Dizem que a comida feita no fogão a lenha sempre deixa aquele gostinho especial na boca, não é mesmo? Então por que não você fazer o seu próprio fogão a lenha e trazer um pouco do gostinho da roça para sua mesa?

Aqui neste artigo, nós iremos te ajudar no passo a passo para fazer o seu próprio fogão a lenha, e ainda te mostraremos diversos modelos de fogões a lenha abaixo para você se inspirar. Já pensou, por exemplo um fogão a lenha sem fumaça? Pois saiba que é sim possível!

Pronto para aprender? Pois então vamos lá!

O fogão a lenha

E claro, as vantagens aqui não se resumem apenas a uma comida mais gosta (o que por si só já seria uma enorme vantagem), mas só por economizar com o gás de cozinha já é uma vantagem que faz saltar aos olhos.

Abaixo nós te mostraremos vários passo a passo diferentes, com certeza em algum deles você conseguirá seguir os passos para chegar ao tão sonhado fogão a lenha!

E mais abaixo ainda iremos te mostrar diversos modelos diferentes de fogões a lenha, para que você tire da cabeça que ele somente pode ser instalado no sitio ou no fundo do quintal. Um fogãozinho a lenha instalado bem no meio da cozinha de sua casa pode dar um toque de requinte que você não conseguiria de nenhuma outra maneira!

Então sem mais delongas, vamos aos tutoriais

Modelo 1 – Vamos começar com alguns vídeos

Que tal começarmos nosso tutorial com alguns vídeos? Assim você já consegue ver como todo o processo é feito, e isso lhe proporciona um melhor entendimento de todos os passos.

Neste vídeo você acompanha uma sequência de imagens mostrando todo o processo de produção:

Abaixo você confere mais um vídeo feito com uma sequência de imagens, assim você consegue ter uma melhor noção de como todo o passo a passo é feito:

E que tal se você instalasse uma serpentina em seu fogão a lenha?

“Serpentina? Mas o que é isso?”

Se você não faz ideia do que seja, sem problemas, a gente te explica! A serpentina serve para que você use o seu fogão a lenha para esquenta a água de torneiras e chuveiros ao longo de sua casa. Se você acha que uma serpentina é algo desnecessário, então pare e pense novamente, dessa vez levando em conta o preço que você paga em energia elétrica em sua casa.

Buscar por métodos alternativos, tais como a energia solar, é um excelente método para você economizar ao final do mês. E isso sem falar que qualquer método ecológico é sempre bem vindo, não é mesmo?

Então, para te ajudar a acoplar a serpentina em seu fogão a lenha, confere só o passo a passo no vídeo abaixo:

Modelo 2 – O fogão a lenha mais prático de todos!

Quatro blocos de concreto. Isso é tudo o que você precisará para fazer o fogão a lenha mais prático de todos!

Fogão a lenha de blocos

Pode parecer mentira, mas na realidade é só praticidade mesmo, e você pode fazer fogãozinho a lenha onde quer que você vá, é quase como se ele fosse portátil (desde que você anime carregar os blocos para onde quer que você for).

Confere só o vídeo abaixo para ficar ligado no passo a passo, e em como é fazer reproduzir um igual:

Modelo 3 – O fogão a lenha móvel

Já pensou poder levar o seu fogão a lenha para onde quer que você for? Bastante prático, não é mesmo? Pois esta é justamente a ideia do “Conheça Minas“, e nós te trazemos todo o passo a passo abaixo para você poder fazer o seu.

Então, antes de começarmos, já vai separando aí tudo o que você precisará para este passo a passo:

  • Tijolos de barro;
  • Barro;
  • Água;
  • Açúcar;
  • Uma chapa de fogão;
  • Uma manilha para poder fazer a chaminé;
  • Placas de muro pré fabricados;
  • Ferramentas comuns de pedreiro, tais como colher, régua e carrinho de mão.

Uma vez que você tenha tudo isso em mãos, vamos então começar com o passo a passo:

  1. A primeira coisa a se fazer aqui é misturar o barro com a água e o açúcar, o açúcar aqui é utilizado com o barro para evitar que ele acabe rachando;
  2. Sobre os pés da máquina, coloque a placa de muro;
  3. Distribua os tijolos conforme a imagem abaixo, na parte mais estreita do fogão e 2 deles nas partes laterais, fazemos isso pois iremos utilizar aqui uma chapa com duas bocas, mas caso queira utilizar uma chapa maior, nesse caso você poderá utilizar até três bocas, assim cabem mais panelas em seu fogão a lenha;
    fogão a lenha móvel
  4. Agora você irá colocar a chapa em cima dos tijolos, e uma placa de muro pequena, com um furo no centro dela, este furo será onde você irá encaixar a chaminé (manilha)
    fogão a lenha móvel
  5. Coloque agora cerâmica (ou refratários), na base da placa, assim você irá evitar que o calor se expanda muito e você consiga cozinhar melhor
    fogão a lenha móvel
  6. Encaixe bem a manilha, e logo em seguida, usando uma esponja umedecida, passe-a na parte com barro, faça isso para que ela fique bem lisinha. Feito isso pronto, você acabou de fazer o seu fogão a lenha móvel!

Modelo 4 – Um fogão a lenha sem chaminé!

