Decorar um ambiente com uma parede vermelha é uma opção ousada para qualquer ambiente. Isso porque o vermelho expressa uma sensação de entusiasmo, gera impacto e traz energia para qualquer ambiente. Sendo assim, a combinação dessa cor em um espaço deve ser bem calculada para que a proposta do projeto não seja má interpretada.

Os espaços decorados em vermelho possuem a característica de serem marcantes e muito expressivos. Além das características que já citamos, o vermelho é muito lembrado por associações de força e agressividade.

Por isso, decorações de ambientes em tons de vermelho deve ser sempre suavizada com elementos que causem o equilíbrio do ambiente. Essa, na verdade, é uma regra que vale para a utilização de qualquer cor na decoração. Os tons de azul, por exemplo, devem sempre ser equilibrados com cores alegres. O mesmo é com o vermelho, que deve ter tons suaves para contrastar e equilibrar o ambiente.

Mas o vermelho também é o símbolo do amor. Essa cor é fortemente associada a paixão, ao aconchego e ao aspecto quente que é reconfortante. Se você é adepto ao vermelho ou é simplesmente apaixonado pela cor, continue lendo este post para aprender mais sobre a decoração com tons de vermelho.

Neste post falaremos como decorar ambientes utilizando essa cor, e quais são os cuidados para não causar desequilíbrio na decoração. Confira a seguir nosso guia completo de paredes vermelhas:

 

 

Cozinha com parede vermelha

Pouco convencional, a parede vermelha quase sempre é o foco principal de um ambiente. Independente do tipo do ambiente, dos elementos decorativos e estilos de decoração, o vermelho predomina chamando a atenção até mesmo em pequenos detalhes. Considerando todos os aspectos do vermelho, temos que um ambiente com parede vermelha traz uma característica de imponência para o ambiente.

A dica principal para utilizar o vermelho nas paredes é proporcionar equilíbrio no ambiente. Esse equilíbrio deve ser feito através de peças, móveis, cores e outros elementos básicos de uma decoração. Essa combinação de elementos decorativos deve ter como objetivo principal o equilíbrio do ambiente.

A cor vermelha na cozinha traz um aspecto mais animador para o ambiente. A parede vermelha vem para tirar o aspecto de cozinha toda branca, ou cozinha de uma única cor. O contraste entre as cores também é um ponto forte da decoração. Nesse caso, a decoração da cozinha com parede vermelha pode receber elementos de cores neutras. Essa é a melhor combinação para se ter na cozinha, pois gera um equilíbrio no ambiente e ao mesmo tempo traz energia para o espaço.

No entanto, é possível contrastar tons fortes como o vermelho e o preto. O ideal é sempre usar tons que combinem entre si. No caso do vermelho, essa cor é excelente para ser usada na cozinha, pois ela proporciona vida e um colorido lindo para o ambiente. Além disso, o vermelho tem como característica a sensação de aumentar a amplitude para o espaço. Sendo assim, essa cor é indicada para ambientes pequenos, ou no caso, cozinhas pequenas.

 

Parede vermelha na sala

As salas são ótimos ambientes para mesclar tons, pintar uma parede inteira de uma única cor e ousar na decoração. Além disso, o ambiente muitas vezes traz um ar deprimente quando é decorado com tons muito relaxantes e calmantes. Nesses casos, é preciso trazer vida, vitalidade e energia para o ambiente. Como solução, a parede vermelha é uma excelente escolha para a decoração da sala.

Nesse espaço, você poderá usar vermelho com cores neutras, vermelho com cores fortes, elementos decorativos ousados e ao mesmo tempo suaves. Tudo deve ser sempre pensado buscando o equilíbrio do ambiente e a sensação de harmonia proporcionada pelas cores.

 

Quarto com parede vermelha

Quem disse que quarto não pode ter parede vermelha? Essa é uma ótima forma de decorar um quarto e trazer mais energia para o ambiente. Nesse caso, é importante ter um cuidado quanto a utilização do vermelho, pois essa cor também pode gerar muita excitação. Sendo assim, a melhor combinação para o quarto é utilizar elementos neutros e suaves junto ao vermelho. Tudo isso deve ser pensado para que o quarto não perca a sua principal característica que é o relaxamento.

 

Parede vermelha combinada aos estilos decorativos

O vermelho é uma cor multiuso, o que significa que ela pode ser combinada com diversos ambientes, elementos e estilos decorativos. É possível combinar o vermelho com diversos itens, mesmo se a cor estiver presente em uma parede inteira. As paredes nesse tom ficam ótimas em diversos estilos decorativos, principalmente nos estilos que mostraremos a seguir.

 

Retrô

O estilo retrô tem como principal elemento decorativo os tons de vermelho. Isso porque a cor traz aquela característica de amor e paixão, dois aspectos básicos do retrô. Se você observar cuidadosamente, você vai perceber que a maioria das decorações com esse estilo carregam algum elemento na cor vermelha.

Sendo assim, podemos inserir itens na cor vermelha na decoração retrô ou ainda ousar através de uma parede toda vermelha. Esse tipo de decoração fica linda para ambientes combinados com muito branco e peças antigas.

 

Minimalismo

O minimalismo veio com tudo nos últimos anos e tem ganhado cada vez mais adeptos. Esse conceito de vida passou a ser aplicado em diversos elementos do dia a dia, inclusive na decoração. A decoração minimalista tem como principal característica o fato de ter poucos itens, deixando a decoração por conta dos itens necessários.

