Qualquer mesa bem colocada vai conter guardanapos. Eles podem ser de papel ou de tecido, até mesmo de crochê. Mas, dependendo da forma como você vai arrumar a mesa e o serviço que vai oferecer, o porta guardanapo é também um complemento essencial. E se você ainda não sabe, a nova tendência é o porta guardanapo de crochê para decorar e dar um toque ainda maior de requinte à mesa.

A técnica do crochê voltou mesmo com tudo, e está invadindo a decoração de mesas com peças de sousplat, guardanapos e porta guardanapos de crochê. Elas dão todo um charme especial à arrumação e podem ser combinadas de várias maneiras, criando uma atmosfera bem mais intimista e aconchegante para o seu jantar.

Se você já curte fazer artesanato e está familiarizada com a técnica do crochê, tudo o que você vai precisar investir para confeccionar o porta guardanapo de crochê é em linha e agulha, que vão variar ambos em espessura de acordo com o fio e acabamento que você escolher dar à peça.

O porta guardanapo de crochê é tão versátil quanto o próprio guardanapo de crochê, pois pode ser feito com qualquer espessura de linha ou qualquer outro material, como barbante, malha e fios naturais. Ele também pode ser de dois tipos: argola ou anel apenas para envolver o guardanapo ou como um recipiente, para acondicioná-lo dentro.

De qualquer forma, ele pode ser feito de diversas formas diferentes, limitando-se apenas à sua criatividade e estilo. Sua maior vantagem é não precisar de grande investimento para começar, podendo até virar uma renda extra se você quiser fazer para vender.

A internet está cheia de receitas e gráficos disponíveis para você seguir e se inspirar. Quer saber como fazer porta guardanapo de crochê? Nós te mostraremos abaixo!

Como Fazer Porta Guardanapo de Crochê

porta guardanapo de crochê
O prota guardanapo de crochê traz um requinte à sua mesa.

Junto com o guardanapo, o porta guardanapo de crochê é outra peça muito versátil entre tantas outras possibilidades que a técnica pode proporcionar. Ele vai servir de complemento na decoração da sua mesa, além de ser muito útil na em qualquer ocasião.

Ele também é uma peça altamente decorativa, além de muito funcional. Dependendo de como você vai querer usá-lo, ele vai poder também adquirir uma aparência diferente. Como por exemplo, servir como recipiente para guardar guardanapo de papel em cima da mesa.

Dessa forma, ele pode ser mais firme em pontos mais fechados e apertados, ou mais delicado, adquirindo uma forma de espécie de envelope.

Se você optar por modelos mais firmes, procure utilizar fios mais grossos, como barbantes e malhas, e uma agulha também maior, acompanhando a espessura do fio. Os barbantes são excelentes para dar uma aparência mais rústica. Já os modelos mais delicados podem ser feitos com agulha e linha fina para ficar mais maleável.

Você pode também personalizar as peças e combinar cores bem variadas, misturando fios até na mesma peça. E os designs são infinitos, combinando diferentes pontos ou até fazendo aplicações de flores e fitas.

Outra opção é fazer o guardanapo de crochê redondo, como um anel ou argola, daqueles que envolvem o guardanapo de tecido na mesa. Este tipo também é super delicado e muito elegante, podendo ser combinado à vários estilos de mesas e combinados à outras peças em crochê.

Uma das grandes vantagens é poder fazer o porta guardanapo de crochê para vender, pois o investimento não é nem um pouco alto e você pode criar coleções e conjuntos de 4, 6 peças ou mais, combinando-as com sousplat de crochê ou jogo americano coordenados.

Nesse sentido, você pode criar toalhas e caminhos de mesa, e o que mais você quiser para complementar o conjunto de mesa. É uma forma de incentivar a venda agregada e lucrar muito mais. Quem não gostaria de uma mesa completa toda coordenada?

As possibilidade de porta guardanapo de crochê são praticamente infinitas, basta começar a fazer! Se animou? Então continue lendo os tutoriais em vídeo e passo a passos incríveis para você começar a fazer seus próprios porta guardanapos de crochê.

