Decoração de Sala Pequena: +182 Fotos e Ideias!

Dentro dos cômodos que encontramos em uma casa a sala é um ambiente no qual merece bastante atenção. Isso acontece porque a sala de estar é o espaço no qual recebemos amigos utilizando para relaxar. Porém, nem todo mundo tem uma sala ampla, dessa forma é comum às pessoas terem dúvidas como decorar uma sala pequena.

No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a verdade é que qualquer pessoa que tem uma sala pequena consegue fazer uma decoração incrível. Para isso, o grande segredo é você saber aproveitar os pequenos detalhes e ter atenção com a composição dos elementos.

Portanto, para as pessoas que tem dificuldade com decoração ou simplesmente não sabem por onde começar, vou te mostrar como decorar uma sala pequena sem nenhuma dificuldade. Então confira as dicas abaixo e comece a mudar a sua sala agora mesmo!

 

Como economizar espaço

Economizar espaço em um determinado cômodo não é difícil, mas o problema é que as maiorias das pessoas não dão o primeiro passo. Porém, existem alguns truques bem simples que ajudam qualquer pessoa a ter uma casa linda e espaçosa. Aliás, se tratando da sala pequena, há inúmeras formas de você aumentar o seu espaço.

Portanto, para começar, separei algumas dicas incríveis para você aprender a economizar espaço em uma sala pequena. Depois disso, você poderá ver alguns modelos de decoração para se inspirar! Veja as principais dicas abaixo:

 

Faça móveis planejados

Apostar em móveis planejados é essencial para quem tem pouco espaço. Isso acontece, porque com os móveis planejados, você consegue aumentar o espaço da sua sala e sem contar que fica lindo visualmente.

Embora algumas pessoas acham os móveis planejados muito caro, o grande segredo é você saber pesquisar e planejar. Assim, você consegue economizar um bom dinheiro e ainda fazer uma linda sala pequena.

 

Aposte em portas de correr

É muito comum a sala ser o primeiro cômodo de uma casa. À vista disso, a porta principal da casa é justamente a da sala. Então uma excelente forma de você já começar economizando espaço é apostando na porta de correr.

Isso acontece porque uma das principais vantagens desse modelo de porta é o fato dela economizar um bom espaço. Então apostar na sala pequena é essencial. Para isso, você pode escolher um modelo que se encaixe na sua decoração, deixando a sala ainda mais agradável.

 

Utilize as paredes

Utilizar as paredes é outro passo essencial para sala pequena. Isso acontece porque muita das vezes as pessoas só pensam em aproveitar o espaço no chão. Mas a verdade é que quando você utiliza as paredes, você acaba economizando espaço, aumentando o espaço de circulação e deixando o ambiente mais tranquilo.

Então se tratando de uma sala, uma dica excelente é você colocar a televisão na parede e não usar nenhum móvel embaixo dela. Mas para não ficar muito vago, você pode fazer um painel bem bonito, com nichos e prateleiras. Isso irá deixar o espaço muito maior e bem mais agradável.

 

Coloque um espelho na sala

A utilização do espelho na decoração é um item que ajuda facilmente a dar uma sensação de amplitude no local. Já que quando você olha para o espelho e ele reflete o outro lado, isso acaba dando a sensação que tem muito mais espaço. Dessa forma, essa pode ser uma boa oportunidade para você colocar na sua sala pequena.

Uma sugestão para isso é você colocar em uma parede o sofá em outra a televisão e na outra um espelho. Lembrando que quanto maior for ele, mais sensação de amplitude no espaço.

 

Utilize móveis funcionais

Apostar em móveis funcionais é muito interessante para espaços pequenos. Pois essa é uma maneira excelente pra você poder guardar as suas coisas e assim evitar utilizar espaço no ambiente.

Então para a sala, o ideal é que você procure sofás que tenham baús ou gavetões. Para que dentro dela você coloque alguns itens que precisa de um lugar para guardar.

Além disso, muita das vezes uma casa possui uma sala pequena, mas há muitas pessoas que moram nela. Então o segredo para casos como esses, é você apostar em um sofá retrátil. Ou seja, você pode manter ele sempre fechado e quando a família for se reuni, você puxar para que fique mais espaçoso.

 

Destaque uma parede

Existem alguns truques muito interessantes que causam uma sensação de amplitude em um local, como no caso do espelho. E além desse truque, uma alternativa que você pode apostar é destacando uma parede.

Para isso, você irá precisar selecionar a parede principal da sua sala e nela colocar algum papel de parede, textura ou pintar de outra cor. E já nas outras paredes, você vai apenas colocar um tom bem suave, como um branco. Uma vez que você fizer isso, a sala irá da uma sensação de amplitude incrível. Desse modo, isso é ideal para sala pequena.

