Saber como instalar uma lâmpada pode até parecer simples a um primeiro momento, mas na verdade não é tao fácil assim…

Talvez você tenha achado simples logo ao ler este título pois pode estar pensando em simplesmente subir em uma cadeira e colocar uma lâmpada no cômodo, não é mesmo? Mas não, não estamos falando disso, estamos falando efetivamente em todo o processo de instalar uma lâmpada.

Se você é dá área da elétrica então talvez isto continue a ser simples para você, do contrário, é só vir com a gente que neste artigo iremos te ensinar todo o passo a passo para você mesmo conseguir instalar uma lâmpada em sua casa. Vamos lá!

Vamos instalar uma lâmpada

Saber realizar a ligação de uma lâmpada com um interruptor simples é uma das ligações mais básicas que existem nas instalações elétricas, e quem sem dúvida todo bom eletricista já sabe fazer de olhos fechados. Porém, este artigo não é para o Eletricista Pleno, com anos e anos de carreira, mas sim para você que não faz parte desta área ou que acabou de ingressar nela.

Antes de migrarmos para a seção em que iremos focar em como instalar uma lâmpada, você deve focar 100% na sua segurança! Caso tenha a mínima possibilidade de acontecer acidentes, pare no mesmo instante, não arrisque um acidente sério envolvendo a eletricidade.

Agora voltemos a focar em como fazer a instalação de uma lâmpada, e para tal nós iremos precisar dos seguintes materiais:

  • 1 Interruptor simples de uma seção;
  • 1 Receptáculo (também chamado de boquilha) de rosca E27, trata-se de uma rosca para lâmpada comum;
  • 1 Disjuntor para a proteção de todo o circuito;
  • 1 Conector sindal, que será usado para a conexão da alimentação da energia elétrica;
  • 1 Lâmpada.

Antes de já efetivamente aprendermos a como instalar uma lâmpada, devemos antes dar uma olhada no projeto elétrico da residência, pois é ele quem irá lhe falar onde cada esquema elétrico ficará em cada cômodo, tudo devidamente projetado pelo engenheiro especialista e pelo projeto arquitetônico.

A imagem abaixo de um diagrama multifilar foi retirado do site Mundo da Elétrica, onde você pode encontrar conteúdos de primeira relacionados a elétrica.

Diagrama para instalar uma lâmpada
Este diagrama representa como instalar uma lâmpada por um interruptor simples

A primeira coisa que você deverá fazer é fixar se disjuntor com seu conector sindal. Não é necessário realizar esta ligação no caso de uma residência, levando em conta que você já contará com um disjuntor para o circuito que você estiver manipulando. Após isso ligue um cabo da saída do conector sindal até a entrada do disjuntor.

Agora ligue o próximo cabo da saída do seu disjuntor até o parafuso conector (o borne) do interruptor simples. Se a instalação estiver sendo realizada em uma residência, tudo deve ser feito sempre seguindo o diagrama da imagem acima, sendo necessário fazer uma emenda da derivação no cabo fase (o qual foi representado no diagrama acima pelo cabo vermelho) de maneira que você o conecte ao borne do interruptor.

Ligue agora o próximo cabo no segundo borne deste interruptor, este cabo é o que nós chamamos de retorno (e você pode vê-lo no diagrama acima sendo representado pelo cabo amarelo). A outra ponta do cabo de retorno deve estar conectada ao receptáculo no borne, o qual irá levá-lo ao contato central, isto trata-se de um procedimento focado na segurança, pois caso o retorno seja ligado no contato lateral no momento em que ele encoste a lâmpada na rosca lateral, ela poderá ficar energizada caso o interruptor se encontre ligado, e isso pode acabar resultando em um choque elétrico.

O passo final é realizar uma emenda de derivação no cabo neutro, cabo este que você pode observar no diagrama acima sendo representado pela cor azul, e posteriormente ligá-lo ao borne lateral do receptáculo. Pronto, você acaba de instalar uma lâmpada!

Abaixo você poderá acompanhar todo o passo a passo acima no formato de um vídeo, pois para alguns é mais fácil fixar um conteúdo através de um vídeo do que de um texto. Lembrando que novamente o vídeo é retirado do Mundo da Elétrica, o melhor site para este tipo de conteúdo!

