Ficar com o sofá sujo em casa incomoda bastante, até porque é um dos móveis que precisa inspirar conforto e aconchego para todos no lar. Mas existem vários tipos de sofás com estofamentos de diferentes tecido, e cada um vai exigir uma limpeza específica. Então, você saberia dizer como limpar sofá de camurça ou veludo?

Tanto o sofá de camurça como o de veludo são móveis requintados e luxuosos, que dão um toque de sofisticação à sala de estar de qualquer pessoa. O problema é que ambos exigem uma limpeza um pouco diferenciada, comparada a outros modelos de sofá.

Isso porque a camurça e o veludo são dois tecidos bastante delicados, que não reagem bem a uma série de produtos de limpeza, inclusive alguns são até proibidos por estragar o tecido.

No entanto, manter o seu sofá limpo é fundamental para garantir a sua integridade e duração, sem que ele perca a sofisticação. Para isso, siga as dicas e truques abaixo sobre como limpar sofá de camurça e veludo para manter o sofá sempre elegante e em boas condições por muito tempo.

Confira!

Como limpar sofá de camurça e veludo novos

É possível saber como limpar sofá de camurça e veludo com escovações.
É possível saber como limpar sofá de camurça e veludo com escovações.

Quando o sofá de camurça ou veludo são praticamente novos, basta fazer uma limpeza leve semanal, passando apenas uma escova macia sobre o tecido. O objetivo é escovar a camurça e remover a poeira ou pequenos fiapos que costumam ficar grudados no tecido.

Neste caso, não é necessário passar nenhum produto de limpeza, apenas escovar delicadamente o sofá toda a semana. Se as almofadas puderem ser removidas, basta retirá-las para escovar embaixo também e todos os cantos.

Para complementar essa limpeza, utilize o aspirador de pó também para limpar todas as partes do tecido, incluindo os cantinhos de difícil acesso. Além da poeira, o aspirador de pó é ideal para quem tem animais de estimação, pois remove os pelos e também para quem tem alergias, pois remove também todos os microorganismo nocivos à saúde, como fungos, ácaros e bactérias.

Como limpar sofá de camurça e veludo com sabão neutro

O sofá de camurça ou veludo pode ser limpo com uma mistura de duas colheres de sopa de detergente em um litro de água. Se preferir, pode utilizar também o sabão neutro ou de coco, na mesma quantidade.

Em seguida, molhe um pano levemente na solução e passe por toda a superfície do sofá, sempre no sentido da fibra do tecido, deixando depois o móvel secar naturalmente em local seco e arejado. Só tome cuidado para não encharcar o pano demais, pois nem a camurça e nem o veludo podem ser encharcados.

Como limpar sofá de camurça e veludo com vinagre

É fácil aprender como limpar sofá de camurça e veludo com soluções caseiras práticas.
É fácil aprender como limpar sofá de camurça e veludo com soluções caseiras práticas.

Para aprender como limpar sofá de camurça e veludo com vinagre, basta misturar 250 ml de vinagre branco em um litro de água morna. Em seguida, repita o mesmo procedimento anterior umedecendo um pano limpo nessa solução e aplicando por todo o sofá. No caso de manchas e outras sujeiras mais difíceis, repita o processo até removê-la, usando uma esponja no lugar do pano. Depois, finalize com um pano seco para remover o excesso.

O vinagre é um ingrediente natural muito poderoso, capaz de desinfetar, remover odores e ainda tem poder amaciante. Assim, o seu sofá vai ficar livre de cheiros desagradáveis, limpo e bastante confortável.

Como limpar sofá de camurça e veludo com bicarbonato

Se você não quer correr nenhum risco em danificar o tecido do sofá de camurça ou veludo, o bicarbonato de sódio pode ser uma boa solução. O ingrediente age como se fosse uma lavagem a seco, sendo ideal para quem tem animais de estimação em casa, já que elimina completamente os odores.

