Ninguém gosta de chegar em casa cansado depois do trabalho e não conseguir nem sentar no sofá de tão encardido que está. A vontade é de jogar o móvel fora na mesma hora e trocar por outro “novinho”, pois parece já não ter mais solução. Aí que você se engana! Pois há como limpar sofá de tecido muito sujo e encardido de várias formas e de um jeito simples e prático.

O sofá é um móvel importante em qualquer sala de estar, além de decorativo é muito funcional. Além disso, é nele que as pessoas costumam passar boa parte do tempo disponível, convivendo uns com os outros, sejam moradores ou visitas.

Por isso, não é nem um pouco agradável quando o sofá se encontra em péssimo estado. Afinal, um sofá é também sinônimo de aconchego, conforto e bem estar. Sem falar que os sofás costumam ter também um certo custo elevado, por isso nem sempre costuma ser trocado com frequência.

Neste caso, cuidar bem do seu sofá é fundamental para que ele possa durar anos. Isso inclui não só a sua limpeza correta, mas também a sua manutenção frequente, para que ele seja bem conservado e fique sempre com cara de novo.

Portanto, se o seu sofá está muito sujo, encardido ou manchado, não se preocupe! Nós vamos dar várias dicas abaixo sobre como limpar sofá de tecido para salvar o móvel, deixá-lo limpo, com aspecto de novo e evitar gastos maiores.

Com essas dicas e alguns truques será possível ter de volta o brilho e a cor dele igual quando você o comprou.

Confira!

Qual a limpeza ideal para um sofá encardido?

como limpar sofá de tecido: limpeza ideal
Cada tipo de sofá vai ter uma limpeza ideal e produto específico.

Todos concordam que um sofá deve ser naturalmente confortável, e para isso ele deve estar limpo e se manter assim. O problema é que as pessoas deixam para limpar o sofá apenas quando derrubam algo nele acidentalmente ou quando já estão incomodados demais com a sua aparência encardida.

Em ambos os casos, é sempre a mesma solução para tentar livrar o móvel de toda essa sujeira: pegar o primeiro produto de limpeza que tiver pela frente e esfregar no tecido. Porém, o produto errado pode manchar ainda mais ou arruinar completamente o seu sofá.

Por isso, saber qual é a limpeza ideal é importante para evitar que isso aconteça. Isso porque os produtos usados para a sua limpeza dependem do tipo de material que o sofá é revestido. E a variedade não é pouca: couro, algodão, camurça, linho, veludo, courino, entre tantos outros.

Para não ficar na dúvida, recomenda-se verificar a etiqueta do móvel que contém os símbolos de instrução e lavagem para descobrir a limpeza exata para cada tipo de tecido:

  • Símbolo P: Significa processo de lavagem a seco, que pode ser feita utilizando pano seco (alguns específicos são encontrados no supermercado);
  • Símbolo W: Significa processo de lavagem a úmido, que é, geralmente, a mais comum. Se utiliza água, vinagre, detergente, e outros líquidos específicos;
  • Símbolo F: Significa lavagem a seco profissional. É recomendado procurar uma empresa especializada.
  • Símbolo O: o tipo de lavagem pode ser o mais simples, somente com água.

Importante: Recomenda-se testar QUALQUER produto ou receita caseira em uma área menor do estofado, antes de aplicar em toda sua superfície. Além disso, é sempre bom verificar antes se o tecido do sofá pode realmente receber a limpeza com determinada substância.

Um motivo à mais para a limpeza: ácaros, fungos e bactérias!

O sofá de tecido encardido é aquele com aspecto de sujeira extrema, que muda até a coloração do tecido do estofado. Mas além da sujeira aparente, o sofá encardido pode revelar outros inimigos perigosos, que não são possíveis ser vistos a olho nu: os ácaros, fungos e as bactérias.

Esses agentes nocivos são responsáveis pelas doenças respiratórias e alergias para quem os inala, podendo inclusive provocar sinusites, rinites e asmas crônicas e agudas. Além disso, podem provocar coceiras na pele ou garganta e irritar os olhos.

Por isso, é muito importante incluir a limpeza do estofado em sua rotina de faxina em casa, tomando sempre os cuidados para não danificar o tecido, uma vez que os revestimentos costumam ser bem sensíveis.

Dicas de como limpar sofá de tecido sujo e encardido

Há várias formas de como limpar sofá de tecido encardido.
Há várias formas de como limpar sofá de tecido encardido.

Como vimos, é importante determinar o tipo de limpeza e produto que o seu sofá poderá receber antes de começar qualquer procedimentos. Além disso, há vários tipos de sujeiras que possam estar impregnadas no tecido do seus sofá.

Por tanto, além do tipo de tecido, cada sujeira vai ter que ser removida de uma maneira. No caso de um sofá muito sujo e encardido, o sucesso dessa tarefa vai depender de quanto tempo esse sofá ficou sem limpar e quais os tipos de sujeiras que ele ficou exposto.

Veja algumas dicas de limpeza abaixo:

Como limpar sofá de tecido: Sujeiras simples

É possível encontrar várias opções de produtos voltados especialmente para a limpeza dos sofás e estofados. Infelizmente, a maioria tem um custo alto e pior, podem até danificá-lo e ainda agredir o meio ambiente.

