Decoração com Chita: Veja várias fotos!

A chita é um tecido colorido de algodão bastante famoso. Devido ele ser bastante colorido e poder ser utilizado de várias maneiras na decoração. O legal da utilização da chita, é o fato dela ser um tecido mais barato, mas que não deixa de ser utilizado para fazer a decoração com chita. Por isso, para quem gosta de colocar a mão na massa e deseja repaginar a casa, apostar na chita é uma excelente alternativa. 

Além disso, devido a chita ser um tipo de tecido mais colorido, ela é perfeita para ser utilizada em decorações onde o morador procura algo mais colorido e alegre. A presença das cores – principalmente primárias – traz essa sensação de um espaço mais divertido. Sendo assim, para quem busca esse tipo de decoração, apostar na chita é o primeiro passo. 

Se você se interessou por esse modelo de decoração, mas não sabe como decorar, não se preocupe! Nesse post reuni várias dicas incríveis para você fazer uma decoração com chita sem complicações e apostar na sua casa, seja na cozinha, na sala, ou na decoração do quarto de casal! Confira! 

 

Utilização da chita na mesa 

Para começar esse post com tudo, irei te mostrar algumas formas de você utilizar a chita na decoração. Isso é importante, porque embora existam inúmeras maneiras legais de fazer isso, nem todo mundo consegue enxergar formas interessantes para apostar. Por isso, irei te mostrar os principais modelos, para assim você escolher um e apostar na sua casa. 

Quando falamos da composição de uma mesa, nem todo mundo da a sua devida atenção, ou simplesmente aposta nela apenas quando irá fazer um jantar especial. Porém, manter a mesa decorada, faz toda diferença na casa e torna os horários de refeições muito mais interessantes! 

A utilização desse tecido na mesa é a primeira forma de decoração com chita que você pode apostar. O legal é você dobrar ela até que forme um retângulo e depois utilizar embaixo dos pratos. Um tecido embaixo do prato, fica muito bonito na decoração, além de deixar o espaço muito mais bonito. 

 

Decoração com chita na parede 

O uso do papel de parede é algo que tem se destacado cada vez mais. Uma vez que quando você o utiliza, ele faz com que o espaço se amplie, além de fazer total diferença na decoração. Porém, ao invés de você utilizar de fato o papel de parede, a utilização da chita traz o mesmo efeito na casa. E o mais interessante, é que acaba sendo uma situação mais sustentável, por você não está utilizando o papel. 

Caso você resolva utilizar esse modelo de decoração na sua casa, é muito importante que você tenha total atenção na sua utilização. Isso porque a chita é um tecido bastante chamativo, então você precisa tomar cuidado para não exagerar. 

O ideal, é que você coloque a chita apenas em uma parede e as demais brancas. Assim você irá suavizar a decoração com chita e fazer com que o ambiente fique mais bonito.  

 

Quadros com chita 

É muito comum, quando falamos de decoração, as pessoas já associarem a itens grandes e decorativos. Muitas pessoas acreditam que a composição do ambiente está nos móveis e na parede. Mas a verdade é que são justamente os detalhes que fazem total diferença na decoração de um espaço. 

No caso dos quadros por exemplo, eles ajudam a destacar uma parede e complementar a decoração da casa. O mais legal disso, é que hoje existem modelos de quadros de todos os jeitos, assim te permitindo encontrar o que mais combina com a decoração da sua casa. 

Uma boa opção de quadro para você fazer em casa é apostar na decoração com quadro de chita. A ideia desse quadro, é você utilizar uma moldura branca e ao fundo, o tecido.  

Se tratando desse modelo, você tanto consegue encontrar ele para comprar, como consegue fazer em casa. Então para quem gosta de colocar a mão na massa e economizar, é muito interessante fazer o próprio quadro, já que ele é bem simples de fazer. 

Além do mais, esse processo de trabalhos manuais, tem inúmeras vantagens, inclusive o relaxamento durante o trabalho.  

Decoração com chita e juta 

Se você gosta de uma decoração para casas rústicas, ou simplesmente é a favor da utilização de materiais mais sustentáveis, apostar na decoração com chita e juta é uma boa opção! Para quem não sabe, a juta nada mais é que uma fibra têxtil que pode ser utilizada de várias formas na decoração.  

Quando a chita está junto com a juta, elas criam uma composição incrível, tornando ainda mais legal para você utilizar na sua casa. 

