Decorar a cozinha é algo no qual também é bastante importante. Afinal, a cozinha é um ambiente no qual reunimos a família e paramos em um momento do dia para compartilhar histórias e amor. Então, nada mais do que justo fazer uma linda decoração na cozinha, para que assim ela fique mais confortável e aconchegante.

Entretanto, uma das coisas que você pode fazer nela é adicionar um tapete. Então mesmo que a cozinha seja um ambiente que suja com mais facilidade, se você souber selecionar, irá comprar um tapete incrível no qual ficará lindo no ambiente.

Portanto, neste artigo separei algumas dicas de tapetes para a cozinha.  Confira!

 

Tapetes com formas geométricas

Existem vários modelos de tapetes de cozinha que você pode apostar! Por isso, separei os principais modelos para você conhecer!

No entanto, o primeiro tapete para cozinha é o com formas geométricas. Ele está ficando cada vez mais utilizado entre as pessoas, principalmente pelo fato da decoração minimalista ser uma tendência, então consequentemente os objetos com formas geométricas estão se destacando.

Então apostar no tapete com formas geométricas é algo bastante interessante, além de que essas formas não deixam o ambiente muito pesado. Logo, ele combina com quase qualquer tipo de decoração.

Além disso, para as pessoas quem possuem uma certa dificuldade na hora de montar a decoração, este modelo irá facilitar. Já que como citei acima, ele não possui muitas regras, então isso irá facilitar na hora de decorar.

Tapete cozinha crochê

Outro modelo de tapete para cozinha que não pode faltar são os de crochê. Esse modelo é ótimo para quem gosta de trabalhos artesanais e quer apostar em casa. Além disso, os tapetes de crochê dão uma diferenciada no ambiente já que ele foge dos modelos tradicionais.

Caso você queira utilizar esse modelo de tapete, o ideal é que opte por mandar fazer um ao invés de comprar um pronto. Porque assim, você pode escolher o tipo de estampa e ainda escolher as cores que combinam com a decoração da sua cozinha.

Ainda no caso do tapete de crochê, outra sugestão é que você opte por fazer um conjunto de tapetes de crochê. Apenas um sozinho, não fica tão legal do que quando está em conjunto. Então você pode até brincar com as estampas e cores na hora de pedir para fazer o conjunto para sua cozinha.

Modelo de tapete para cozinha emborrachado

Falar de cozinha e não citar os tapetes emborrachados é quase uma ofensa. Afinal, os tapetes emborrachados também são comuns nesse ambiente, principalmente na área da pia!

O que acontece é que a borracha evita que a pessoa que estiver sobre ele escorregue, além de ser mais fácil de limpar devido a água e gordura da cozinha.

Então para quem procura praticidade, o tapete emborrachado é uma ótima alternativa. Você pode optar por colocar ele na área da pia com um comprimento maior, para que você possa andar durante toda a área tranquilamente sobre o tapete.

 

Tapete para cozinha moderna

A decoração moderna está cada vez mais comum, e é claro, que não podemos deixar de citar os tapetes modernos! Todo tipo de decoração possui algumas características e se tratando da decoração moderna, as cores neutras e as formas geométricas estão bastante presentes.

Sendo assim, para esse modelo de tapete, você deverá escolher um preto, branco ou até mesmo cinza. Além disso, você pode optar um que tenha uma brincadeira com as formas geométricas retas, deixando-o ainda mais moderno na sua decoração.

 

Modelo de tapete de cozinha de barbante

Ainda nessa ideia de tapetes artesanais, uma outra opção para você colocar na sua cozinha são os tapetes de barbante. Esse modelo fica bonito na cozinha e você encontra ele de vários formatos diferentes!

Embora algumas pessoas acreditam que o tapete de barbante seja apenas branco, você encontra vários modelos coloridos também. Além disso, é possível fazer até uma mesclagem do branco com cores no centro do tapete.

Então para ficar ainda mais legal, você pode seguir a mesma ideia do caso dos tapetes de crochês. Ao invés de comprar um pronto, pedir para fazer um exclusivo a sua cozinha, assim utilizando as cores que estão na sua decoração!

Veja também: Tapete de Barbante: 80 ideias criativas para escolher

Alternativa de tapete antiderrapante

O próximo modelo de tapete que separei são os antiderrapantes sendo também ideal para a cozinha. O que acontece é que a cozinha é um cômodo extremamente funcional. Isso porque é exatamente nela que preparamos nossa comida e que acabamos ficando na maior parte do dia.