Já pensou em fazer um fogão a lenha sem chaminé? Pois esta é exatamente a proposta do fogão a lenha desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Agrícola de Viçosa!

Se você quiser montar um fogão a lenha sem chaminé então é só acessar o link acima, ele consiste em um manual detalhado de todos os passos que você deverá tomar aqui, desde os materiais necessários a até mesmo o tempo gasto aqui!

Então é só dar o click e começar a ver todo o processo para ter seu fogão a lenha sem chaminé!

Cuidados que você deve tomar

Abaixo nós te ajudamos a responder algumas dúvidas sobre o seu fogão a lenha, para que não sobrem dúvidas e tudo ocorra da melhor maneira possível:

A madeira ideal

A melhor madeira a ser utilizada aqui é a de eucalipto rachada, ou então a madeira de reflorestamento, mas o mais importante mesmo é ficar atento que a madeira que você está utilizando é realmente destinada para este fim. Utilizar madeira ilegal pode resultar até mesmo em multas!

Acendendo o fogão a lenha

Quando for acender o seu fogão a lenha, o ideal aqui é escolher uma lenha bem seca, dando preferência as lascadas, pois elas são as mais fáceis de acender.

Comece colocando um pedaço grosso de lenha em cada lado de seu fogão a lenha, misturando galhos finos e cascas na lenha, elas é que irão te ajudar aqui a propagar o seu fogo.

Você ainda pode colocar uma folha torcida de jornal entre a lenha, e por cima deste jornal colocar mais gravetos ainda. Acenda o jornal e vá soprando devagar, de modo que o fogo vá se espalhando. Assim que o fogo começar a pegar e a brasa ir se formando, vá colocando galhos mais grossos, até que o fogo comece a ficar forte e constante.

Lembre-se que é necessário que o fogo do fogão a lenha fique acesso durante todo o tempo que você o utilizar.

Cuidado ao armazenar lenha

É necessário tomar cuidados ao armazenar lenha, lembre-se sempre de que ela irá atrair animais peçonhentos, então o melhor a se fazer é acumular sempre a quantidade que você deseja usar por vez. E nada de deixá-la dentro de casa.

Modelos para se inspirar

Acima nós te ensinamos a como fazer o seu próprio fogão a lenha, agora abaixo nós iremos te mostrar diversos modelos diferentes de fogão a lenha para te inspirar na hora de construir o seu! Ou na hora de encomendar o seu, lembre-se sempre de que há empresas especializadas e que podem fazer todo o trabalho por você.

Se liga abaixo em todas as opções disponíveis!

1 – Começamos com um fogão a lenha dentro da cozinha, para você começar a entender que ele pode caber muito bem lá dentro!

Fogão a lenha

2 – Abaixo temos outro modelo, dessa vez um mais moderninho ainda

fogão a lenha

3 – Fogão a lena em uma cozinha de madeira? Claro que sim! Confere só abaixo como ele ficaria:

fogão a lenha

4 – Se quiser um modelo mais rústico, confere só este abaixo, em que até a cor combina perfeitamente bem!

fogão a lenha área externa

5 – Esse fogãozinho abaixo é outro que pode ficar perfeitamente bem em uma área interna, porém é importante tomar cuidado com o local em que for guardar a lenha!

fogão a lenha cozinha vermelha

6 – Fogão a lenha com coifa? Uma ideia tão boa que tem tudo para dar certo!

fogão a lenha com coifa

7 – E é claro que o seu fogão a lenha também pode ter o melhor aspecto possível, da maneira que melhor lhe represente, como o modelo abaixo!

fogão a lenha ladrilhos coloridos

8 – E se você é fã do famoso modelo de cozinha branca, então confere só este lindo fogão a lenha todo branco, combinando perfeitamente com a decoração da cozinha

fogão a lenha em cozinha clean

9 – Já este modelo abaixo mescla a coifa com o cimento queimado, dando um ar rústico e moderno ao mesmo tempo

fogão a lenha com cimento queimado

10 – Um fogãozinho pequeno e simples, mas o charme dele reside exatamente disto!

fogão a lenha

11 – E se você tiver uma área externa pequena, então confere só esta excelente opção para maximizar todo o ambiente

fogão a lenha área externa

12 – Mas, se sua área externa for grande, então não tem porque se segurar! Confere abaixo esta área externa sensacional com o fogão a lenha

fogão a lenha área aberta de luxo

13 – E quanto a sua área interna, é pequena e mal cabe um fogão a lenha? É aí que você se engana! Confere só este modelo de fogão a lenha abaixo, bem pequenininho e compacto, não acha?

14 – Quer unir modernidade com um toque do rústico? Então confere só esta cozinha abaixo!

fogão a lenha

15 – E se você quer uma cozinha com mais cor e mais vida, e também com um fogão a lenha, então dá só uma olhada nessa cozinha abaixo

fogão a lenha cozinha colorida

16 – E que tal fugir do convencional e focar na inovação? Este modelo de fogão a lenha abaixo com certeza é um dos mais inovadores que você verá hoje! Já pensou ter um destes em seu quintal?

fogão a lenha diferente

E então, deu pra aprender a como fazer um fogão a lenha? Deu pra pegar inspiração nos modelos que disponibilizamos acima? Então perfeito!

E se precisar já sabe né, é só mandar as dúvidas nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para te responder!

Escreva um Comentário