Casas Rústicas: Modernas, Projetos, Pequenas e Grande. +188 Fotos!

Advertisements

Quando decidimos reformar uma casa ou estamos de mudança, conseguir definir uma decoração nova pode ser um desafio! Afinal, existem tantos modelos de decoração então isso pode ficar um pouco mais complicado de escolher.

Porém, um dos modelos de decoração bastante popular atualmente são as decorações de casas rústicas, no qual além de ser um charme ainda são mais baratas do que os outros tipos de decoração.

Entretanto, quem procura adotar esse modelo de decoração em sua casa costuma ter algumas dúvidas sobre isso. Mas para te ajudar, separei um guia completo sobre como fazer uma decoração rústica em casa e é claro, trouxe também imagens incríveis para você se inspirar. Confira!

 

O que é uma casa rústica?

As casas rústicas são aquelas que apresentam uma decoração mais aconchegante e com um certo contato com a natureza. O interessante delas é que elas têm como característica principal essa questão do trabalho manual.

Então para quem adora colocar a criatividade e criar os seus próprios elementos, a decoração rústica é a ideal para essa situação.

Além disso, como havia citado acima, essa decoração visa muito o contato com a natureza. Então essa é uma maneira bem agradável de ter plantas, madeira e outros recursos naturais dentro da sua própria casa. Trazendo leveza e conforto para o ambiente.

O legal da decoração rústica presente nas casas é que ela também envolve um estilo de vida mais simples. Pois diferente de uma decoração mais moderna por exemplo, ela não esbanja móveis e eletrodomésticos caros e luxuosos.

Na verdade, a sua ideia é muito pelo contrário disso, pois ela passa até mesmo um ensinamento, no qual você pode ter uma casa linda e aconchegante, sem precisar de aparelhos caros e grandes.

Portanto, se você procura um estilo de vida mais simples e uma forma de transmitir isso através da decoração, esse modelo rústico é uma ótima alternativa para você adotar na sua casa.

 

Principais características e vantagens

Assim como qualquer tipo de decoração, as casas rústicas também possuem as suas características únicas e vantagens. Então, para que você possa conhecer melhor sobre a decoração rústica e analisar se ela é apropriada ou não para você, separei as suas principais características e vantagens.

Bom, primeiramente, veja as principais características da decoração rústica:

  • Aconchego;
  • Simplicidade;
  • Utilização de materiais naturais;
  • Presença do abstrato nos móveis e objetos presentes na casa;
  • Imperfeição na composição dos móveis.
  • Presença da natureza dentro do ambiente.

Já em relação as suas principais vantagens, veja o que podemos destacar na decoração rústica:

  • Baixo custo;
  • Sustentabilidade;
  • Essa decoração proporciona o bem-estar;
  • Você passa a ter um ambiente mais aconchegante.

Portanto, esse tipo de decoração é uma ótima opção também para quem não quer gastar muito. Pois você pode reaproveitar materiais que você já tem e consequentemente o custo para essa decoração será baixo.

 

Como fazer uma casa rústica?

Agora que você já entendeu o que é uma decoração rústica, vou te mostrar o passo a passo para você consiga fazer isso na sua casa. Lembrando que mesmo que eu te mostre os principais elementos presentes na decoração rústica, você está livre para usar a sua criatividade.

Pois o interessante dela é justamente você colocar a mão na massa para criar os seus próprios objetos e móveis. Portanto, veja como você pode fazer essa decoração:

 

Paleta de cores

O primeiro passo para você fazer a sua decoração é definir qual será a sua paleta de cores. Então antes de você comprar qualquer tipo de matérias é muito importante que você defina quais cores você irá utilizar na sua decoração.

Bom, as principais cores utilizadas nela são aqueles tons mais neutros e terrosos. Como no caso do marrom, vermelho, cinza e o amarelo. Então para começar defina qual será a cor principal da sua decoração.

Por exemplo, caso você tenha escolhido o marrom, você precisará pensar em como fazer essa cor ficar destacada na decoração. Logo, você pode colocar o marrom no sofá por exemplo, em uma parede principal, criando uma textura ou colocando um papel de parede e em alguns móveis.

Entretanto, o mais interessante é você reutilizar materiais para fazer o seu próprio móvel. Como por exemplo, você pode utilizar o pallet com sua cor natural para fazer o sofá e fazer o assento e o encosto com almofadas marrons.

Depois disso você pode escolher uma outra cor complementar para colocar em alguns elementos. Como por exemplo, em alguns objetos ou em um pequeno móvel. Isso ajudará a tirar aquela ideia muito pesada do marrom.