Devido à essa situação, ela também é o ambiente que mais suja. Seja de gordura, água ou outras sujeiras que acabam acumulando. O resultado disso, leva ao chão bastante escorregadio, o que acaba sendo perigoso, principalmente para quem tem criança em casa.

Por isso, a necessidade de um tapete antiderrapante é essencial, e é claro que não poderia deixar de citar.

Embora o tapete antiderrapante tenha a parte de baixo apropriada, você também encontra ele de vários modelos e cores diferentes. Então, na hora de comprar um, você pode procurar um tapete que tenha esse tipo de material e que ao mesmo tempo possa decorar sua cozinha. Nada melhor do que juntar o funcional com elemento decorativo em apenas um.

Tapetes coloridos

Para as cozinhas que são muito apagadas, apostar nos tapetes coloridos é algo que não pode faltar. Afinal, assim eles irão alegrar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante. Desse modo sugiro que você aposte em um tapete bem grande colorido.

Além disso, o legal é que existem mais outros inúmeros modelos de coloridos, então você pode escolher o que mais gostar.

 

Conjuntos de tapetes

Os conjuntos de tapetes é algo que fica bem bonito na cozinha também, já que completam a decoração e deixam o espaço mais aconchegante. Então essa é uma forma interessante de você compor a sua cozinha e você não ter o trabalho de encontrar tapetes que combinam.

Então, procure utilizar esses tapetes na decoração também. Você pode colocar um próximo a bancada, outro próximo ao fogão e um de entrada no ambiente.

 

Tapetes para cozinha de  animal print

Para quem gosta de estampa de animal print, você também pode escolher essa opção para colocar na sua cozinha. Neste caso, você precisa ter um pouco de atenção na colocação dele, digo isso porque esse tipo de estampa é um pouco mais chamativo, então tenha bastante atenção com os outros elementos.

Portanto, para quem está pensando em colocar este tapete na decoração, sugiro que o ambiente seja mais neutro e suave. Assim não ficará algo muito exagerado e desagradável visualmente.

 

Tapetes estampados

Os outros tipos de tapetes estampados devem seguir a mesma lógica que os de estampa de animal print. Este passo é bastante importante porque combinar as estampas com os outros elementos é um passo muito importante. Desse você, você precisa ter bastante atenção na composição desses tapetes com os outros objetos.

Então caso você queira adicionar esse tapete na sua cozinha, não se esqueça de estar bastante atento com esses detalhes.

 

Tapetes lisos

Já em contrapartida, os tapetes lisos são bem fáceis de utilizar. Afinal, eles só possuem uma cor, sem nenhum detalhe. Então neste caso sugiro apenas que você procure uma cor que complemente a sua decoração. Assim o seu ambiente ficará ainda mais bonito já que o tapete estará completando-o.

Portanto, neste caso não há tanta regra, é só mesmo está atento com as cores presentes na sua cozinha.

 

Tapetes minimalista

Os tapetes minimalistas também têm sido bastante utilizados ultimamente. Esses são aqueles que são bem básicos, mas não são totalmente lisos como no caso acima.

Além disso, o legal deles é que também são mais simples de decorar. Já que você não precisa ter tanta atenção como em outros casos.

Portanto, se você tem uma casa minimalista ou mais ousada, o tapete minimalista irá se encaixar com essas duas composições. Afinal, no caso da decoração simples ele irá seguir a mesma decoração da casa e no caso das mais ousadas irá suavizar um pouco o ambiente.

 

Tapetes rústicos

Os tapetes rústicos possuem uma estampa incrível que é de tirar o fôlego! Afinal, elas saem um pouco do padrão e utiliza técnicas manuais no qual deixa ele ainda mais interessante. Desse modo, optar por colocar um tapete rústico na sua casa é uma opção excelente.

Além disso, podemos destacar que geralmente os tapetes rústicos são mais sustentáveis do que os outros. Isso acontece justamente porque a maioria deles são feitos de trabalhos manuais. Então muita das vezes as pessoas se preocupam com os materiais que estão sendo utilizados e assim evitam agredir o meio ambiente.

Portanto, se você gosta dessa ideia sustentável, esse também é um motivo incrível para você apostar nesse modelo!

 

Tapetes preto e branco

Os tapetes preto e branco são um clássico na maioria das casas. Afinal, eles são mais simples também, já que possuem uma cor neutra, tornando-o fácil de decorar. Então utilizar ele na decoração é algo excelente para a sua casa.

