Por que você deve saber como montar o forro de PVC? Você quer saber por que você deveria instalar esse tipo de material na sua casa?

Cansado do mofo do seu teto estragando a aparência da sua casa?

Não quer saber mais de cupins comendo a madeira do forro da sua casa?

Quer algo barato para o forro da sua casa novinha?

Certamente você quer as respostas para essas perguntas, não é mesmo?

Aqui, a resposta totalmente de graça só para você: Forro de PVC!

E mais, nesse artigo você irá descobrir como é surpreendentemente fácil montar o forro de PVC na sua casa.

Não acredita? Então é só continuar lendo.

O que é o forro de PVC

Primeiramente, devemos conhecer um pouco mais desse material antes de qualquer outra coisa.

O forro de PVC (policloreto de Vinil ou Cloreto de Vinil) é um tipo de material geralmente usado para decoração da casa. Além disso, o preço desse material é relativamente barato, com instalação fácil.

Benefícios do forro de PVC

O forro de PVC, além de ser barato, sendo vantajoso para o bolso do consumido. É ainda um material sustentável, sendo 100% reciclável.

Além disso, não apenas é reciclável, como também possui uma surpreendente impermeabilidade!

O que isso significa?

Isso significa que o forro de PVC tem mais resistência à umidade. Por isso, evita à proliferação de bactérias, cupins e infiltrações; não necessitando de acabamento com tinta ou verniz.

E mais! Não só possui impermeabilidade, como também é um material durável (não se deforma com facilidade) e ainda necessita de baixa manutenção (pelo fato do material não ser orgânico, se deteriora menos).

Por consequência desses fatores, o forro de PVC pode ser muito bem aplicado em locais que apresentem tendências às movimentações e umidade.

Outra coisa importante de se destacar é o fato do material ser resistente a vapor. Portanto, sem medo em usá-lo em cozinhas ou no banheiro com chuveiro elétrico.

Mas ele suja muito?

Ora, meu caro(a), por conta da sua superfície lisa, gordura e manchas no teto se tornarão problemas fáceis de serem resolvidos.

Em suma, o forro de PVC é a escolha perfeita para ambientes quentes, como quartos e salas, ou úmidos, como banheiros e cozinhas. É resistente tanto em climas quentes e secos como em regiões mais úmidos e frios. Por isso, saber como colocar o forro de PVC na sua casa é quase uma necessidade para pessoas que buscam algo prático e barato e que moram em regiões com clima intenso.

Entretanto, por mais que tenha tantas qualidades, o forro de PVC não é recomendável para aqueles que buscam um isolante térmico e acústico.

Forro de PVC encontrados no mercado

No mercado atual é possível encontrar forros de PVC com acabamento liso ou frisado, de lâminas largas ou estreitas, podendo ser produtos rígidos ou flexíveis. Essas lâminas podem ser adquiridas com tamanho e a quantidade exata para a instalação.

Aliás, você não deve se preocupar apenas em comprar as laminas, é ainda necessário adquirir certos acessórios como cantoneiras que servem como um apoio para a lâmina, emendas que são utilizadas quando existirem desníveis, além de outras peças que serviram de suporte e acabamento.

Mas e se você não gostar dessa aparência de plástico branco, cor de isopor?

Tudo bem, por mais que você não goste da aparência de plástico, é possível comprar lâminas de PVC com cores e padrões que simulam tanto madeira clara quanto a madeira escura. Servindo para todos os gostos.

Materiais e ferramentas necessárias para a instalação do foro de PVC

Antes de mais nada, arrume papel e caneta. Pois antes de saber como montar o forro de PVC, você vai precisar de uma lista de compras um tanto grande para conseguir realizar o seu objetivo.

Materiais:

  1. Cabos de aço;
  2. Estrutura de metalon ou madeira;
  3. Lâminas de PVC;
  4. Grampos para cabo de aço;
  5. Réguas de acabamento para serem utilizadas para a moldura e como suporte para as lâminas;
  6. Parafusos;
  7. Cantoneiras para juntar as réguas de acabamento nos cantos da parede;
  8. Emendas;

 Ferramentas:

  1. Trena
  2. Serra e arco para serra;
  3. Martelo;
  4. Estilete;
  5. Prumo e nível Furadeira;
  6. Serra copo;
  7. Espátula;
  8. Chave de fenda;
  9. Escada;
  10. Lápis;
  11. E por último, mas muito importante, os materiais de segurança como luvas, óculos de proteção, etc. Nada de tentar fazer a instalação sem eles.

