40+ Fotos de Mesas triangulares

Advertisements

Cada vez mais, a decoração ganha elementos inovadores. Inovadores não do tipo revolucionários – apesar de esses objetos existirem – mas sim algo que muda seu modo de pensar a disposição de móveis. Como as mesas triangulares.

Até pouco tempo, uma mesa possuía formas básicas: redonda, retangular ou quadrada. Quando muito mais oval. As peças clássicas, no entanto, sempre foram redondas e retangulares, pois acomodam facilmente um número maior de pessoas, e dificilmente destoam do restante da decoração.

Mas então vieram as mesas triangulares. Diferentes, pontudas e causando certa estranheza. Afinal, por que usar uma mesa desse tipo se as outras formas te atendem bem? A resposta é a modernidade!

Uma mesa triangular tem três pontas. Cada um de seus lados, para maior conforto, costuma ser levemente arredondado. O formato diferente dá destaque ao móvel, e cria a sensação de um espaço jovem e inovador. Além disso, as peças são ainda pouco comuns, o que dá certa sensação de exclusividade.

Mesas triangulares: cuidados na escolha

Apesar de parecerem menores, as mesas triangulares demandam maior espaço para acomodação. Isso por dois motivos: suas pontas, que acabam ocupando maior diâmetro; e a distância necessária para acomodação dos indivíduos.

Geralmente, é indicado que as cadeiras posicionadas em volta de uma mesa tenham pelo menos setenta centímetros entre si. Esse espaço garante maior conforto, tanto na acomodação das penas, quanto no momento da alimentação. Do contrário, os cotovelos podem se tocar na movimentação dos talheres. Por isso, o móvel de jantar em forma de triângulo não é o mais indicado para cômodos pequenos.

O formato de triângulo também costuma oferecer menos espaço central. No centro da mobília “comum” costumam ser dispostos os alimentos a serem servidos, mas especialmente numa versão pequena da mesa essa disposição ficará comprometida. Nesse caso, é interessante adquirir um modelo que tenha centro giratório, pois assim todos os indivíduos terão acesso facilitado aos quitutes. Travessas com essa capacidade são igualmente proveitosas.

Por outro lado, caso o objetivo seja utilizar a peça como mesa de centro, a indicação é diferente. Ainda é necessário espaço pouco mais amplo para posicionamento do móvel, mas o cuidado com as cadeiras não vai existir. Logo, a atenção aqui deverá ser voltada às pontas do triângulo.

Principalmente se houverem crianças em casa, as extremidades da mesa devem ser arredondadas. Quando pontudos, esses cantos favorecem acidentes e esbarrões. Por esse motivo, é interessante evitar instalar a mobília num local de grande trânsito ou no meio de caminho de passagem.

Como o formato da peça é incomum, adquirir toalha de mesa que caiba adequadamente sobre ela pode ser difícil. Entretanto, posicionar peças propriamente feitas para mesas quadradas ou circulares são boas opções.

Outra alternativa é solicitar a produção da toalha à uma costureira, o que pode garantir inclusive exclusividade do acessório.

Mesa de madeira

Assim como outros modelos, uma mesa em forma de triangulo pode possuir diferentes obras-primas. As mais comuns são a madeira e o vidro, mas o granito é igualmente interessante à decoração. Cada material cria um efeito diferente, e pode agregar muito ao visual do imóvel!

A madeira é um dos materiais mais comuns. Ela gera a sensação de calor e aconchego no espaço, e é interessante principalmente para associação a imóveis mais clássicos. Nesse caso, é possível criar também uma aura mais retrô, ou então de descontração, dependendo do tom da madeira. Peças claras e muito escuras são mais modernas. Tons como o marrom claro, porém, mais clássicos e leves.

As peças em madeira podem ser personalizadas com diferentes acabamentos – polido, rústico ou outros. Aplicar cores sobre a peça ainda dá a sensação de vida ao cômodo, podendo criar certa informalidade. O trabalho para limpeza dessas peças, ao mesmo tempo, demanda maior atenção, pois a umidade pode prejudicar a estrutura.

Mesa de vidro

Para um espaço mais clean, as mesas de vidro são as melhores opções. Por ser um material leve, a matéria-prima oferece requinte ao ambiente. Uma peça de vidro, além de bonita, porém, deve ser segura. Por isso, ela deve ser produzida com o chamado vido temperado que, quando quebrado, se despedaça em pequenos fragmentos arredondados, ao invés de cacos pontiagudos. Essa característica evita a ocorrência de acidentes.

Pensando ainda na segurança, é preciso ter cuidado ainda maior com a mesa de vidro triangular. Isso uma vez que esbarrões podem causar acidentes mais graves, e também porque a peça tende a quebrar mais “facilmente”. Dessa forma, é importante que o acabamento do material seja primoroso, e que as pontas sejam bem arredondadas.

A estrutura da mesa de vidro é a que costuma oferecer maior diferencial. Se de aço, a peça torna-se modera; em madeira ou ferro, ela parece clássica e elegante; o plástico a torna mais jovial. Mais versáteis que a madeira, os móveis de vidro podem ainda ser mais facilmente combinados com o restante da decoração da casa.

Mesa de granito

Apesar de não parecer ter a mesma versatilidade de peças anteriores, as mesas de granito a possuem. Por isso, todas as mobílias citadas até aqui são indicadas para qualquer cômodo (salas de jantar, salas de estar, cozinhas, escritórios) e também para várias finalidades (mesa de jantar, de centro, escrivaninha).

No caso do granito, porém, é necessária atenção à escolha da cor e padrão da pedra: peças de apenas uma cor, lisas, podem ser acomodadas em salas. Materiais com variação de cores são mais interessantes para a cozinha e espaços externos.

Essa variação de cores também oferece sensações diferentes. As peças lisas podem ser bastante elegantes, principalmente em formato triangular. Já as “coloridas” transmitem ar mais rústico e informal, e por isso são indicados também para espaços externos.

É importante destacar que o granito é um material frio ao toque. Por isso, caso o uso da mesa seja constante, ele pode não ser o ideal, principalmente em dias de temperatura mais baixa. A facilidade de limpeza e impermeabilidade da matéria-prima, por outro lado, são bastante atrativas.

Assim, escolher uma mesa triangular vai bem além da forma da peça. É necessária atenção no posicionamento do móvel, seu objetivo e, claro, seu material. Com planejamento, e combinando a mobília com a decoração, o resultado é incrível!

 

 

 

Archiexpo

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.