 

Desfruta do minimalista

Para quem não conhece o minimalismo é um movimento artístico que está presente em várias áreas da vida. Como por exemplo, na moda, no estilo de vida e na decoração. Então apostar nesse estilo pode ser uma opção excelente para quem tem pouco espaço. Já que o minimalismo prega o amplo espaço e as mínimas coisas possíveis.

À vista disso, para as pessoas que possuem uma sala pequena, você pode aproveitar para desfazer de tudo aquilo que não é útil para você. Assim, você irá liberar um grande espaço no ambiente deixando-o muito mais confortável.

Portanto, para quem se interessar nesse movimento é uma excelente alternativa apostar nele. Assim você vai aumentar o espaço da sua sala e terá uma vida muito mais tranquila e agradável.

 

Decoração de sala pequena moderna

O estilo moderno é a primeira opção que destaca para você conhecer. Sendo esse um modelo de decoração muito popular atualmente. Então para começar, a ideia de decoração moderna é você utilizar elementos que estão na tendência. À vista disso, o primeiro passo é você está totalmente atento a isso.

Além disso, existem alguns elementos decorativos que fazem parte do estilo contemporâneo. Dessa forma, é importante que você esteja atento a isso, para poder agregar na sua casa.

 

Sala colorida

Para quem gosta de ambientes mais divertidos, a próxima opção é apostar na sala colorida. Esse é um modelo que fica muito bonito, mas que é necessário um pouco de cuidado. Isso acontece porque quando você coloca muitas cores no ambiente, precisa está totalmente atento para não acabar exagerando.

Além disso, outra coisa importante é você está atento também com as cores que você vai colocar. Pois não adianta você simplesmente colocar qualquer cor no ambiente se elas não se encaixam. Portanto, procure está sempre atento nas cores complementar e análogas. Para que assim, você possa fazer uma linda decoração colorida na sua casa.

Destalhes cinza na decoração da sala pequena

O cinza é uma cor que vem se destacado muito na decoração e o mais interessante dele é que por ser um tom neutro, você pode adicionar outras cores junto com ele. Além disso, o cinza é uma cor que combina com qualquer outra. Então você pode colocar ele como cor principal do quarto e depois adicionar outros tons para ficar ainda mais agradável.

Outra coisa interessante para destacarmos é o fato do cinza ser uma cor que traz tamanha modernidade para o ambiente. Então para as pessoas que gostam desse tipo de decoração é importante destacarmos isso também.

 

Sala tradicional

A sala pequena tradicional é aquela no qual as pessoas não ousam muito na hora de decorar. Ou seja, acabam não planejando tanto a decoração e só utilizam os móveis e objetos mais comuns.

Apostar nessa sala não é nem um problema, mas uma sugestão é que você esteja atento pelo menos na composição dos elementos presentes nela.

Por exemplo, não adianta você colocar um móvel moderno, mas que é comum junto com um sofá rústico. Assim os elementos não irão conversar entre si e automaticamente a sua decoração não vai ficar tão agradável.

Portanto, caso você prefira algo mais simples, você pode apostar no modelo tradicional. Mas procure está sempre atento com os elementos, composição e paleta de cores.

 

Modelo de sala sofisticada

O próximo modelo é a sala sofisticada no qual fica simplesmente incrível na decoração! A grande questão desse modelo é a iluminação, pois é justamente ela que irá trazer sofisticação para o ambiente.

Então caso você goste desse modelo, uma dica é você colocar pendentes com luz amarela. Isso acontece porque esse tipo de luz deixa o ambiente mais confortável e aconchegante, sendo ideal para este modelo.

E quanto as cores, uma sugestão é você apostar em tons terrosos. Mas tendo bastante atenção para não exagerar na paleta de cores.

 

Decoração de sala pequena simples

O último modelo que separei no qual não poderia faltar é o minimalista, no qual é um estilo ideal para sala pequena. Isso acontece porque o minimalismo prega muito a pouca utilização dos objetos. Ou seja, quanto menos coisas em um espaço melhor.

Pensando nisso, apostar na decoração minimalista é uma excelente opção. Então você pode está utilizando cores claras no ambiente e procurando colocar poucos itens na sua decoração.

 

Como decorar sala pequena com pouco dinheiro

Decorar um ambiente é algo que exige um certo dinheiro, afinal, não tem como fugir você acaba gastando! Porém para quem não tem tanto dinheiro disponível é possível fazer uma decoração bem legal sem gastar muito! O grande segredo disso é seguir algumas dicas e truques que vão te ajudar a economizar.

E para te ajudar, separei abaixo dicas incríveis sobre como fazer uma decoração em uma sala pequena sem gastar muito! Então confira as dicas abaixo para você fazer!

 

Aposte no DIY

A primeira dica é apostar no DIY que significa, faça você mesmo. A ideia é que ao invés de você comprar objetos decorativos você procure como fazê-lo. Aliás, além de você economizar um bom dinheiro com isso terá uma excelente experiencia com trabalhos manuais. Portanto, procure está pesquisando algumas ideias na internet para se inspirar e fazer em casa.

