Eis que você chega em casa cansado de mais um dia exaustivo e a única coisa que pensa é “Vou fazer aquela refeição de rei/rainha que eu tanto mereço!”. Mas aí você tenta ligar o fogão e simplesmente nada acontece, ele está entupido. E agora, o que você pode fazer? Como você pode desentupir o fogão?

A primeira coisa que te aconselhamos é uma só: mantenha a calma! Aqui neste artigo nós iremos te ensinar a como desentupir seu fogão de maneira fácil, assim você já pode cancelar o ifood e preparar você mesmo aquela refeição deliciosa que tanto quer, ou simplesmente esquentar a água para o miojo, fica a sua escolha aqui.

Preparado? Pois então vamos começar!

Mas antes… Será que o fogão está mesmo entupido?

Se o seu fogão estiver entupido você conseguirá o desentupir sem grandes problemas, mas como ter certeza de que este é realmente o problema e não algo mais sério?

Felizmente há como você saber se a boca está mesmo entupida, na verdade há duas maneiras de você saber isso:

  1. Quando o gás que vai até a boca do fogão está com algum tipo de interferência em seu percurso, as chamas daquela boca ficarão amareladas, sendo que a coloração normal é a azul. Ou seja, é bom você estar sempre atente a este detalhe, e no momento que perceber isto, é sinal de que seu fogão está começando a entupir e eventualmente você terá de o desentupir.
  2. E a outra maneira é quando a boa já está entupida, e neste caso não sai chama nenhuma dali. Nesta situação você irá girar o botão daquela boca, irá sentir o cheiro do gás saindo, mas não vai sair nenhuma chama daquela boca, neste caso isto significa que ela está sim entupida, e você terá de começar a agir.

Certo, uma vez que você já tenha chegado a conclusão de que seu fogão está realmente entupido, então agora é a hora em que você deverá o desentupir!

Como desentupir o seu fogão

Vamos focar agora no tema principal deste artigo, te ensinar a como desentupir um fogão! Entretanto, é bom você ter em mente que há mais de uma maneira disso ser feito, então nós iremos te apresentar mais de um método aqui, cabendo a você decidir qual é o melhor para você naquele momento em específico.

Mas antes mesmo de começar qualquer um dos métodos escolhidos, há certos cuidados que você deve tomar:

  • Nunca, em hipótese alguma, tente desentupir um jato de fogão a gás com o combustível ainda ligado! Isso fará com que o gás facilmente escape, podendo até mesmo causar uma explosão no ambiente com consequências sérias.
  • De modo algum coloque líquido de limpeza no jato de gás do seu fogão para tentar remover detritos, isso poderá fazer com que o jato seja oxidado, o que irá prejudicar o seu correto funcionamento.

Método 1 para desentupir um fogão

Separando o material

A primeira coisa que você deverá fazer é começar separando o material necessário, então já vai anotando aí:

  • Para este método, você precisará de apenas uma única coisa: uma agulha de costura, ou uma agulha própria para desentupir trempes de fogão, ela deve ser bem longa e bem fina.

Se você não tiver uma agulha dessas em mãos, vale muito a pena adquirir uma, irá lhe ajudar bastante aqui.

Passo 1 – Retirando as trempes

A primeira coisa que você deverá fazer aqui é retirar todas as trempes referentes as bocas que estão entupidas. Limpe-as bem, assim você consegue retirar toda a gordura e o resto dos alimentos, para tal use água e sabão ou então um desengordurante.

Passo 2 – Utilizando sua agulha

Agora é a hora de usar sua agulha, seja ela a própria para este serviço ou então uma de costura que você tenha achado para improvisar, e enfiá-la em cada um dos “buraquinhos” referente as bocas do fogão que estiverem entupidas. Faça o mesmo processo nas trempes que também estiverem com problemas.

Desentupir fogão - Método 1

Apenas colocar a agulha ali talvez não seja o suficiente para desentupir o seu fogão, neste caso você terá de girar a agulha até conseguir remover o que quer que esteja obstruindo o buraco. Pode ser que demore um pouco até que você obtenha resultados, mas o importante é ir tentando.

