Sala de Estar Pequena: Veja mais de 101 fotos!

Decorar a sala de estar é algo que simplesmente não pode faltar! Afinal, querendo ou não a sala é um dos principais ambientes de uma casa. Já que é justamente nesse espaço que recebemos amigos e familiares.

Porém, quando as pessoas têm pouco espaço disponível, pode surgir algumas dúvidas sobre como decorar esse ambiente. Pois conseguir criar uma linda decoração em pouco espaço é um desafio enorme.

Apesar disso estou aqui para te mostrar é que possível fazer uma linda decoração em uma sala de estar pequena. Para isso, você precisa definir um modelo de decoração e aprender a aproveitar o espaço. Então para te ajudar, neste artigo reuni dicas incríveis de decoração para te ajudar nesse processo.

Além disso, abaixo separei alguns modelos lindos de sala de estar pequena para que você possa se inspirar e escolher o modelo ideal para a sua casa. Portanto, confira as dicas incríveis abaixo:

 

Modelos

Para começar resolvi te mostrar os principais modelos de sala de estar pequena. Assim ficará bem mais fácil de você analisar e encontrar o modelo que mais se adequa a sua decoração.

Além disso, vale destacar que apesar de ter separado alguns modelos prontos, você não necessariamente precisa fazer totalmente igual. Afinal, o segredo de uma decoração é colocar a sua personalidade no ambiente.

Portanto, veja abaixo os principais modelos de sala de estar pequena para você se inspirar:

 

Industriais

Quem acompanha o Total Construção sabe que sempre falo das decorações industriais por aqui. Isso acontece porque esse estilo começou a se destacar e o mais interessante é que apresenta inúmeras vantagens. Por exemplo, você não precisa de muito dinheiro para fazer uma decoração industrial. Logo ela é acessível para qualquer pessoa.

No caso da sala de estar pequena industrial, a dica é você saber aproveitar os elementos que vão compor ela. Por exemplo, colocar um lindo pendente no centro da sala é algo que não pode faltar. E é claro, você pode também esbanjar nos tapetes, almofadas e mantas.

Além disso, outro elemento indispensável na decoração industrial é objetos de ferro. Isso acontece porque quando você vai em industriais a presença desse material é algo muito comum. Desse modo, apostar nele é algo que definitivamente não pode faltar.

 

Contemporânea

Apostar na decoração moderna também é uma opção excelente para a sala de estar pequena. E mesmo que esse tipo de decoração costuma exigir um certo espaço, da para você fazer isso da mesma forma em uma sala pequena.

Para isso, precisamos começar destacando que você precisa saber economizar espaço. Tenha consciência que quanto mais espaço disponível na sua sala, melhor. Então para isso você pode utilizar móveis funcionais, aproveitar as paredes, tetos e ter somente o necessário. Assim aumentará o espaço da sua sala deixando-a mais interessante.

Além disso, assim como todo estilo de decoração a contemporânea também tem alguns elementos que enfatizam essa decoração. Por exemplo, os tons neutros, como cinza e o preto, a iluminação amarela e móveis mais avançados. Portanto, quando você for montar a sua sala de estar pequena, preste bastante atenção nesses elementos.

 

Rústica

Em contrapartida, fazer uma decoração rústica também é algo bastante possível. E é claro, que você pode fazer isso sem complicações.  Então apostar em um sofá de pallet é uma opção bastante interessante. Já que é um tipo de móvel presente nesse tipo de decoração e economiza espaço.

Além disso, para a sua sala de estar pequena ficar ainda mais bonita, você pode apostar em um papel de parede de tijolos. Ou seja, você o coloca na parede principal, usa o sofá de pallet e joga almofadas e mantas para ficar confortável. Dessa forma, tenho certeza que você terá uma decoração rústica excelente!

 

Com sofá em L

Embora o sofá em L possa ser grande, ainda assim da para você utilizá-lo em sala de estar pequena. Isso acontece porque diferente dos outros modelos de sofá, esse aproveita os cantos, sendo algo que ajuda a economizar espaço. Além disso, hoje você encontra inúmeros tipos de modelos menores. Então da para você apostar na sua casa sem medo.

Outra coisa importante para destacarmos é que quando você utiliza um elemento maior, você deve economizar nos outros. Por exemplo, você pode evitar colocar mesa de centro e investir em uma estante suspensa. Assim você terá mais espaço de circulação disponível.

 

Vitoriana

O estilo vitoriana nada mais é que um modelo de decoração que surgiu no século XIX criado pela rainha Vitória. E basicamente como nessa época estava acontecendo uma revolução industrial, as decorações estavam em auge. Logo, a rainha Vitória resolveu mudar sua casa adotando um estilo mais luxuoso.

Desse modo, o estilo vitoriana tem como principal característica o luxo e objetos em excesso. Então, mesmo que estejamos falando de uma sala de estar pequena é possível fazer ela luxuosa também. Neste caso, você pode seguir as mesmas dicas que dei na decoração contemporânea.

Além disso, o segredo é você usar alguns elementos que possam ajudar a realçar essa decoração. Como por exemplo, apostar em um belo lustre no centro da sala, usar tons de cobre e amarelo e apostar na iluminação. Portanto, caso você goste desse estilo, poderá fazer também sem complicações.

 

Tradicional

O próximo modelo de decoração é o tradicional, no qual são mais aqueles móveis e objetos que encontramos na maioria das decorações. Embora esse tipo de decoração seja um pouco mais básico, ainda assim ele fica lindo no ambiente uma vez que você saiba aproveitar.

