Como limpar o sofá a seco?

Atualmente você encontra modelos de sofá de todos os tipos possíveis. Afinal, o sofá é um dos itens mais importantes de uma casa, já que ele fica no ambiente principal, além de chamar muita atenção no local. No entanto, dentre os inúmeros modelos de sofá disponíveis, um que podemos destacar é o sofá a seco. No qual tem uma textura incrível deixando a decoração bonita.

Embora o sofá a seco seja agradável, a limpeza dele pode ser um grande desafio para algumas pessoas. Por isso, é muito importante que você entenda o passo a passo da limpeza do sofá a seco, para que assim o mantenha sempre limpo sem estragar.

Então para te ajudar com isso, nesse artigo separei o passo a passo completo de como limpar um sofá a seco. Portanto, confira o artigo completo abaixo para você aprender!

 

Como conservar o sofá

Resultado de imagem para Como conservar o sofá

Antes de te mostrar o passo a passo para limpar o sofá, resolvi separar alguns truques para que você consiga conservá-lo. Para que assim, você não tenha tanto trabalho na hora de executar uma limpeza e consiga trazer uma aparência de sofá novo.

Sendo assim, veja algumas dicas que separei abaixo:

 

Não coloque os pés no sofá

A primeira dica para você conseguir conservar o seu sofá é não colocando os pés em cima dele. O que acontece é que mesmo que você acredite que o seu pé possa está limpo, sempre tem uma sujeira que você não vê, no qual acaba sujando mais o sofá. Portanto, procure evitar colocar o pé no sofá, para que ele não suje com tanta facilidade.

 

Não coma no sofá

Outra coisa muito importante para evitar sujeira é não comer no sofá. Muitas pessoas têm esse mau hábito de fazer a refeição no sofá ao invés da mesa. Porém, entenda que o momento de refeição é algo que exige calma e paciência. Além disso, quando você come no sofá, a chance de cair comida nele e sujar é bem grande, mesmo que você tenha cuidado.

 

Não deixe o sofá exposto ao sol

Embora o sofá seja um móvel bastante resistente, deixar ele diretamente exposto ao sol pode acabar danificando-o com o tempo. Dessa forma, é muito importante que você procure sempre evitar que tenha esse contato direto. Assim o seu sofá irá durar por mais tempo e ficar com aparência de novo também.

 

Como limpar sofá com bicarbonato

Imagem relacionada

Hoje em dia existem várias formas bem legais de limpar um sofá, onde você pode fazer na sua própria casa. Dentre as maneiras disponíveis, uma que você pode realizar é a limpeza do sofá com bicarbonato.  No qual ajuda a tirar o mau cheiro do sofá e também limpá-lo. Nesse caso, além do bicarbonato você irá precisar de outros produtos importantes. Vejam quais são:

  • Amaciante;
  • Bicarbonato;
  • Água
  • Álcool

 

Uma vez que você reuni esses produtos, você irá precisar adicioná-los em um borrifador. O bicarbonato você irá colocar uma colher, o álcool apenas um quarto, o vinagre meio copo e a água um litro. Depois disso você irá misturar e estará pronto. Para a aplicação, basta você borrifar no sofá de longe e depois esfregar essa mistura com um pano.

No final, você irá tirar todo o odor do seu sofá e até deixa-lo mais limpo.

 

Guia: Como lavar sofá a seco passo a passo

Resultado de imagem para Como limpar sofá com bicarbonato

A lavagem de um sofá é muita das vezes um processo bem caro, tornando assim inacessível para algumas pessoas. Porém, é possível que você lave o seu sofá em casa facilmente sem precisar levar em um lugar especializado. Assim garantindo que ele estará sempre limpo e não irá danificar.

Portanto, confira abaixo o passo a passo para lavar sofá a seco sem complicações:

 

1ºTirando a poeira do sofá

O primeiro passo antes de você lavá-lo é tirar a poeira do sofá. Nesse caso você irá precisar de um aspirador de pó, para que possa tirar o máximo de poeira possível. Durante a aplicação, é importante que você tenha cuidado para não danificar o sofá. Por isso, procure aspirar com bastante cautela. Além disso, concentre-se no canto do sofá onde é a parte em que tem mais poeira. Para que assim você consiga tirar o máximo possível.

 

2ºEscolhendo os produtos

A escolha do produto que você irá utilizar para a limpeza do sofá é muito importante. Pois nem todo produto pode ser utilizado nele. Por isso, é necessário que você analise e certifique-se se aquele produto que irá utilizar na limpeza não irá danificar o seu sofá a seco.