 

Utilize móveis usados

A próxima dica para você economizar é utilizar os móveis usados. Isso acontece porque hoje você consegue encontrar móveis para sala pequeno por um preço muito acessível. E uma vez que você faz isso, você economizará um bom dinheiro que poderá investir em outras coisas na sua decoração

Portanto, a minha sugestão é que você procure está reutilizando móveis ou elementos que são mais caros. Para que assim você consiga economizar ainda mais dinheiro.

 

Invista na iluminação e no papel de parede

A iluminação e o papel de parede são detalhes pequenos que fazem toda diferença na decoração do ambiente. Então investir nesses dois itens é algo que não sai caro e irá completar toda a decoração da sua sala pequena. Dessa forma, ao invés de você utilizar vários itens e móveis decorativos caros, você pode investir apenas nesses dois elementos e garantir que você terá uma decoração agradável.

 

Dicas de decoração para sala pequena

Antes de finalizarmos separei algumas ideias para você decorar a sua sala pequena. Achei isso necessário porque por ela ter pouco espaço disponível pode torna-se um desafio para decorar. Mas para ajudar, separei dicas simples que vão te auxiliar nesse processo.

Portanto, veja abaixo as principais dicas de decoração para sala pequena!

 

Aposte em objetos na parede

A primeira sugestão é você colocar objetos na parede, sendo que faz total diferença no ambiente. Então a ideia é que além de você não precisar de espaço para isso, irá dar uma incrementada na sua decoração.

Portanto uma sugestão é você colocar nichos, prateleiras com livros, quadros ou até mesmo acessórios. Isso faz toda diferença no espaço e fica simplesmente incrível

 

Utilize tapete

A próxima dica é você apostar em um tapete bem grande na sala. Afinal, o tapete é algo que não irá limitar o seu espaço e trás tamanho conforto e aconchego para o ambiente.

Mas já nesse caso é importante que você tenha atenção com a escolha do tapete. Ou seja, não adianta você colocar um tapete estampado se a sua sala pequena já tem muitos itens decorativos. Então procure está atento com os outros elementos para não exagerar.

 

Se jogue nas almofadas

As almofadas são itens que você pode colocar sem medo. Pois elas não pesam a decoração e ficam simplesmente lindas no ambiente. E o bom da utilização da almofada é que você a encontra de todos os tipos. Dessa forma, você pode colocar aquela que mais se adequa a você.

Portanto não se esqueça de colocar algumas almofadas no sofá. Caso você tenha uma sala neutra, é interessante apostar em almofadas coloridas para incrementar a decoração.

 

Ouse na iluminação

E por fim a última dica que separei é para você ousar na iluminação. Isso faz muita diferença no espaço e não te exige espaço disponível para isso. Portanto para esse passo a minha sugestão é que além do pendente você coloque algumas luminárias na parede ou pendentes para ficar mais legal.

Além disso, outra sugestão é apostar no trilho com led. Assim você poderá apontar os led para quadros deixando o espaço muito mais bonito e agradável. Portanto, não se esqueça de está atento com a iluminação também!

 

Fotos para se inspirar!

 

Decoração clean com sofá branco

Sala com parede azul

Parede da sala com madeira

Sala simples com sofá cinza

Ambiente estreita com tons de rosa

Cores neutras no ambiente e sofá verde

Decoração rústica com lareira

Ambiente cinza com almofadas em tons de marrom

Sala moderna com espelho

Sala com sofá branco e almofada redonda vermelha

Quadro de plantas e lustre

 

Decoração marrom com pisca pisca

Parede cinza e prateleira com quadros

Estilo vitoriana na sala com luminárias

Madeira na decoração e escada decorativa

Parede verde na sala e poltronas

Tom mostarda na parede e detalhes marrons

Sofá rosa e abajur rosa na sala pequena

Sala branca com mesa de centro rústica

Decoração contemporânea com quadros artísticos

Decoração na sala preta e branca com almofadas azuis

Ambiente rústico com relógio grande na parede

Sala moderna com luminária prata

Estante azul e sofá com almofadas florais

Ambiente cinza com flores na mesa de centro

Sofá cinza com almofadas coloridas

Decoração branca com detalhes coloridos

Decoração luxuosa com detalhes amarelos

Veja também outros artigos sobre Sala de Estar

Tapete abstrato cinza e detalhes coloridos na decoração da sala

Ambiente sofisticado com quadros decorativos

Espaço pequena com plantas na decoração

Decoração em sala pequena contemporânea com quadro grande

Ambiente vintage com detalhes dourados

Sala pequena rústica

Espaço estreito com quadro preto e branco

Plantas na decoração da sala e luminária prata

Decoração minimalista com planta na sala

Espaço aconchegante com detalhes em azul

Decoração rústica com lustre no centro e planta grande

Composição de quadros na parede da sala

Tapete de listras e cortina rosa na decoração da sala

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.