Porta Guardanapo de crochê: Tutorial passo a passo

Você vai aprender como fazer lindo porta guardanapos de crochê, em duas cores e uma flor para decorar, rapidinho com esse tutorial passo a passo. A receita é rápida e bem simples de fazer. É possível até aproveitar restos de barbante para as suas peças. Veja abaixo:

Material:

  • Barbante cru
  • Barbante ou linha cor de rosa
  • Agulha de crochê na espessura correspondente ao fio

Abreviações:

  • Carr – carreira
  • Corr – correntinha
  • Pbx – ponto baixíssimo
  • Pb – ponto baixo
  • Pa – ponto alto.

Receita com PAP do porta guardanapo de crochê

Para começar, faça 2 quadrados, um para a parte de baixo do porta guardanapos e outro para a parte de cima. Para o quadrado PAP, faça um círculo mágico ou 6 correntinhas, unindo-as com 1 pbx.

1ª carr

Trabalhar no círculo mágico 3 corr, 2 pa, 3 corr, 3pa, 3 corr, 3 pa, 3 corr,3 pa, 3 corr, unir a carr com 1 pbx na 3ª corr.

2ª carr

pbx no 2º e 3º pa e 1ª corr, fazer 3 corr, 2 pa nas 3 corr da alça da carreira anterior, 3 corr, 3 pa na mesma alça de 3 corr formando um leque, 1 corr, pular 3 pa sem trabalhar, 3 pa na próxima alça, 3 corr, 3 pa, repetir mais duas vezes e arrematar a carr na 3ª corr com 1 pbx.

3ª carr

pbx no 2º e 3º pa e 1ª corr, fazer 3 corr, 2 pa nas 3 corr da alça da carreira anterior, 3 corr, 3 pa na alça, pular 3 pa, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3 pa na corr da carr anterior, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3pa, 3 corr, 3 pa na alça seguinte, repetir mais 2 vezes, formando 4 leques e quatro conjuntos de 3 pa, arrematar a carr com 1 pbx na 3ª corr.

4ª carr

pbx no 2º e 3º pa e 1ª corr, fazer 3 corr, 2 pa nas 3 corr da alça da carreira anterior, 3 pa na alça, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3 pa na corr da carr anterior, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3pa, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3 pa, 3 corr, 3 pa na alça seguinte, repetir mais 2 vezes, formando 4 leques e oito conjuntos de 3 pa, arrematar a carr com 1 pbx na 3ª corr.

5ª carr

pbx no 2º e 3º pa e 1ª corr, fazer 3 corr, 2 pa nas 3 corr da alça da carreira anterior, 3 corr, 3 pa na alça, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3 pa na corr da carr anterior, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3pa, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3pa, 1 corr, pular 3 pa fazer 3 pa, 3 corr, 3 pa na alça seguinte, repetir mais 2 vezes, formando 4 leques e três conjuntos de 3 pa cada lado, arrematar a carr com 1 pbx na 3ª corr.

6ª carr

pbx no 2º e 3º pa e 1ª corr, fazer 3 corr, 2 pa nas 3 corr da alça da carreira anterior, 3 corr, 3 pa na alça, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3 pa na corr da carr anterior, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3pa, 1 corr, pular 3 pa, fazer 3pa, 1 corr, pular 3 pa fazer 3 pa, 3 corr, 3 pa na alça seguinte, repetir mais 2 vezes, formando 4 leques e quatro conjuntos de 3 pa cada lado, arrematar a carr com 1 pbx na 3ª corr. Cortar a linha e reservar o quadrado pronto.

A cada carreira aumenta-se um tijolinho de 3 pa nas laterais do quadrado. Este modelo tem seis carreiras, com linha mais fina. Caso queira fazer um porta guardanapo com fios mais grossos, será preciso fazer mais carreiras.

O ideal é trabalhar esta base do porta guardanapo seguindo a medida do guardanapo de papel que irá usar para guardar dentro dele. Para fazer o segundo quadrado, basta seguir o mesmo PAP acima.