Uma boa maneira de usar esses dois materiais no ambiente, é apostando em um tapete grande de chita e juta. A utilização desse modelo de tapete, fica ótimo em decorações rústicas, e você pode utilizar um bem grande no centro da sua sala. 

Outra maneira ótima de você usar esses dois materiais em sua decoração, é apostando neles como um material para sobrepor objetos. Por exemplo, você pode fazer um porta escovas, e colocar a chita com juta em volta dela, deixando o item mais decorativo. O importante é utilizar a sua criatividade, e trazer a sua personalidade para o ambiente. 

 

Decoração com chita no teto 

Para quem acha que o teto não necessita de decoração, está muito enganado! A decoração de teto é algo que faz total diferença no espaço, principalmente quando é utilizado em ambientes que ele se destaca mais! 

Por exemplo, se você apostar na decoração com chita no teto na sala, ele ganhará um destaque ainda maior. Já que quando as pessoas deitarem no sofá, logo notaram a chita no teto e isso irá chamar a atenção dos seus convidados. 

O legal de utilizar uma estampa no teto, é que isso cria um grande contraste dependendo do que estiver na parede. Além disso, a cor ou estampa no teto, não é tão comum nas casas tradicionais. Então se você procura por uma decoração muito mais moderna. A chita no teto, sem dúvidas não pode faltar na sua casa! 

 

Decoração com chita para aniversário e casamento 

Além da utilização da chita em sua casa, você também tem a opção de apostar nela em festas, o que é bem comum. O legal desse modelo é que você pode utilizar a chita como forro de mesa, nas cadeiras, ou em outras partes que você achar legal decorar. 

Uma outra sugestão interessante, é fazer um espaço despojado com várias almofadas com capa de chita. Você pode colocar alguns pufs, um tapete de chita e juta e a almofada com a estampa de chita também! Isso irá completar totalmente a sua decoração e até criar um ótimo ambiente para os seus convidados. 

Decoração com chita passo a passo 

Fazer uma decoração com chita não é um processo complicado, mas para quem nunca fez um trabalho manual, isso pode parecer um tanto desafiador. Por isso, para que não reste mais dúvidas e você consiga fazer essa decoração tranquilamente, separai abaixo um passo a passo completo de uma decoração com chita! Confira! 

 

Escolha um modelo de decoração 

O primeiro passo para fazer essa decoração, é escolhendo algum modelo. O que acontece, é que existem inúmeras formas de você utiliza-la no ambiente. E por isso, é fundamental que esteja totalmente claro de qual modelo de decoração você irá fazer. Para que assim durante o processo, não haja qualquer tipo de confusão. 

 

Selecione os materiais 

O próximo passo para fazer a decoração com chita é selecionando os materiais necessários. Nesse caso, isso irá depender muito do que você escolheu. Mas os principais materiais são: 

  • Tesoura; 
  • Cola para tecido; 
  • Agulha e linha; 
  • Lápis; 
  • Molde; 
  • Chita. 

Lembrando que todos esses materiais podem variar bastante de acordo com cada modelo. Mas para começar, você irá precisar dos citados acima. 

 

Busque referências e dê o primeiro passo 

Depois que você estiver com os materiais em mãos, é hora de dar o primeiro passo. Para isso, o ideal é que você busque referências, para ficar mais fácil de se inspirar e fazer o modelo de decoração com chita que você deseja. 

Em primeiro instante, você deverá fazer o molde de onde deseja colocar a chita e cortar. Não se esqueça de sempre cortar para mais e assim evitar complicações. 

 

Cole e costure 

Embora as colas de tecidos já dão um bom resultado, é sempre interessante reforçar com a costura. Você não precisa ser nenhum profissional nessa área. Afinal, ela funciona de uma forma muito simples, uma vez que você deve apenas seguir a linha onde está costurando e ter cuidado para não a passar no lugar errado. 

Caso você tenha alguma dúvida nesse processo, você pode procurar alguns tutoriais na internet para aprender fazer uma costura simples. 

 

Finalize 

E por fim, depois de costurar é só finalizar. A finalização irá depender muito do modelo de decoração com chita que você escolher. Por exemplo, se você tiver passado a chita em um banco, é legal colocar um plástico por cima, para evitar que a chita se suje. 

Ou se você colocou ela em um pote, você também tem a opção de utilizar outros tipos de materiais, para deixar a decoração com chita muito mais bonita.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais