Uma planilha de orçamento de obra é algo que com certeza pode fazer a diferença na hora de quantificar valores durante sua construção e você não acabar se perdendo. É de extrema importância ter tudo anotado certinho de modo a não acontecer surpresas futuras, ou seja, ter em mãos uma planilha de orçamento de obra é algo que você definitivamente deseja!

É papel do Engenheiro de Custos ter o controle orçamentário de uma obra, e acredite, ele não conseguiria realizar sua função tão bem sem contar com uma Planilha de Orçamento de Obra! E, quando dizemos assim, pode dar a falsa impressão de que existe apenas uma única planilha de orçamento de obra, quando na realidade há diversas espalhadas pela internet, sendo que todas podem ser utilizadas de maneira eficiente.

“Mas, se existem várias, como saberei qual usar?”

Esta é uma dúvida comum, e a resposta é simples: você irá utilizar aquela com que melhor se adaptar!

O que nós queremos dizer é que, contanto que você se adapte a utilizar aquela planilha em específico, e ela atenda a suas necessidades, então aquela é a que você deve utilizar.

Abaixo iremos lhe apresentar vários modelos de planilha de orçamento de obra, sugerimos que você experimente todas elas até encontrar aquela que melhor lhe atende e que você consiga utilizá-la.

Preparado? Pois então vamos lá!

Planilha Modelo 1 – Planilha de Orçamento de obra

Planilha 1 - Planilha de orçamento de obra

Neste modelo você entrará com a quantidade e o preço unitário dos principais serviços de uma obra, sendo que alguns dos que constam na planilha podem não se adequar ao seu caso, e assim você terá o preço total daquele serviço e até mesmo a porcentagem que aquele determinado serviço corresponde ao preço total de sua obra.

Dentre os serviços disponíveis por esta planilha de orçamento de obra estão:

  • Serviços preliminares
  • Infraestrutura
  • Super estrutura
  • Alvenaria
  • Esquadrias
  • Cobertura
  • Instalações hidráulicas
    • Água fria
    • Esgoto
    • Pluvial
    • Louças, metais e aparelhos
  • Instalações elétricas
  • Revestimentos
    • Paredes internas
    • Paredes externas
    • Pisos
    • Teto
  • Pintura
  • Serviços complementares

E você ainda tem acesso a TODOS os demais serviços que complementam a obra, desde os profissionais que fazem parte direta ou indiretamente da construção, até a escavação do terreno e instalação de tomadas e luminárias.

Baixe esta planilha abaixo, aprenda a utilizá-la ao máximo e, se ela se adaptar ao que você necessita, então é esta a melhor para você:

Planilha de Orçamento de Obra – Modelo 1

Planilha Modelo 2 – Planilha de Custo por m²

Planilha de custo por m²

Este segundo modelo de planilha de orçamento de obra que lhe trazemos é um pouco diferente da anterior, pois aqui você conseguirá o custo por m² de serviços de pedreiro a partir do custo de dia de trabalho. É uma tabela que você poderá utilizar como parâmetro para decidir se o valor que você pagaria por m² está caro ou barato, isso o ajudará a avaliar se é melhor contratar o pedreiro por m² ou por dia de trabalho.

Para baixar esta planilha é só clicar abaixo:

Planilha de Custo por m²

Planilha Modelo 3 – Planilha de Custos de Materiais de Construção

Planilha de Orçamento de Obra

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Uma planilha de orçamento de obra bem simples, correto? Pois é aí que você se engana!

Esta é uma das planilhas mais completas que você irá encontrar pois basta você clicar em alguma das opções destacadas (Estaca, Lage, Piso, Telhado, etc) e você será direcionado para uma aba específica da planilha para aquele item que você escolheu.

Uma vez nesta nova aba da planilha, basta preencher os dados e você terá acesso a todo o quantitativo de materiais para aquela parte da construção, e ao final, é claro, você terá a soma de todos os serviços.

Baixe-a clicando abaixo e teste todas as abas desta planilha, veja se você se adapta com ela e ela possui todas as funcionalidades que você necessita para sua obra.

