O ar condicionado é um item que já se tornou essencial na vida do ser humano. Antes apenas utilizado em ambientes comerciais e públicos, hoje ele está cada vez mais incorporado também na vida doméstica. Hoje em dia é difícil não encontrar uma residência que não tenha, pelo menos, um cômodo com ar condicionado. Assim, a necessidade de saber como fazer a limpeza de ar condicionado para a sua manutenção adequada também se tornou essencial.

Durante as estações mais quente, a procura pelo aparelho aumenta exponencialmente, assim como os serviços de reparo e manutenção. No entanto, é preciso entender como este aparelho funciona e como fazer a sua limpeza periodicamente, não somente durante o verão.

O ar condicionado, seja em casa ou no trabalho ainda é um privilégio para poucos, mas já se tornou sinônimo de conforto e bem-estar. Sendo assim, a sua manutenção adequada é fundamental para garantir uma boa qualidade do ar e a vida útil do aparelho, evitando problemas e gastos desnecessários com consertos por falta de cuidados básicos.

Para ajudar, preparamos um guia simples de como efetuar a limpeza de ar condicionado para que você não venha a ter esses tipos de problemas e mantenha o bom uso do seu aparelho por muito mais tempo. Confira!

Por que devemos fazer limpeza de ar condicionado

A limpeza de ar condicionado é necessária para garantir o seu bom desempenho.
A limpeza de ar condicionado é necessária para garantir o seu bom desempenho.

Todo mundo preza pelo seu próprio bem estar e saúde. Portanto, a limpeza de ar condicionado é essencial para garantir esses dois quesitos na vida. Isso porque, um ar condicionado sujo é um dos principais causadores da proliferação de ácaros, fungos e bactérias no ambiente em que se encontra.

De que adianta colocar um ar condicionado no ambiente para melhorar a temperatura, se ele passar a alterar a qualidade do ar para pior, provocando doenças? Para entender melhor a razão da necessidade de sua limpeza, é preciso entender como o aparelho funciona.

O funcionamento do ar condicionado é muito simples: ele capta o ar do ambiente externo, refrigera e joga para dentro do ambiente, substituindo o ar quente pelo frio. Com o passar do tempo de uso, mesmo que não seja constante, e com a exposição ao ambiente externo, o filtro de dentro do ar condicionado acaba acumulando resíduos como poeira, pelos de animais, e outros poluentes presentes na atmosfera.

Todos esses resíduos formam uma camada mais grossa de sujeira que obstrui as saídas de ar, causando uma série de problemas no aparelho e para a sua saúde. Por esta razão, a limpeza de ar condicionado se torna fundamental para garantir o bom desempenho do aparelho, reduzindo custos com energia e manutenção, além de manter o ambiente climatizado longe de doenças respiratórias.


Veja também:


Como fazer a limpeza de ar condicionado

A limpeza de ar condicionado é muito simples de ser feita.
A limpeza de ar condicionado é muito simples de ser feita.

Para evitar todos esses inconvenientes citados acima, a limpeza de ar condicionado deve ser feita periodicamente através da limpeza do seu filtro. O processo é bem mais simples que se imagina, e pode ser feito em casa, em poucos minutos. Basta seguir os seguintes passos abaixo:

  • Desligue o aparelho da tomada;
  • Retire o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, como uma flanela. Caso esteja muito sujo, pode umedecer o pano com água morna, depois seque-o;
  • Retire o filtro do aparelho com cuidado e lave-o em água corrente (fria ou morna) da pia ou do tanque;
  • Utilize sabão neutro e uma esponja para completar a lavagem;
  • Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio para secá-lo;
  • Após seco o filtro, não esqueça de colocá-lo de volta antes de ligar o aparelho.

Importante: Leia sempre as instruções de limpeza no manual do aparelho para alguma recomendação específica do modelo. Nunca utilize polidor, produto químico ou água quente para limpar a área interna do ar condicionado.

Para melhores instruções, assista o vídeo de Limpeza de Ar Condicionado, abaixo:

Benefícios da limpeza de ar condicionado

São muitos os benefícios da limpeza de ar condicionado.
São muitos os benefícios da limpeza de ar condicionado.

Como já vimos, a limpeza de ar condicionado é fundamental para garantir o bom desempenho e vida útil do aparelho, assim como o bem estar e a saúde dos indivíduos que convivem no ambiente em que ele se encontra.

Sendo assim, veja abaixo todos os benefícios que o serviço pode proporcionar quando feito periodicamente e da forma mais adequada:

1- Redução de problemas técnicos

O acúmulo de poeira e outros poluentes presentes no ar são capazes de obstruir os filtros, as turbinas, as serpentinas de troca de calor e as saídas de ar para o ambiente interno, comprometendo o seu funcionamento.

