Tons de Azul: Decoração, Parede e Tintas! +203 Fotos!

Os tons de azul estão sempre em alta e são os mais queridinhos entre pessoas do mundo todo. Por ser calma, relaxante e serena, a cor azul é a preferida de muitas pessoas, sendo assim, ela não poderia ficar de fora da decoração.

Como variação, é possível encontrar diversos tons de azul que se encaixam em diversos ambientes e itens decorativos. Ao incluir essa cartela de cores em uma decoração, o ambiente se torna automaticamente mais leve, relaxante e até mesmo mais inspirador para pessoas criativas.

Confira a seguir nosso guia completo sobre os tons de azul e como incluir cada um deles na sua decoração:

Psicologia da cor azul

Independente do tom de azul, a psicologia das cores diz que essa é uma cor que desperta diversas reações em nosso cérebro.

De acordo com a teoria da psicologia das cores, os tons de azul são capazes de despertar a tranquilidade, serenidade, confiança e a inteligência. Todas essas características fazem parte de como nosso cérebro interpreta os tons de azul.

Além disso, essa ferramenta importante sobre cores diz que essas associações foram firmadas ao longo dos anos por causa dos elementos presentes na natureza. Por exemplo, é comum falarmos sobre o céu azul ou sobre o azul do mar. Esses dois elementos por si só já estão associados a relaxamento, estabilidade e profundidade.

Por ter todas essas características, a cor azul é amplamente utilizada na decoração de ambientes como escritórios, quartos, banheiros, salas e até cozinhas. Isso porque a cartela de tons de azul é muito funcional e se adapta a qualquer ambiente.

Além disso, a tranquilidade e o relaxamento da cor são fatores que contribuem para um ambiente mais aconchegante.

Veja também: A Influência das Cores Primárias em Ambientes Internos

Como usar tons de azul na decoração

Antes de mais nada, é preciso estudar quais são as possibilidades para incluir a tonalidade no ambiente. Por exemplo, você pode pintar uma parede ou aplicar um papel de parede na cor azul. Ou talvez acrescentar um móvel ou um objeto decorativo com essa cor.

Cada possibilidade deve ser analisada cuidadosamente, pois algumas delas podem ser difíceis de serem alteradas, como é o caso da pintura. Por isso, se você não quer se arriscar com uma parede na cor azul, opte por papéis de parede que podem ser facilmente retirados caso você não goste do resultado.

Independente da forma que você queira utilizar o azul na decoração, é importante manter a cautela e saber combiná-la com o ambiente. Como sugestão, falaremos a seguir como você pode utilizar os tons de azul na decoração de diversos ambientes.

Tons de Azul para Sala de estar ou de TV

A cor azul na sala é uma ótima forma de proporcionar leveza e aconchego para o ambiente. Isso porque o ambiente em si já proporciona um ar de relaxamento por causa dos sofás, poltronas e objetos de entretenimento. Sendo assim, os tons de azul podem proporcionar ainda mais relaxamento e sensação de conforto para a sala.

Neste tipo de ambiente você poderá usar os tons de azul no sofá, em quadros, tapetes, vasos decorativos, mesinha de centro, rack, paredes, entre outros objetos. A sala de TV pode receber combinações de tons de azul ou até mesmo de outras cores para proporcionar um toque de alegria ao ambiente. Já na sala de estar, ou jantar, é preciso adicionar elementos nessa cor de forma mais cuidadosa. O ideal é utilizar apenas um objeto ou item do ambiente em tom de azul.

Veja nosso artigo sobre a cor azul nas salas: Sala de Estar Azul: Veja mais de 101 Fotos e Ideias!

Azul na Cozinha

A parte que mais recebe a cor azul na cozinha são os armários. O trabalho de marcenaria com a combinação dessa cor proporciona uma ideia de limpeza para o ambiente. A aplicação da cor geralmente é feita nas portas dos armários, dando grande destaque para os itens decorativos da cozinha.

Mas se você não quer ousar tanto ao utilizar os tons de azul na cozinha, você pode optar por combinar elementos nessa cartela de cor. Por exemplo, é possível incluir a cor na louça, nos eletrodomésticos, no revestimento, entre outros itens.

Veja nosso artigo sobre a cor azul nas cozinhas: Cozinha Azul: Marinho, tiffany, etc. Mais de 87 fotos!

Tons de Azul no Banheiro

O banheiro é o cômodo da casa que mais recebe decoração em tons de azul. O mais comum é utilizar pastilhas ou outro revestimento combinando azul com branco. Mas essa não é a única opção. É possível incluir a cor na pia, nos móveis, no tapete e em vários objetos do banheiro como lixo e moldura do espelho.

Tons de Azul para Quarto

A forma mais versátil de se utilizar tons de azul no quarto é fazer combinações com a roupa de cama. Nesse caso, se você enjoar da cor tudo que você precisará fazer é tirar a roupa de cama e colocar outra. Contudo, é possível incluir a cor de forma harmoniosa nas paredes, almofadas, nichos, cabeceira e até mesmo a cama.

Assim como a sala, o quarto é um excelente ambiente para incluir os tons de azul. Por ser o cômodo em que as pessoas deitam para dormir, a tranquilidade do azul é uma ótima opção para quem quer ter uma noite de sono tranquila.

Veja também: As melhores cores para quarto de casal

Lavanderia

Quem foi que disse que a lavanderia não pode ser decorada? Os tons de azul são ótimas combinações para serem colocadas na lavanderia. Nesse caso, a cor pode ser utilizada no revestimento ou em itens decorativos.

Sacada ou varanda

As sacadas e varandas ficam lindas com a combinação de tons de azul, principalmente os mais claros que trazem uma sensação de limpeza e bem-estar. Para utilizar essa cartela de cores nesses dois ambientes você poderá abusar das almofadas, mobílias, quadros e itens decorativos.

