A caixa de gordura é uma parte da construção esquecida por uns e ignorada por outros, mas, quando ela entope, todos subitamente lembram de sua existência. Mas você sabe qual é a maneira correta de como desentupir a caixa de gordura de maneira? Pois é exatamente isso que iremos lhe ensinar neste artigo!

Em primeiro lugar, é importante saber que a caixa de gordura serve para que a gordura proveniente de pias acabe se impregnando nas tubulações. Caso isso ocorra, poderá entupir tais canos, ou mesmo a fossa e a rede de esgoto da rua. E você definitivamente não vai querer que nada disso estoure ou transborde.

Então, basicamente, sua caixa de gordura receberá uma ligação direta de sua pia, o qual, espera-se é o único lugar de sua casa que receberá descarte de gorduras e óleos. Mas é claro que a gordura será descartada juntamente com a água mas, chegando até a caixa, a gordura por ser mais leve do que a água acaba flutuando, enquanto a água vai parar a parte debaixo.

Nesta mesma caixa há uma parede mais ou menos no meio com uma abertura, ela serve para separar a água da gordura, assim a água vai para a parte debaixo e segue caminho para a tubulação de esgoto, enquanto a gordura fica depositada na parte de cima. O acúmulo de gordura é tanto que, por vezes, torna-se necessário desentupir a caixa de gordura.

Por que devo desentupir a caixa de gordura?

Se você alguma vez já abriu sua caixa de gordura e viu o que há lá dentro já deve ter se perguntado: “Mas eu preciso mesmo desentupir a caixa de gordura?”, e a resposta é um categórico sim!

Por mais nojento que possa ser mexer dentro de sua caixa de gordura, é absolutamente necessário. O mau cheiro terrível que exala na região, o transbordamento de gordura de dentro da caixa, o escoamento lento da água da pia, os canos entupidos que derramam detritos para todo lado são alguns dos danos ocasionados por uma caixa de gordura entupida. Ou seja, se estiver presenciando algum destes efeitos citados acima, então está na hora de desentupir a caixa de gordura!

Entretanto, um dos piores males é o surgimento de bichos e insetos. Baratas e ratos são atraídos por uma caixa de gordura cheia, então, se você tem pavor a estes bichos, sugerimos que você fique sempre atento à desentupir a caixa de gordura sempre que necessário.

Como NÃO desentupir a caixa de gordura

Certo, antes de falarmos sobre o que você deve fazer, vamos focar no que você definitivamente NÃO deve fazer.

Em primeiro lugar, utilizar um cabo de vassoura ou algo do tipo para tentar desentupir a caixa de gordura está fora de cogitação. Pois, ao fazer isso você pode acabar quebrando algum cano e, caso isso ocorra, o processo para repará-lo será muito mais complicado e caro.

Não fique jogando todo tipo de produto químico ali dentro, lembre-se de que tudo que você jogar na caixa de gordura irá para o sistema de esgoto e, além de poder ocasionar dano as tubulações, dependendo do que você jogar, pode danificar a qualidade da água e até mesmo causar danos para o meio ambiente.

A soda cáustica. Dependendo de com quem você consultar a respeito, eles irão te indicar a soda cáustica que, apesar de funcionar, também pode ser um erro enorme. Isso pois, trata-se de um químico fortíssimo que, se você não tiver pleno controle de como utilizar, pode acabar ocasionando danos para você mesmo, além de para a tubulação.

Como desentupir a caixa de gordura

Vamos agora ao que interessa, sobre como realmente desentupir a caixa de gordura.

Abaixo nós iremos apresentar algumas opções que você pode utilizar para te ajudar a desentupir a caixa de gordura, entretanto, a melhor maneira sempre será a manual.

Ou seja, o simples processo de você abrir a caixa, pegar todo o material amarelo e sólido, seja com a mão mesmo (sempre utilizando luvas) ou com o auxílio de conchas ou pás, colocar tudo em um saco plástico e depois jogar no lixo é a melhor opção. Nós sabemos o quão nojento e desconfortável isso pode ser, mas acredite, é o melhor caminho. Você saberá que seu trabalho está terminado quando só sobrar líquido dentro da caixa.

Entretanto, mesmo este processo manual pode não ser o suficiente, simplesmente porque há profundidades do encanamento que nós não conseguimos alcançar. E, para tal, nós traremos abaixo algumas maneiras que você poderá adotar quando se ver nesta situação.

Um pedacinho de arame pode ajudar

Nós citamos acima que você não deve utilizar um cabo de madeira para tentar desentupir um cano, mas, caso o entupimento seja causado por detritos, um simples pedacinho de arame a mãos pode lhe ajudar com isto.

Utilizando bicarbonato de sódio

Ao misturar ambos, a eferverscência formada irá desgrudar placas de gordura, além de outros dejetos, que podem estar a obstruir o cano.

Para seguir esse processo basta que você vá até o cano entupido e coloque 2 colheres de bicarbonato ali dentro e em seguida jogue vinagre. Quando você notar a eferverscência basta cobrir o cano com um pano quente por cerca de 25 minutos. Após isso jogue água fervente ali dentro para finalizar o trabalho.

Um desentupidor pode ser a melhor opção

Um desentupidor é uma ferramenta que definitivamente não pode faltar em nenhuma casa. Ele é a maneira mais fácil e segura que você tem de desentupir um cano sem apresentar quaisquer danos colaterais.

Mas, caso você não possua um desentupidor em casa, sem problemas, você pode “improvisar” um. Para isto basta que corte uma garrafa pet na metade, coloque um cabo de vassoura em sua boca e voilá, você acaba de fazer um desentupidor caseiro.

Utilizando uma mangueira

Você deve sempre lavar periodicamente sua caixa de gordura de maneira a evitar entupimentos mas, caso já haja um entupimento e você não consigo alcançá-lo com um arame, utilizar uma mangueira pode ser uma solução.

O macete aqui é colocar a mangueira ligada dentro do cano entupido e fazer movimentos de vai e vem. A pressão exercida pala água e os movimentos repetitivos devem ser o suficiente para eliminar o que quer que seja que esteja entupindo o encanamento.

Veja também: Como Desentupir vaso sanitário: 11 modos INFALÍVEIS

E se nada disso der certo…

Entretanto, há sempre a possibilidade de que, mesmo após utilizar todos estes métodos acima, você mesmo assim não consiga resolver o problema. Neste caso, o que você deve fazer? A melhor opção é chamar pela ajuda de um profissional.

Há diversas empresas especializadas neste tipo de serviço, e que estão bem mais bem preparadas para lidar com isto do que nós. Então, dependendo da situação, como em casos que você não consiga desentupir tudo ou em caixas de gordura que são destinadas a um prédio por exemplo, a melhor opção é procurar a ajuda de profissionais capacitados.

Mas lembre-se sempre que, o melhor método é o preventivo. Ou seja, evite despejar óleos, gorduras e restos de alimento pelo ralo, isso poderá lhe evitar uma grande dor de cabeça no futuro.

Escreva um Comentário