirar cheiro de xixi do sofá e do colchão.

As receitas que ensinam como tirar cheiro de xixi do sofá são as mesmas que podem ser utilizadas para limpar o colchão. Basta você utilizar uma mistura simples de vinagre branco (250 ml) com um litro de água morna, em seguida passar sobre o colchão com um pano limpo.

Você pode fazer isso apenas no local onde foi urinado pelo gato ou aproveitar para fazer uma limpeza nele inteiro. Depois, é só remover o excesso com um pano seco e limpo, e deixar secar. A mistura serve também para eliminar odor de urina humana, como de crianças pequenas no desfralde ou idosos.

Como tirar cheiro de urina seca do colchão com bicarbonato

Outra receita caseira que ensina como tirar cheiro de xixi do sofá ou colchão é utilizando o bicarbonato de sódio, um excelente ingrediente, que inclusive mata fungos e bactérias, impedindo a sua proliferação. Essa funciona até sobre manchas de urina seca no colchão.

Para a receita, basta misturar duas colheres de bicarbonato em ½ colher de chá de água e borrifar sobre o local. Deixe agindo por alguns minutos para que o bicarbonato de sódio absorva o odor e amenize a mancha.

Passados uns 30 minutos, esfregue o local com uma escova de cerdas macias ou escova de dente, e retire depois o excesso pano seco e limpo, deixando secar naturalmente.

Outra receita é misturar em partes iguais álcool e vinagre de maçã (½ xícara) de cada e colocar no borrifador. Depois, é só borrifar sobre a mancha, expor o colchão ao sol para evaporar e secar ou secar com secador em temperatura média. Essa receita é mais eficaz para o eliminar o odor, já a pastinha de bicarbonato elimina também as manchas.

Veja o vídeo abaixo de como tirar cheiro de xixi do sofá ou colchão:

Como tirar cheiro de urina seca do colchão com água oxigenada

Seja urina de animal de estimação ou humana, a receita abaixo de como tirar cheiro de xixi do sofá ou colchão mesmo já seca pode ser bastante eficaz. Para fazê-la basta utilizar alguns ingredientes baratinhos que todo mundo já deve ter em casa.

Para a receita, misture em um recipiente, uma xícara de água com meia de vinagre branco e despeje sobre o local. Em seguida, deixe a solução agir por cinco minutos, e retire o excesso com uma toalha de papel.

Depois, polvilhe um pouco de bicarbonato puro sobre o local para absorver o resíduo de urina e neutralizar o cheiro. Deixe agindo sobre o local.

Enquanto isso, misture uma colher de sopa de detergente com duas de água oxigenada 3% (não usar a de 10 nem a de 30 volumes, para não manchar o tecido), umedeça um pano limpo com a solução e esfregue no local, retirando depois o excesso com um pedaço de papel toalha.

Aguarde secar e passe o aspirador de pó por cima para retirar todos os resquícios dos produtos. Pronto! Quer mais? Asista oa vídeo abaixo:

Como tirar cheiro de urina de gato do sofá com álcool e amaciante

Os estofados de tecido costumam absorver a urina e apresentar odores mais fortes, pois ela fica impregnada na trama das fibras do tecido. Mas essa receita com álcool e amaciante ensina como tirar cheiro de xixi do sofá rapidinho.

Antes de aplicar a solução, espalhe o bicarbonato de sódio por todo o local, deixando agir por uns 20-30 minutos para que ele absorva a urina e neutralize o odor deixado na trama do sofá.

Agora, prepare a solução misturando ½ copo de vinagre de álcool com ¼ de copo de álcool líquido e 1 colher de amaciante de roupas com aroma de sua preferência em 1 litro de água.

Misture tudo até obter uma aparência bem homogênea e líquida, e coloque dentro de um borrifador. Em seguida, aspire o sofá para eliminar todo o bicarbonato de sódio e outros resíduos de sujeira, e aplique a mistura por toda a superfície do local.

Depois é só deixar secar normalmente. O álcool vai agarrar nas moléculas de sujeira e cristais de urina fazendo com que tudo evapore rapidamente. Já o amaciante vai deixar o tecido mais macio e cheiroso, enquanto o vinagre dá um brilho e o bicarbonato limpa profundamente.

E se o mau cheiro persistir?

