Na sua casa mesmo é bem provável que você conte com mais de um tipo de interruptor, mas será que você conhece todos os tipos que existem?

Pois se você não sabe dizer quais são os tipos, ou se apenas conhece dois ou três, sem problemas pois aqui neste artigo nós iremos lhe apresentar todos os que existem e suas aplicações!

Então, se você quer conhecer todos os tipo de interruptor que existem e para que serve cada um deles, é só continuar lendo este artigo até o final. Preparado? Pois então vamos lá!

Os tipos de interruptor

No nosso artigo sobre como instalar uma lâmpada nós citamos que o melhor lugar para você se situar sobre assuntos envolvendo energia elétrica é no Mundo da Elétrica, e aqui nós novamente tocamos nessa tecla e o indicamos para você!

Antes de mais nada, você sabe o que é um interruptor, não é mesmo? Acredito que todos conheçam o interruptor, que tem como função ligar e desligar a luz elétrica de um determinado ambiente. Mas talvez você não conheça todos os tipos de interruptor que existem, e é este o intuito deste artigo, te ajudar a conhecê-los.

Este não é um tema que dê para nos prolongarmos demais, então vamos de uma vez para os tipos de interruptor que existem:

1 – Interruptor Simples

Interruptor simples

Este é tipo mais comum de interruptor, e com certeza tem ao menos um dele em sua casa. Ele possui apenas uma única tecla (que pode estar tanto na horizontal quanto na vertical), que aciona uma única lâmpada ou então um conjunto de lâmpadas ao mesmo tempo. O condutor fase está ligado no interruptor, enquanto os condutores de retorno e neutro estão ligados na lâmpada.

Sua utilização é indicada para ambientes pequenos, sendo que ele é geralmente instalado no lado da porta, facilitando assim o acionamento de lâmpadas sem que você tenha de se deslocar, e já é quase uma convenção isso, sendo que nós já nos acostumamos a entrar em um cômodo escuro tateando ao lado da porta a procura do interruptor.

2 – Interruptor Duplo

Interruptor duplo

Que nem o simples, mas duplo (o que é meio óbvio né). Dentre os tipos de interruptor o duplo irá lhe ajudar a acionar duas lâmpadas, ou então um conjunto diferente de lâmpadas, separadamente. Ou seja, cada tecla deste interruptor possui  função de acender e apagar uma lâmpada diferente, isso pois seus condutores de retorno são separados. O condutor triplo é a mesma coisa aqui, só tendo uma tecla a mais.

O interruptor duplo é utilizado em ambientes de tamanho médio, possibilitado a instalação de mais de um tipo de iluminação.

3 – Interruptor Paralelo

Interruptor paralelo

O interruptor paralelo (que popularmente é mais conhecido como interruptor three way) é diferente dos tipos acima, pois sua instalação é mais complexa. A função principal deste interruptor é fazer com que você consiga acionar uma iluminação de pontos diferentes.

Imagine só como seria bom se você pudesse acender a luz da uma escada quando for subir por ela e, quando chegar ao final, conseguir apagar esta mesma luz acionando outro interruptor. Bem melhor do que desligar a luz e subir a escada correndo, não é mesmo? A ideia é ter dois pontos distintos que irão comandar a mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas. O conector de retorno ficará entre um interruptor e outro, ao invés do convencional de ser conectado entre o interruptor e a lâmpada.

4 – Interruptor Intermediário

O interruptor intermediário também pode ser chamado de interruptor four way, ele é interligado em dois interruptores paralelos, sendo possível que você controle um ponto de iluminação de, no mínimo, três locais diferentes.

Se você possui um ambiente grande, no qual você necessita que uma lâmpada possa ser acionada de diversos pontos diferentes (como por exemplo um salão de festas, corredores e escadas de prédios), dentre os tipos de interruptor este pode ser a melhor opção. O interruptor four way se encontra entre dois interruptores three way, sendo que você pode instalar diversos interruptores intermediários entre os three way.

5 – Dimmer

Dimmer

Dentre os tipos de interruptor este é o mais moderno, isso pois com ele você pode controlar até mesmo a intensidade da iluminação de um determinado ambiente. Ou seja, este interruptor pode ser ideal para uma boa decoração em determinados cômodos, sendo que neste cenário você terá controle sobre o nível de iluminação no ambiente.

6 – Interruptores Múltiplos

Interruptor múltiplo

Da mesma maneira que o interruptor duplo e triplo que descrevemos acima, os múltiplos são utilizados quando se necessita de uma iluminação separada. Entretanto, com eles é possível acionar mais de duas lâmpadas em momentos distintos, sendo que cada tecla do interruptor fica sendo responsável por apagar e acender uma determinada lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes, isso pois os condutores de retorno são separados.

É possível encontrar os interruptores múltiplos até em sêxtuplos, podendo  acionar até mesmo 6 lâmpadas separadamente.

Como escolher o interruptor ideal?

Dentre os diversos tipos de interruptor que nós listamos acima, é normal que surja a dúvida de qual é o melhor, de qual você deve utilizar em sua casa, e a resposta é que depende!

Depende bastante do cômodo que você quer colocar o interruptor, bem como do que você deseja conseguir com aquele interruptor. Acima nós colocamos a utilização adequada para cada tipo de interruptor, dê uma boa lida em cada um deles antes de decidir por qual você irá utilizar.

Tenha em mente também que você muito provavelmente irá utilizar mais de um tipo de interruptor em sua casa. Isso pois o interruptor simples você já pode considerar como certo, o duplo pode lhe ajudar também, o three way com certeza irá lhe ajudar em determinados cômodos e situações (como o próprio exemplo que usamos acima), e o dimmer pode ser ideal para controlar aquela iluminação de um quarto ou uma sala.

Na realidade o que vai realmente definir quais tipos de interruptores você deve utilizar é o projeto luminotécnico. É neste projeto, feito por um arquiteto competente, que você irá encontrar dados como os tipos corretos de interruptores para cada cômodo e muito mais!

Ah, uma outra coisinha que vale a pena comentarmos é com relação a tomada ser utilizada juntamente com o interruptor. Não há qualquer problema nisso pois o funcionamento entre ambos é independente, tratando-se apenas de uma escolha. Mas é bom lembrar que, caso esta tomada esteja muito baixa e houver crianças na casa, então você deve utilizar protetores para não ocorrer nenhum tipo de acidente elétrico.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu um pouquinho mais sobre os principais tipos de interruptores que existem, e onde cada um deles é aconselhável de ser utilizado. Agora você já tem uma boa noção de qual é o ideal para cada cômodo de sua casa, não é mesmo?

E claro, caso tenham sobrado dúvidas, basta perguntar nos comentários abaixo que nós estaremos prontos para lhe responder! Ah, e caso tenha achado este artigo instrutivo então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário