Pode até ser nojento, mas limpar a caixa de gordura é um serviço que você definitivamente não pode ignorar!

Sua caixa de gordura é para onde toda a gordura e óleo despejados na pia irão. Tudo isso ficará retido na caixa de gordura para que não acabe indo para a fossa ou rede de esgoto, onde o estrago definitivamente seria maior.

E, devido a gordura ser mais level que a água, ao chegarem junto até esta caixa a gordura ficará “boiando”, enquanto a água irá para a parte debaixo e seguirá seu curso pela tubulação do esgoto. Nós já te ensinamos antes a como desentupir a caixa de gordura, e agora iremos lhe ensinar a como limpar a caixa de gordura, o que é igualmente importante. Acompanhe!

Para que serve a caixa de gordura?

Antes de passarmos para como desentupir a caixa de gordura, você sabe dizer para que ela serve? Qual é a sua função?

Quando estamos lavando a louça, é comum que gordura e óleo acabem escorrendo na pia, mesmo que este não seja seu descarte correto, é inevitável que acabe ocorrendo nem que seja um pouco. Jogar óleo e gordura pela pia fará com que eles endureçam dentro dos encanamentos, o que irá acabar por obstruir seu sistema hidráulico e estragar tudo, além de ser prejudicial para a natureza.

Para se ter uma ideia comparativa, 1 litro de óleo despejado é capaz de poluir até 20 mil litros de água! Isso pois, como o óleo não se mistura com a água ele fica boiando sobre ela, impedindo que a luz solar a penetre e influenciando diretamente em toda a biodiversidade de rios e oceanos. Então, se você quiser saber como descartar corretamente seu óleo e gordura de cozinha, clicando aqui você consegue olhar o ponto correto de descarte em sua cidade.

A função de sua caixa de gordura é justamente impedir que o óleo e a gordura cheguem ao seu encanamento, e consequentemente até a natureza. Ela funciona como um filtro, ela se aproveita do fato de que a densidade do óleo ser diferente da água e que ele irá ficar boiando sobre ela. Assim ela consegue o separar e deixá-lo “guardado” ali dentro. Mas claro, isto apenas funciona se, de tempos em tempos, você for até ela para limpar aquele óleo ali de dentro. Tudo funciona como uma espécie de ciclo, onde você deve sempre continuar limpando sua caixa de gordura.

Por que devo limpar a caixa de gordura?

O acúmulo de gordura em sua caixa pode chegar a fazer com que ela transborde, e acredite, você com certeza não irá querer que isso ocorra. E, além do mais, quanto mais ela encher, mais você correrá o risco de que ela entupa a si mesma ou pior, a rede de esgoto de sua rua.

E, além disso, caso a limpeza não seja feita frequentemente, o vazamento de sua pia pode acabar ficando lento. E, é claro, sem contar o mau cheiro proveniente da caixa que com certeza atrairá animais como ratos e baratas.

Todas estas são razões suficientes para você prestar atenção na sua caixa de gordura e a limpar, certo?

De quanto em quanto tempo devo limpar a caixa de gordura?

Uma vez que você já está ciente da real importância de limpar a caixa de gordura, o ideal agora é saber a frequência com que ela deve ser limpa.

A frequência ideal para realizar a limpeza depende, depende do tipo de estabelecimento em que a caixa de gordura está. Por exemplo, se tratando de sua residência (no caso de uma casa simples), o ideal é realizar a limpeza a cada 6 meses, entretanto, se você morar em um apartamento, então o certo será fazer esta limpeza a cada 3 meses. Agende as datas de limpeza em seu calendário para que você não acabe esquecendo, não releve este tipo de serviço!

Os exemplos citado acima são para moradias, mas e no caso de estabelecimentos alimentícios? Se você possui um bar ou restaurante de pequeno porte, então limpe a caixa de gordura mensalmente, agora, se o seu estabelecimento é de grande porte e você utilize bastante óleos e gorduras, então o correto será limpar a caixa semanalmente.

Como NÃO limpar a caixa de gordura

Antes de te ajudarmos com o que fazer, temos de focar no que você definitivamente NÃO deve fazer.

Ao limpar a caixa de gordura, o objetivo principal é que você retire toda aquela gordura que está ali, que a tire da caixa, então não faz qualquer sentido que você tente empurrá-la para dentro da tubulação, isto vai contra o próprio objetivo da caixa de gordura.

Da mesma forma, você também não deve utilizar produtos como soda cáustica, desengordurante ou água quente. Estes produtos darão a falsa sensação de dever cumprido, quando na verdade o que eles fazem é amolecer a gordura para que ela escoe pelo cano, tudo para que alguns dias depois ela volte a endurecer, só que dessa vez lá dentro do cano, o que apenas irá piorar ainda mais a situação.

Ou seja, não utilize nenhum tipo de produto que possa fazer com que a gordura derreta!

Como limpar a caixa de gordura

Vamos tratar agora da parte mais importante deste artigo, ou seja, como limpar a caixa de gordura. Neste passo a passo vamos focar na maneira manual de fazer tal limpeza, para que assim você mesmo possa executá-la.

