A decoração escandinava é um dos estilos mais procurados atualmente, já que é um modelo mais clean que a maioria das pessoas gostam. Embora esta decoração seja bastante procurada, nem todo mundo sabe como de fato apostar neste modelo de decoração, por isso, é tão importante não só entender como funciona, mas também observar modelos para se inspirar.

Por isso, neste artigo separamos um guia da decoração escandinava, para você entender como funciona e apostar na sua casa. Confira!

O que é a decoração escandinava e quais são as suas principais características

A decoração escandinava é algo que remete ao conceito de decoração da Dinamarca, Islândia, Suécia, Finlândia e Noruega. Esses países europeus, conhecidos como Escandinavos, tem características marcantes de aconchego. Contam também com presença forte da natureza, principalmente com árvores frondosas e montanhas. Por isso, a composição interna dos imóveis remete a essa força da natureza, ao aconchego e bem-estar que ela proporciona. Tudo isso por meio de objetos particulares, artesanais e muita luminosidade.

A simplicidade é outra marca interessante desse tipo de decoração. Assim como o equilíbrio: é impossível ver algo extremamente moderno e um objeto bastante rústico no mesmo ambiente. Todas essas particularidades do estilo escandinavo ganharam força a partir do século XX.

Como já citado, uma das características mais presentes numa decoração escandinava é o aconchego. Por isso, é comum perceber nos espaços objetos que passam a sensação de acolhimento, de serem “fofos” ao toque, e também delicados. Essa particularidade existe porque os escandinavos são pessoas que preferem receber os amigos em casa – e receber bem! – do que saírem para se divertir. Afinal, o clima frio da região acaba por promover esse tipo de encontro em casa.

Outra individualidade desse estilo é a presença de poucos móveis no ambiente. Normalmente em tons claros, esses móveis devem ser funcionais e duráveis. Isso para que atendam de qualquer forma as necessidades dos usuários.

Aplicar um pouco de madeira nas paredes e até pilastras é igualmente interessante nas decorações internas. Assim como prezar por linhas retas, simplicidade e o destaque à luz natural. Se o imóvel possui grandes janelas ou portas, tem efeito ainda mais interessante ao estilo escandinavo. Afinal, é possível aproveitar bastante dos raios de luz que vêm de fora.

Importante destacar ainda a paleta de cores claras que sempre é utilizada. O branco, bege, cinza, nude e marrom. O preto é utilizado para o contraponto, e balanceado com os tons claros tem efeito bastante bonito.

Desde que remetam à natureza, os produtos provavelmente serão bastante bem-vindos à decoração. É por isso que plantas são sempre parte importante dos ambientes! Grandes ou pequenos, os vasos de flores e outros vegetais trazem o meio ambiente para dentro de casa.

De qualquer modo, lembre-se de criar um aspecto minimalista na escolha e posicionamento de todos os componentes do seu imóvel. Este é um ponto crucial da decoração escandinava.

Como decorar um ambiente com o estilo escandinavo

A decoração de um ambiente exige muita atenção, pois é muito importante que uma pessoa se sinta confortável no espaço e feliz com a decoração escolhida. Além disso, quando escolhemos um determinado estilo para apostar, precisamos ter atenção nos elementos que irão compor, já que todos precisam conversar entre si e remeter o estilo escolhido.

Por isso, abaixo separamos algumas dicas de como decorar um ambiente com o estilo escandinavo.

Atenção com os elementos que devem ser utilizados

Uma frase é constantemente utilizada para a definição da decoração escandinava: “menos é mais”! Por isso, ao planejar sua decoração escolha poucos móveis, e de cores claras, como já explicado. A ideia é não “pesar” o ambiente, nem congestionar o espaço, mesmo que ele seja grande.

Além desses, pendentes são destaque nesse tipo de composição. Pendentes para iluminação, mas com característica mais rústica. Nada de lustres muito trabalhados: isso cria uma sensação de luxo que não combina com a produção europeia! Utilizar velas pela casa é igualmente interessante, uma vez que os objetos criam uma meia luz aconchegante.

Para aumentar a sensação de conforto, é possível aderir a tapetes “fofos” ao toque, ou a carpetes. Almofadas e mantas sobre o sofá são da mesma forma indicadas, pois tornam o ambiente mais “quente” e convidativo. Nesse caso, as peças que imitam pelos de animais são coringa, e reforçam todo o aspecto da Escandinávia. A chamada Poltrona Egg, que parece abraçar seu usuário, tem o mesmo efeito.

Se você não possui grandes janelas, considere ampliar as que já existem. A luz natural é essencial nesse tipo de composição, e destaca o aspecto clean dos ambientes. É importante, no entanto, evitar posicionar objetos e adornos à frente da janela, pois isso vai criar barreira, mesmo que mínima, à difusão da luz.