Dicas para instalar uma lâmpada de LED

Agora, se você pretende instalar uma lâmpada de LED, abaixo nós temos algumas simples mas primordiais que poderão lhe ajudar nisto, fique ligado.

Comece sempre usando o material certo

O material certo pode (e vai) fazer toda a diferença na hora de instalar uma lâmpada de LED, então anote todos os itens de que você irá necessitar:

  • Fita isolante;
  • Chave de fenda;
  • Alicate;
  • Cabos elétricos.

Mantenha os disjuntores desligados o tempo inteiro

Essa dica aqui é focando exclusivamente na sua proteção, e vamos combinar que se tratando de energia elétrica proteção nunca é demais, não é mesmo? Então é sempre bom se assegurar de que os disjuntores estão devidamente desligados na hora de instalar uma lâmpada de LED tubular.

Não se esqueça também de retirar os reatores, retirar o reator com a luz acessa pode fazer um estrago enorme, então vamos evitar ao máximo!

É sempre melhor instalar uma lâmpada durante o dia

Essa dica é acoplada com a dica acima, e apesar de ser meio óbvia não custa nada a reforçarmos. Isso pois, se você irá desligar tudo para poder instalar uma lâmpada de LED, então é claro que deverá aproveitar a luz do dia para esta atividade, não é mesmo?

Nada de improvisar a noite com lanternas e celulares, vamos focar realmente na sua segurança aqui!

Retire os reatores

Assim como falamos mais acima, na hora de instalar uma lâmpada de LED tubular é necessário que você desconecte os reatores. Isso pois, do contrário das lâmpadas convencionais, as de LED não necessitam realmente dos reatores.

Utilize o alicate para cortar os fios que estão conectando o reator.

Hora de conectar alguns fios

Saber o mínimo de instalação elétrica (como a diferença entre 110V e 220V, por exemplo) é um conhecimento que você deve possuir para não fazer nenhuma besteira aqui! E, mesmo que a maioria das lâmpadas de LED sejam bivolts, não confie cegamente nisto, confira sempre a voltagem tanto da instalação elétrica quanto do produto na sua embalagem.

Agora, focando na conexão de fios, há duas maneiras de se realizar uma ligação:

1ª: Basta que você conecte os fios de energia em lados opostos, ou seja, onde de um lado está o seu Retorno (L), o outro está o seu Neutro (N).

2ª: Todos os fios serão conectados do mesmo lado, onde um pino será o Retorno (L), enquanto o outro será o Neutro (N)

Isolando os fios e instalando a sua luminária

Agora é a hora em que você conecta sua luminária na rede elétrica, para isto é necessário que você isole os fios elétricos muito bem, ou seja, é hora de utilizar a fita isolante aqui.

Posicione então a luminária no local onde ela será instalada e a parafuse bem, de modo que ela não acabe se soltando.

E finalmente, vamos instalar a lâmpada de LED tubular

Agora basta que você coloque sua lâmpada de LED tubular em sua devida posição e pronto!

Além de esteticamente bonita, a lâmpada de LED ainda te ajuda com diversos benefícios, tais quais a redução em sua conta de luz e diversos outros!

Lembre-e que você pode sempre contar com um eletricista

Achou complicado? Pois sem problemas, tenha sempre em mente que a qualquer momento você pode simplesmente procurar um bom eletricista para realizar este serviço enquanto você senta e relaxa! Em alguns casos é até mais aconselhável que você faça isso, assim você poderá ter certeza de que o serviço será bem realizado, claro, caso você contrate um profissional que seja realmente competente.

Conclusão

Neste artigo nós te ajudamos a entender um pouquinho melhor a como instalar uma lâmpada e, apesar de não ser tão complicado assim, ainda irá necessitar um conhecimento mínimo de elétrica por sua parte. E lembrando que neste artigo nós focamos em um interruptor simples, e se você quiser entender um pouquinho melhor sobre o funcionamento de um interruptor Three Way é só clicar no link e dar uma lida!

Sobraram dúvidas? Pois então basta perguntar nos comentários abaixo e faremos de tudo para respondê-las! Agora, caso tenha achado este artigo realmente útil, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no caminho!

Escreva um Comentário