As receitas casieras são eficazes em como tirar cheiro de xixi do sofá e outros estofados, mas se persistir, chame o profissional.
As receitas casieras são eficazes em como tirar cheiro de xixi do sofá e outros estofados, mas se persistir, chame o profissional.

Todas essas receitas acima são capazes de eliminar o cheiro de xixi de animais de estimação ou urina humana de forma bastante eficaz. Basta seguir os procedimentos corretamente. Mesmo assim, caso esse tipo de problema aconteça com certa frequência, não se preocupe.

Há empresas especializadas em limpezas e higienização profissional para tirar o cheiro de xixi do seu sofá, colchão, carpete ou tapetes de casa.

Normalmente, essas empresas utilizam equipamentos, técnicas e produtos muito eficazes, capazes de deixar tudo novinho em folha novamente e com cheirinho de limpeza delicioso.

Em geral, a empresa vem até a sua casa para um orçamento e identifica o problema rapidinho, a fim de utilizar os produtos específicos para cada tipo de material do móvel, recuperando as características originais do estofado e ainda oferecendo garantia de qualidade que só uma empresa reconhecida no mercado é capaz de oferecer.

Além de limpar, o serviço vai conseguir eliminar os resíduos e odores de urina e deixar o estofado livre de ácaros e bactérias, protegendo a sua saúde e da sua família.

Lógico que isso vai custar bem mais que as receitas caseiras acima, mas em se tratando de saúde e bem estar, pode valer a pena considerar essa opção.

Formas de prevenir que o problema volte a surgir

Gato costuma deixar odores pela casa, por isso saber como tirar cheiro de xixi do sofá é essencial.
Gato costuma deixar odores pela casa, por isso saber como tirar cheiro de xixi do sofá é essencial.

No caso de urina humana, em relação à criança pequena ou mesmo idosos, há como prevenir que isso aconteça de algumas formas simples. É comum acontecer alguns escapes durante a fase de desfralde da criança.

Neste caso, quando ela estiver no sofá, utilize as fraldas ou impermeabilize o estofado. Para o colchão, coloque uma capa protetora impermeabilizada que impede os vazamentos noturnos.

No caso dos idosos, que também costumam ter escapes cada vez mais frequente por conta de problemas do trato urinário relativos à idade, as fraldas geriátricas podem resolver e a capa protetora de colchão também é excelente solução.

Mas a melhor solução ainda é a impermeabilização do estofado. Essa técnica oferece uma camada protetora capaz de afastar todo tipo de líquido e substâncias oleosas do interior do estofado, prolongando a vida do móvel e evitando danos, assim como o acúmulo de odores.

Leia mais: Como Limpar Sofá de Tecido? Conheça 04 Segredos!

Mas e a urina dos animais?

Todas as receitas de como tirar cheiro de xixi do sofá e outros locais são capazes de acabar com esse problema. Mas no caso dos animais de estimação, há algumas maneiras de prevenir que eles voltem a fazer xixi no sofá ou em outros locais indesejados da casa. Como por exemplo, produtos que possuem odores que afastam os animais.

Há vários produtos como esses no mercado ou em lojas especializadas em animais. Mas, também existem alternativas caseiras, como colocar um pouco de pimenta em pó nos locais ou as misturas cítricas com vinagre borrifados no local.

Outra dica também é manter os locais onde eles costuma ficar ou utilizar para fazer as necessidades, sempre limpos. Como os seres humanos, os animais também gostam de ficar em locais limpos e cheirosos. Quando não possuem opção, acabam não punindo ao usar os nossos próprios locais.

No caso dos gatos, mantenha a caixa de areia deles sempre limpas, no caso do cachorro o quintal e o jardim também devem ser mantidos limpos. Passeie sempre com eles para que eles possam fazer suas necessidades também fora de casa.

Se mesmo assim, seu gatinho ou cachorro continuarem fazendo xixi onde não devem, recomendamos levá-los a uma consulta veterinária. Eles podes estar com algum problema fisiológico, infecção urinária ou alguma outra necessidade que requer treinamento específico.

Outra opção é castrar o seu animal, para evitar que ele fique marcando o território pela casa. Mas isso só um veterinário para te ajudar a decidir.

No mais, todas essas receitas de como tirar cheiro de xixi do sofá e outros móveis da casa podem te ajudar. Experimente, e volte para nos contar se funcionou para você!

Write A Comment