Para o piso, a melhor alternativa é a madeira. Muitas vezes, o material pode ser aplicado diretamente ao piso já existente no imóvel. Isso torna a mudança mais fácil. Além da madeira, no entanto, é interessante investir em outros materiais. Dessa vez, porém, eles devem aparecer como adornos de paredes e outros objetos. Materiais como a lã, linho, metal, couro, algodão e pedras.

Não se esqueça de se atentar a escolha das cores

O próximo fator que você precisa se manter atento na decoração escandinava é a escolha das cores. Neste modelo de decoração os usos das cores neutras são bastantes presentes, por isso, você deve priorizá-las.

Nas paredes, o ideal é pintá-las de branco e utilizar apenas alguns detalhes em cinza ou marrom claro. Já nas cores dos objetos, se você quiser poderá usar um tom colorido. Mas apenas em alguns objetos em destaques, prestando atenção para que não fique muito exagerado.

Traga a sua personalidade para o ambiente

Por fim, a última dica para apostar na decoração escandinava é trazer a sua personalidade para o espaço. Mesmo que você tenha escolhido um estilo bem específico, é necessário trazer um pouco de você para o ambiente.

Isso é importante, porque o conforto do espaço não está somente na escolha dos elementos, mas no ato de estar em um espaço que você se identifica e se sente bem. Sendo assim, coloque alguns itens que sejam importantes para você, para deixar o espaço muito mais interessante.

Para te inspirar, vamos citar alguns exemplos de composições de cômodos decorados com os princípios escandinavos e diferentes modelos. Logo depois, você pode acompanhar fotos e se inspirar ainda mais. Acompanhe!

Decoração escandinava com ponto em destaque

O primeiro modelo com o uso da decoração escandinava é com o ponto em destaque.  Neste caso, a ideia é você utilizar um ponto de luz para destacar determinada parte do ambiente. Isso cria um efeito de luxuosidade e ao mesmo tempo aconchego, já que é utilizado a luz amarela na maioria das situações para fazer esse ponto em destaque.

No caso da decoração escandinava com ponto em destaque, o interessante é você pegar um item que represente mais este estilo de decoração para destacar. Pois assim estilo fica mais chamativo e torna o espaço mais gracioso.

Para quem está sem ideia do que colocar em destaque, uma ideia é o uso dos quadros que são os mais comuns. Para isto, basta pegar um quadro grande que tenha este estilo de decoração e apontar uma luz de led para ele. Assim, rá criar um efeito de foque na decoração.

Quarto de menino neutro escandinavo

O próximo modelo de decoração escandinava que separamos é o quarto de menino neutro. Muitas pessoas têm dúvidas em conseguir escolher um determinado estilo de decoração para o quarto de jovens e adolescentes. Porém, nem sempre você precisa apostar em uma decoração infantil, e o estilo escandinavo fica bonito neste modelo.

Uma sugestão, é pintar uma parede de cinza em destaque e utilizar a luz amarela no ambiente. Como uma das características da decoração escandinava é o aconchego, a luz amarela ajuda a trazer esse tipo de sensação para o espaço.

Cozinha escandinava com cores neutras

A cozinha escandinava é um modelo lindo e muito procurado pelas pessoas. O uso do preto, branco e materiais naturais são usuais neste modelo de decoração e há várias formas de você implementar esses elementos na cozinha.

A mesa da cozinha, por exemplo, você pode optar por utilizar ela em madeira natural. Na bancada, seria interessante utilizar uma pedra branca, para trazer uma ideia de limpeza e conforto.  Em cima da bancada, fica interessante utilizar prateleiras com madeira natural, enfatizando o uso das cores neutras e o próprio estilo de decoração.

Sendo assim, a ideia da decoração escandinava na cozinha é buscar deixar um ambiente clean, utilizando elementos naturais e que tragam uma sensação de aconchego.

Modelo de sala escandinava com composição de almofadas

A decoração escandinava geralmente costuma ser mais procurada para a sala, já que é um cômodo que as pessoas descansam e passam o tempo com família. Por isso, muitos buscam uma decoração que seja confortável e bonita.

Existem inúmeras formas de trazer o estilo escandinavo na sala, além de vários elementos que você pode acrescentar. Dentre os modelos de decoração escandinava que você pode fazer, um que podemos destacar é a decoração com várias almofadas no sofá.

As almofadas por si só já trazem uma grande diferença para o ambiente e hoje, você consegue comprar diferentes modelos que auxiliam na variação da decoração no espaço. Desta forma, é interessante que você selecione vários modelos de almofadas, com formatos diferentes, mas utilizando as cores neutras. Assim, irá criar uma decoração aconchegante e bonita.

Banheiro escandinavo clean

O banheiro é outro cômodo que você pode escolher este estilo de decoração. Neste caso, é importante que você utilize o branco como destaque e evite o uso de cores fortes. Isso acontece porque além do banheiro necessitar de uma decoração mais clara, por questão de higiene, o próprio estilo escandinavo também usa cores mais cleans.

