Decoração embaixo da escada

Advertisements

Para muita gente, o espaço debaixo da escada é visto como um problema. Afinal, o que fazer com aquele local diminuto? A resposta é simples: muita coisa! A decoração embaixo da escada consegue dar uma vibe completamente nova ao cômodo.

Decoração embaixo da escada: o que fazer?

A primeira ótima ideia para investir sob a escada é posicionar alguns móveis nesse espaço. Pode ser, por exemplo, a televisão, caso haja dimensão suficiente. Se a escada fica próxima à porta, colocar ali uma mesa para as chaves pode facilitar o dia a dia na hora de sair de casa.

No entanto, as opções preferidas são as estantes. Pode ser uma estante para objetos de decoração, para quadros ou fotografias, ou para livros. Uma pequena biblioteca nesse espaço cria uma decoração mais minimalista e com aura intelectual. Além disso, permite que seus livros favoritos fiquem à vista e à disposição.

Nesse caso, é essencial fazer um móvel sob medida, pois assim ele terá encaixe perfeito no espaço disponível.
Montar uma adega ou um bar sob o objeto é igualmente interessante. Disponibilizar bebidas nesse espaço, que costuma ter o trânsito constante de moradores e visitantes, cria a sensação de um espaço convidativo. Afinal, a bebida, qualquer que seja, é um ótimo modo de confraternizar com pessoas queridas.

Nichos na parede também são ótimos. Quando opta por esse recurso, há duas alternativas principais, que se encaixam em qualquer perfil. Primeiro, pequenos nichos: sob a escada há uma parede completa, e apenas alguns espaços “furados” para posicionamento de objetos. Vasos de planta também podem ser colocados aqui.

Um nicho maior pode permitir instalar um sofá sob a escada. Com algumas luzes posicionadas também nesse espaço, cria-se um novo ambiente, aconchegante e para momentos de descanso no cotidiano.

E para escada vazada?

Além das escadas com uma parede ao fundo, são cada vez mais comuns escadas vazadas. Uma escada vazada é aquela que possui espaços em suas duas laterais, permitindo que haja trânsito sob a estrutura.

Assim, quando este é o caso, pode ser incrível posicionar um sofá ou um grande pufe nesse espaço. Acompanhada de uma escrivaninha ou uma mesa mais baixa, o móvel pode arquitetar um espaço para leitura. Ou então para uma pausa, utilizando o computador ou smartphone num assento mais confortável.

Um espaço kids, para as crianças, é ainda ótima alternativa. Sob a escada, você pode dispor tapetes coloridos, caixas de brinquedos e criar um local divertido para que o pequeno indivíduo passe o tempo brincando. Como normalmente esse espaço fica à visão, torna-se mais fácil aos pais acompanhar a movimentação da criança.

Decoração com plantas

Para deixar um ambiente mais fresco e colorido, e ainda utilizar o ambiente embaixo da escada, a opção é posicionar algumas plantas. Criar um jardim no cômodo é uma prática muito comum no mundo da decoração, e uma das preferidas entre os moradores. Principalmente quando o imóvel é um apartamento e não existe um jardim externo. Assim, é possível que o indivíduo fique sempre em contato com a natureza, mesmo que seja dentro de casa!

Montar um jardim como forma de decoração debaixo da escada, no entanto, exige alguns cuidados. Como a necessidade de luz natural, caso as plantas sejam também naturais. Sem o sol, as plantas não vão realizar seu processo de fotossíntese, e assim vão acabar por murchar. Ademais, é necessário que haja um sistema de drenagem e o planejamento da irrigação. Isso pois pode ser necessário aplicar camada protetora no espaço, para que não haja nem infiltrações, nem dano do chão e parede.

A ventilação é do mesmo modo importante no caso de plantas naturais. Do contrário, a umidade gerada pela irrigação pode favorecer o desenvolvimento de mofo.

Dicas para um belo jardim

A instalação de um jardim sob a escada pode ser feita no próprio chão, com uma reforma que proteja o piso e dê espaço para crescimento do verde. Até mesmo aproveitar de um pequeno lago é possível, dependendo do imóvel e espaço disponível. Entretanto, costuma ser mais prático e interessante a opção por vasos com plantas, que podem ser adquiridos mais facilmente em lojas especializadas.

De qualquer forma, é fundamental escolher planta que não possua crescimento exagerado. Os jardins rasteiros são os mais indicados, pois dificilmente os vegetais irão crescer exageradamente, atingindo a parte de baixo da escada.

Veja também: Cor Fendi na Decoração – 120+ Fotos Incríveis

A escolha por plantas artificiais elimina a maior parte dessas exigências. Seja qual for o tipo de jardim, porém, é muito interessante manter as paredes por trás do verde, e também a parte inferior da escada pintados de branco. O contraste do branco com os tons das plantas destaca o jardim, criando belo visual ao cômodo.

Crie um novo cômodo!

Finalmente, mais do quer posicionar objetos ou um jardim, é possível utilizar o espaço sob a escada para criar um novo cômodo. Essa alternativa é ideal quando o espaço é um pouco mais amplo, de modo que possa oferecer conforto.

Nesse caso, uma das alternativas mais fáceis é instalar um espaço Home Office sob a escada. Basta apenas anexar um balcão ou uma mesa na parede, instalar seu computador, poltrona e alguns materiais de papelaria: pronto, a casa tem um novo cantinho para navegar na internet! Para destacar a área, você pode também investir num papel de parede ou tinta diferente do restante do cômodo.

Com o tamanho grande, esse espaço pode se tornar também um novo cômodo. Para isso, é necessária uma obra, que pode mudar a parede, forrar o teto e, principalmente, instalar porta nesse espaço. Você pode investir em cômodos como um lavabo para as visitas, um “quarto da bagunça” ou então uma sala para guardar sapatos ou casacos utilizados frequentemente.

O espaço é pequenino, mas você ainda gostaria de aproveitá-lo? Que tal criar um local de descanso par seu pet. Posicionando ali uma cama ou um tapete, seu animal de estimação terá um lugar tranquilo para se acomodar.

Viu como há opções para transformar o espaço sob a escada em “algo mais”? Basta utilizar a criatividade na decoração!

 

kitchen elegant kitchen under stair decor with with green modern Cozy Decoration and Accessories : inspiring under stairs storage – Cementicreativi.com

 

Processed with VSCOcam with t1 preset

Veja também

 

under stairs storage solutions

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.