Basta polvilhar o bicarbonato por toda a superfície do sofá e deixar agindo por meia hora. Depois, é só aspirar tudo com o aspirador de pó.

Como limpar sofá de camurça e veludo encardido

Saber como limpar sofá de camurça e veludo encardido é importante para mantê-lo com boa aparência.
Saber como limpar sofá de camurça e veludo encardido é importante para mantê-lo com boa aparência.

Agora, se o sofá de camurça ou veludo estiver muito encardido, não se preocupe. Pulverizar toda a superfície do sofá e esfregar com uma escova de cerdas macias e a mistura com todos os ingredientes abaixo pode ajudar:

  • 1/2 litro de água,
  • 100 ml de vinagre branco,
  • 150 ml de álcool,
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio,
  • 1 colher de sopa de amaciante.

Como limpar sofá de camurça e veludo a seco

A limpeza do sofá de camurça e veludo pode ser a seco, mas deve ser feita por profissionais especializados, para não correr o risco de arruinar o estofado. Há várias empresas especializadas que podem executar o serviço com muita eficiência.

Se você tiver condições e orçamento para bancar um serviço como esse, é uma das melhores opções, além de ser a mais segura.

Como limpar sofá de camurça e veludo com produtos específicos

Existem alguns produtos específicos para remover manchas de camurça ou veludo. Apesar de mais caros, você pode sempre recorrer a eles. Só não se esqueça de ler atentamente as instruções do produto para verificar se ele é mesmo indicado para o seu sofá. Sendo seguro e indicado, aplique no sofá conforme as instruções na embalagem.

Como proteger um sofá de camurça ou veludo

Além da limpeza semanal, você pode optar também pela proteção do sofá com produtos impermeabilizantes próprios para camurça e veludo. Essa precaução é muito útil no caso de derramamentos de líquidos.

Existem empresas especializadas no serviço ou você pode aplicar esse spray você mesma em casa. Basta aplicá-lo aos poucos e por partes, aplicando de duas a três camadas do produto para que seu efeito seja garantido.

Para finalizar, deixe o móvel em um local seco e arejado para secar e não o utilize pelas próximas doze horas, para que a secagem do produto seja total.

Como cuidar do seu sofá de camurça e veludo

Um sofá de camurça ou veludo exigem maiores cuidados para que eles permaneçam com boa aparência por mais tempo. Portanto, se você quiser garantir a boa aparência do seu sofá, será preciso ter os seguintes cuidados:

1. Mantenha o sofá em local seco e arejado

A camurça e o veludo são tecidos sensíveis à umidade e podem mofar facilmente, ficando manchado. Este tipo de mancha é bem mais difícil de remover. O ideal é prevenir, mantendo o sofá em um local seco e arejado, assim como aplicar o impermeabilizante.

2. Mantenha a limpeza semanal

Por se tratar de tecidos delicados, a limpeza pode ser feita semanalmente, apenas com a escovação e o aspirador de pó. Você pode complementar com uma limpeza mais pesada a cada mês.

3. Evite produtos químicos

A camurça e o veludo são tecidos sensíveis a produtos químicos. O ideal é usar no máximo, detergente ou sabão neutro dissolvidos em um litro de água. Se tiver que fazer uso de produtos químicos, opte pelos menos abrasivos possíveis, como o vinagre de maçã e o bicarbonato. O único produto químico liberado é o impermeabilizante.

4. Esfregue de forma suave

Caso você precise esfregar o tecido do sofá para remover alguma mancha ou sujeira mais difícil, faça de forma delicada, sempre com um pano de microfibra ou outro pano macio na direção da fibra, evitando os movimentos circulares ou de vai e vem, para não estragar esse tipo de tecido.

Pronto! Agora você já sabe como limpar sofá de camurça e de veludo e vai poder manter a vida útil do seu móvel por muito mais tempo.

Escreva um Comentário