Planilha de Orçamento de Obra – Modelo 2

Planilha Modelo 4 – Planilha de Orçamento

Planilha para Orçamento de Obra

Nesta planilha de orçamento de obra criada pelo Engenheiro Antônio Augusto Sousa Siqueira você consegue um orçamento de todas as etapas de sua obra, englobando todos os projetos envolvidos (elétrico, hidráulico, arquitetônico, etc) e até mesmo eventuais gastos com Impermeabilização, Forros, Pinturas e demais gastos que você pode vir a ter com sua obra.

Para ter acesso a esta planilha e começar a testá-la, basta clicar abaixo:

Planilha de Orçamento de Obra – Modelo 3

Planilha Modelo 5 – Planilha Sienge para Orçamento

Planilha Sienge

Esta é uma planilha bastante completa, na qual você consegue realizar todo o orçamento de sua obra de maneira bastante eficaz, tendo em visto que ela engloba todos os serviços prestados em obra. Ao todo são quase 400 linhas de descrição de serviços, quantidades e preços unitários para você preencher, tudo para que ao final seu orçamento total seja fornecido. Se você acha que essa pode ser justamente a planilha que você tanto procurava, então é só baixar ela abaixo:

Planilha de Orçamento de Obra – Modelo 4

Planilha Modelo 6 – Orçamento da construção

Planilha Orçamento da construção

Um pouco mais simples do que algumas opções acima, porém seu preenchimento é bastante fácil e intuitivo. Ao todo são mais de 90 linhas de serviços relacionados a construção que você poderá preencher e ter um controle sobre os gastos.

 

Nesta planilha há também uma aba onde você poderá preencher com os itens da obra, a data de adquisição destes itens, a categoria a que cada item pertence, uma observação sobre este item, o orçamento disponível para tal, o custo do item e a tabela lhe dará um balanço dos gastos. Pode ser um bom meio de manter um certo controle sobre os seus gastos.

Quer baixar esta planilha pra dar uma conferida se esta é a ideal para você? É só clicar abaixo.

Planilha de Orçamento de Obra – Modelo 5

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Planilha Modelo 7 – Orçamento de pintura

Planilha para Orçamento de Pintura

Gerenciar os gastos com pintura pode ser um tanto quanto complicado, afinal de contas, você deverá levar em consideração a Pintura Interna, Pintura Externa, Pintura Piso, Pintura Fachada e diversos outros fatores dentro de cada um destes tipos de pintura. É exatamente pra isso que nós lhe trazemos esta planilha para orçamento de pintura.

Independente de qual das planilhas acima você irá utilizar, aconselhamos que você baixe esta também e a mantenha por perto, nunca se sabe quando você precisará dela.

Planilha de Orçamento para Pintura

Planilha Modelo 8 – Quantitativo de materiais em obra

Planilha quantitativo de materiais

Com esta planilha você conseguirá ter um controle no quantitativo de materiais utilizados em sua obra e, uma vez que você consegue controlar a quantidade de material, você estará pronto para controlar o orçamento referente a estes materiais. Ou seja, mais uma planilha que, independente das demais, nós lhe aconselhamos a baixar e deixar guardada para quando ela for necessária.

Planilha de Quantitativo de Materiais em Obra

Planilha Modelo 9 – Materiais por m²

Planilha de Materiais por m²

Seguindo o exemplo da planilha acima, nesta você também terá acesso a quantidade de materiais por m² em sua obra, vale a pena conferir ambas as planilhas e ver qual das duas você melhor se adapta.

Planilha de Materiais por Metro Quadrado

Conclusão

Acima nós te apresentamos, ao todo, 9 modelos de planilhas para você baixar e usar durante sua obra, sendo mais de um modelo de planilha de orçamento de obra, para que você possa escolher você mesmo qual o melhor modelo. Afinal de contas, qualquer um dos modelos de planilha de orçamento de obra que você escolher é eficiente, porém o que conta aqui é com qual dos modelos você irá se identificar mais, qual deles tem o conjunto de fácil manuseio + funcionalidades que você necessita.

Após baixar suas planilhas, compartilhe este artigo com seus amigos e conhecidos, temos certeza de que todos na área da construção civil se beneficiariam de uma boa planilha!

Write A Comment