Então você estava procurando pela internet como cortar espelho e vidro e acabou caindo nesse nosso link? Pois saiba que com isso você tirou a sorte grande!

Isso pois aqui nós iremos te ensinar as melhores maneiras que você pode recorrer para como cortar espelho e vidro perfeitamente, e, mais importante ainda, de modo seguro. Então vamos lá?

Por que devo saber como cortar espelho e vidro?

Antes de mais nada, caso você tenha caído de para-quedas aqui, é normal que esteja se perguntando por que alguém iria querer saber como  cortar espelho e vidro, mas a verdade é que isso pode ser bastante útil.

E, especificamente falando, pode ser bastante útil com relação a design e decoração, afinal de contas, se você é daquelas pessoas que gosta sempre de criar e inovar para fazer do seu espaço a sua cara, você definitivamente irá querer a prender a como cortar e espelho e vidro de maneira a criar várias decorações para sua casa.

E não apenas decoração, digamos que você queira diminuir o tamanho de um vidro por N razões, assim sendo, saber a maneira correta de fazer isso irá apenas te ajudar. Ou seja, independente de qual razão você tiver para cortar um vidro, saber fazer isso da maneira correta irá evitar acidentes indesejados e que alguém saia machucado.

Como cortar espelho e vidro

Então vamos lá, vamos te ajudar a como cortar espelho e vidro da melhor maneira possível. Antes de mais nada, há algumas precauções que você deverá tomar.

Em primeiro lugar, vamos dar um enfoque aos itens de segurança, afinal de contas, estamos mexendo com vidros e ninguém aqui quer sair cortado, não é mesmo? Óculos (para proteger de estilhaços) e luvas de proteção (principalmente para peças recém cortadas) são um excelente ponto de partida para evitar quaisquer tipos de acidentes, então comece por aí. Nada de sandálias ou ou calçados que sejam abertos, e de maneira alguma leve as mãos aos olhos depois de cortar o vidro. E, é claro, acho que nem precisamos dizer que este tipo de trabalho deve ser feito apenas por adultos.

Uma vez que você tenha tudo isso em mente, vamos agora aos principais métodos que você poderá seguir para te ajudar a como cortar espelho e vidro.

O melhor método: utilizando um cortador de vidros

Este é o principal e mais fácil meio para te ajudar a cortar o vidro, basta utilizar um cortador de vidros, ou até mesmo uma makita pode servir aqui.

E conseguir este tipo de material (cortador de vidro) é relativamente simples. Eles variam entre R$ 15 a R$ 60, ou seja, vale muito a pena você investir em um que tenha uma boa qualidade, de preferência com uma ponta de carbureto (um com ponta de aço também pode te servir bem caso não queira investir tanto assim).

Na hora de escolher seu cortador, se atente ao seu formato, sempre tendo em mente o formato do vidro/espelho que você deseja cortar, assim o trabalho será mais fácil para você.

Então, para organizarmos tudo, eis o que você precisará ter em mãos:

  • Uma toalha;
  • Uma régua de metal;
  • Álcool;
  • Um cortador de espelhos/vidros/makita;
  • Todos os acessórios de proteção que citamos acima;
  • Uma fita métrica;
  • Um bom local para realizar o trabalho, sem esquecer que este local deve possuir uma superfície plana;
  • E, por último, o vidro ou espelho que será cortado.

Tendo organizado todo o material acima, o primeiro passo é depositar o vidro na superfície plana na qual você irá realizar o trabalho. Com a fita métrica em mãos, começa a fazer as demarcações (com uma caneta mesmo) nos locais que você deseja realizar o corte no espelho, utilizando a régua faça a ligação dos pontos.

Agora é a hora que você irá efetivamente realizar o corte. Com uma mãe, segura firmemente o espelho, enquanto com a outra mão você irá manusear o cortador. Pressione o cortador em torno da linha que você acabou de tracejar, faça isso de maneira contínua para conseguir uma “quebra limpa”. Um som agudo será ouvido quando você estiver realizando o corte, isso será seu indicador de que está fazendo o corte da maneira correte.

Agora baste que você retire as partes cortadas do espelho, faça isto manualmente mesmo. Basta que gire as partes para cima e para baixo, como se fosse realmente destacá-las do local. Ou, caso prefira, você pode colocar a parte cortada sobre a borda de uma superfície plana e pressioná-la para baixo, conseguindo assim tirá-la dali. Agora, se você prefere não utilizar as mãos para isso por quaisquer que sejam os motivos, pode também utilizar um alicate para realizar esta parte do serviço.

Pronto, você conseguiu cortar seu espelho, mas ainda tem um pequeno detalhe, as bordas. De modo a suavizá-las, para que ninguém acabe se cortando ao manuseá-las, basta que você as lixe, mas lixe bastante, até que as bordas fiquem bastante lisas. E pronto, agora sim seu trabalho estará completo.

Alguns outros métodos

Acima nós apresentamos a melhor maneira a como cortar espelho e vidro corretamente, mas, é claro que este não é o único método existente.

Há algumas outras técnicas que você pode seguir para te ajudar com este serviço, não iremos nos aprofundar nelas, mas iremos citá-las abaixo e deixar um pequeno vídeo que irá lhe auxiliar com relação a isto, acompanhe.

Se você quer aprender a como cortar vidro utilizando um barbante (sim, é possível), então dá só uma conferida no vídeo abaixo:

E que tal utilizar um prego para cortar o vidro? Pois basta dar um confere:

Ah, e se mesmo após ter lido nosso tutorial acima ainda assim ter ficado com dúvidas sobre como cortar espelho e vidro com o auxílio de um cortador, então talvez o vídeo abaixo te ajude a entender melhor:

Agora você já sabe como cortar espelho e vidro

Agora que você já sabe como cortar espelho e vidro, e começando pela ideia de que você realmente queira cortá-los, então não tem mais desculpas para ir a fundo.

Lembre-se, você não precisa ser nenhum especialista no assunto para se arriscar, tudo o que precisa é do material certo e um pouco de dedicação (e ser um adulto também) e ir a fundo nessa tarefa!

Write A Comment