Além disso, mesmo especificando essas duas cores, ainda existem inúmeras estampas com a presença dessas duas cores. Então já essa parte deixo aberto para você escolher a estampa que preferir.

 

Modelos de tapetes grandes

Para casas que são muito grandes é interessante apostar nos tapetes grandes. Afinal, além de isso não deixar o ambiente tão vazio, deixa ele mais confortável e aconchegante.

Além disso, nesse caso sugiro que você coloque esse tapete na região onde está posicionado a mesa. Pois fica bem bonito visualmente e é interessante colocar os pés no tapete no momento de refeição. Portanto, caso você esteja pensando nesse modelo deixo essas sugestões para você fazer em sua casa.

 

Tapetes de listras

Os tapetes de listras também ficam bem bonito na decoração. Além disso você pode escolher comprar ele tanto vertical quanto horizontal, conforme preferir.

Outra coisa que também podemos destacar é que você pode comprar tapetes de listras que se adequam a sua casa sem complicação. Ou seja, caso você tenha uma casa que já tenha muitos elementos, sugiro que compre tapetes com listras mais grosas, pois assim não ficará muita informação. Caso o contrário, você pode comprar tapetes com listras mais finas.

 

Tapete redondo

A próxima opção que não podemos esquecer de destacar são os tapetes redondos. Neste caso ele da uma diferenciada na sua decoração já que ele não é tão utilizado. Então para que gosta de diferenciar essa é uma ótima opção para você escolher.

Além disso, muito desses tapetes redondos possuem algum tipo de desenho nele. Então você também pode escolher esse tipo de modelo caso você ache que fique bacana na sua casa.

 

Tapete em degrade

Os tapetes em degrade é algo que deixa a cozinha bastante moderna. Além disso, eles geralmente são bem simples de utilizar, então você não terá dificuldade em colocar ele compondo a sua decoração.

Portanto, para as pessoas que procuram algo mais moderno, vale apostar neste tipo de tapete.

 

Tapete com frase

E por fim, não podemos esquecer de citar o tapete com frases. Algumas pessoas gostam de usar tapetes que tem frases que enfatizam o ambiente ou que as inspiram. Então para quem gosta, essa também é uma opção bem legal para você apostar!

 

Como escolher o tapete ideal

 

Como você pode ter notado existem inúmeros modelos de tapete. Desse modo, pode parecer um pouco complicado encontrar o tapete que seja ideal para o seu ambiente. Então para te ajudar separei algumas dicas para você conseguir escolher o seu. Veja abaixo:

 

Analise o tamanho do seu ambiente

O primeiro passo para isso é analisar o tamanho do seu ambiente. Isso é muito importante porque será desse modo que você saberá o tamanho do tapete exato para casa. Afinal, não adianta você colocar um tapete que não seja proporcional ao espaço que você tem disponível.

Portanto, sugiro que você faça uma medição do local, para que assim você possa saber qual o tamanho ideal para colocar na sua casa.

 

Compare com a sua decoração

O próximo passo é comparar os modelos de tapete com a sua decoração. Então como citei algumas vezes acima, se você tem uma decoração muito ousada é interessante usar um tapete mais básico. Mas se você já tem uma decoração neutra e simples, procure um tapete com mais estampas.

Isso é importante porque assim você vai conseguir criar um contraste no seu ambiente, de forma que não fique algo muito exagerado. Então procure está sempre atento com o tipo de decoração que você tem e as cores que estão no ambiente.

 

Procure um que tenha cores complementares da sua cozinha

As cores que estão no ambiente é algo essencial. Então assim como o seu tipo de decoração analisar as cores também é algo importante. Por exemplo, se você tem uma cozinha vermelha, pesquise quais são as suas cores complementares. Desse modo, você irá comprar um tapete que realmente combine com a sua cozinha e ele ficará bem bonito.

 

Selecione o material

E por fim, não podemos esquecer de destacar a seleção do material. Sabemos que a cozinha é um ambiente que suja com facilidade já que tem muita gordura e outras coisas que ajudam a sujar.

Então a escolha do material tem que ser algo feito com bastante atenção. Afinal, você precisa escolher um que não suje tanto para que fique algo mais fácil para você.

Portanto, na hora de comprar o tapete, não se esqueça de estar bastante atento com isso também.

 

Inspirações

E para finalizar, veja alguns exemplos de tapetes em cozinha abaixo. Desse modo você poderá se inspirar e fazer na sua casa! Confira!