Outra sugestão é você utilizar o branco para quebrar um pouco essa cor escura. Isso vai te ajudar a neutralizar a cor do ambiente e deixar ele mais aconchegante.

 

Materiais na decoração das casas rústicas

Já em relação aos materiais da decoração rústica, o importante é que você utilizar os materiais mais naturais possíveis. Como por exemplo a própria madeira que é um dos elementos principais presentes na decoração rústica.

Entretanto, veja quais são os outros tipos de materiais presentes nessa decoração:

 

Tijolo

O tijolo é um dos xodós da maioria das pessoas que usam decoração rústica. Porque ele deixa a decoração linda e ainda mais aconchegante.

No caso do tijolo, uma sugestão é você utilizar os papeis de paredes de tijolos ou se for possível, fazer uma parede de tijolinhos. Isso ficará bem bonito e legal na sua decoração.

 

Ferro fundido

O ferro fundido também é um material presente nesse tipo de decoração. Então você pode utilizar ele de várias formas, seja colocando cadeiras de ferros ou outros tipos de elementos que destaque o ferro.

 

Pedra

Materiais de pedra também é um outro elemento presente na decoração rústica.  Então é interessante você colocar a pedra na sua decoração, seja em alguns objetos ou outras coisas que possam ter esse tipo de material.

 

Cimento

O cimento também é algo que aparece muito nas casas rústicas. Isso acontece porque a ideia desse tipo de decoração é justamente fazer com que as coisas deem aquela impressão de que não foi terminado.

Então, as paredes de cimento queimado por exemplo é algo que além de ser lindo se encaixa bem em uma casa rústica. Além disso, você pode utilizar o cimento em outras coisas como por exemplo no chão ou em algum objeto.

 

Principais objetos e móveis na decoração rústica

Bom, agora que você já viu um pouco sobre os principais materiais na decoração é hora de começar a escolher os objetos e móveis. Entretanto, as opções são inúmeras e vale ressaltar que é interessante você criar os seus próprios objeto e móvel. Então, veja quais são as principais coisas que você pode colocar na sua casa!

 

Planta

As plantas são algo que não pode faltar em uma casa rústica. Pois como havia falado, a isso passa aquela ideia de natureza. Então não tem limite de plantas na decoração.

Além disso, você pode colocar as plantas em todos os cômodos da casa. O importante é variar elas de acordo com cada cômodo já que as plantas possuem maneiras específicas de cuidados.

 

Velas

As velas são algo muito presente na casa rústica. Isso acontece porque elas passam aquela sensação de conformidade e aconchego. Então é muito interessante espalhar algumas velas pela casa.

 

Pallets

Os pallets é algo que vem se tornando cada vez mais popular entre as pessoas. Já que é algo que da para você utilizar para fazer várias coisas. Então procure utilizar os pallets na sua decoração. Seja para fazer uma mesa de centro, um sofá ou até uma cama.

 

Ideias para você fazer em casa

O mais interessante das casas rústicas, é você mesmo utilizar a sua criatividade e fazer vários objetos e móveis para colocar na sua casa. Mas se você pensa em fazer isso e não sabe o que fazer, separei algumas sugestões de faça você mesmo para você começar a colocar a mão na massa. Confira!

 

Prateleira

A primeira opção é você fazer uma prateleira um pouco mais rústica. Para isso, você irá precisar de um pedaço de madeira, de acordo com o tamanho que você quiser dois cordões pretos e pregos.

Então, basta pegar os cordões e posicionar nas extremidades da prateleira de forma que esses cordões segure as tabuas. Depois você irá pregar dois pregos onde deseja e encaixar os cordões nos pregos.

 

Mesa de centro de pallet

A mesa de centro de pallet é fácil de fazer e deixa a sua sala linda e rústica. Para isso você precisará de pallets, quatro rodinhas, parafusos, lixa e se preferir um vidro do tamanho do pallet.

Então você irá lixar o pallet para que fique com um bom acabamento.  Depois você vai parafusar as rodinhas no pallet para que isso não arranhe o chão e que você também possa movimentar a mesa. E por fim, caso deseje você pode colocar um vidro em cima do pallet.

 

Vaso de planta de cimento

A próxima sugestão é fazer um vaso de planta de cimento. Como havia citado acima, o cimento é algo presente na decoração rústica, então basta você preparar um cimento e usar duas vasilhas de plástico maleáveis como um molde.

Então você coloca uma vasilha dentro da outra, sendo elas de tamanhos diferentes, despeje o cimento, deixe secar e depois retire.

 

Ideias de decoração

Bom, para que você possa ter mais ideias do que fazer em casa, separei várias fotos para servir de inspiração! Então olhe, se inspire e coloque a mão na massa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.