Portanto, no caso de encardimento por uso e sujeira simples, como poeira, suor, entre outros, não há nada melhor do que um bom aspirador de pó, sabão de coco (líquido) e água. Os higienizadores a vapor também são uma boa opção. O ideal é que a limpeza seja feita semanalmente.

Primeiro é preciso retirar todas as almofadas (somente se elas forem removíveis) e aspire toda a superfície do sofá (principalmente os cantinhos). Depois, em um recipiente misture uma colher (de sopa) de sabão de coco líquido com água morna. Em seguida, aplique a solução com uma escova em todo o estofado.

Só tome cuidado para não molhar muito o tecido. Repita o quanto for necessário, até que toda a sujeira seja removida. As cerdas da escova podem ajudar a espalhar a solução e remover as sujeiras mais persistentes. Por fim, retire com água o excesso da solução.

Agora, se a sujeira no sofá é proveniente de alimentos, daí a coisa fica mais complicada. O ideal é tentar limpar os resíduos imediatamente com um pano seco ou papel-toalha. Mas, no caso do sofá encardido, a sujeira já está impregnada no tecido e talvez precise de outros procedimentos.

Como limpar sofá de tecido: Manchas mais difíceis

Para saber como limpar sofá de tecido muito sujo e encardido por conta de manchas de gordura, bebidas, alimentos e outras sujeiras mais difíceis, é importante se atentar para o tipo de tecido do sofá antes de aplicar os produtos, pois aqui temos algumas opções diferentes.

As manchas impregnadas de gordura costumam sair com uma mistura de água morna e 1/4 de vinagre branco. Mas, dependendo do caso, pode ser necessário um pouco de detergente neutro incolor ou até bicarbonato de sódio.

Para fazer esta solução de vinagre, adicione 100 ml de vinagre branco em um litro de água morna e coloque duas colheres (de chá) de bicarbonato de sódio. Em seguida, borrife a solução no local da mancha. Deixe agir por 10 minutos e, depois, retire o excesso com um pano levemente úmido de água.

Outra opção seria misturar duas colheres (de chá) de vinagre branco com uma colher (de sopa) de detergente neutro, borrifar no local e deixar agir por 10 minutos. Quando acabar, retire o excesso com um pano levemente umedecido.

Uma alternativa é utilizar a espuma do detergente neutro, diluído em água morna. Para isso, bata a mistura até formar espuma e aplique em toda a superfície do sofá com a escova. Em seguida, esfregue suavemente a espuma no sofá e finalize com um pano umedecido, para remover o excesso de espuma, passando um pano seco para absorver o líquido.

Veja também: Mistura para Limpar Sofá: Conheça as Melhores!

Como limpar sofá de tecido: à seco com química

É possível aprender como limpar sofá de tecido à seco em casa.
É possível aprender como limpar sofá de tecido à seco em casa.

Muitas vezes, a sujeira no sofá fica tão encardida que só uma empresa especializada é capaz de remover. Esses profissionais vão usar equipamentos mais adequados para a lavagem completa do estofado, levando sempre em conta o tipo de tecido de que ele é feito.

Além disso, eles serão capazes de usar produtos específicos, inclusive químicos, que só devem ser manuseados por esses profissionais. O ideal seria você não fazer isso sozinho em casa, senão pode até perder o sofá.

Sabemos que a lavagem à seco profissional de um sofá pode ser bem caro, por isso nem sempre dá para contratar o serviço. No entanto, é possível lavar o seu sofá em casa facilmente sem precisar chamar um serviço especializado. Veja o passo a passo abaixo:

1º Passo – Aspirar a poeira

O primeiro passo é aspirar toda a poeira e sujeiras com o aspirador de pó, concentrando-se nos cantos do sofá onde a sujeira e a poeira costumam se instalar.

2º Passo – Escolher o produto

Depois você vai ter que escolher um produto específico para o seu tipo de sofá, certificando-se que o produto não irá danificar o sofá durante a limpeza. Nesse caso, opte por um shampoo especializado na limpeza de sofá, que não danificam o móvel.

3º Passo – Aplicação do produto

O produto deve ser aplicado com um pano de limpeza, passando em toda a superfície, tomando cuidado para não exagerar na quantidade de produto e umedecer demais o tecido.

4º Passo – Remover o produto

O produto deve ser retirado logo em seguida com um aspirador de pó, capaz de sugar água. Certifique-se de remover todo o produto, sem deixar resíduos.

5º Passo – Deixe secar antes de utilizar

Deixe que o sofá seque naturalmente ante de voltar a usá-lo. Dependendo do tecido, pode durar até 3 horas. Só não deixe o sofá exposto direto ao sol.

Pronto! Agora você já sabe como limpar sofá de tecido muito sujo e encardido de várias maneiras. Mas nada vai adiantar nossas dicas se você não criar uma rotina de limpeza para que o seu sofá não chegue a este estado e a sua limpeza seja mais fácil.

Lembre-se que o encardimento é resultante de um longo tempo de acúmulo de sujeiras, por isso é normal que demore algum tempo até que ele fique totalmente limpo novamente.

Então, gostou das dicas? Agora vai ser muito mais fácil mantê-lo limpo e higienizado!

Escreva um Comentário