Na decoração do banheiro, poderá usar cerâmicas brancas e na parte do boxe as cerâmicas em tons de cinza.  Já no espaço da pia, uma alternativa é optar pela pia elevada e com as luzes de led amarela para criar uma sensação de conforto.

Por fim, não podemos esquecer de citar o uso dos incensos ou elementos que deixem o banheiro com um cheiro agradável. Afinal, o estilo escandinavo não prega apenas a estética, mas o próprio conforto do espaço, sendo assim, é válido deixar um bom cheiro no banheiro.

Quarto de casal no estilo escandinavo

A decoração do quarto de um casal muita das vezes é um passo um tanto complicado. Esta situação é presente uma vez que é necessário encontrar um estilo de decoração que agrade ambos, fique bonito e confortável para todos.

O estilo escandinavo é muito bem-vindo neste ambiente e na maioria das vezes agrada o casal. Isso é comum porque ele é um estilo mais neutro, então o uso das cores clean são mais fáceis de agradar a todos.

Para este ambiente é válido apostar em um papel de parede na parede principal onde irá ficar posicionado a cama. Ela deve se manter no centro, para que haja ao menos um pequeno espaço ao lado da cama, em proporções iguais, para cada um.

Em baixo da cama, a utilização do tapete também fica incrível neste modelo de decoração, principalmente com o uso de tapetes peludos que deixam o espaço mais confortável. Neste caso, o ideal é usar um tapete grande que fique metade em baixo da cama e a outra metade para fora, tanto na parte da frente, quanto aos lados.

Decoração de sala escandinava aconchegante com composição de quadros

Como havíamos citamos, existem várias formas de realizar a decoração escandinava, principalmente na sala. Então, outro modelo de deste estilo de decoração que você também pode utilizar na sala é com a composição dos quadros.

O uso dos quadros na decoração traz uma ideia de luxuosidade. Isso acontece porque geralmente a utilização dos quadros é mais comuns em casas requintadas, principalmente quando é utilizado vários em uma única parede.

Em relação a posição dos quadros, também existe uma variedade de opções para você utilizar na sala. Dentre elas, poderá colocar três quadros grandes alinhados, ou vários quadros de diferentes tamanhos em posições diferentes.

Entretanto, quanto mais quadro você colocar em uma parede mais atenção eles irão chamar e ficará mais complicado de organizar o restante dos elementos que irão compor o espaço. Já caso ao contrário, você terá mais liberdade na composição do restante da decoração.

Sala escandinava

Uma boa pedida para a decoração das salas de casa é escolher pintar as paredes de branco. A luminosidade natural também deve ser destaque nesses ambientes. Os móveis com cores claras devem ser poucos e funcionais.

Quadros de tamanhos variados numa mesma parede, um espelho, iluminação elétrica em um pendente, peças naturais, manta no sofá, tapete e vaso de planta. Esses costumam ser os objetos base da composição das salas. Todos eles juntos devem proporcionar leveza e aconchego. Isso significa, portanto, que é melhor não “pesar a mão”. Lembre-se: menos é mais! Então nada de “atulhar” as salas com vários objetos.

Cozinha escandinava

A principal característica de uma cozinha escandinava é a organização. Logo, nunca devem haver objetos jogados ou desalinhados pelo cômodo. Além disso, é importante possuir móveis e paredes em cores claras, poucas prateleiras e boa luminosidade. Pendentes e torneiras com design diferente são igualmente comuns.

Quarto escandinavo

Para o quarto, invista nas paredes claras e piso de madeira – os aspectos fundamentais a esse cômodo! Importante ainda contar com boa iluminação e uma cama com cabeceira, de preferência mais rústica. Mantas e travesseiros de lã, linho ou algodão devem também ser os preferidos para esse estilo. Os móveis devem ter linhas retas ao invés de curvas.

Modelo de escritório escandinavo

O escritório no estilo mais clean europeu conta normalmente com cavaletes em tons claros ou em preto. Tem também cadeiras simples, como transparentes ou de pés-palito. E, claro, luminárias, quadros e plantas.

Cozinha escandinava preta e branca

Por fim, o último modelo de decoração que separei é a cozinha escandinava preta e branca. A utilização dessas cores no ambiente é bem mais simples de decorar, sendo ideal para quem tem mais dificuldade neste processo.

Neste modelo, para enfatizar mais o estilo, o ideal é que você escolha utensílios que remetem este estilo de decoração. Por exemplo, os potes transparentes com tampas de madeira, colher de madeira e outros.

Além disso, outra sugestão é apostar no uso das plantas no espaço também. A horta vertical pequena com as ervas que você mais gosta, por exemplo, é uma boa alternativa.

Fotos e ideias para se inspirar!

Para finalizar este artigo, separamos algumas imagens do estilo escandinavo para você se inspirar e apostar na sua casa. Confira!

sala      

Veja também

Processed with VSCOcam with f2 preset

    

interior design ideas gorgeous farmhouse living room gray couch modern scandinavian interior design ideas earth tone with camouflage earth farmhouse living room gray

Write A Comment