Caso uma dessas peças pare de funcionar de forma adequada, isso acaba gerando custos de reposição com a troca, consertos ou até mesmo a compra de outro aparelho.

Apesar do filtro poder ser limpo em casa, outras peças internas só podem ser devidamente higienizadas por um profissional capacitado que fará todo o processo corretamente, garantindo a segurança do seu serviço e funcionamento adequado do aparelho.

Assim, mantendo o seu aparelho com a manutenção em dia, você acaba evitando consertos e trocas necessários e constantes, economizando e evitando até de trocar de aparelho.

2 – Aumento de vida útil

Quando o ar condicionado é usado com muita frequência, ele costuma precisar de uma limpeza periódica e uma mais profunda. Podendo até ser semestralmente ou anualmente, para se livrar do todo o acúmulo de sujeiras.
Até mesmo o aparelho que não é muito utilizado também precisa de cuidados para evitar que enferruje, principalmente nas cidades litorâneas, próximas ao mar. Essa manutenção e cuidados periódicos aumentam a vida útil do aparelho, fazendo com que ele quebre menos e dure por muito mais tempo.

3 – Promove a saúde e evita doenças

Toda a sujeira acumulada dentro do filtro e no interior do resto do aparelho, até mesmo por fora em suas pás, acaba provocando a proliferação de fungos, ácaros, bactérias e outros poluentes (dependendo do ambiente).

Esses agente nocivos à saúde, por sua vez, provocam alergias, doenças respiratórias e problemas de pele. Por isso, a limpeza de ar condicionado periódica e de forma adequada garante a sua saúde, evitando que estas doenças se instalem no seu organismo ao respirar um ar de péssima qualidade.

4 – Gera economia de gastos

Como dissemos, os resíduos acumulados no interior do ar condicionado impedem o seu funcionamento adequado. Quando não funciona bem, o aparelho acaba tendo que forçar mais o compressor para climatizar o ambiente, gerando mais gastos de energia, ou até quebrando peças e motor.

A limpeza de ar condicionado periódica e especializada, por exemplo, vai impedir que isso aconteça, evitando assim os gastos maiores com problemas no aparelho e com a conta de luz. Neste caso, é muito mais fácil investir em um serviço seguro e especializado anualmente, para se prevenir do que consertando o aparelho.

Tipos de ar condicionado

limpeza de ar condicionado, tipos
Existem muitos tipos de ar condicionado.

Existem alguns tipos diferentes de ar condicionado no mercado, e muitas empresas são especializadas na limpeza e manutenção geral deles, pois como vimos, não é apenas o filtro que precisa ser limpo. Abaixo vamos listar cinco modelos específicos de ar condicionados mais comuns no mercado:

1. Ar Condicionado Tipo Window Split

É o tipo que mistura o ar condicionado de janela tradicional e mais antigo e o ar condicionado split, normalmente instalado nos espaços já existentes da parede para esta finalidade.

2. Ar Condicionado Tipo Split Hi-Wall

É o tipo mais comum de split, normalmente instalado na parede, por isso é também chamado de ar condicionado de “parede”.

3. Ar Condicionado Tipo Multisplit

Este tipo possui características semelhantes aos modelos de split Hi-Wall convencionais acima, porém com duas ou mais evaporadoras e apenas uma condensadora. Normalmente, eles são mais indicados para refrigerar mais de um ambiente.

4. Ar Condicionado Split Piso-teto/Canto-teto

É tipo de ar condicionado que pode ser instalado tanto no piso, quanto no teto, mais indicado para ambientes médios e grandes, residenciais ou comerciais.

5. Ar Condicionado Tipo Split Cassete

Este é um modelo de ar-condicionado que possui até quatro vias para a saída do ar, que pode ser instalado no teto ou no forro, sendo mais indicado aos ambientes comerciais ou públicos, em que há a necessidade de circulação de ar maior.

O ar condicionado de janela e sua limpeza

Apesar da maioria dos aparelhos de ar condicionado serem do tipo split, ainda há muita gente que possui modelos mais antigos de ar condicionado também conhecidos por “ar condicionado de janela”.

Esse modelo é mais indicado para quem mora em ambientes menores, em casas, apartamentos ou condomínios onde não há restrições de ruídos. Afinal, ele possui um sistema que emite muito mais barulho quando ligado do que o modelo split.

Caso o espaço não tenha uma abertura na parede pronta para instalar o ar condicionado, é necessário abri-la na parede. Assim, além de dificultar a instalação, ele deverá ser instalado apenas em casa próprias ou que tenham autorização para tanto.