Por ser um estilo bastante simples, a ousadia deve prevalecer nos aspectos básicos, como as paredes, chão, revestimentos, forro, teto, entre outros. Nesse caso, a parede vermelha é uma excelente escolha para ousar em um ambiente minimalista sem perder o foco principal que é a utilização de poucos elementos.

 

Romântico

O estilo romântico está entre os estilos que mais se enquadram com o conceito de parede vermelha. Isso porque esse estilo carrega por si só a característica de proporcionar sensações calorosas trazendo os sentimentos de amor e paixão para qualquer ambiente. Considerando esse aspecto, a parede vermelha é uma excelente escolha para tornar um ambiente mais romântico.

Um grande destaque para esse tipo de decoração está na utilização da parede vermelha no quarto do casal. O aspecto gerado pelo vermelho é suficiente para proporcionar uma sensação de romantismo para o ambiente.

 

Combinação de cores com vermelho

Por ser uma cor muito intensa, o vermelho deve ser combinado cuidadosamente com outras cores. Essa combinação pode ser feita com tons próximos ou tons totalmente contrastantes. No geral, a ideia é sempre proporcionar equilíbrio através da leitura das cores. Confira a seguir as melhores combinações de cores para o vermelho:

 

Branco

A cor branca é uma ótima forma de suavizar um ambiente com aspecto intenso gerado pela cor vermelha. As duas cores combinam super bem e geram um ótimo resultado para a decoração de qualquer espaço. O resultado se espelha em sofisticação e traços peculiares para o ambiente.

 

Tons terrosos

As cores que apresentam aspectos terrosos são excelentes combinações para serem utilizadas com paredes vermelhas. Os tons terrosos são cores próximas ao vermelho, por isso a combinação pode ser feita de uma forma fácil. Esses tons podem ser usados principalmente na mobília, no piso, em tapetes, cortinas e almofadas. Os tons terrosos que mais combinam com o vermelho são o caramelo e o marrom.

 

Laranja e amarelo

Além dos tons terrosos, as cores laranja e amarelo também estão próximas ao vermelho e são ótimas opções para combinações em um ambiente. Essas cores juntas formam um colorido incrível para qualquer ambiente. Embora todas elas sejam bastante estimulantes, enérgicas e intensas, essa é uma combinação que gera conforto visual e harmonia para o espaço.

 

Dicas para usar vermelho em qualquer ambiente

A melhor proposta para carregar os tons vermelhos pela casa é proporcionar vitalidade e energia para um ambiente. Se você acha que um ambiente está frio demais ou com aspecto muito deprimente, usar cores alegres como o vermelho poderá ser a solução. Sendo assim, essa é a maior aplicação para cores vibrantes como o vermelho.

Contudo, essa não é a única forma de utilizar o vermelho na decoração. O vermelho é uma cor muito chamativa e ao mesmo tempo muito sofisticada. Na cartela de cores podemos ver que há diversas opções de vermelhos, que se dividem em inúmeras variações de tons. Cada tom cria um aspecto diferente e único para os ambientes.

Então vamos supor que você queira uma parede vermelha pouco chamativa. A dica é escolher um tom mais opaco, com pouco brilho, puxando para o tom de tijolo. Mas se a sua ideia é proporcionar muita alegria, vitalidade, energia e estímulo para o ambiente, a melhor escolha são os tons mais vibrantes de vermelho.

Outro ponto interessante sobre a utilização da cor vermelha na decoração é combiná-la com objetos decorativos. Nem sempre uma parede vermelha é a melhor solução para o ambiente. Sendo assim, você pode investir em cortinas, persianas, tapetes, almofadas, roupa de capa ou até mesmo móveis em tons de vermelho. Por exemplo, as cozinhas com marcenaria toda em vermelho brilhante são modernas e vivas.

 

Imagens para se inspirar!

Sala com parede vermelha e quadros

Escolho na parede em cima da lareira

 

Sala com composição vermelha

 

Sofá de couro vermelho e estante de livros na parede

 

Poltrona vermelha e detalhes de vermelho na decoração

 

Decoração rústica com parede vermelha

 

 

Sala de estar com parede vermelha e móveis marrons

 

Ambiente rústico com parede colorida

 

Sala vermelha com teto quadriculado

 

Modelo de sala moderna com parede principal vermelha

Veja também

 

Sofá cinza em parede vermelha

 

Cozinha com parede vermelha

 

Cortina branca em parede vermelha

 

Sala moderna com detalhes preto na decoração

Composição de quadros preto e branco em parede com textura vermelha

 

Sala de jantar com detalhe na parede

 

Home office com lustre destacando no teto

 

Quadro em parede vermelha

 

Sofá branco destacando em sala vermelha

 

Parede vermelha com prateleiras de madeira

 

Quarto de casal vermelho e branco

 

Estante de livros em parede vermelha

 

Parede vermelha com composição de quadros

 

Paredes vermelhas no ambiente

 

Sala com composição de tons vermelhos

 

Parede em destaque vermelha

 

Espaço com almofadas coloridas

 

Sala moderna com quadros decorativos

 

Sofá em L cinza encostado em parede vermelha

 

Sala minimalista ampla com decoração vermelha

 

Composição de quadros com diferentes formatos

 

Decoração vermelha com destaque de teto amarelo

 

Sofá vermelho de camurça

 

Modelo de sala com parede vermelha

 

Sala de jantar vermelha

 

Sala ampla com vermelho na decoração

 

Parede vermelha com duas cortinas na janela

 

Sala com vermelho escuro na parede

 

Write A Comment