Você tem alguma ideia do que é o TCPO? Dica: Tem haver com orçamento de obras!

TCPO nada mais é do que a Tabela de Composição de Preços para Orçamento. E claro, esta tabela é de extrema importância para um controle dos preços em sua obra, tendo em vista que os custos na construção civil costumam variar bastante.

Aqui neste artigo nós te ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre a TCPO, desde sua real importância dentro de uma obra até as etapas para sua elaboração. Acredite, este conhecimento é algo que irá lhe ajudar bastante!

E então, pronto para aprender mais sobra a TCPO? Então é só seguir a leitura!

O que é essa tal de TCPO?

A primeira edição da TCPO é datada de 1955, e desde essa época ela vem sendo usada como base para engenheiros e construtores país a fora. A versão oficial desta tabela é fornecida pela Pini, que se trata de um porta para notícias relacionadas a construção civil e que também realiza pesquisas qualitativas e quantitativas.

Só de se tratar de uma tabela que está no mercado de 1955 você já pode ter uma noção de quão importante a TCPO é, não é mesmo? Exatamente por sua importância, e acima de tudo necessidade, o engenheiro de custos vem se tornando cada vez mais importante em uma obra. Não consegue entender a relação entre um e outro? Pois a gente te ajuda:

Um bom engenheiro de custos deve quase possuir poderes de prever o futuro. Desde a análise inicial do projeto até mesmo as variações climáticas – dias muito chuvosos acabam fazendo toda a jornada de trabalho ser paralisada, até que as condições fiquem mais amenas -, tudo isto influencia diretamente o orçamento de uma obra.

Devido a tantas funções e habilidades que são requeridas do engenheiro de custos, a TCPO entra justamente para ajudá-lo a ter um controle maior na obra como um todo, tendo como principal objetivo quantificar a despesa total desta obra. É tipo um checklist para a engenharia de custos, mas claro, com diversas outras funções além desta.

Quer dar uma conferida mais de perto na importância da TCPO para a construção civil? Pois então vamos lá!

A TCPO na Construção Civil

A melhor maneira de encarar a TCPO é como se ela fosse uma base de dados, o que na verdade ela realmente é.

Partindo deste principio, qual é a função de uma base de dados? Alimentar um determinado sistema, neste caso o sistema de gerenciamento da sua obra, a partir da coleta e análise de informações.

Ao todo são mais de 8500 registros na TCPO sobre a construção civil, incluindo aspectos referentes a preços, serviços e dados que são fundamentais para a composição de um orçamento.

Nós disponibilizamos aqui no Total Construção algumas planilhas de orçamento de obras que você pode utilizar para ajudar a ter um melhor controle de sua construção como um todo, é importante frisarmos que estas tabelas devem ser utilizadas em conjunto com o TCPO, e não para substituí-la. E no site da TCPO Web você consegue encontrar informações atualizadas sobre a TCPO com base em sua composição, índice, custos, artigos e muito mais. Vale a pena dar uma conferida!

Entretanto, o objetivo principal aqui é que você perceba que a utilização de um sistema de gestão especializado em construção civil poderá facilitar, e muito, a integração dos dados da base TCPO com os seus projetos. E é exatamente este o ponto que realmente importa em uma construtora: que a informação possa fazer sentido e consequentemente ser redirecionada para as estratégias de negócio.

Possuir um módulo de custos indica que o seu Planejamento de Recursos é suficientemente desenvolvido a ponto de tratar de seus orçamentos e da TCPO. Isso irá lhe ajudar a ter um maior controle não apenas doa dados, mas também da gestão de sua obra.

As vantagens para sua construtora

Falamos tanto da TCPO, que agora falta demonstrarmos diretamente quais são suas vantagens para você e sua construtora. Confira abaixo todos os benefícios que ela poderá trazer à você:

  • A começar, as chances de erros nos seus orçamentos irá diminuir drasticamente, o que por si só já é o suficiente para lhe convencer da eficácia do TCPO, mas ainda tem mais;
  • Irá lhe ajudar a otimizar e facilitar a composição de preços;
  • Ao otimizar o seu planejamento e favorecer o cumprimento das etapas que estão previstas no projeto, inevitavelmente a produtividade de sua obra irá aumentar;
  • Você terá um detalhamento completo de todos os insumos que poderá utilizar em sua construção;
  • Irá ter dados confiáveis que lhe ajudaram em sua tomada de decisões;
  • As etapas de sua obra estarão definidas mais claramente, sendo que agora o seu orçamento será dividido com base nestas etapas;
  • Uma vez que você terá a quantidade precisa dos materiais necessários, além de um controle melhor com relação as atividades e o tempo empregado em sua obra, isso irá resultar em uma maior economia para você;
  • A participação de construtoras em licitações torna-se melhor, uma vez que seu controle orçamentário irá se tornar mais claro e eficiente.

Baseado em todos estes benefícios mostrados acima você consegue entender agora o por quê a TCPO torna-se tão importante?

Lendo a sua TCPO

Uma das maiores qualidades da TCPO é o grande número de informações que ela disponibiliza em seus projetos. Entretanto, para fazer bom uso de todas estas informações torna-se necessário que você saiba como ler sua TCPO.

A TCPO é dividida em nove categorias, sendo estas:

  • XX -> Divisão
  • YYY -> Subdivisão
  • Z -> Natureza do Item
  • W -> Tipo
  • KK -> Item

Estas categorias forma o código XXYYY.Z.W.KK, vamos te ajudar a entender melhor como ler este código com um exemplo prático. Para este exemplo vamos utilizar um bloco de concreto, cujos gastos envolvem muitas variáveis tais como areia, argamassa, traço, etc.

Vamos tomar como base o código 04221.8.1.18 para a leitura deste bloco. Assim sendo nós teremos:

  • 04 -> Divisão = Este número indica “Vedações Externas e Internas”;
  • 221 -> Subdivisão = Classifica a “Alvenaria de peças de concreto-vedação”;
  • 8 -> Natureza do Item = É o “Serviço Composto”, a composição de serviços;
  • 1 -> Tipo = Blocos de concreto;
  • 18 -> Item = Refere-se as dimensões: 19 x 19 x 39 cm, sendo a espessura da parede de 19 cm, as juntas de 10 mm com uma argamassa mista composta de cimento arenoso e areia sem peneirar com um traço de 1:4:4.

Lembrando que todos estes detalhes são padronizados e disponíveis para consulta através da TCPO, sendo que o objetivo é justamente deixar clara a relação dos gastos das construtoras.

Conclusão

Agora você já tem uma boa ideia do que é a TCPO e sua real importância para a construção civil como um todo, não é mesmo? Afinal de contas, o orçamento é definitivamente uma etapa que você não irá querer que surjam erros! Lembrando sempre que não se trata apenas de adquirir a TCPO e pronto, não é isso. É extremamente importante que o profissional que vá utilizá-la tenha noção de suas ferramentas e saiba o que está fazendo.

Sobraram dúvidas? Pois basta perguntar nos comentários abaixo que estaremos prontos para lhe responder! E claro, caso tenha gostado deste artigo e conseguido aprender algo com ele, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem podemos acabar ajudando neste processo!

Escreva um Comentário