Finalmente, como colocar o forro PVC

Finalmente, depois de termos aprendidos sobre o que é o forro de PVC, benefícios, materiais e ferramentas necessárias na sua montagem. Sem mais delongas, vamos agora nos focar em aprender como colocar o forro de PVC passo a passo.

Passo 1 – Certifique-se de tudo

Primeiramente, é sempre bom verificar as lâminas para ver se elas estão em perfeito estado para a instalação. Mas cuidado, as lâminas necessitam estar armazenadas em local seco, coberto e dentro da sua embalagem original.

Então, após verificar o estado das lâminas de PVC, hora de analisar o estado do telhado.

Assim que subir no telhado, verifique se ele está em bom estado ou se tem algum problema estrutural ou infiltração.

E acima de tudo, equipe os equipamentos de seguranças necessários para a instalação. Sua vida e integridade física são muito mais importantes do que montar um forro de PVC.

Passo 2 – Defina o tamanho do forro

O tamanho ideal, pelo menos no mínimo, é 1 metro de distância do telhado e 2,80m de altura do chão.

Faças as medidas marcando aonde o forro vai ficar na parede depois de instalado.

Passo 3 – Fure

Nesse passo, para nada sair errado, você terá que marcar os pontos de furação, para assim colocar a estrutura metálica certinha no lugar, afinal, serão eles que vão segurar o forro. Esses pontos de furação deverão ter 50cm de distancia entre um e outro e todos eles devem estar completamente alinhados com os furos da parede oposta.

Utilize uma serra copo para criar os furos.

Passo 4 – O metalon

Para construir uma estrutura de metalon, meça as barras e as encaixe nos furos das paredes. Elas irão sendo encaixadas de parede a parede, de um do lado do outro formando um “xadrez” no teto. Se desejar mais resistência, é possível amarrar o metalon no telhado, usando cabos de aço.

Passo 5 – Fixando as réguas de acabamento

Usando parafusos, as réguas de acabamento devem ser fixadas na parede, logo abaixo da estrutura de metalon. Para unir uma com a outra nos cantos da parede, utilize as cantoneiras e mantenha a atenção ao alinhamento e nivelamento das peças. É recomendável o uso de silicone na instalação das réguas para não danificar a parede. Passe uma cama de silicone na base e a fixe na parede, acima da marcação do nível. Observe se ele precisa ser alinhado e continue movendo até aprumar.

Passo 6 – Monte as lâminas de PVC

Primeiramente, inicie o procedimento encaixando a partir do acabamento a primeira lâmina de PVC. Então, a partir dela você pode ir encaixando a próxima, sempre com o lado macho no lado fêmea. Ah, você não precisa usar parafusos ou cola nesse processo, é só ir encaixando uma na outra, como lego.

Uma dica para melhor aproveitar o espaço e o material, coloque as laminas paralelas à maior parede do ambiente.

Passo 7 – Parafusos

Anteriormente não precisava de parafusos, mas nesse processo aqui sim.

Para fixar as lâminas de PVC na estrutura de metalon, é necessário ir parafusando em medida que for encaixando uma na outra.  Se sentir necessidade, aposte nas emendas. Agora, se a estrutura de sustentação for feita de madeira, mas não de matalon, use pregos para a fixação das lâminas.

Passo 8 – Grand Finale

Para finaliza, encaixe a última lâmina colocando primeira uma das pontas na régua de acabamento e empurre até chegar ao fim. Utilizando uma espátula, vá encaixando a outra ponta na lâmina anterior.

Conclusão

Viu como montar o forro de PVC é uma tarefa fácil?

Apesar de fácil, é recomendável, pelo menos, ter alguma ajuda profissional para ter aquela segurança a mais na montagem. Afinal, muitas vezes, cometemos erros que só um profissional da área consegue detectar.

Gostou? Compartilhe com seus colegas, pessoas que tem dúvidas sobre qual forro usar ou até mesmo faça na sua casa (se ainda não tiver forro de PVC montado).

Até a próxima!

Write A Comment