PAP das laterais no porta guardanapo

Ao terminar o segundo quadrado, seguir trabalhando as laterais do porta guardanapo, como nas instruções abaixo:

1ª carr

Subir 3 corr, fazer 1 pa em cada pa seguinte, 1 pa no arco de 3 corr, 3 pa sobre os próximos 3 pa, 2 corr, 1pa sobre a 3ª corr, 1pa em cada um dos próximos 3 pa (formar blocos de 4 pa), repetir até o fim da carreira, sendo que em cada canto ou em cada leque são feitos 7 pa.

2ª a 4ª corr

repetir a 1ª carr.

Dividir e dobrar o segundo quadrado quase pela metade, deixando aparecer a última carreira por baixo da sobreposição. Unir a parte de cima dobrada com a lateral do porta guardanapos com linha cor de rosa e acabamento com *3 corr, 3 pa no mesmo ponto, pular3 pontos, 1 pb, pular 3 pontos*, repetir de * a * até o final da carreira.

Flor e Acabamentos

  • Fazer uma flor de crochê e pregar sobre a dobra da parte de cima do porta guardanapo para decorar.
  • Fazer o mesmo acabamento rosa ou da cor que preferir na parte de baixo do porta guardanapos.
  • Fazer um cordão torcendo o barbante ou fazendo o ponto correntinha e passar entre os pontos da última carreira da lateral.

Pronto, este é o PAP do porta guardanapos de crochê em barbante cru e acabamento em linha rosa, mas você pode escolher a linha e o acabamento que quiser para os próximos, pois a receita será a mesma.

Porta Guardanapo de crochê natalino: Tutorial passo a passo

Esse porta guardanapo de crochê é do tipo anel ou argola e tem motivos natalinos, mas você pode usá-lo para decorar qualquer tipo de mesa, basta combinar as cores que quiser. O seu tamanho é único e a receita foi fornecida pelo site das linhas Círculo.

Materiais:

  • 1 nov. de Anne Brilho Ouro da Círculo na cor branca (8001);
  • Agulha para crochê da Círculo nº 1,75 mm;
  • Uma argola com 5 cm de diâmetro.

Pontos Utilizados:

Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto fantasia: siga o gráfico.

Amostra – Um quadrado de 10 cm com a ag. nº 1,75 = 16 p. x 10 carr.

Como fazer:

Revista a argola com uma carr. de p.b., em seguida trabalhe o p. fantasia seguindo o gráfico, sobre a carr. de p.b..Terminado o gráfico, faça a toda a volta do motivo uma carr. de p.b. e rem.

Porta Guardanapo de crochê: Vídeos tutoriais

Porta guardanapo de crochê fácil – ATELIE GREICE BRIGIDO

Porta Guardanapo Com Flor de Cerejeira – Agulha Italiana – Shylla Gavioli

Porta guardanapo para a decoração de Natal – ESTEFANIA DOMENES

Porta Guardanapo de crochê: Modelos para se inspirar!

porta guardanapo de crochê de flor
Porta guardanapo de crochê de flor em crú com detalhe em pérola.
porta guardanapo de crochê circular
Porta guardanapo de crochê circular com fios mesclados.
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê circular com linha roxa
porta guardanapo de crochê degrade lilás
Porta guardanapo de crochê de flor com pérola de linha em degradê lilás
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê meia-lua misturando cores
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê quadrado em tampa diferente e cores combinadas, detalhe de laço de fita em cetim.
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê circular de linha branca
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê de flor com detalhe em botão
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê quadrado com design e detalhe em fita de cetim
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê em barbante d emalha de coellhinho e argola de madeira
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê de mosaico combinado ao jogo americano.
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê de barbante natural de palha
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê natalino com flor.
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê natalino com flor aplicada.
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê de coração.
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê de flor com sousplat redondo.
porta guardanapo de crochê
Porta guardanapo de crochê com flor e folhas combinado ao sousplat redondo

Write A Comment