Esse modelo também não traz uma economia de energia definida pelo tipo do ar condicionado, pois existem modelos de janela mais econômicos que alguns tipos de split e vice-versa. Portanto, vale conferir sempre o consumo do ar condicionado pelo selo Procel antes de comprar um aparelho.

Como fazer a limpeza de ar condicionado “janela”

Para limpar o ar condicionado em casa, por conta própria, basta seguir os passos abaixo, que em poucos minutos você conseguirá finalizar o serviço.

  • Desligue o aparelho da tomada;
  • Retire o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, como uma flanela. Caso esteja muito sujo, pode umedecer o pano com água morna, depois seque-o;
  • Retire o filtro do condicionador de ar e limpe a sujeira com aspirador de pó ou água corrente (fria ou morna);
  • Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio para secá-lo;
  • Após seco o filtro, não esqueça de colocá-lo de volta antes de ligar o aparelho.

Importante: Leia sempre as instruções de limpeza no manual do aparelho para alguma recomendação específica do modelo. Nunca utilize polidor, produto químico ou água quente para limpar a área interna do ar condicionado.

Para melhores instruções, assista o vídeo de Limpeza de Ar Condicionado de janela, abaixo:

Como fazer a limpeza de climatizadores

Muita gente não tem como instalar um ar condicionado por não poder danificar a parede do imóvel, ou por não dispor do orçamento necessário, optando pelo uso do climatizador de ar.

Na verdade, o aparelho é uma espécie de ventilador com um reservatório de água, que antes de ser usado deve ser abastecido.

Ao puxar o ar do ambiente, ele refrigera e envia de volta ao ambiente um ar carregado de gotículas de água evaporadas, baixando assim a temperatura do ambiente.

No caso do climatizador, ganha-se em ecologia e em economia já que o consumo de energia é menor, podendo chegar até 90%. Assim, o seu poder de resfriamento também não é grande, assim como o seu alcance.

No entanto, ele é recomendado apenas para regiões onde o calor tem umidade baixa, ar seco, com umidade inferior a 75% ou 70%. Isso porque nas cidades com alta umidade relativa do ar, o climatizador pode ter seu desempenho reduzido.

Por outro lado, os cuidados e a manutenção e limpeza do aparelhos são um pouco mais simples comparados ao ar condicionado: basta limpar o reservatório de água uma vez ao mês.

Para isso, retire a tampa do dreno localizado dentro do reservatório. A água sairá pela parte inferior do produto, onde ficam as rodinhas, e escoe a água.

Depois, limpe o reservatório com água e sabão neutro. Já as colmeias podem ser limpas com água corrente a cada três meses, que podem ser trocadas por novas depois de quatro anos de uso, em média.

Leia mais: Como limpar o sofá a seco?

Limpeza de ar condicionado especializada

A limpeza de ar condicionado especializada e profissional é necessária todo ano.
A limpeza de ar condicionado especializada e profissional é necessária todo ano.

Você aprendeu acima como conservar e como efetuar a limpeza de ar condicionado de forma simples, em casa. Mas saiba que é imprescindível que o seu aparelho tenha uma limpeza profissional, pelo menos uma vez ao ano, para garantir o seu bom funcionamento.

Existem muitas empresas confiáveis que disponibilizam este tipo de serviço de limpeza de ar condicionado preventiva de forma segura e eficaz.

Normalmente, o serviço é realizado no próprio local e apenas na parte frontal do aparelho, que é desmontada, por um técnico especializado.

Além disso, são utilizados produtos e equipamentos especializados e, ao final, é aplicado um bactericida para prolongar os efeitos da limpeza. Opte por empresas que utilizam produtos biodegradáveis, próprios para climatizador e exclusivos da empresa.

Normalmente a limpeza de ar condicionado especializada é feita da seguinte forma: primeiro o técnico remove toda a sujeira mais profunda incrustada na evaporadora do AC, na turbina e nos filtros. Depois, ele limpa outras peças, como a bandeja, serpentina, parte frontal, rotor ventilador e cano de Dreno. O tempo médio da limpeza é de 60 minutos.

Importante: Os aparelhos de ar condicionado em ambientes comerciais, públicos, de trabalho, devem fazer essa manutenção e limpeza de seis em seis meses, devido ao uso diário.

Caso precise de mais informações sobre como efetuar a limpeza de ar condicionado, assista a mais um vídeo abaixo:

Pronto! Agora você já sabe como efetuar a limpeza de ar condicionado e vai poder garantir o bom desempenho do seu aparelho e a sua saúde e bem estar! Aproveite!

Write A Comment