Tons de azul para paredes

Na hora de investir no azul para sua decoração, considere os diversos tons que a cor oferece. As opções podem dar diferentes visuais ao ambiente, especialmente se utilizadas na parede. Para te auxiliar, vamos citar algumas das principais tonalidades disponíveis no mercado.

Há, por exemplo, o azul-claro. Mais básico, ele pode transmitir a sensação de tranquilidade. O tom é bastante delicado, e por isso é um dos preferidos para quartos de crianças. Para os adultos, ele pode ser combinado com itens mais “fortes” na decoração.

Já o azul-escuro sugere profundidade, intensidade. Está também relacionado com a sabedoria, e por isso cria visual bastante marcante. No caso do azul Tiffany, o resultado obtido é de refrescância. E também luxo, uma vez que a tonalidade remete à logomarca da famosa joalheria Tiffany & Co..

Você pode ainda aplicar na parede o chamado azul-turquesa. A cor remete à pedra turquesa, e é mais “quente” que outros tipos da coloração. No caso do azul anil, a cor é semelhante ao que percebemos no céu em dias de sol intenso.

Se você deseja, por outro lado, um tom translúcido, há o azul ciano. A cor é bastante vibrante, semelhante a uma mistura de entre o azul-claro e o verde. Quando inserido na parede, ele pode criar enorme sensação de alegria no espaço.

Quando surgem os tons mais escuros, é preciso ter o desejo de ousar. O azul-cobalto é intenso e arroxeado. Já o azul petróleo é um dos mais escuros, com certa tonalidade verde. Qualquer dessas opções cria visual bastante marcante, e por isso deve ser combinada com paredes e objetos mais claros. Pintar todas as paredes com a mesma cor, aqui, não é nem mesmo uma opção, pois esse modo poderia tornar o cômodo muito escuro.

Veja também: Tons de Rosa na Decoração: Veja mais de 50 fotos!

Como combinar cores

Uma outra ótima ideia para utilizar os tons de azul na decoração é combiná-los com outras cores. Para você não errar na sua combinação, nós criamos um guia com algumas cores que ficam ótimas com diversos tons de azul. Confira a seguir como combinar azul com outras cores:

Azul com preto: Essa combinação não tem erro. Aliás, você já ouviu alguém dizer que preto combina com tudo? Por ser uma cor tão versátil, o preto combina com todas as tonalidades de azul. Como o preto é uma cor neutra, você ainda poderá optar por combinar o preto e o azul com uma terceira cor como marrom ou branco.

Azul com amarelo: A combinação de azul com amarelo tira um pouco da seriedade e melancolia que o azul pode proporcionar. Nesse caso, a combinação torna o ambiente mais alegre e descontraído, ainda mais se o amarelo for vibrante.

Azul com verde: Essa é a principal combinação da natureza, por isso, nada melhor do que imitar o que já existe. Para esse tipo de combinação você poderá optar por utilizar plantas no ambiente. O toque verde das plantas combina com qualquer tom de azul. Mas você ainda pode utilizar elementos verdes na decoração, como pinturas na parede, mobília, almofadas, entre outros itens que irão combinar com diversos tons de azul.

Azul com marrom: As duas cores juntas proporcionam uma sensação de seriedade para qualquer ambiente. Contudo, essa combinação pode ser utilizada em qualquer ambiente, mesmo naqueles que não precisam de seriedade. Aliás, para quebrar a seriedade de um ambiente com essa combinação de cor você poderá utilizar itens decorativos mais alegres ou uma terceira cor.

Azul com laranja: Se você achou essa ideia ousada, saiba que as duas cores combinam perfeitamente. A combinação fica ainda melhor se os dois tons forem vibrantes. De acordo com os especialistas, o azul com o laranja proporciona o melhor equilíbrio para um ambiente em relação aos tipos de cores. Nesse caso, você poderá utilizar uma das cores como cor principal do ambiente e a outra em detalhes decorativos.

Azul com branco: Assim como o preto, a cor branca é uma excelente cor neutra para combinar com o azul. Essa combinação fica ótima para qualquer ambiente. Além disso, as duas cores podem ser combinadas com outras cores para proporcionar mais alegria para o ambiente, como os tons de pastéis, preto e marrom. Manter a luz natural bem acessível ao ambiente também é um diferencial para tornar o ambiente mais leve.

Azul com rosa: Diferente do branco, o rosa proporciona leveza e descontração para o ambiente. Por isso, se você não deseja um ambiente muito sério, clean e pouco descontraído, opte pela combinação de azul com rosa. As duas cores combinam com qualquer decoração e podem ser utilizadas em qualquer ambiente da casa. Uma ótima ideia é manter uma parede rosa e outra azul no quarto das crianças e complementar com itens de cores neutras como o branco, preto, marrom e tons de pastéis.

Azul com vermelho: Combinar azul com vermelho é o mesmo que colocar dois opostos lado a lado. Nesse caso, o azul pode representar o aspecto frio e o vermelho o quente. Por isso, essa combinação é excelente para criar harmonia em todos os ambientes da casa. As duas cores podem ser utilizadas em diversos itens decorativos, paredes, revestimentos e até móveis.

Agora que você já sabe como usar os tons de azul nos ambientes e como combinar as cores, confira a seguir mais de 200 fotos para você se inspirar na decoração.

Veja também: Conheça as cores que combinam com azul e invista na decoração!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Receba atualizações em seu email gratuitamente!

OK
Não enviamos spam! 🙂
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Receba atualizações em seu email gratuitamente!

OK
Não enviamos spam! :)
close-link