Chegamos cansados na nossa querida casa, tomamos aquele banho quente, colocamos o pijama. Daí… Esquecemos de apagar a luz. Não é um cenário desolador? Você lá, deitado, morto depois de um dia de trabalho/estudo/ambos e agora precisa se levantar da cama apenas para apagar a luz!? Muita raiva não é mesmo? Mas saiba que existe um meio para livrar-se desses infortúnios… O interruptor Three Way!

Three way? Que nome chique para algo tão mundano…

Chiquíssimo!

E ainda tem muito mais sobre ele!

Para saber mais, prossiga sem precaução!

O que é um interruptor?

Primeiramente, se quisermos entender melhor sobre o interruptor three way, vamos entender sobre os interruptores. A função de um interruptor, como o nome já diz, é de interromper a corrente elétrica de um circuito. Geralmente você encontra vários deles no circuito de iluminação de qualquer residência.

Além disso, ainda existem vários tipos de interruptores, tais como:

  • Interruptor simples;
  • Interruptor duplo;
  • Interruptor triplo;
  • Three way (também chamado de paralelo);

Vamos falar um pouco de cada um deles abaixo.

Interruptor simples

Interruptor simples
Exemplo bastante simplificado de um circuito de interruptor simples

É o interruptor mais fácil de encontrar em qualquer lugar, sendo usado em todo tipo de cômodo. A função do interruptor simples é a de acionar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas em apenas um ponto. Na imagem acima, podemos ver dois fios saindo do interruptor, sendo um deles conectado ao condutor elétrico fase (F) e no outro borne o condutor de retorno, que se liga a lâmpada. Ainda temos o fio neutro (N) que sai do outro extremo do soquete.

Interruptor duplo

Embora também tenha a mesma ideia do interruptor simples, o interruptor duplo, como o nome já diz, tem apenas duas seções e só é possível acionar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpada em apenas um local. Bem parecido com o interruptor simples, né?

Contudo usando o interruptor duplo é possível acionar lâmpadas e conjunto de lâmpadas distintas, sendo possível ligá-las em tempos separados.

Por exemplo, uma cozinha conjugada com a sala, cada uma com sua própria lâmpada; o interruptor duplo pode acender ou desligar qualquer uma das duas em momentos diferentes.

Interruptor triplo

O interruptor triplo é semelhante ao interruptor anterior, porém possui uma seção a mais. Com ele é possível acionar três grupos de lâmpadas diferentes como a as áreas da frente, do meio ou fundo de um grande salão.

Interruptor three way (ou interruptor paralelo)

A função do interruptor three way, que também pode ser chamado de interruptor paralelo, é a de acionar uma ou um conjunto de lâmpadas de dois pontos diferentes. Tal façanha só é possível apenas se dois interruptores three way estejam em locais diferentes, como na parede perto da entrada do quarto e na parede perto da cama. Então, para se completar um circuito paralelo, sempre será necessário ter dois interruptores three way.

Como podemos perceber o interruptor three way proporciona bastante conforto e facilidade para aqueles dias onde estamos iguais um zumbi de cansaço mental e físico ou até mesmo em corredores longos aonde existe todo um conjunto de lâmpadas.

A grande diferença entre o interruptor three way e o interruptor simples é a existência de um terceiro borne que realiza a comunicação entre dois interruptores three way.

As diferenças entre os interruptores

Basicamente o que define as diferenças entre os tipos de interruptores são quantos pontos é possível acender ou apagar com uma uma ou com um conjunto de lâmpadas, a quantidade de bornes no interruptor e o número de seções.

Os interruptores simples, duplo e triplo conseguem acender ou apagar lâmpadas de um único ponto. Contudo, o que difere os interruptores simples com o duplo e triplo é em sua quantidade de seções. Quanto mais seções, maior a possibilidade de acionar diferentes seções de lâmpadas.

Já o interruptor three way possibilita acionar lâmpada de dois pontos diferentes, em outras palavras, é possível acender a luz de dois interruptores diferentes, mas cuidado para não confundi-lo com o interruptor triplo! O interruptor triplo não possibilita o acionamento de pontos diferentes, mas sim de seções diferentes de lâmpadas.

Como fazer a ligação de um Three way?

Primeiramente, vale lembrar os perigos de se fazer qualquer tipo de alteração ou mudança dos circuitos elétricos, afinal de contas, eletricidade causa acidentes diariamente. Por isso é importante contratar um eletricista devidamente qualificado para realizar o serviço; pois, para instalar o interruptor three way, o profissional irá verificar as possibilidades da alteração de interruptor, ou se novos eletrodutos e equipamentos serão necessários para fazer a alteração.

Se caso o engenheiro elétrico ou o profissional da área de elétrica der sinal verde para a instalação do interruptor three way, então só precisaremos dos condutores e de dois interruptores paralelos.

Para começar a instalação, primeiramente desligue o disjuntor responsável pelo circuito de iluminação, ou o disjuntor geral, para prevenir qualquer tipo de acidente. Em seguida, retire o interruptor simples e o retorno da lâmpada do circuito com interruptor simples.

Para trocar o interruptor simples pelo interruptor three way é preciso conectar o condutor elétrico fase (F) no borne central do interruptor three way (A).

Ligação Three Way

Para conectar o segundo interruptor three way precisaremos conectar o primeiro condutor elétrico (vermelho 1) no borne superior do interruptor three way A, leve o condutor até o interruptor three way B e conecte o condutor no borne superior do interruptor three way B.

A seguir conecte o segundo condutor elétrico (laranja 2), no borne inferior do interruptor A e leve o segundo condutor elétrico até o interruptor B,  então conecte o condutor no borne inferior do interruptor three way B.

Ligação Three Way

Por fim, conecte um condutor elétrico (retorno amarelo) no borne central do interruptor three way B e conecte-o no borne central do receptáculo (soquete ou boquilha). Assim finalizado a instalação, já se pode ligar o disjuntor e acionar a lâmpada de dois pontos diferentes.

Ligação Three Way

Ah, é sempre bom lembrarmos que na hora da instalação deste tipo de interruptor é sempre bom andar com a NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão I – Proteção e segurança debaixo do braço, sendo que é ela quem irá lhe auxiliar para este serviço.

Encerrando

Viu como não é muito difícil entender e instalar o interruptor three way? Trata-se de um interruptor bastante útil que pode até mesmo ajudar a prevenir acidentes.

Se imagine saindo do seu quarto para ir ao banheiro à noite, um escuro danado e o interruptor lá na outra ponta do corredor. É perigoso tropeçar em alguma coisa no meio do caminho (sem falar dos fantasmas que vivem em um corredor escuro) graças à falta de luz não é mesmo? Exatamente por isso o interruptor three way pode solucionar esse tipo de problema instalando dois interruptores paralelos em cada ponta do corretor.

E aí? Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais ou comente o que achou!

Escreva um Comentário