1 – Tenha os materiais necessários em mãos

Antes de mais nada, assegure-se de ter todos os materiais necessários em mãos. Abaixo está a lista de tudo que você irá precisar para este serviço:

  • Uma máscara, isso pois o cheiro que irá sair de dentro da caixa de gordura será realmente desagradável;
  • Luvas de borracha, uma vez que o trabalho é manual você com certeza irá querer se proteger adequadamente, se as luvas forem até o ombro melhor ainda;
  • Roupas velhas, lembre-se que você irá mexer com gordura, e a gordura pode ser bastante difícil de ser retirada das roupas, então você não irá querer fazer estando vestido com suas melhores roupas;
  • Pé de cabra ou chave de fenda, isso depende do modelo de sua caixa de gordura e do que você irá precisar para abrir a tampa dela;
  • Raspador, pá, espátula e colher de pedreiro, não necessariamente todos estes itens mas alguns deles você deverá ter em mãos. Isso pois você terá de retirar os resíduos de dentro da caixa de gordura, e este tipo de trabalho pode ser considerado um pouquinho complicado (e nojento) de se fazer apenas com as mãos;
  • Sacos de lixo, para que você possa depositar todos os resíduos dentro deles.

Materiais para limpar a caixa de gordura

2 – Retire os resíduos da caixa de gordura

Com todo o material em mãos, o próximo passo a ser tomado é retirar a tampa de sua caixa de gordura, e tentar não pensar muito sobre o que você irá ver ali dentro.

Uma vez com a tampa já retirada, é hora de retirar os resíduos lá de dentro. Para tal, use tudo o que você tiver em mãos, e isso significa literalmente até mesmo suas próprias mãos, tudo depende de até onde você está disposto a ir. Conforme for retirando os resíduos, deposite-os nos sacos de lixo. Lembre-se de que você não pode simplesmente despejar este tipo de lixo em qualquer lugar, informe-se antes do local correto em que pode se livrar deste lixo, tudo de acordo com a lei, o meio ambiente agradece.

E, por fim, após retirar “todo o grosso”, limpe o restante com uma esponja. Quando estiver apenas líquido na caixa, então esta etapa estará terminada.

Limpando a caixa de gordura

3 – Aproveite a limpeza

Uma vez que você já está limpando a caixa de gordura, aproveite para limpar também o seu sifão. O sifão é o que mantém o mau cheiro que vem de restos de alimento longe de você.

O formato deles é essencial para que a água se acumule e combata os maus odores, porém, exatamente devido a este formato, a gordura também acaba se acumulando neles, o que causa o entupimento e mau cheiro.

Sendo assim, uma vez que você já está a realizar a limpeza de sua caixa de gordura, realize também a limpeza de seu sifão. Para isto basta retirá-los e realizar a limpeza com uma escova grande que tenha um cabo flexível, água morna e produtos que removem a gordura também podem ser utilizados aqui.

Limpando o sifão

Observações importantes

Como já dizemos acima, tenha bastante cuidado ao utilizar de produtos que contenham substâncias químicas muito poderosas, eles podem acabar fazendo mais mal do que bem.

Um grande exemplo disso é o popularmente conhecido “diabo verde” que, além de ser perigoso, pode vir a causar acidentes. Ou seja, este tipo de produto não é recomendável para este tipo de serviço.

Utilizando as bactérias a seu favor

Sim, é exatamente isso que você leu, também é possível utilizar bactérias biológicas para realizar a limpeza de sua caixa de gordura. Tais bactérias irão digerir a gordura, este é um processo tido como ecologicamente sustentável, uma vez que irá eliminar a gordura e óleo do meio ambiente.

Bactérias para caixa de gordura
Um exemplo das bactérias que você pode utilizar para este serviço

Para tal, basta que você adicione tais bactérias na pia da cozinha e elas irão fazer a bio digestão da gordura que se encontra na caixa. Mas claro, este processo além de ser mais lento e gradual, também é mais caro do que fazer uma limpeza manual.

Para encontrar tais bactérias basta que você as procure em lojas de materiais de construção.

E se eu não quiser fazer nada disto?

Agora, se você não quiser se submeter a nenhum dos serviços citados acima, ainda há uma maneira de conseguir limpar a caixa de gordura, através de profissionais qualificados.

Ou seja, caso você mesmo não queira botar a mão na massa (ou, nesse caso, na gordura), tem sempre quem queira. Este é o caso de profissionais e empresas especializadas neste serviço, basta procurar por tais profissionais perto de você e os contratar. Para tudo dá-se um jeito, só o que não pode é deixar de limpar a caixa de gordura!

E então, sobraram dúvidas a respeito da limpeza da caixa de gordura? Pois se ainda tem dúvidas, basta perguntar nos comentários abaixo e nós esteremos prontos para lhe responder! Lembre-se, o que não pode é deixar de limpar a caixa de gordura!

Escreva um Comentário