Entretanto, caso você opte por esse modelo de decoração, ainda assim é importante que você tenha alguns cuidados na sua composição. Isso acontece porque muita das vezes esse modelo na sala de estar tem a presença de muitos móveis e objetos. Então se tratando de uma sala de estar pequena, é essencial que você tenha bastante cautela com isso.

Aconchegante

Criar um ambiente aconchegante é uma alternativa perfeita para quem tem pouco espaço. Afinal, por ser um ambiente menor, ele trás essa sensação de aconchego, deixando ainda mais interessante.

Então para deixar a sua sala de estar pequena ainda mais agradável, o segredo é você utilizar alguns itens que ajudam a passar essa sensação. Por exemplo, usar almofadas, mantas e colocar um tapete bem grande e confortável na sala. Isso tudo irá ajudar o seu espaço ficar bastante confortável.

Além disso, assim como os outros modelos esses também exigem um tipo de atenção. Neste caso, é muito importante que você evite colocar muitos móveis na sala de estar pequena. Dessa forma, sugiro que você procure colocar as coisas sempre suspensas, para liberar mais espaço no ambiente.

Neutra

E por fim, o próximo modelo de sala de estar pequena é a neutra, sendo uma opção que fica lindo em ambientes menores. A ideia desse tipo de decoração, é você está sempre optando por móveis e cores neutras. Aliás, o legal é que hoje você encontra inúmeros modelos legais para você apostar, deixando esse passo ainda mais interessante.

Além disso, o legal de apostar nesse modelo de decoração é que ele é ainda mais fácil de você utilizar.

 

Dicas de como economizar espaço

 

Opte por itens funcionais

Utilize as paredes

Use apenas o necessário

Aproveite os cantos

Dicas para decorar

Agora que você já conferiu alguns modelos de salas de estar pequena, vou te mostrar como decorar sem nenhuma dificuldade. Portanto, se você quer começar agora a decorar a sua sala e não sabe por onde começar, confira abaixo dicas incríveis que vão te ajudar nesse processo!

 

Escolha um modelo de decoração

Como havia citado, o primeiro passo para decorar qualquer tipo de cômodo é selecionando um modelo de decoração. Este passo é muito importante para que você consiga criar um ambiente lindo sem que fique algo muito exagerado.

Para isso, sugiro que você utilize os modelos que citei acima como base. Mas é claro, que você não precisa fazer totalmente igual os que citei. A ideia é que você pegue algumas referências e coloque a sua personalidade no ambiente.

 

Selecione a paleta de cores

O próximo passo para decorar uma sala de estar pequena é selecionar a paleta de cores. Para esse passo o modelo que você definiu será essencial. Já que as cores conseguem transmitir certos significados para o ambiente. Desse modo, é interessante que você selecione cores que completem a sua decoração.

Além disso, uma excelente dica para te ajudar nesse processo é você ter em mãos um círculo cromático. Ou seja, com essa ferramenta você vai conseguir analisar quais são as cores complementares da que você escolher e assim criar uma decoração bem bonita na sua sala.

 

Deixe um bom espaço de circulação

Conseguir deixar um certo espaço em uma sala de estar pequena pode ser um tanto que um processo complicado. Porém, mesmo que você não tenha tanto espaço disponível, da para fazer isso se você seguir algumas dicas para economizar espaço.

Então a primeira delas é você utilizar as paredes e o teto. Muitas das vezes as pessoas colocam apenas um quadro na parede e deixam ela completamente vazia. Mas a verdade é que você pode criar uma linda decoração e aumentar o espaço de circulação.

Outra dica incrível para você apostar é procurar móveis que são funcionais. Ou seja, aqueles móveis que além de sua função principal da para utilizar com outras coisas. Por exemplo, um sofá com baú dentro, uma mesa que desmonta e outras inúmeras opções para você apostar.

A próxima dica é você optar por apenas móveis que você realmente precisa. Isso acontece porque muita das vezes você quer colocar um sofá muito maior do que necessita. Ou colocar uma estante com várias gavetas sendo que você só precisa de uma.

Uma vez que você utiliza esses móveis você acaba ocupando muito mais espaço no seu ambiente. Desse modo, é essencial que você aposte somente naquilo que é necessário na sua casa. Assim você irá conseguir economizar um bom espaço sem complicações.

 

Utilize objetos

E por fim, não se esqueça de utilizar alguns objetos decorativos. Este passo é muito importante, porque devido você está utilizando somente aquilo que você precisa, pode acontecer da sua sala de estar pequena ficar vazia. Dessa forma, apostar em alguns pequenos itens decorativos é algo que não pode faltar!

Além disso, quando falo desses itens não necessariamente precisa ser somente pequenos objetos que ficam na estante. Uma almofada ou manta também faz parte disso. Além de que é algo que você pode colocar bastante sem que fique um espaço muito exagerado.

Portanto, procure está utilizando essas dicas acima para decorar a sua casa. Dessa forma, tenho certeza que você vai conseguir fazer uma decoração incrível em tão pouco espaço.

 

Imagens para se inspirar

O que você achou do artigo acima? Mas para finalizar, separei mais algumas imagens incríveis de sala de estar pequena. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Receba atualizações em seu email gratuitamente!

OK
Não enviamos spam! 🙂
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Receba atualizações em seu email gratuitamente!

OK
Não enviamos spam! :)
close-link