Cabeceira de Pallet: casal, solteiro, com luz, branca. +150 fotos!

Os pallets de madeira são uma escolha sustentável para quem deseja realizar um projeto bonito e ao mesmo tempo barato. O acabamento feito em pallet de madeira pode ser usado para diversas finalidades, como móveis, revestimentos de paredes, decks, entre outras coisas. Mas você sabia que é possível fazer uma cabeceira de pallet?

Além de ser possível, fazer uma cabeceira de pallet é muito mais barato do que comprar cabeceiras caras e simples para a sua cama, seja ela de casal ou de solteiro. Sem contar que a questão do reaproveitamento torna o projeto sustentável e ecológico.

Pensando em todos esses aspectos positivos, nós preparamos um guia completo sobre cabeceira de pallet para que você possa entender como funciona essa aplicação na decoração. Neste guia você encontrará dicas de decoração, como fazer, dicas para cuidar da peça de madeira e tudo que você precisa saber sobre cabeceira de pallet de madeira. Confira a seguir o guia completo e mais de 150 fotos para você se inspirar:

 

Pallet de madeira na decoração

Os pallets são peças muito comuns em grandes galpões de logística, transporte de produtos, entre outros lugares que desempenham papel semelhante a estocar, armazenar, empilhar e transportar. Eles são usados comumente como base para acomodar produtos embalados em caixas para serem transportados. Sendo assim, temos que os pallets são peças que muitas vezes acabam sendo jogadas fora por ter algum defeito de fabricação ou por quebrar uma tábua.

Quando reciclamos esse material, estamos contribuindo com o meio ambiente, pois estamos reaproveitando um material que já foi pré-fabricado. Além disso, a reutilização impacta em um outro aspecto muito positivo que é a economia de dinheiro. Se você tiver a oportunidade de conseguir peças de pallets que foram para o lixo, você terá um custo muito baixo que muitas vezes implica apenas no transporte dessas peças até a sua casa.

Contudo, com a atual demanda desse material, muitas empresas passaram a vender a peça de pallet para uso doméstico como decoração, móveis, revestimentos de parede, entre outras utilidades. Nesse caso, o custo de adquirir uma peça de pallet ainda pode ser mais satisfatório do que o de comprar uma cabeceira de cama. A peça do pallet costuma variar de R$ 15 a R$ 40, dependendo do tamanho da peça.

Caso a sua intenção seja comprar, então procure por uma peça que esteja em perfeitas condições, considerando que ela será usada como parte da sua cama no quarto. Mas se você conseguir pallets para reciclar, não se preocupe com o estado de conservação, pois é possível reconstituir o material com um pouco mais de trabalho.

 

Como tratar a peça de pallet

Depois de comprar ou de reciclar a sua peça de pallet, você deverá realizar alguns procedimentos básicos de marcenaria. Esses procedimentos consistem em lixar, aplicar verniz ou tinta, remover imperfeições, entre outras coisas que podem ser feitas por qualquer pessoa. Nesse caso, não é preciso conhecimento técnico para fazer a sua própria cabeceira de pallet, apenas com a ajuda desse guia você poderá ter uma cabeceira nova para o seu quarto.

 

1. Lixar toda a peça

O pallet inteiro deverá ser lixado, independente da forma como você irá dispor as tábuas para a elaboração da sua cabeceira. O ideal é manter a madeira bem lisa e uniforme para que a peça machuque ao toque através de farpas e fibras. Além disso, o processo de lixar deixa a peça com um acabamento mais bonito.

 

2. Remova imperfeições

Você pode remover as imperfeições através da lixa ou de ferramentas como chave de fenda, alicate, entre outras. Essas imperfeições podem ser parafusos, pregos, farpas, fibras, ou qualquer coisa que não faça parte da madeira. Além disso, os furinhos presentes nas madeiras por causa dos pregos e dos parafusos poderá ser preenchido com massa corrida para que a peça tenha um acabamento mais completo.

 

3. Pinte ou aplique verniz

Por fim, você deverá escolher o acabamento ideal para o seu projeto. Claro que para isso você precisará definir primeiro como será o seu projeto de cabeceira de pallet. Adiante daremos algumas dicas para o seu projeto, mas quando você já tiver ele definido, você deverá pensar no acabamento estético da peça de pallet.

Nesse caso, é possível aplicar tinta ou ainda verniz para que a peça se conserve por mais tempo e fique mais bonita. Contudo, há projetos que exigem um acabamento mais rústico e com pouco brilho. Nesse caso, também é possível deixar a peça sem essas aplicações.

 

Cuidados com a madeira do pallet

Os pallets de madeira geralmente são fabricados em diferentes tipos de madeira. As madeiras mais utilizadas para a confecção de pallets são o pinheiro, carvalho e o mogno. Cada uma dessas madeiras tem suas próprias características, o que deve ser considerado para o seu projeto.