Nesse caso, a minha sugestão é que você compre um shampoo especializado na limpeza do sofá. Já que esses produtos oferecem uma limpeza bem melhor e não danificam o seu móvel devido ser próprio para ele. Mas fica ao seu critério a escolha do produto.

 

3ºAplicação do produto

O próximo passo é começar a aplicar o produto. Nesse caso, você irá precisar pegar um pano de limpeza, aplicar o produto sobre o pano até umedecê-lo e passar no sofá. É importante que você passe o pano em todas as partes do sofá para que assim possa garantir uma boa limpeza. Tenha cuidado para não exagerar na aplicação do produto, já que você precisará tirá-lo depois.

 

4ºTirar o produto

Assim que você passar o produto em todo o sofá é hora de retirar. Nesse caso, você irá precisar do auxilio de um aspirador de pó que seja compatível com água. É importante que você retire o máximo de produto possível do seu sofá seco. Pois deixar o produto no sofá pode acabar danificando, então tenha atenção com isso também.

 

5ºEspere secar antes de utilizar

E por fim, o último passo é você esperar o seu sofá secar totalmente antes de usar ele. Em média, o seu sofá irá demorar cerca de 3 horas, mas não deixe o sofá direto ao sol.

 

Tempo ideal de limpeza

Imagem relacionada

Em relação à limpeza do sofá, é necessário que você tenha um cuidado frequentemente, para que ele possa durar por mais tempo. Segundo alguns especialistas em limpeza do sofá, o ideal é que você procure limpar por pelo menos uma vez por semana. Mas a ideia é que você faça uma limpeza leve, para que assim ele conserve mais.

Já quanto a uma lavagem mais aprofundada, você pode fazer isso uma vez ao ano. Nesse caso, você pode optar por fazer em casa, conforme o passo a passo acima, ou levar em uma empresa especializada.

 

Outras maneiras de limpar o sofá a seco

Imagem relacionada

Além das maneiras de limpeza que citei acima, existem outras formas bem interessantes que você pode utilizar para limpar o seu sofá a seco. Então para que você possa ter essa variação de limpeza, separei algumas para você conhecer.

 

  • Bicarbonato e amaciante;
  • Vinagre com água morna;
  • Álcool;
  • Aspirador de pó;
  • Pano úmido com produto especializado;
  • Água quente com detergente neutro.

 

Cuidados com a limpeza do sofá

Resultado de imagem para limpeza de sofa seco

Limpar o sofá seco é algo que exige bastante cuidado. Pois se você utiliza o produto inadequado poderá piorar a situação do sofá e até mancha-lo. Por isso, é essencial que você siga apenas as opções citadas acima, para que dessa forma você evite quaisquer complicações com o produto que irá utilizar.

Além disso, é muito importante destacarmos que cada modelo de sofá exige uma maneira diferente. Por exemplo, no passo a passo citado acima, expliquei como limpar um sofá seco. Mas se você tem outro modelo de sofá, é essencial que você procure uma maneira específica para aquele sofá que você tem. Afinal, cada material reage de uma maneira diferente.

 

Atenção com os produtos

Existem alguns cuidados que você deve ter na hora de limpar um sofá e um deles é não utilizar produtos que possuem cloro e sabão em pó. O que acontece é que esses tipos de produtos não reagem muito bem com o material do sofá. Então se você utilizar um produto com cloro, você irá acabar manchando o seu sofá e precisará trocá-lo.

Sendo assim, sugiro que sempre quando for utilizar um determinado produto você procure certificar a sua composição. Para que assim você possa ter certeza que não terá nenhuma substância que possa danificá-lo.

Além disso, na hora de retirar o produto do sofá seco, é necessário utilizar um aspirador compatível à água ou um pano úmido. Porém, algumas pessoas acabam errando nessa situação por depositarem uma boa quantidade de água.

Mas é importante que você entenda que o excesso de água também danifica o sofá, principalmente se tratando de um seco. Portanto, procure sempre passar apenas um pano úmido e não exagerar na quantidade de água em sua aplicação.

 

Procure manter uma frequência

E por fim, o último cuidado que você deve ter com a limpeza do sofá é ficar muito tempo sem limpá-lo. Como citado acima, o ideal é que você limpe o sofá seco pelo menos uma vez na semana. E quanto às limpezas mais pesadas, uma vez por ano.

Porém, muitas pessoas acabam ficando muito tempo sem limpar o sofá e assim o sofá facilmente poderá ser um ninho para a reprodução de bactérias e fungos. Por isso não fique muito tempo sem limpar. Caso já tenha deixado por bastante tempo, o ideal é que você vá a uma empresa especializada.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.