Passo 3 – Agora teste

Uma vez que você tenha terminado o passo acima, agora você terá de testar se você realmente conseguiu desentupir o fogão. Coloque tudo no respectivo lugar novamente, e em seguida ligue o gás e o fogão.

Todas as bocas estão funcionando normalmente? Show, então você conseguiu desentupir o seu fogão perfeitamente. Ainda há alguma boca entupida? Então você terá de refazer o passo acima, até que o problema tenha sido totalmente resolvido.

E se você for do tipo de pessoa que prefere aprender vendo a coisa sendo feita, então sem problemas, confere só este vídeo abaixo te ensinando a como desentupir seu fogão:

Ah, e é bom dizermos que este mesmo passo a passo acima funciona igualmente bem no caso do forno do seu fogão estar entupido ou com um mau funcionamento, como a coloração das chamas, por exemplo.

Método 2 para desentupir um fogão

Separando o material

Novamente, sempre começamos separando o material que será utilizado, então já vai separando tudo aí:

  • Uma chave de fenda;
  • Uma escova de limpeza fina, ou então um pincel que seja da mesma espessura do jato de gás;
  • De preferência tenha também o manual do fogão em mãos.

Uma vez que você tenha separado tudo, então é só dar uma olhada no passo a passo abaixo:

Conferindo o passo a passo

  1. A primeira coisa a se fazer aqui é desligar a válvula de gás atrás do seu fogão, assim você evita que o gás acabe escapando enquanto você vai desentupir o fogão. Desligue também o seu fogão da tomada;
  2. Agora você terá de localizar o jato de gás em cada um dos queimadores. Nos fogões convencionais existem dois jatos para cada queimador, sendo que sua forma e modelo são bem variados, porém normalmente são iguais ao da figura abaixo:
    jatos de gás
  3. Uma vez que você os tenha localizado, retire agora todos os parafusos de um dos jatos, use a chave de fenda para isto. O manual em mãos será útil aqui para você conferir características dos parafusos de seu fogão;
  4. Coloque agora o pincel fino dentro da abertura do jato fogão, e lentamente vá o movimentando lá dentro de modo que todos os detritos possam ser soltos;
  5. Descarte toda a sujeira que conseguir retirar do jato;
  6. Encaixe novamente o jato na porta do queimador, posicione-o junto ao braço do suporte e recoloque todos os parafusos que você havia retirado anteriormente;
  7. Repita todo o processo com os demais jatos de seu fogão e pronto, ligue-o novamente na tomada, recoloque a válvula de gás e pronto, após isso você terá terminado de desentupir o seu fogão!

E claro, se você quiser outro vídeo para te ajudar a enxergar melhor a como desentupir seu fogão, então é só dar play abaixo e anotar tudo:

Prevenir é melhor que ter de desentupir

Agora que você já sabe como desentupir um fogão, prevenir é sempre a melhor opção!

O principal causador que pode levar seu fogão a entupir é a gordura e sujeira acumulada. E, por mais que você sempre limpe o seu fogão, muitas vezes essa limpeza que você faz é apenas superficial, sendo a limpeza completa a única maneira capaz de evitar que ele acabe entupindo, e que você não tenha de se virar todo tentando o desentupir.

Mas calma, nós separamos algumas dicas para você poder limpar seu fogão da maneira correta, acompanhe só:

  • Você pode pegar um espeto de churrasco e revesti-lo com um pano de limpeza, usando-o para limpar todas as brechas nas trempes e também cada cantinho do seu fogão. Utilizar o pano ao redor do palito é importante aqui para que seu fogão não acabe todo arranhado, e nem que você acabe por estragar o esmalte das peças;
  • Ainda com o mesmo palito você poderá retirar a gordura e restos de alimentos que estejam debaixo dos acendedores;
  • Depois de ter feito a limpeza pesada lave o seu fogão normalmente, use um pano úmido e um desengordurante para te ajudar com isso;
  • Outro cuidado importante aqui é esperar seu fogão esfriar antes de fazer qualquer tipo de limpeza nele, isso evitará que ele sofra ranhuras ou rachaduras.

O ideal aqui é que você limpe seu fogão ao menos uma vez por semana, assim você reduzirá drasticamente as chances dele ficar entupido e você ter de o desentupir, sem contar que fazendo isso você também acaba por aumentar sua vida útil.

Escreva um Comentário