Por exemplo, madeiras como o pinheiro apresentam uma resistência menor a umidade, sendo assim, você deve conferir se a parede onde o pallet será colocado não é úmida. Caso seja, a melhor solução é aplicar verniz para impermeabilizar a peça e fazê-la durar por muito mais tempo.

 

Como fazer cabeceira de pallet

Antes de mais nada, você deve ter um projeto inicial para fazer a sua cabeceira. Esse projeto deverá estar de acordo com o tamanho da cama (casal, solteiro, queen, king size), ou ainda de acordo com o tamanho da área que receberá a cabeceira. Essa é a primeira definição que você deve fazer, uma vez que existe uma infinidade de possibilidades para se fazer uma cabeceira de pallet.

Depois de definir a área, você precisará definir o estilo dessa cabeceira. Você pode usar um único estilo ou combinar estilos decorativos. Claro que tudo deve estar de acordo com o seu gosto pessoal e com a harmonia dos elementos que já existem no seu quarto. Por exemplo, um quarto clássico fica lindo com uma cabeceira branca cheia de luzes. Já um quarto mais moderno pode receber uma cabeceira com toque rústico em tom mais escuro.

Assim que você definir o modelo da sua cabeceira, o tamanho e o acabamento, você poderá criar a sua lista de materiais e partir para o DIY (faça você mesmo). Mas se você ainda tem dúvidas quanto ao modelo ideal para o seu quarto, confira a seguir algumas dicas de cabeceira de pallet:

 

Cabeceira de pallet com luzes

Madeira e luzes é uma ótima combinação para qualquer ambiente. Considerando que esse ambiente é um quarto, a melhor opção é optar por luzes mais delicadas e com poucas cores. Para que essa combinação simples fique ainda mais bonita, você poderá explorar as formas de luz, como, por exemplo, a utilização de velas dentro de potes de vidro ou simplesmente um varal de pisca-pisca branco.

Já a madeira pode ter diversos acabamentos. Na primeira foto que temos logo abaixo a cabeceira tem um aspecto mais meigo em tons claros de madeira. Essa é uma boa combinação para quarto feminino ou de casal.

 

Decoração rústica com cabeceira envernizada

Para um toque mais rústico na decoração do quarto, é possível envernizar a cabeceira em tons mais escuros que a própria madeira do pallet. Você também poderá deixar a cabeceira na cor natural do pallet, pois isso também proporciona um acabamento rústico para a decoração do quarto. No caso do estilo rústico, você poderá combiná-lo com outros elementos decorativos para criar harmonia para o quarto.

Móveis modernos e coloridos ficam ótimos com peças rústicas. Além disso, cores claras e peças mais delicadas também combinam com cabeceiras rústicas. Caso o quarto seja composto por elementos mais claro, a sua preferência deverá ser de uma cabeceira mais neutra ou branca. Mas caso o quarto seja moderno e ousado, a melhor opção é o verniz brilhoso.

 

Combinação de elementos com a cabeceira

A cabeceira é um ponto muito chamativo do quarto, por isso ela merece muita atenção na hora de confeccioná-la. Uma boa opção para gerar um aspecto ainda mais bonito para a cabeceira é combiná-la com elementos decorativos. Por exemplo, já pensou em pintar uma palavra na sua cabeceira?

Ao decorrer das imagens você perceberá um exemplo de cabeceira com a palavra “love”. Esse tipo de decoração traz mais harmonia e até mesmo mais sofisticação para a peça de madeira toda preta. Aliás, combinar tons como preto e branco é um clássico para qualquer decoração.

 

Cores de cabeceira de pallet

Explorar cores em sua nova cabeceira poderá proporcionar aspectos inovadores para o seu quarto. Lembrando sempre que a harmonia da decoração é o melhor resultado, independente das escolhas. Considerando a infinidade de possibilidades que temos com os pallets, você poderá explorar cores, tons e até mais de uma cor para decorar a sua cabeceira.

O estilo rústico permite ousar com tons amadeirados, azul, branco e preto. Já os estilos mais clássicos ficam ótimos com tons pastéis, rosas, branco, entre outras cores claras. Se o seu quarto é mais moderno, você pode ousar com cores vibrantes como o vermelho, o azul ou ainda usar o preto que é mais neutro.

O importante é deixar o ambiente harmonioso para os olhos. Uma cabeceira de cama toda vermelha pode ser vibrante demais para o ambiente se o quarto for composto por tons muito vibrantes. Assim como uma cabeceira branca poderá ficar sem graça em um quarto que já é todo branco e não possui nenhum item contrastante. A harmonia é sempre a melhor escolha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.