Centro de Mesa de Crochê: Veja Várias Fotos!

A decoração da casa deve ser algo pensado para deixar o ambiente acolhedor. Cada pequeno detalhe é importante inclusive o que vai ser posto em cima da mesa. E se você busca construir uma décor com um jeitinho especial, investir em itens de crochê é uma saída prática, delicada e muito bonita.

O centro de mesa de crochê é muito charmoso e existe em vários modelos. Assim fica difícil escolher um pra você, né? Mas não seja por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa tão importante.

O que é o crochê?

O crochê é uma técnica muito parecida com o tricô, mas sua agulha é diferente e conta com um gancho na ponta. Ela está disponível em vários números diferentes e se diferenciam de acordo com o fio utilizado.

Essa arte é muito tradicional e está presente em quase todas as casas brasileiras. Pode aparecer em tapetes, barra de guardanapos, centros de mesa, entre outros.

No entanto, o crochê ultrapassou as barreiras da decoração e é amplamente utilizado na moda, aparecendo em vestidos, camisolas, bolsas e acessórios. É muito versátil e moderno.

Essa técnica não é difícil para quem deseja aprender, mas exige dedicação. Pode se tornar um hobby e até uma segunda fonte de renda.

Defina o formato de acordo com a sua mesa

O centro de mesa de crochê é muito versátil o que permite que ele seja feito em vários formatos. Os principais e mais utilizados são: ovais, redondos, quadrados e retangulares, que são mais tradicionais.

Mas se a busca for por algo mais elaborado, você pode encontrar em forma de flor e espiral.

A escolha vai depender da mesa em que você vai usar sua peça e do seu gosto. Tente evitar modelos que apaguem a beleza da sua mesa, mas opte pelos que vão agregar e venham para somar.

1- Centros de mesa redondos

Os modelos redondos são mais usados em mesas arredondadas, pois contam com o mesmo formato sendo mais fácil de compor e criar uma decoração harmônica. Mas nada te impede de usá-lo em mesas retangulares e quadradas.

2- Centros de mesa ovais

O centro de mesa oval é muito versátil e se encaixa perfeitamente em mesas redondas e retangulares, pois seu tamanho costuma ser um pouco maior e assim ele não ultrapassa as bordas da mesa. Em mesas quadradas, tome um pouco de cuidado e opte por um modelo com uma dimensão menor para evitar que fique desproporcional.

3- Centros de mesa quadrados

Esse tipo de toalhinha foi feito pensado em mesas quadradas, pois criam uma simetria ideal e perfeita. Podem ser usados do modo tradicional ou invertidos formando um losango. Dessa forma, sua sala de jantar ficará muito elegante e sofisticada.

4- Centros de mesa com flor

As flores dominaram as decorações das casas. Elas deixam o ambiente charmoso e combinam com todos os formatos de mesa. Quando adaptadas ao crochê, criam uma ideal de relevo que torna a peça única e criativa.

5- Centro de mesa de crochê retangular

Esse estilo de centro de mesa é ideal para mesas retangulares, pois seu formato comprido segue perfeitamente a simetria e as dimensões do móvel, criando um ambiente elegante e moderno.

6- Caminhos de mesa

Os caminhos de mesa são uma variação dos centros de mesa. Conseguem alongar o tamanho da mesa visualmente, pois sua extensão vai de uma ponta a outra. Podem ser usados em ocasiões especiais e em mesas retangulares.

Defina o tamanho pensando onde ele será colocado

O centro de mesa não deve roubar a atenção do móvel, mas complementá-lo, a posição ideal é colocá-lo na parte central da mesa deixando livre espaços iguais em ambos os lados. O seu tamanho precisa ser proporcional a mesa em que será posto, não ficando nem muito grande e nem muito pequeno.

Então, para definir o tamanho, leve em consideração às dimensões da sua mesa e opte pelo modelo que encaixa corretamente e que vá deixar a decoração bonita e alinhada.

Selecione as cores e decorações

A definição das cores e adornos deve ser a última parte do processo. Esse momento é extremamente pessoal e você quem vai determinar se seu centro de mesa será mais alegre, sóbrio ou uma mistura elegante dos dois.

Pense no restante da decoração do cômodo, leve em consideração a sua cor preferida ou até mesmo uma cor do fio de crochê que te chamou atenção. O importante é não sobrecarregar o ambiente e buscar por uma composição que transmita elegância sem perder o conforto do lar.

Passo a Passo para fazer centro de mesa de crochê

Agora que você já sabe por onde começar, que tal pôr a mão na massa? Selecionamos alguns tutorias com passo a passo para acompanhar e criar modelos incríveis, confira:

1- Centro de Mesa de Crochê Simples

Esse tutorial é para você que está aprendendo essa arte agora e quer fazer um modelo lindo para enfeitar sua casa. O tutorial é longo, mas tem o passo a passo certinho para que você não perca nenhum detalhe.

2- Centro de Mesa de Crochê em Espiral

Se você quer inovar e fazer um modelo mais elaborado e que vai dar um up na decoração da sua casa, esse tutorial é o certo para você. O resultado é simplesmente encantador. No vídeo, ela ensina a fazer um modelo em cor neutra, mas você pode escolher a linha que desejar.

3- Centro de Mesa de Crochê com Flores

O resultado desse centro de mesa é encantador. Pode parecer complicado, mas é bem simples de reproduzir. Primeiro você fará as flores e as folhas e depois o restante da peça. O legal é mesclar as cores, fazer as flores coloridas e deixar o restante em branco.

4- Centro de Mesa de Crochê Quadrado com Flores

O cento de mesa quadrado é muito tradicional, mas você pode inovar e dar novas colorações. Confira o passo a passo desse vídeo e reproduza com muita facilidade na sua casa.

Veja algumas fotos para te inspirar

1- Alterne flores rosas e brancas e leve um pouco da natureza para sua mesa

2- Olha que bacana essa flor amarela no centro dando um toque de cor

3- Modelos monocromáticos são elegantes e charmosos

4- O espiral em duas cores vai deixar sua mesa cheia de estilo

5- Que tal complementar a decoração com um arranjo de flores?

6- O centro de mesa de crochê pode virar até decoração de festa

 

Agora que você já viu quais são os formatos, como definir o tamanho, as cores, tutoriais e algumas inspirações, chegou a hora de investir nessa peça tão delicada e especial. Ela pode ser usada tanto para almoços e jantares, quanto para decorar a mesa quando não estiver sendo usada.

Dê um toque de personalidade à decoração da sua casa!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais