Você sabe a prática correta para derreter sabonete? Não é simplesmente jogá-lo em uma panela e pronto, há cuidados que você deve tomar para que ele não seja prejudicial a sua saúde!

Derreter o sabonete pode lhe ajuda tanto na criação de um sabonete líquido, o qual se popularizou bastante nos dias de hoje, quanto para você criar um sabonete novo com a sobra dos antigos. Isso mesmo, nada mais de jogar fora aquelas sobrinhas do seu sabonete, agora você pode reaproveitá-las para criar um novo sabonete!

Aqui neste artigo nós iremos te ensinar várias técnicas para derreter corretamente o sabonete, seja para criar um sabonete líquido, montar um novo sabonete ou o que quer que você queira fazer com este conhecimento.

Preparado para aprender? Pois então vamos lá!

A glicerina

Muito provavelmente você já ouviu em algum lugar a glicerina se relacionada ao dinamite e a bombas, não é mesmo? Pois pode ficar tranquilo, pois não é bem este o uso que temos para ela aqui.

A glicerina é um importante componente para a criação do sabonete artesanal, e ela também possui um método correto para derreter. Ou seja, antes de te ensinarmos a como derreter o sabonete, que tal se você aprendesse a como derreter a glicerina?

Abaixo você consegue acompanhar três métodos diferentes para derreter a glicerina, confere só:

Derretendo a glicerina em banho maria

Vamos começar com o método mais simples aqui, que é derreter a glicerina em um banho maria.

A primeira coisa que você deve fazer aqui é esquentar uma panela de água em um fogão convencional. Agora você irá colocar os cubos de glicerina dentro de uma panela de vidro, ou então esmaltada, em seguida coloque o recipiente que contém a glicerina dentro da sua panela que está no fogo. Só o calor da água já fará com que a base fique líquida, porém você ainda precisará ir mexendo tudo, utilize uma espátula de silicone para isto.

Derretendo a glicerina no fogão elétrico

Você também poderá derreter a sua glicerina no fogão elétrico, para isto comece cortando ela em cubinhos, e colocando tudo em uma panela esmaltada, em seguida leve esta panela até o fogão elétrico.

Fiquei bem atento a todo o processo aqui, e no momento que você notar que está quase tudo derretido, esta é a hora de tirar a panela do fogo e continuar mexendo bem, isso fará com que a glicerina termine de derreter apenas com o calor restante na panela. Esta pode ser considerada a melhor maneira para derreter a base do seu sabonete, isso pois a resistência do fogão elétrico é capaz de derreter a glicerina totalmente, sem queimá-la no processo.

Derretendo glicerina no micro-ondas

Sim, também é possível derretê-la em um microondas, apesar desta opção não ser muito bem aconselhada. Mas se você optar por este método, corte a glicerina em cubos, coloque-a em um recipiente próprio para micro-ondas e regule tudo para 30 segundos. Após passado este tempo, retire o recipiente com a glicerina e misture tudo com o auxílio de uma espátula de silicone ou então um bastão de vidro. Talvez seja necessário repetir este procedimento mais de uma vez, dependendo do quão potente seu micro-ondas for.

Quando você notar que a sua glicerina já está praticamente derretida, retire-a então do micro-ondas e continue a misturá-la. Novamente, este processo é um dos menos indicados para derreter a glicerina, pois pode fazer com que ela perca sua parcela hidratante, fazendo com que seu sabonete fique seco, evite-a sempre que puder.

Cuidados para se tomar com a glicerina

Há alguns cuidados que você deve tomar quando for derreter sua glicerina para fazer sabonete, isso pois dependendo a maneira que você agir pode acabar estragando todo o seu sabonete. Confira só:

  1. A glicerina pode oxidar quando em contato com algum recipiente de metal, ou seja, não utilize produtos metalizados aqui;
  2. Sempre que você for cortar a base de glicerina que for utilizar, é necessário que use uma faca de inox aqui;
  3. Em hipótese alguma deixe a glicerina ferver, isso apenas fará com que ela perca sua transparência, e o resultado final será um sabonete suado, você definitivamente não quer isto;
  4. Não deixe que ela aqueça por mais de 70 ºC, do contrário isso fará com que sua base queime. Você não precisa medir a glicerina o tempo inteiro com um termômetro, basta com que não deixe sua base ferver;
  5. Uma vez que sua glicerina estiver totalmente derretida, é necessário que você espere um pouco para que ela possa esfriar, espere até que uma nata firme por cima do produto se forme, para só então misturar quaisquer outros ingredientes que vá usar.

Basta seguir estas pequenas dicas que estará tudo bem, e lembre-se, o melhor método para derreter sua glicerina é através de um fogão elétrico, e o micro-ondas só de última opção.

Ok, já focamos muito aqui na glicerina, então que tal aprendermos a como derreter um sabonete?

Como derreter sabonete

Que tal agora passarmos para o objetivo central deste artigo, que é te mostrar algumas maneiras diferentes para derreter o seu sabonete, dependendo do que você for fazer com eles?

MAS ATENÇÃO: Derreter sabonete de maneira descuidada pode ser prejudicial a saúde!

Derreter o sabonete sem os devidos cuidados pode acabar alterando o pH original do produto, o que pode acabar reduzindo a capacidade que o sabonete possui de combater suas contaminações, atrapalhando o seu trabalho de impedir a proliferação das bactérias.

Toucas, luvas, termômetros, controle de temperatura e fitas de pH são alguns dos materiais que você deve ter em mãos para tomar os cuidados necessários e fazer com que todo o processo ocorra bem.

Tendo dito isto, vamos começar então todos os nosso tutoriais:

Método 1 – Derreter sabonete para fazer um sabonete líquido Dove

Sabe aquele sabonete Dove? Que tal derretê-lo para fazer um sabonete líquido? Parece uma boa ideia, não é mesmo? Pois então confere só o passo a passo abaixo para isto:

  1. A primeira coisa que você deve fazer aqui é separar um sabonete Dove em barra, o ideal é que ele seja novo, de preferência um que você tenha acabado de tirar da embalagem;
  2. Agora você precisará ter em mãos um ralador, use o maior que encontrar. Utilize este ralador para ralar todo o sabonete, não economize esforços aqui e faça até com que a barra toda desapareça;
  3. Agora é quando iremos começar a derreter o sabonete! Comece dissolvendo o saboente que você acabou de ralar em 200 ml de água, essa é a quantidade ideal de água que fará com que seu sabonete líquido tenha a consistência ideal;
  4. Coloque então seu sabonete ralado em uma panela e em seguida acrescente a água;
  5. Você irá utilizar aqui o fogo médio (atente-se a este detalhe), e ir mexendo tudo por cerca de 10 minutos, fique sempre atento para que os pedacinhos de sabonete estejam se dissolvendo bem;
  6. Preste bem atenção, e no momento que a fervura começar a levantar (similar ao que ocorre com o leite), é o momento de desligar o fogo;
  7. Espere até que a mistura esfrie e a coloque no recipiente que você utilizará o seu sabonete líquido Dove

A qualidade e o cheirinho do sabonete Dove irão permanecer, o diferencial aqui é que o seu sabonete líquido irá render bem mais do que o em barras, e isso sem falar que suas mãos estarão sempre hidratadas e cheirosas!

E claro, se você prefere ver a coisa sendo feita, sem problemas, é só dar uma conferidinha no vídeo abaixo:

Método 2 – Derreter sabonete para fazer sabonete!

“Mas como assim derreter um sabonete para poder fazer um sabonete?”

Parece meio contraditório, né? Mas calma, a gente já te explica!

Sabe quando o sabonete vai chegando ao fim, sobrando só aquelas lasquinhas mesmo, e não tem mais nem como você o utilizar? Pois é exatamente nisso que nós iremos focar aqui, derreter aquela lasquinha dos sabonetes para criarmos um novo sabonete!

Interessou? Pois confere então a lista de “ingredientes” que você vai precisar ter em mãos para começarmos aqui:

  • Cerca de 300 grama juntando a sobre de seus sabonetes;
  • 2 dedos de uma barra de sabão glicerinado;
  • 230 ml de água;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de talco, este item aqui é opcional
  • 1 colher de azeite, ou então algum tipo de óleo corporal;
  • 1 colher de sabonete líquido, ou então de algum shampoo;
  • 80 ml der álcool 46%;
  • Um corante, este item aqui também é opcional.

Tudo em mãos? Pois então agora é a hora de começar a derreter seu sabonete para poder criar um sabonete! Confere só no vídeo abaixo como tudo é feito:

Método 3 – Derreter restos de sabonete para fazer um sabonete líquido

E claro, da mesma maneira que acima você derreteu restos de sabonete para fazer um novo sabonete, você também consegue criar um sabonete líquido assim!

Caso tenha se interessado por esta ideia, então dá só uma conferida no passo a passo abaixo:

  1. Em uma panela junte todos os pedacinhos de sabonete que tenham sobrado, certifique-se de não utilizar uma das panelas que você usa para cozinhar;
  2. Ligue o fogo e adicione um copo de água na panela, vá mexendo tudo até o sabonete derreter;
  3. Agora é só esperar tudo esfriar e colocar no recipiente que você queira utilizar como sabonete líquido!

A explicação parece fácil demais para ser verdade? Garantimos que não é, dá só uma conferida no vídeo abaixo e você poderá entender melhor como todo o processo é feito:

Método 4 – Sabonete líquido com a glicerina

E você achando que não usaríamos a glicerina em uma de nossas receitas, não é mesmo? Pois confere então nosso passo a passo abaixo de como você pode derreter seu sabonete para criar um sabonete líquido com a glicerina:

  1. Antes de mais nada, comece ralando o seu sabonete granado (trata-se de um sabonete que contém glicerina), utilize aqui aquela parte mais fina do ralador, assim seu sabonete irá ficar bem fininho;
  2. Agora ferva 500 ml de água e depois adicione todo o seu sabonete ralado ali, mexa tudo muito bem a ponto dele dissolver e virar uma mistura única. Por ser um sabonete com glicerina, isso fará com que ele dilua mais facilmente;
  3. Acrescente 1 colher de bicabornato de sódio, e vá mexendo bem para que ela dissolva. Pela água estar quente este processo deverá ocorrer bem rapidamente;
  4. Adicione agora 1 colher de sopa de óleo, aqui pode ser tanto óleo de corpo quanto óleo de cabelo, e continue mexendo bem. A função do óleo aqui é ajudar com que o sabonete hidrate sua pele e dexe-a bem macia;
  5. Deixe que a mistura descansa e esfrie por cerca de duas horas;
  6. Passado este período, você terá agora umna mistura pastosa, é necessário que você dissolva novamenmte 500 ml de água, mas agora em uma temperatura ambiente. Coloque a água aos poucos e vá batendo na mistura com uma batedeira;
  7. Por último, coloque 1 colher de sopa de glicerina, a qual você aprendeu a como derreter acima, ele também servirá para manter sua pele bem hidratada aqui. Misture-a bem de modo que ela se incorpore a todo o restante;
  8. Deixe tudo descansar até que a espuma ali presente abaixe;
  9. Agora é só colocar todo o conteúde nos potinhos que você preparou e pronto! Lembrando que esta mistura acima rende até dois potinhos de 500 ml cada.

Se você possui alergias e necessita de cuidados especiais, este sabonete é o mais indicado parta você, além de também ser bom para quem possui uma pele oleosa. E se você quiser conferir melhor como tudo é feito, é só ficar ligado no vídeo abaixo:

O sabonete líquido de erva-doce é aquele que deixa suas mãos com um cheirinho maravilhoso, não é mesmo? E é claro que você também pode criar um igual! Confira o passo a passo abaixo:

  1. Para começar, você precisará ter em mãoos um sabonete de erva-doce com 180 g. Use a parte mais fininha do ralador para ralar este sabonete em pequenos pedacinhos;
  2. Derreta agora o sabonete picado no fogo, em 2 litros de água;
  3. Faça também um chá de erva-doce com 1 litro de água, (e calma, não é para beber este chá);
  4. Quando você perceber que o seu sabonete está bem diluído, coloque então o chá de erva-doce e vá misturando tudo;
  5. Faça 50 ml de glicerina com 50 ml de água e 1 colher de açúcar, e quando sua mistura de glicerina estiver prionta adicione-a a mistura do sabonete;
  6. Continue mexendo tudo até que a mistura fique gelationsa;
  7. Coloque agora 4,5 litros de água fria, e bata tudo com a batedeira de modo que a mistura fique cremosa;
  8. Agora é só colocar tudo no potinho que você for usar para o sabonete líquido e pronto, é só começar a usar!

Trata-se de um sabonete líquido que vai render bastante, além de ser fácil de fazer e deixará a todos com o cheirinho agradável da erva-doce! E claro, se você quiser conferir o passo a passo de como tudo é feito é só apertar play no vídeo abaixo!

E então, gostou de todos os métodos acima de como derreter sabonete e aproveitá-lo para as mais diversas criações? Conta pra gente o que achou!

E claro, se ainda sobrarem dúvidas basta perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!

Escreva um Comentário